Contente
- 1 Características e segredos da culinária
- 2 Seleção e preparação de ingredientes
- 3 Como preparar mojito de morango para o inverno em potes de três litros
- 4 Como fazer um mojito de morango sem álcool para o inverno
- 5 Termos e condições de armazenamento
- 6 Conclusão
- 7 Avaliações de mojito de morango para o inverno
Mojito de morango e hortelã para o inverno é uma bebida fresca e brilhante que certamente o fará lembrar o verão e fornecerá ao corpo debilitado todas as vitaminas necessárias. É muito simples prepará-lo. O conjunto mínimo de ingredientes e a simplicidade da receita atraem até donas de casa novatas.
Características e segredos da culinária
A compota de morango e hortelã é popular entre adultos e crianças. E não se trata apenas do sabor agradavelmente refrescante, contendo notas de morango doce, menta gelada e revigorante limão. Esta bebida é um verdadeiro depósito de vitaminas e nutrientes valiosos de que o corpo tanto necessita durante a estação fria.
Os morangos são uma fonte de potássio, fósforo e vitaminas B e PP. O limão contém ácido ascórbico e a hortelã contém ácidos valérico e linoléico, bem como toda uma gama de minerais como cálcio, manganês e zinco.
Uma combinação desses produtos:
- fortalece o sistema imunológico;
- restaura o funcionamento do sistema nervoso;
- melhora o funcionamento das articulações;
- normaliza o trato digestivo;
- ajuda com hipertensão;
- entorpece o apetite.
O mojito de morango e menta é enrolado para o inverno para prevenir resfriados, infecções respiratórias agudas virais e infecções respiratórias agudas. Além disso, a bebida é recomendada para perda de acuidade visual e distúrbios do sono.
A maioria das receitas fotográficas de mojito de morango para o inverno não fornece informações completas sobre as características de preparação desta bebida. Na verdade, mesmo um cozinheiro novato pode fazer uma compota dessas. O principal é não esquecer a necessidade de esterilização cuidadosa dos recipientes de vidro.
Blanks para o inverno podem ser feitos de duas maneiras: com e sem xarope de açúcar fervente. A maioria das donas de casa escolhe a primeira opção, pois exige menos esforço. Porém, a julgar por algumas críticas, ao preparar o xarope, o sabor da bebida acaba ficando mais rico.
Se desejar, a receita de mojito de morango e menta para o inverno pode ser diversificada adicionando groselha, roseira brava, maçãs ou groselhas.
Seleção e preparação de ingredientes
A escolha e preparo corretos dos ingredientes principais desempenham um papel importante no sabor do mojito.
Bagas inteiras não danificadas são adequadas para a colheita. Amostras muito grandes podem ser cortadas em vários pedaços. Os bagos devem ser pré-selecionados, bem enxaguados em água fria corrente e as sépalas devem ser removidas.
Faça o mesmo com a hortelã. É cuidadosamente separado, deixando apenas ramos frescos, enxaguado e ligeiramente seco num papel ou toalha de tecido. Este procedimento é repetido com limão. Ao mesmo tempo, a casca dos cítricos não é cortada.
Mas ao usar uma laranja, recomenda-se retirar a casca da fruta, caso contrário a bebida adquire um leve amargor. Além disso, em ambos os casos é necessário extrair as sementes de frutas cítricas.
A receita da compota de mojito de morango para o inverno é muito variável. A maioria dos ingredientes pode ser substituída, se necessário. Portanto, em vez de hortelã, você pode usar erva-cidreira. Tem um aroma mais forte e pertence à mesma família das Lamiaceae. O limão pode ser substituído por limão ou, como último recurso, laranja. No entanto, a base da bebida ainda deve ser morangos.
Como preparar mojito de morango para o inverno em potes de três litros
A maneira mais conveniente de cozinhar mojito com hortelã para o inverno é enrolá-lo em potes de três litros.
Para preparar mojito de morango para o inverno, com base em um frasco de 3 litros, você precisará de:
- morangos frescos ou congelados - 450 g;
- hortelã (fresca) - 3 ramos;
- limão - ⅓ pcs .;
- açúcar - 25 g;
- água - 2,5 litros.
