Plantando tulipas ao ar livre no outono

Primavera. Ainda há neve em alguns lugares, o solo ainda não se afastou da geada e os primeiros brotos de tulipas já estão rompendo o solo. Os primeiros verdes são agradáveis ​​aos olhos. E em poucas semanas as tulipas serão uma das primeiras a dar cores vivas às pessoas cansadas dos dias cinzentos de inverno. E mesmo as geadas da primavera não podem detê-los - as tulipas apresentam os primeiros sinais da primavera. E para que essas flores agradem a nós e aos nossos entes queridos no início da primavera, elas devem ser cuidadas com antecedência. Além disso, essas plantas da família dos bulbos são despretensiosas no cuidado. É importante que eles cumpram os termos e regras de pouso. E aprenda sobre quando plantar tulipas no outono ou na primavera e como cultivar o solo adequadamente antes do plantio, você aprenderá com este artigo.

Até mesmo um iniciante pode lidar com este assunto, e com o início do primeiro mês de primavera você receberá não apenas prazer emocional, mas também estético de flores brilhantes de várias cores.

Quando plantar tulipas: outono ou primavera

Os floricultores experientes são da mesma opinião quanto à época de plantio de tulipas: as flores devem ser plantadas no outono. Somente com o plantio de outono você pode ver essas primeiras flores em seu jardim no início da primavera. O solo ainda não aqueceu e os rebentos verdes já eclodiram. Além disso, quando as tulipas são plantadas na primavera, seu crescimento e floração são significativamente atrasados. lâmpadas as tulipas simplesmente não têm tempo para criar raízes em tão pouco tempo.

A plantação de tulipas na primavera também é perigosa porque é durante esse período que os bulbos são muito mais fracos e muito suscetíveis a várias doenças fúngicas. E com as plantações de outono, os jardineiros têm tempo suficiente para prestar atenção a essas flores delicadas.

Fato interessante! No século 17, toda uma linha de pretendentes se alinhava por uma garota, se ela recebesse 2-3 bulbos de tulipa em seu dote.

Quais outros fatores afetam a sazonalidade do plantio de tulipas

Muitos residentes de verão fazem uma pergunta razoável: por que, em geral, desenterrar e replantar bulbos de tulipas no outono? Por que se preocupar se essas flores modestas da primavera podem crescer silenciosamente em um lugar por vários anos? Como as tulipas devem ser plantadas corretamente no outono para que na primavera nos deliciem com botões coloridos?

No entanto, existem vários "mas" na abordagem correta para o cultivo de tulipas:

  • de acordo com as regras agrotécnicas, as tulipas devem ser plantadas em seu local original não antes de cinco anos depois, o que dá origem ao transplante oportuno de bulbos de tulipas no outono;
  • a cada ano, o material de plantio ficará menor sem os devidos cuidados e classificação. Como resultado, depois de alguns anos, os canteiros de flores não florescerão mais tão violentamente como antes, mesmo na presença de vegetação abundante;
  • antes do plantio, os bulbos de tulipas devem ser processados ​​anualmente, protegendo-os de doenças fúngicas e infecções. Ao contornar os processos de triagem, processamento e plantio de bulbos, você expõe as tulipas a outro perigo: os extremos de temperatura e a umidade excessiva também afetam negativamente a formação dos filhos. Freqüentemente, eles ficam menores e muito fracos, o que leva a uma degeneração gradual das características da variedade;
  • triagem do material de plantio. Este procedimento deve ser realizado anualmente quando chega a hora de plantar tulipas no outono. Assim, você será capaz de separar material de plantio fraco, doente ou infectado a tempo e prevenir uma infecção geral de todas as flores;
  • gastando um mínimo de tempo ao plantar tulipas no outono, você pode ajustar a densidade de plantio. Você também pode lançar a base para belos canteiros de flores ou composições de jardim nos dias de outono, levando em consideração a variedade, a cor e a altura das plantas. Além disso, é nos dias de primavera, quando o calor atinge os floricultores, que ocorre um grande número de trabalhos de jardinagem. E plantar bulbos de tulipas no outono libera um tempo precioso, especialmente porque esse processo não é nada penoso;
  • material de plantio desenvolvido pela própria pessoa é o orgulho de qualquer jardineiro. Afinal, comprar bulbos de tulipas às vezes se assemelha a um jogo de adivinhação. E por que os custos extras, se você mesmo pode cultivar as lâmpadas. Só neste caso, você pode ter 100% de certeza da qualidade e preservação das características da variedade de cada tulipa.

