Contente
- 1 É possível plantar tulipas em vasos
- 2 Variedades adequadas
- 3 Características do cultivo de tulipas em vasos
- 4 Como plantar tulipas em um vaso em casa
- 5 Como cultivar tulipas em um vaso em casa
- 6 Forçando tulipas em vasos
- 7 Como cultivar tulipas em vasos ao ar livre
- 8 Regras de cuidado durante o período de floração
- 9 O que fazer após a floração
- 10 Doenças e pragas
- 11 Razões para possíveis falhas
- 12 Conclusão
As tulipas em vasos em casa estão ganhando popularidade; um canteiro para seu cultivo não é necessário. Mas conseguir uma bela floração em um pequeno recipiente só é possível se as regras forem seguidas.
É possível plantar tulipas em vasos
As tulipas perenes costumam ser vistas exclusivamente como plantas de jardim, inadequadas para o cultivo doméstico. Isso não é verdade - você pode jogar flores em vasos. O método tem suas vantagens, o solo consome menos, é mais fácil controlar o nível de umidade e temperatura.
Ao mesmo tempo, o cultivo doméstico tem suas próprias dificuldades. As tulipas requerem condições que sejam o mais naturais possíveis, caso contrário não serão capazes de agradar com a floração.
Variedades adequadas
É possível cultivar tulipas em casa em um vaso a partir de variedades de baixo crescimento, pois elas têm maior durabilidade e resistência a doenças. Entre as variedades mais populares estão:
- Oxford (Oxford);
- Negrita Double;
- Maravilha de Natal (Maravilha de Natal);
Essas variedades germinam com rapidez e facilidade, portanto, mesmo um cultivador iniciante pode lidar com forçar.
Características do cultivo de tulipas em vasos
As tulipas germinam bem em vasos pequenos, mas há algumas coisas importantes a se ter em mente ao forçar:
- As condições devem ser as mais naturais possíveis. As flores requerem um regime de temperatura estável, umidade moderada e iluminação difusa.
- O ar na sala onde as plantas perenes crescem deve ser úmido. É melhor manter as panelas afastadas das baterias do aquecimento central, se possível, é necessário em princípio baixar a temperatura dos radiadores.
- Você pode plantar um bulbo de tulipa em casa em um vaso após a estratificação. O armazenamento refrigerado é uma etapa de fundamental importância, pois é neste período que o material de plantio acumula nutrientes.
Os melhores lugares para destilar em um apartamento são o peitoril de uma janela ou uma varanda envidraçada. Nesses locais, as plantas perenes serão capazes de receber luz suficiente. Mas é importante considerar que as flores da primavera não gostam de correntes de ar e precisam de uma temperatura muito moderada. É impossível colocar os tachos na janela ou na varanda se tirar ar frio da moldura, não os deve colocar perto dos radiadores.
Como plantar tulipas em um vaso em casa
Para plantar tulipas em vasos com sucesso, você precisa prestar atenção a cada um dos estágios. Sujeito às regras, a ideia será bastante simples.
Tempo recomendado
As tulipas são plantadas no solo e em vasos na mesma época. Eles começam a plantar os bulbos em setembro e terminam em dezembro. As datas específicas dependem de quando exatamente você deseja ver a floração.
Datas de plantio de tulipas em vasos no outono e inverno
O outono continua sendo a época ideal para o plantio. Se você tiver que arrancar os bulbos, extraídos independentemente do canteiro de flores no local, eles devem ser colocados para esfriar em setembro. O material de plantio adquirido pode ser colocado no solo posteriormente, com o início do frio, em outubro ou mesmo novembro.
Quanto ao plantio de inverno, raramente é praticado e realizado o mais tardar no início de dezembro. Se você pular as datas, as tulipas florescerão tarde demais e serão cultivadas em vasos, inclusive para a obtenção de botões precoces.
Tempo de plantio dependendo do período de floração
Se desejar, você pode cultivar tulipas em um vaso em casa no inverno para um feriado específico. Os tempos de pouso são calculados da seguinte forma:
- antes de forçar, as lâmpadas devem ser mantidas em local frio e escuro por 16-18 semanas;
- após o resfriamento, as tulipas podem ser transferidas para o calor e a luz, mas seu desenvolvimento levará mais 3-4 semanas.
Assim, a partir da data desejada, é preciso contar cerca de 20 semanas e saber a data de desembarque. Por exemplo, para obter flores até 23 de fevereiro, os bulbos deverão ser plantados por volta de 6 de outubro, e para destilação até 14 de fevereiro, o mais tardar em 27 de setembro.
Quando plantar tulipas em um vaso até 8 de março
Tradicionalmente, recomenda-se plantar os bulbos no solo até 8 de março, o mais tardar em 1º de outubro. Nesse caso, no início de fevereiro, as mudas podem ser retiradas da geladeira. Depois disso, é preciso fazer a destilação usual e pegar os botões para o feriado das mulheres.