Degraus:
- Separe os bagos, retire as sépalas e lave a matéria-prima em água fria corrente.
- Lave os raminhos de hortelã e seque com papel toalha.
- Corte os cítricos em meias argolas finas.
- Esterilize o frasco de vidro.
- Coloque os morangos, a hortelã e o limão em um recipiente.
- Despeje a água em uma panela, acrescente o açúcar e leve tudo para ferver.
- A calda resultante, cozinhe no fogo por alguns minutos, despeje em uma jarra.
- Enrole uma tampa de mojito para o inverno.
- Vire o recipiente de cabeça para baixo, cubra com um cobertor e deixe por 10-12 horas em temperatura ambiente até que esfrie completamente.
Você pode beber mojito com morango e hortelã depois de três dias, quando a bebida está finalmente infundida.
Como fazer um mojito de morango sem álcool para o inverno
Outra variação do mojito de morango com hortelã permite substituir o limão por laranja. Tal como no primeiro caso, tanto as matérias-primas frescas como as congeladas podem ser utilizadas como ingrediente principal, o que se aplica não só aos frutos silvestres, mas também às verduras.
Para cerca de duas latas de 3 litros, você precisará de:
- açúcar granulado - 400 g;
- morangos - 900 g;
- hortelã ou erva-cidreira - 4-5 ramos;
- laranja - 1 pc .;
- água - 4,7 litros.
Degraus:
- Separe as bagas frescas, enxágue bem, retire as sépalas. Frutas congeladas podem ser colocadas em potes imediatamente.
- Lave a laranja, retire a casca, corte em rodelas, retire as sementes.
- Coloque as frutas vermelhas, o açúcar, a hortelã e a laranja em camadas em potes esterilizados.
- Leve a água para ferver e despeje em um recipiente.
- Enrole o mojito de morango com tampas de hortelã.
- Vire suavemente e deixe a compota por 20-30 horas sob o cobertor até que esfrie completamente.
- Os potes devem ser virados a cada 6-8 horas para dissolver completamente o açúcar.
A peculiaridade dessa receita é que ela não requer um xarope separado para cozinhar.
Mojito de morango e hortelã pode ser usado para mais do que apenas um refrigerante. Pode ser adicionado a coquetéis, vinho quente ou ponche, e até mesmo usado em produtos de panificação. Por exemplo, para fazer muffins e tortas magras, onde a compota costuma ser uma alternativa ao leite.
Termos e condições de armazenamento
Você pode armazenar pedaços de mojito com morangos e hortelã para o inverno, tanto em casa quanto no porão. A última opção é preferível.
A cave é o melhor local para guardar a preservação da casa. No entanto, para manter a temperatura de fundo exigida, deve ser isolado e bem ventilado. O tratamento adicional contra mofo e bolor não fará mal.
A temperatura ideal de armazenamento de blanks para o inverno é de + 5 + 7 ° C no verão e + 2 + 5 ° C - na estação fria. A umidade pode variar de 75 a 85%.
Na ausência de porão, as compotas podem ser armazenadas em casa, por exemplo, em um depósito especialmente equipado. A principal condição de armazenamento em um apartamento é a ausência de dispositivos de aquecimento nas proximidades e a prevenção da luz solar direta. O não cumprimento dessas condições pode levar à explosão das peças de trabalho.
Uma boa opção para a cidade é uma loggia isolada. Nele, você pode equipar um armário especial no qual toda a preservação da casa pode ser armazenada para armazenamento. O principal é que os espaços em branco sejam protegidos do sol.
Ao guardar preservativos na varanda e loggia, não se esqueça da ventilação regular, especialmente se esta parte do apartamento for usada para secar roupas. A alta umidade pode causar a formação de ferrugem nas tampas de metal.
Conclusão
Mojito de morango e hortelã para o inverno não requer muito tempo de cozimento. Além disso, a versatilidade da receita permite experimentar, criando assim novos sabores e combinações originais.
Avaliações de mojito de morango para o inverno
A maioria das donas de casa que cozinham mojito com hortelã para o inverno são atraídas pela simplicidade da receita e pela disponibilidade dos ingredientes principais.