Contente
Às vezes, é necessário transplantar tulipas na primavera, antes da floração. Isso acontece com mais frequência se a hora foi perdida no outono, quando esse procedimento geralmente é feito. Em geral, não há nada de errado em transplantar tulipas na primavera. O principal é realizar todas as manipulações de acordo com as normas, bem como manusear os bulbos com cuidado e cuidado, pois no início da safra o risco de danificá-los aumenta significativamente. É importante lembrar que a floração das tulipas transplantadas na primavera pode não ocorrer na estação atual. Também costuma acontecer que os botões apareçam, mas muito mais tarde. Jardineiros experientes aconselham o transplante de tulipas na primavera apenas em casos excepcionais. Basicamente, você ainda deve dar preferência ao outono.
É possível transplantar tulipas na primavera
O transplante de tulipas na primavera é certamente possível. Porém, a opção outonal é considerada preferível, já que os bulbos neste período se adaptam melhor a um novo local, se preparam cuidadosamente para o inverno no solo e, germinando no final do frio, dão flores saudáveis e lindas na hora certa.
No caso de ser necessário organizar um transplante de tulipas na primavera, deve-se lembrar que elas podem não florescer no próximo verão. Se os botões aparecerem, é provável que isso aconteça muito mais tarde do que o normal. Sim, e é melhor não contar com uma floração abundante, luxuriante e decorativa.
Quando replantar tulipas: na primavera ou no outono
O momento do transplante de tulipas é influenciado por vários fatores.
Entre eles:
- características climáticas e meteorológicas da região;
- fase de desenvolvimento da planta;
- características de uma determinada variedade (em particular, floração precoce ou tardia).
O ideal geral é geralmente um transplante de outono, que é feito pelo menos 30-40 dias antes da primeira neve prevista. Na Rússia central, este é geralmente o período da primeira década de setembro a meados de outubro. Para regiões do norte com invernos precoces, o momento ideal geralmente é limitado a meados ou final de setembro.
A possibilidade de transplantar tulipas na primavera é determinada pela seguinte regra: a temperatura do solo a uma profundidade de 10 cm deve ser + 8-9 ° C. Nas regiões temperadas, isso ocorre aproximadamente em meados de março e início de abril. Nas regiões do norte, as condições adequadas podem ser esperadas por mais tempo, até o início de maio.
Não é permitido fazer um transplante durante os seguintes períodos:
- Pouco antes da floração. Se, neste estágio, a planta precisar despender forças adicionais no enraizamento, isso pode levar ao seu enfraquecimento e à deterioração geral de sua condição. É melhor esperar até que as tulipas desapareçam.
- No final do outono, início de fortes geadas. Os bulbos não terão tempo suficiente para se preparar adequadamente para o inverno no solo e o risco de morte aumentará muito.
Como transplantar uma tulipa florescendo
O transplante de tulipas durante a floração é altamente desencorajado. Essa planta será muito mais difícil de criar raízes em um novo lugar. Além disso, a interferência com o ciclo de desenvolvimento natural do bulbo pode afetar adversamente a formação de brotos e a floração no próximo ano.
Se, no entanto, houver necessidade de transplantar uma planta com flor, é aconselhável atuar de acordo com um dos seguintes cenários:
- Remova a tulipa do solo junto com o bulbo. Enxágue suavemente do solo sem cortar a cabeça, coloque-o na água e espere a planta florescer. Em seguida, seque o bulbo ao ar e envie para armazenamento até o momento conveniente para o plantio no solo.
- Desenterre cuidadosamente a planta junto com um grande torrão de solo usando um forcado de jardim ou uma pá de baioneta. Transfira para um local novo, pré-preparado e regue em abundância.
Como preparar uma lâmpada para transplante
Para o transplante de tulipas na primavera, planejado com antecedência, o material é colhido no verão. Esperando até o final de junho ou início de julho, quando termina a floração e as folhas e escamas do bulbo ficam amarelas, as plantas são arrancadas do solo. Em seguida, eles são limpos de terra aderente, secos em uma sala quente por 3-4 semanas e classificados por tamanho, rejeitando espécimes danificados ou podres.
Em seguida, as lâmpadas são embaladas em papel com orifícios para aeração e armazenadas no compartimento de vegetais da geladeira. Na primavera, algumas semanas antes do transplante planejado, eles são colocados em caixas largas ou recipientes cheios de solo nutritivo de cerca de 15 cm. Os bulbos são cuidadosamente dispostos a uma distância de 4-5 cm um do outro, polvilhados com um camada de terra com 5 cm de espessura e regada. 2 semanas após o surgimento dos brotos, as tulipas são transplantadas para o campo aberto. Com esta abordagem, as plantas não precisam de adaptação a longo prazo, elas se desenvolverão ativamente e a floração começará na hora certa.
