Contente
As tulipas papagaio na aparência lembram a plumagem de pássaros exóticos, daí o nome incomum. As cores variadas e as formas incomuns dessas variedades encantam os olhos e permitem que você crie uma ilha brilhante no local. As tulipas papagaio surgiram devido a mutações genéticas, seus progenitores eram variedades de floração tardia.
Descrição das tulipas papagaio
As variedades de tulipas papagaio são classificadas como culturas altamente decorativas. Eles se distinguem por uma haste longa e fina e uma flor grande. A altura do broto varia de 35 a 55 cm, o botão chega a 12 cm de comprimento e 20 cm de diâmetro (quando a flor se abre).
As melhores variedades de tulipas papagaio
A variedade de tulipas papagaio permite que você escolha uma variedade que atenda às necessidades de qualquer produtor. As variedades mais populares:
- Papagaio de damasco com tulipas têm uma cor rosa-pêssego dos botões. A altura do caule não ultrapassa os 40 cm. A floração é em abril. Esta variedade de papagaios não é usada apenas para o paisagismo do local. As flores são adequadas para o corte.
- Papagaio preto refere-se a espécies de papagaios monocromáticos. Possui uma cor púrpura nobre e pétalas delicadas. O caule tem cerca de 45 cm de comprimento e as flores servem para o corte. O período de floração cai no final de abril - os primeiros dias de maio.
- Variedade papagaio Papagaio vermelho os botões são pintados em tons de vermelho carmim. Sua altura varia de 40-65 cm. Refere-se a espécies de papagaios de floração tardia.
- Das variedades de duas cores, em demanda Estella Reijnveld (Estella Rizhnveld). Os botões pequenos (até 7 cm de comprimento) estão cheios de manchas vermelho-carmesim e branco-creme. A cultura floresce em maio. Eles usam a variedade papagaio em projetos paisagísticos, bem como para o corte. As tulipas crescem em canteiros de flores bem iluminados, mas sombra parcial também é adequada para elas.
- Cultivo de papagaio bicolor amarelo-vermelho Texas Flame (Chama do Texas) atinge uma altura de 45 cm As flores de tulipa são em forma de taça, fortemente dissecadas e têm um leve aroma. A floração da variedade é longa, meio tardia.
Plantando e cuidando de tulipas papagaios
As culturas ornamentais requerem atenção especial. Para o plantio de tulipas papagaios, é necessário escolher um local adequado e prestar os devidos cuidados.
Seleção e preparação do local de pouso
A terra deve ser solta, fértil. Para variedades de papagaios, o local deve ser aberto, com boa iluminação, mas sem correntes de ar. A terra é previamente cavada até a profundidade da pá, as ervas daninhas são removidas.
Regras de pouso
No momento do plantio, a distância entre os buracos é mantida em pelo menos 20 cm Os bulbos são enterrados 10-15 cm no solo, cobertos com terra e levemente amassados. O terreno é regado e coberto com turfa ou palha.
Regar e alimentar
As tulipas papagaio precisam de rega regular. Se chove raramente, o solo é umedecido à razão de 20 litros por 1 m².
Após a floração, o solo é umedecido por duas semanas, depois a rega é interrompida.
Na primavera, após o aparecimento da folhagem, a cultura pode ser alimentada com qualquer fertilizante mineral. Após a floração, as partes secas das plantas devem ser removidas. As folhas são cortadas somente após seu amarelecimento e morte total.
Reprodução de tulipas papagaio
A reprodução das tulipas em casa é feita com a ajuda de crianças. Para isso, é escavado cuidadosamente um local com variedades de papagaios, retirando-se os bulbos. O procedimento é realizado após a secagem da folhagem (em agosto).
Lâmpadas danificadas são descartadas, as grandes e saudáveis são enviadas para armazenamento em local seco e fresco.
O plantio de filhos de tulipas papagaio é realizado no outono, mas se o prazo for perdido, o procedimento da primavera também é permitido.
As sementes colhidas sozinhas não são destinadas ao plantio, pois não será possível obter uma safra ornamental que corresponda às características varietais.
Doenças e pragas de tulipas papagaio
Doenças virais e fúngicas são perigosas para as tulipas papagaios. Entre eles estão:
- Podridão branca. Os agentes causadores são vírus. A doença é mais freqüentemente registrada em regiões com solo ácido. A irrigação excessiva ou alta umidade causada pela precipitação pode provocar o aparecimento do vírus. A doença pode ser detectada na primavera, quando parte do material de plantio não germina ou dá pequenos brotos que rapidamente ficam amarelados e morrem. Depois de desenterrar as plantas danificadas, você pode ver manchas cinza-azuladas nos bulbos, enquanto as raízes parecerão completamente saudáveis. A podridão branca pode afetar o pescoço e o ponto de crescimento. Nesse caso, pode-se notar uma flor esbranquiçada, que logo começa a ficar marrom. A planta morre e os esporos do fungo continuam a viver no solo por 5 anos.
- Riscas brancas. Ocorre em solos ácidos com conteúdo excessivo de nitrogênio. Acomete flores e folhas de plantas, causando nanismo e aparecimento de listras brancas.