Resumindo todas as condições acima, podemos chegar a uma conclusão inequívoca: plantar tulipas em campo aberto é melhor feito no outono.

Informação importante! A Holanda é líder em vendas não apenas de tulipas, mas também de seus bulbos. E a receita anual com a venda de flores em todo o mundo mais do que duplica as vendas de ouro.

Em que mês plantar tulipas

Antes de começar a plantar tulipas no outono, é importante decidir em que mês você precisa plantar os bulbos. A época ideal é a partir da segunda quinzena de setembro até o final de outubro.

Com o plantio precoce, os bulbos podem germinar antes da geada e as flores congelam. Será inútil esperar que as tulipas congeladas floresçam na primavera.

Um pouso posterior também é indesejável. Os bulbos precisam de no mínimo três a quatro semanas para criar raízes. Se o plantio de tulipas for feito com atraso, então na primavera suas consequências não tardarão a chegar: na primavera elas florescerão muito mais tarde ou você pode ficar completamente sem flores.

Em todo caso, ao se planejar o plantio de tulipas, é necessário não se focar apenas nas datas recomendadas, mas também levar em consideração as características climáticas de cada região.

  • na Sibéria o clima é mais severo, o outono chega mais cedo do que nas regiões centrais. Portanto, a questão: quando plantar tulipas nesta região, pode-se dizer, surge de forma irritante. Recomenda-se plantar bulbos da terceira década de agosto a meados de setembro. Se o outono for quente, o período de plantio pode durar até o final do primeiro mês de outono, mas não depois;
  • nos Urais clima mais ameno. Mas o momento do plantio de tulipas em terreno aberto depende da área de residência. No norte dos Urais, o plantio pode ser feito na segunda década de setembro, no sul esse período é mais longo - o desembarque deve ser feito antes de 10 de outubro;
  • em Moscou e região de Moscou as condições climáticas ditam datas diferentes para o plantio de tulipas. O plantio de lâmpadas na região de Moscou começa em 20 de setembro e as obras são concluídas até meados de outubro;
  • nas regiões do sul da Rússia o trabalho de plantio não começa antes de outubro. Não há pressa em plantar bulbos muito cedo aqui. As floristas estão esperando que o regime de temperatura exigido seja estabelecido. O outono se destaca apenas a partir da segunda década de outubro.

A afiliação regional é um fator secundário para determinar quando é a melhor época para plantar flores. Ele determina de maneira aproximada em que mês você precisa prestar atenção às condições climáticas e começar a se preparar para o trabalho de plantio. Não vale a pena confiar nas previsões dos meteorologistas. Jardineiros de tulipas experientes notaram vários sinais do outono que se aproxima, no qual é necessário preparar o solo e plantar os bulbos em terreno aberto.

Atenção! Poucas pessoas sabem o fato de que as tulipas são usadas há muito tempo na culinária.

Os melhores chefs europeus utilizam a cebola para preparar saladas e pratos com sabores originais.

Onde quer que você more, é antes de tudo importante prestar atenção especial à queda da temperatura da terra.Os indicadores de temperatura mais ideais para o início do momento em que é hora de plantar tulipas no outono são + 8˚С + 10˚С. Neste caso, a profundidade na qual é necessário fazer as medições do teste deve ser de pelo menos 15 cm.

Os indicadores de temperatura do ar à noite também são importantes - é necessário completar todo o trabalho de plantio até que a coluna de mercúrio desça abaixo de + 2˚С + 3˚С. É com esses parâmetros que os bulbos terão tempo suficiente para o desenvolvimento do sistema radicular, mas não terão tempo para liberar as primeiras folhas.

O cumprimento das datas especificadas para o plantio de tulipas no outono garante que na primavera, com os primeiros raios quentes do sol, brotos verdes suaves surgem imediatamente sob a terra, e em poucos meses você poderá ver frutos tenros e lindos de seus trabalhos em seu site.

Às vezes, as circunstâncias se desenvolvem de tal forma que não é possível realizar o trabalho de plantio em tempo hábil. Como plantar tulipas no outono se nevou cedo, as condições climáticas difíceis ou o emprego urgente causaram um pequeno atraso? Desde que ainda haja tempo antes do início da geada, você não deve adiar para a primavera uma questão tão responsável. É necessário iniciar imediatamente os trabalhos de plantio e concluí-los o mais rápido possível de acordo com todas as normas.

Fato interessante! Por mais de meio século, as maiores remessas de tulipas têm passado pela bolsa FloraHolland, localizada nas proximidades do aeroporto de Amsterdã. As vendas diárias são de mais de 20 milhões de peças, desde que o leilão esteja aberto apenas 3-4 horas por dia com uma semana de trabalho de cinco dias.