Às vezes, é necessário um transplante urgente de tulipas, o que pode ser causado por pragas ou solo esgotado. Nesse caso, não é desejável desenterrar os bulbos um de cada vez, mas é melhor transferi-los para um novo local junto com um pedaço de terra nas raízes.
Como preparar o solo para o transplante
Um local para o transplante de tulipas é selecionado de acordo com os seguintes critérios:
- bem iluminada pelo sol;
- protegido do vento e correntes de ar;
- com solo leve, nutritivo, neutro e bem drenado.
É importante que o canteiro do jardim não seja inundado após o derretimento da neve. Idealmente, deve ser localizado em uma pequena colina (se necessário, você pode adicionar um pouco de solo).
No processo de escavação, a matéria orgânica é introduzida no solo (húmus ou grama triturada). Se a acidez do solo aumentar, as cinzas ajudarão a reduzir seu nível. No caso em que o solo é argiloso, muito pesado, não custa diluir com areia grossa de rio. Se necessário, você pode enriquecer a terra com minerais (compostos contendo nitrogênio, fósforo, potássio).
Regras de transplante de tulipas
As tulipas precisam de um transplante obrigatório para um novo lugar 1 vez em 3-4 anos. Caso contrário, os bulbos começarão a crescer, formando "bebês". Isso terá um efeito negativo na floração, as plantas começarão a ficar para trás no crescimento e gradualmente perderão sua beleza inerente.
O transplante de tulipas na primavera tem características próprias. É aconselhável cumprir algumas regras:
- Recomenda-se o transplante de tulipas em climas ensolarados, secos e calmos.
- Os bulbos mães e os "bebês" separados deles devem ser colocados em canteiros separados, já que este último definitivamente não florescerá este ano, pois precisam crescer.
- No solo, você precisa cavar sulcos ou buracos individuais. Sua profundidade deve corresponder aproximadamente aos três tamanhos dos bulbos que estão planejados para serem plantados. A distância entre os poços deve ser de 10-15 cm.
- Antes de transplantar as tulipas, os buracos devem ser regados com água e esperar até que seja absorvida pelo solo.
- Os bulbos devem ser cuidadosamente dispostos em buracos ou ranhuras, com as caudas voltadas para cima. Os espécimes grandes são plantados um de cada vez, os pequenos podem ser dispostos em vários pedaços (de 5 a 7).
- Polvilhe a cebola com terra e despeje delicadamente com água morna.
- Nivele o solo no canteiro do jardim.
Dicas para cuidar de tulipas após o transplante
Os cuidados pós-transplante se resumem a algumas etapas simples:
- É necessário afrouxar regularmente o solo ao redor das tulipas para garantir um melhor suprimento de ar e umidade às raízes. Isso deve ser feito com cuidado para não danificar as lâmpadas.
- Antes da floração, as tulipas precisam de rega moderada e regular. Depois que os botões aparecem, é aconselhável aumentar a quantidade de umidade.
- Para melhorar o crescimento e a manifestação de qualidades decorativas, as tulipas devem ser alimentadas com fertilizantes complexos. Isso é feito três vezes durante a estação: quando aparecem os brotos, pouco antes da floração e após o seu término.
- Uma etapa obrigatória é a remoção regular de ervas daninhas nos canteiros de tulipas. Isso ajudará as flores a se manterem saudáveis e a obterem água e nutrição completas do solo.
Conclusão
Se for necessário transplantar tulipas na primavera antes da floração, deve-se pensar se há uma necessidade urgente, já que o início do cultivo não é a melhor época para este procedimento. Caso seja realmente necessário, é aconselhável escolher o tempo que antecede o aparecimento dos botões, após o derretimento da neve e o aquecimento do solo. Ao transplantar os bulbos de tulipas para um novo local na primavera, você deve manuseá-los com muito cuidado e cuidado, pois durante este período eles são muito fáceis de danificar. Idealmente, é aconselhável germiná-los em um recipiente com solo nutritivo um mês antes do enraizamento planejado em campo aberto. Isso simplificará a adaptação dos bulbos no jardim da primavera e permitirá que você veja as tulipas desabrochando já na estação atual.