Seleção de recipientes e preparação do solo
O recipiente para germinação deve ser profundo o suficiente, pelo menos 15 cm, e de preferência 20-40 cm Recomenda-se pegar vasos largos de cerca de 20 cm de diâmetro e plantar vários bulbos de uma vez. Deve haver orifícios de drenagem na parte inferior, caso contrário, a umidade irá estagnar.
Como solo para tulipas em uma panela, use turfa misturada com areia ou solo de jardim com a adição de uma quantidade igual de composto. Antes do plantio, recomenda-se que o solo seja calcinado na estufa ou tratado com uma solução de permanganato de potássio, para eliminar microorganismos perigosos.
Preparando as lâmpadas
Assim como o solo, os bulbos devem ser desinfetados antes do plantio. Para isso, são colocados em água fria por meia hora com a adição de permanganato de potássio. Recomenda-se também a remoção das escamas superiores castanhas dos tubérculos, caso em que germinarão mais rapidamente. Somente o material mais saudável deve ser levado para o plantio em vasos.
Como plantar tulipas em um vaso em casa
O material de plantio fica enterrado cerca de 3 cm, enquanto a parte superior do bulbo deve ser ligeiramente visível acima do solo.
Imediatamente após o plantio, o solo no vaso é regado, nitrato de cálcio pode ser adicionado à água - 10 g por 5 litros. Se o solo assentar ligeiramente, terá de ser enchido de forma a que apenas as pontas dos bolbos fiquem salientes acima da superfície.
Como cultivar tulipas em um vaso em casa
Uma etapa importante no cultivo de tulipas de interior em um vaso é a estratificação no frio. Imediatamente após o plantio, o recipiente é levado à geladeira ou ao porão - a temperatura deve ser de 5 a 10 ° C. Nessas condições, as mudas são mantidas por 16 a 18 semanas, umedecendo o solo periodicamente.
Forçando tulipas em vasos
Após um longo tempo de resfriamento, as panelas podem ser movidas para um local iluminado com temperatura em torno de 12 ° C. Não deve haver correntes de ar no peitoril da janela selecionada ou na varanda envidraçada, e as mudas não devem ser colocadas ao lado de radiadores. É necessária luz difusa, sem luz solar direta, a duração do dia deve ser de pelo menos 10 horas.
Durante o esforço, as tulipas em um vaso no parapeito da janela continuam a ser regadas duas vezes por semana e borrifadas com um borrifador. Você pode fazer o curativo de cobertura 1-2 vezes por mês - sulfato de potássio e nitrato de cálcio.
Se alguns dias antes da data exigida as tulipas já liberaram seus botões, mas ainda não floresceram, podem ser apressadas artificialmente. Para fazer isso, a temperatura na sala é adicionada para 18-20 ° C e as horas de luz do dia são aumentadas por algumas horas usando uma lâmpada.
Como cultivar tulipas em vasos ao ar livre
No inverno, o cultivo é feito em casa - ao ar livre, as flores morrem. Mas, com o início da primavera, muitos jardineiros optam por plantar bulbos em vasos ao ar livre.
Tempo recomendado
Tal como acontece com o cultivo interno, é recomendável plantar tulipas em vasos ao ar livre no outono, do final de setembro a meados de novembro. As lâmpadas são colocadas em recipientes e simplesmente deixadas do lado de fora até a primavera. Se os invernos forem muito rigorosos, você pode levar os vasos para o porão ou refrigerar durante a geada.
O plantio de tulipas em vasos na primavera também não é proibido, podendo ser realizado em março ou abril. Mas se você fizer isso sem estratificação prévia, então, muito provavelmente, não haverá floração na estação atual. Portanto, ainda é aconselhável colocar os bulbos em um vaso de flores no período de janeiro a fevereiro e mantê-los no frio e, com a chegada da primavera, levá-los ao ar livre.
Preparação de recipientes e solo
Os vasos e o solo para as tulipas na rua são selecionados de acordo com as mesmas regras do plantio doméstico. Recomenda-se levar recipientes de cerâmica, com profundidade e largura suficiente, não menos de 20 por 20 cm. Mesmo várias plantas perenes se sentirão bem livres neles. No fundo dos potes, são feitos orifícios para drenar a umidade e uma camada de drenagem é derramada - carvão, cascalho ou argila expandida.
A mistura de solo pode ser comprada em uma loja especializada, ou você mesmo pode fazer misturando 1 parte de areia e húmus com 2 partes de gramado. O nível de pH para tulipas é adequado para neutro ou ligeiramente alcalino, as flores não gostam de solos ácidos e fortemente alcalinos. Imediatamente antes do plantio, o solo é tratado com calcinação ou solução desinfetante para eliminação de possíveis microorganismos.