Preparando o solo para o plantio

Por mais bonito que seja o terreno no local, a etapa preparatória de preparação do solo para o plantio não pode ser omitida.

Todo florista sabe que gastando um mínimo de tempo neste processo simples, ele obterá o melhor resultado. Para iniciantes, essas informações também serão úteis.

Listamos os principais pontos do trabalho de plantio:

  • Antes do plantio, é importante escolher a área certa para o plantio dos bulbos. As peculiaridades do cultivo de tulipas o ajudarão a fazer sua escolha. Essas flores gostam muito da luz do sol. Portanto, um local para um canteiro de tulipas deve ser escolhido com iluminação suficiente, sem escurecimento. A falta de luz solar necessariamente afeta a aparência das flores. Além de enfraquecerem, seus caules se estendem para cima e se curvam, e os botões provavelmente são pequenos e menos vibrantes em comparação com as plantas da mesma espécie cultivadas em um local iluminado pelo sol.
  • As tulipas precisam ser protegidas dos ventos frios. Rajadas fortes podem quebrar facilmente seus caules frágeis. Os ventos frequentes podem anular todos os esforços para melhorar o site.
  • É necessário cavar o solo para o plantio 1 - 2 semanas antes do início do trabalho. Mas e se as fortes chuvas não o estragassem neste outono? Na véspera da escavação, é necessário umedecer abundantemente a área. Cave o solo a uma profundidade de 20 a 25 cm.
  • O solo muito denso e pesado dificultará o crescimento de raízes jovens e será muito difícil para os rebentos novos quebrá-lo na primavera. Portanto, durante o plantio, será necessário adicionar areia a tal solo diretamente nos buracos ou ranhuras imediatamente antes de plantar os bulbos de tulipa. Além disso, a areia impede o apodrecimento dos bulbos, pois a água penetra nas camadas inferiores do solo.
  • A composição química do solo também é um fator importante no cultivo de tulipas. Portanto, vale a pena considerar com antecedência quais fertilizantes orgânicos e inorgânicos devem ser adicionados ao solo durante a escavação e quais devem ser adicionados imediatamente antes do plantio em cada cova. Ao escolher vitaminas para a terra, você deve prestar atenção que as tulipas amam um ambiente alcalino. Será útil fertilizar o solo com farinha de dolomita, composto ou nitrato de potássio. Solos muito acidificados devem ser desoxidados adicionando 2-3 punhados de cinzas de madeira a cada buraco durante o plantio.
  • Imediatamente antes de iniciar o trabalho preparatório, é necessário prestar atenção à ocorrência de águas subterrâneas. As raízes das tulipas podem ter profundidade de até 50 cm. Um ambiente muito úmido pode provocar o apodrecimento do sistema radicular do bulbo e, como resultado, do próprio bulbo e da parte aérea da flor. Para evitar esse tipo de problema, você deve escolher áreas mais elevadas para o plantio de tulipas.
  • Após a realização dos trabalhos agrotécnicos, é necessário nivelar o solo sem deixar buracos e amassados ​​na superfície. A água da chuva é drenada para eles e, com o início de geadas fortes, os bulbos plantados podem congelar e morrer.
Informação importante! É altamente indesejável usar esterco fresco como fertilizante para tulipas.

Em primeiro lugar, por tais ações você irá provocar um surto de doenças fúngicas dos bulbos. Em segundo lugar, esse tipo de fertilizante pode queimar gravemente as raízes e os bulbos provavelmente morrerão.

Não entre em pânico e pense que plantar tulipas no outono é muito difícil. Pelo contrário, um iniciante também pode lidar com isso. O vídeo a seguir o ajudará em seus empreendimentos.

Como plantar corretamente bulbos de tulipa no outono

Você quer fazer um arranjo de flores com tulipas florescendo? Ou plantar flores com um tapete? Ou talvez você goste de pequenos grupos de tulipas de diferentes variedades, caoticamente espalhadas pela casa de verão? Independentemente do que você queira ver na primavera, existem algumas diretrizes a serem seguidas sobre como plantar adequadamente as tulipas no outono. Seguindo essas instruções simples, você tem a garantia de obter botões de tulipa grandes e brilhantes próximos da forma ideal. Os itens são listados em ordem de importância e é aconselhável não pular uma única ação para obter o resultado desejado.

Além disso, o processo de plantar e cuidar das tulipas não é oneroso e não exige grandes custos financeiros.