- Podridão botrythia. Seu aparecimento é provocado pelo fungo Botrytis cinerea. Os bulbos escurecem, adquirindo coloração marrom e maciez, neles podem ser detectados pontos pretos constituídos por micélio de cogumelo. As tulipas germinam mal ou nem aparecem. Os brotos que aparecem são lentos, enfraquecidos, quebram-se rapidamente e morrem. O aparecimento da doença é facilitado pela alta umidade ou desembarque tardio.
- Doença de agosto (mancha necrótica) freqüentemente afeta colheitas de floração precoce, mas também pode ser encontrada em tulipas papagaio. É causada pelo vírus da necrose do tabaco. A infecção ocorre quando as lâmpadas são danificadas mecanicamente. A doença pode ser suspeitada por traços castanhos longitudinais, bem como por hastes retorcidas e caídas. Quando visto da lâmpada, você pode ver áreas acastanhadas pútridas nela. Filhas e filhos são afetados, a doença não se espalha para as plantas vizinhas.
- Fusarium. O agente causador é um fungo que se ativa em temperaturas acima de 20 ° C e alta umidade. Um sinal de infecção é a coloração das raízes em uma tonalidade marrom-amarelada, bem como floração e moagem deficientes das flores.
- Podridão cinzenta. Seu aparecimento está associado a fungos. O clima chuvoso e frio torna-se um fator provocador. A doença pode ser identificada por botões deformados e hastes retorcidas. Ao examinar a lâmpada, você pode ver manchas amarelo-acinzentadas de vários tamanhos nela.
Para prevenir o desenvolvimento de doenças, as seguintes recomendações devem ser seguidas:
- Inspecione as lâmpadas escavadas com cuidado. Se manchas, cortes e outras falhas forem detectados, rejeite-os. Verifique novamente o material quanto a danos visíveis antes do plantio.
- O armazenamento deve ser feito em salas frias, onde a temperatura do ar seja de 15-19 ° C e a umidade não ultrapasse 60%.
- 2 semanas antes do plantio, os bulbos são tratados com uma solução de Fundazol, Benlat.
- Imediatamente antes do plantio no solo, os bulbos das tulipas papagaio são gravados em formalina (1%) por 5-6 horas.
- Para o cultivo, você deve escolher áreas ensolaradas e bem ventiladas.
- Não deve ser permitido o espessamento dos plantios, os bulbos excedentes devem ser desenterrados e plantados, mantendo uma distância de 20 cm entre as plantas vizinhas.
- Se o solo estiver muito ácido no território, a calagem é realizada periodicamente.
- Se forem identificados bulbos doentes no local, esta área não será usada para o cultivo de tulipas por 5 anos. Se não for possível alocar outro canteiro de flores para tulipas papagaio, desinfete o solo com uma solução de formalina. Para processar 1 m², serão necessários 10 litros de 1,5% de composição. Em seguida, o solo é coberto com um filme ou spunbond.
Das pragas, o perigo é:
- Ácaro da raiz, danificando os bulbos de tulipas papagaio. O clima quente (25 ° C) e a alta umidade do ar (mais de 75%) contribuem para a reprodução da praga. Condições desfavoráveis levam ao fato de o carrapato entrar em estado de dormência, mas ao mesmo tempo não perder sua viabilidade. Para combatê-lo, vários métodos são usados: tratamento térmico dos bulbos, borrifando com giz, gravando em solução de Keltan, borrifando com Rogor.
- Pulgão danifica a folhagem, brotos e pedúnculos de tulipas papagaio. Também é portador de doenças virais. Para combater pulgões, a pulverização com produtos químicos é usada. Como medida preventiva, o plantio em torno do perímetro de um canteiro de flores de piretro e outras culturas inseticidas é recomendado.
- Larvas de mosca voadora de cebola bulbos de tulipas papagaio são atingidos. Para combatê-los, use uma solução de karbofos ou tratamento térmico de material de plantio. A escavação profunda do solo no local no outono também é eficaz.
- Colher roxa. Para combatê-lo, pulveriza-se o fundo das tulipas papagaio com naftalina.
- Larvas de besouro. Você pode se livrar deles com a ajuda de uma escavação profunda do solo.
- Wireworm. Para eliminar o verme que danifica os bulbos das tulipas papagaios, basta espalhar iscas (pedaços de batata, beterraba) em todo o perímetro do local. A introdução de nitrato de amônio no solo ajuda a reduzir o número de larvas.
Foto de papagaio de tulipas
O desenho do território às vezes causa dificuldades para jardineiros novatos. Fotos de tulipas papagaio na paisagem ajudarão com ideias para criar canteiros de flores coloridos incomuns.
Para variedades de papagaios, bons vizinhos serão:
- coníferas, que não só realçam a beleza das plantas com flores, mas também as protegem do vento;
- riachos, não-me-esqueças criarão um contraste atraente de riqueza e modéstia;
- colheitas com folhagem decorativa (spurge).
As tulipas papagaio podem ser plantadas em canteiros de flores, em canteiros de flores, em recipientes especiais, em áreas abertas.
Conclusão
As tulipas papagaio são extraordinariamente belas tanto em um canteiro de flores quanto em um vaso. Eles são cultivados para decorar o território, bem como para criar buquês coloridos. Propagado com lâmpadas no local e na estufa. Com os devidos cuidados, as mudas praticamente não adoecem.