Como plantar tulipas em um vaso ao ar livre
O pote de tulipa é preenchido com terra preparada de modo que restem cerca de 12 cm até as bordas, após isso, o material de plantio é colocado com uma distância de 5 cm entre os bulbos individuais. As perenes são borrifadas em cima com os restos do solo até restos cerca de 3 cm nas laterais, e regadas com cuidado, tentando não erodir o solo.
Se o plantio for feito no outono, os vasos podem ser deixados do lado de fora ou levados para um porão frio ou garagem. Ao plantar na primavera, os vasos de flores são deixados ao ar livre.
Cuidando de tulipas em vasos no local
É muito simples cuidar de plantas perenes brotando em vasos:
- Bulbos de tulipa requerem rega regular. É realizado à medida que a terra seca no vaso de flores, geralmente não mais do que duas vezes por semana. A água é derramada exclusivamente sob a raiz, sem afetar o caule e as folhas jovens.
- Antes da floração, as perenes são alimentadas com fertilizantes de nitrogênio e potássio, em média, duas vezes, com intervalo de 2 semanas. O sulfato de potássio e o nitrato de cálcio são adequados para a cultura, os minerais fortalecem a durabilidade das tulipas e aceleram o crescimento.
- Se a temperatura no local for instável, à noite o vaso pode ser coberto com estopa ou outro material não tecido. Transições repentinas do calor diurno para o frio noturno podem danificar as lâmpadas.
Regras de cuidado durante o período de floração
Para que a floração seja brilhante, abundante e duradoura, você deve seguir regras simples. Nomeadamente:
- continue a umedecer regularmente o solo em vasos, os botões consomem muitos nutrientes;
- mantenha os vasos longe da luz solar direta e de altas temperaturas, as tulipas não gostam do calor e florescem muito rapidamente com o excesso de calor;
- borrife regularmente as plantações - isso é especialmente importante para plantas perenes internas que sofrem de ar seco.
As plantas perenes crescem ao ar livre com uma ligeira queda natural nas temperaturas noturnas. Tulipas caseiras em vasos podem ser reorganizadas todas as noites em um local um pouco mais fresco para simular as condições naturais. A floração, neste caso, vai durar um pouco mais.
O que fazer após a floração
No final da floração, as tulipas nos vasos devem ser cortadas. Apenas os pedúnculos são removidos e os caules com folhas são deixados e continuam a regar até murchar naturalmente. Em seguida, os bulbos devem ser retirados da panela, descascados e secos. Em seguida, o material de plantio é colhido em local fresco e com baixa umidade.
No outono, os bulbos secos podem ser plantados ao ar livre. Eles não são adequados para forçar em vasos, pois levarão de 1 a 2 anos para se recuperar.
Doenças e pragas
As tulipas são uma cultura bastante sensível a fungos e pragas. O principal perigo para as flores é:
- fusarium;
- tifulose;
- vírus variegado;
- Doença de agosto;
As doenças se desenvolvem com mais freqüência em condições de alagamento e alta temperatura. Se a planta estiver doente, é quase impossível salvá-la, geralmente os bulbos infectados são simplesmente desenterrados e destruídos. O combate aos vírus e fungos é feito profilaticamente - antes do plantio, o solo e o material vegetal são tratados com permanganato de potássio ou fungicidas.
Das pragas para a planta são perigosas:
- nematóides de raiz;
- ácaro da cebola raiz;
- pulgão;
Ao primeiro sinal de infestação por pragas, as tulipas podem ser tratadas com Karbofos. Se não houver resultado, as lâmpadas também devem ser desenterradas e destruídas.
Razões para possíveis falhas
Nem sempre é possível cultivar tulipas em um vaso ou vaso de flores pela primeira vez. Os erros mais comuns incluem:
- plantio sem estratificação, se o bulbo não foi previamente mantido no frio, então a tulipa germinará, mas não florescerá;
- alagamento - o solo fechado fica frequentemente alagado e as raízes da planta começam a apodrecer;
- material de plantio de má qualidade, pequenos bulbos retirados do canteiro muito cedo não germinam bem em vasos, pois não têm um suprimento suficiente de nutrientes.
A falta de luz do dia geralmente leva ao fracasso. Se você cultivar plantas perenes em casa em um canto sombreado do apartamento, elas não produzirão botões ou serão muito pequenas, fracas e não se abrirão.
Conclusão
As tulipas em vasos em casa podem ser cultivadas muito antes do previsto - em março ou mesmo em fevereiro. As regras são bem simples, mas é preciso ficar atento ao pré-resfriamento dos bulbos, a floração depende disso.