  • Selecione e prepare as lâmpadas corretamente. As lâmpadas escavadas são classificadas imediatamente. Os espécimes impróprios para o plantio (infectados com bactérias putrefativas, muito pequenos) devem ser colocados imediatamente de lado. Os maiores e médios devem ser embebidos em uma solução fraca de permanganato de potássio (cor rosa claro). Esse tratamento anti-séptico desinfetará o material de plantio. Decidido o momento do plantio, os bulbos de tulipas podem ser tratados com soluções para estimular o crescimento e fortalecer o sistema radicular.
  • Seguindo as regras para formação de canteiro, é necessário distribuir corretamente os bulbos sobre a área preparada, levando em consideração a variedade, cor e altura da planta. É melhor plantar tulipas altas no centro e as mais curtas nas bordas, para que as flores maiores não bloqueiem a tão necessária luz do sol em variedades menores.
  • É mais conveniente plantar tulipas em ranhuras ou buracos. Mas antes de fazer buracos no solo, é importante saber a que profundidade as tulipas devem ser plantadas. Portanto, os sulcos no solo precisam ser pequenos, não mais do que 12 a 15 cm. No plantio, é importante levar em consideração o tamanho e o grau do material de plantio. Os bulbos de tulipas maiores precisam ser plantados a uma profundidade de 15 cm, e os menores - 10-12 cm. Com uma régua, você não precisa correr pelos canteiros e medir cada bulbo. A profundidade deve ser cerca de três vezes o diâmetro do bulbo.
  • Faça ranhuras perfeitas na profundidade desejada. A distância entre os bulbos, assim como a profundidade de plantio, depende do seu tamanho. Os espécimes pequenos devem ter 6-8 cm de distância um do outro, e os grandes por 10. Os espaçamentos entre linhas devem ser maiores - pelo menos 20-25 cm, para que todas as tulipas recebam luz solar suficiente. Se você quiser acabar com um tapete floral brilhante, o material de plantio deve ser plantado em um padrão xadrez. Ao mesmo tempo, para 1 m², você precisará de pelo menos 100 lâmpadas pequenas ou até 50 lâmpadas grandes.
  • No futuro canteiro de flores, é útil fazer marcações ou colocar pratos com o nome da variedade e cor das tulipas, para que mais tarde, ao cavar, não confunda os bulbos.
  • Antes do plantio, é aconselhável tratar os bulbos de tulipas para protegê-los de roedores.Os cultivadores de flores experientes aconselham a untar cada bulbo com pomada Vishnevsky ou borrifar querosene de um frasco de spray. Alternativamente, você pode recorrer à proteção química, porque essas pequenas pragas podem anular todos os seus esforços.
  • Os bulbos das tulipas preparadas devem ser plantados nos buracos suavemente, sem esforço. Nesse processo, é importante que não haja nenhum espaço de ar entre o bulbo e o solo.
  • E chega o momento mais agradável. Depois de cobrir as ranhuras ou buracos com terra, é importante nivelar o terreno para que não haja buracos e depressões no local, para onde a água possa fluir.

Conselho útil! Para dividir os bulbos de tulipas por variedades e cores durante o plantio no outono, cestas de treliça projetadas especificamente para o cultivo de flores da família dos bulbos ajudarão.

Além disso, eles facilitarão seu trabalho na hora de desenterrar as lâmpadas. Mesmo os menores bebês tulipas permanecerão dentro do recipiente de plástico, e você não confundirá as variedades de suas flores favoritas.

Quando e como plantar tulipas em cestas de plástico no outono, você aprenderá com este vídeo:

Cuidados com o bulbo após o plantio

É ingênuo acreditar que, depois de cobrir os bulbos com terra, cuidar das tulipas no outono é completamente desnecessário. É aconselhável cobrir adicionalmente o local com material de cobertura morta, que é excelente para palha, ramos de abeto, serragem, folhas secas.

Na ausência ou em quantidades mínimas de precipitação no outono, é aconselhável regar a área plantada com tulipas após 10 dias. Concentre-se na condição do solo.

É importante controlar a quantidade de precipitação no inverno. Se Zimushka for generoso com quedas de neve, não há necessidade de tomar nenhuma providência para preservar as lâmpadas. Mas se ao contrário, então no local em que as tulipas são plantadas, é necessário lançar manualmente tanta neve quanto possível, cobrindo os futuros canteiros de flores com uma manta branca como a neve.

Isso evitará que suas flores congelem. Como você pode ver, cuidar das tulipas não é nada difícil.

É importante ter um bom humor e vontade de criar um pequeno paraíso no seu jardim.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção