Contente
As tulipas fascinam pela sua ternura e beleza. Essas flores pertencem ao gênero de plantas herbáceas perenes, com cerca de 80 espécies diferentes. Um dos representantes mais interessantes e originais é a tulipa Bieberstein, ou carvalho, que cresce na natureza. A variedade foi batizada em homenagem ao primeiro colecionador, um botânico russo que estudou a flora do Cáucaso, FK Biberstein-Marshall.
Descrição tulip Bieberstein
A tulipa Bieberstein (tulipa biebersteiniana) pertence às plantas bulbosas da família Liliaceae. O bulbo é pequeno, com 1-2 cm de diâmetro, em forma de cone, com escamas marrom-pretas e pubescência no topo e na base.
O caule da flor é reto, nu, atinge uma altura de 15-40 cm. A cor das folhas é verde rico, seu comprimento é de cerca de 3 cm.
As flores são solitárias, caídas, pintadas de amarelo brilhante. A sua forma assemelha-se a um asterisco, cujo diâmetro não ultrapassa 3 a 5 cm. Os frutos são uma caixa ereta e seca com topo pontiagudo, com cerca de 1,5 a 2,5 cm de comprimento.
A tulipa Bieberstein floresce com o início do calor, em abril-maio, frutifica em maio-junho. A planta é bastante amante da luz, portanto, a floração começa antes da folhagem das árvores, cujas copas podem criar sombra excessiva. As flores exalam um aroma forte e agradável.
Propagada por bulbos e sementes filhas, a planta lança espontaneamente sementes maduras ao seu redor.
Onde a tulipa Bieberstein cresce?
Em condições naturais, a tulipa Bieberstein cresce nas estepes, em encostas calcárias rochosas, áreas salinas, bordas de floresta sombreada e em matagais. É onipresente na parte europeia da Rússia (regiões de Moscou, Rostov, Volgogrado), no norte do Cáucaso (territórios de Krasnodar e Stavropol), na Sibéria Ocidental, no leste e sudeste da Europa, no sudoeste e norte da Ásia, no Cazaquistão.
A tulipa Bieberstein está listada no Livro Vermelho?
A tulipa de Biberstein cresce em várias áreas naturais especialmente protegidas (SPNA) na Rússia. A flor está listada no Livro Vermelho dos territórios de Moscou, Astrakhan, Lipetsk, Samara, Ulyanovsk, Volgogrado, Penza e Rostov, Territórios de Krasnodar e Stavropol. Ele também tem um status protetor nas repúblicas de Bashkortostan, Tatarstan, Kalmykia, Mordovia, Chechênia.
É possível cultivar a tulipa Bieberstein
Apesar do fato de que a tulipa Bieberstein é uma cultura selvagem, ela também pode ser cultivada em parcelas pessoais.
É importante cumprir estas regras:
- É preciso escolher o local certo para o plantio. É preferível dar preferência a áreas amplas, abertas e iluminadas. Você pode cultivar flores em sombra parcial. Lugares muito sombreados não são categoricamente adequados. As plantas também se sentem mal sob o sol escaldante, elas murcham rapidamente. A próxima ocorrência de água subterrânea, que os "lava", pode levar à decomposição das raízes.
- Deve ser dada preferência a solos argilosos férteis.A melhor opção é solo neutro, no qual você pode fertilizar de forma independente.
- O plantio pode ser feito na primavera e no outono, mas o período mais favorável é o outono.
- Recomenda-se fazer os poços de pouso pequenos, colocando-os a uma certa distância uns dos outros. Você pode evitar o apodrecimento do sistema radicular preenchendo o fundo do buraco com areia.
- Os bulbos plantados no outono terão tempo de formar raízes antes do início da geada, portanto, devem ser cobertos para o inverno. É necessário realizar a preparação pré-inverno antes do início das primeiras geadas. Húmus ou turfa são adequados como material de cobertura.
A tulipa Bieberstein necessita de cuidados adequados e regulares, que consistem em regar a tempo, mas moderadamente, soltar o solo e remover ervas daninhas.
Recomenda-se fertilizar as plantas com fertilizantes complexos, no máximo 3 vezes por temporada:
- antes da germinação;
- durante o amadurecimento dos botões;
- durante o período de floração.
Os fertilizantes secos podem ser aplicados mesmo com o derretimento incompleto da neve na primavera. A fertilização complexa é adicionada durante a rega. Durante o período de floração, fertilizantes de potássio e fósforo devem ser usados.
Após cada rega, o solo deve ser afrouxado. Esses procedimentos têm um efeito benéfico no desenvolvimento de tulipas perenes.
Também é necessário remover as ervas daninhas ao redor das plantas em tempo hábil. As ervas daninhas que crescem perto das flores retiram nutrientes do solo, o que pode causar doenças. Às vezes, até as ervas daninhas não podem causar floração.
Recomenda-se desenterrar as tulipas Bieberstein para o inverno. Neste caso, é necessário escavar não no outono, mas imediatamente após a floração. Em seguida, as lâmpadas devem ser desinfetadas, secas e removidas para armazenamento no inverno.
Conclusão
A tulipa Bieberstein é uma planta selvagem despretensiosa, de propagação vegetativa e que pode ser facilmente cultivada em casa. Pode ser usado com sucesso para o paisagismo de terrenos pessoais, criando uma variedade de composições de paisagens, canteiros de flores e jardins de pedras. Com cuidado adequado e regular, as tulipas Bieberstein irão deliciá-lo com sua floração brilhante todos os anos no início da primavera.