Contente
As tulipas são símbolos brilhantes e diversos da primavera. Os residentes de verão e os produtores de flores adoram fazer experiências com essas cores. Cultivar tulipas com sementes em casa, à primeira vista, é incrível, mas é só tentar, e os brotos novos vão tirar as dúvidas.
É possível cultivar tulipas a partir de sementes
Hoje, essas flores estão associadas à Holanda, mas há muitos séculos foram cultivadas pela primeira vez na Ásia. O próprio nome vem da antiga palavra persa, que se traduz como "turbante". As tulipas eram especialmente apreciadas no Império Otomano.
No século 16, as flores chegaram à Europa. Desde então, o mundo foi dominado por uma verdadeira febre das tulipas. Os criadores estão constantemente criando novas variedades híbridas, surpreendendo pelo formato das pétalas e pelo esquema de cores.
Os bulbos são material de plantio comum para todos. A reprodução da semente é questionável. É perfeitamente possível obter tulipas com lindas flores a partir de sementes. O único "mas" - o processo de cultivo será longo (5-10 temporadas). Mas isso não vai impedir os floristas entusiasmados. Ver como um bulbo precioso é formado a partir de uma pequena semente é um verdadeiro milagre. Você também pode tentar criar e obter variedades originais de tulipas.
Quando plantar tulipas por sementes
É melhor realizar o procedimento no outono (setembro-outubro). Mas se as sementes de tulipas (foto abaixo) foram colhidas na primavera, o momento é ligeiramente alterado e você pode começar a plantar nos últimos dias de outubro ou na primeira quinzena de novembro. Na primeira primavera aparecerá um broto fino, que terá apenas uma folha. No segundo ano, essa folha ficará ainda maior e o botão do bulbo estará quase totalmente formado.
Como cultivar sementes de tulipa em casa
Alguns produtores plantam sementes diretamente no solo. Se no inverno a temperatura do ar estiver abaixo de -5 ° C, o plantio requer cobertura adicional na forma de uma película densa ou galhos.
Muitas pessoas optam por cultivar tulipas a partir de sementes em casa. Isso permite que você obtenha plantas mais fortes e mais viáveis no futuro. Para isso, são utilizadas estufas, e também o cultivo é realizado em condições ambientes (em vasos ou recipientes).
Coleta de sementes e preparo do solo
A tulipa deve florescer completamente. Em seguida, a haste é amarrada de modo que a flecha fique em uma posição estritamente vertical. Caixas maduras começam a rachar. Este é o primeiro sinal de que você pode começar a coletá-los. As sementes maduras geralmente escurecem e adquirem uma tonalidade laranja-avermelhada. A caixa é cuidadosamente separada da base com uma tesoura afiada e transferida para um quarto escuro e seco. Deve secar completamente.
Quando o material de plantio está pronto, é preciso cuidar do solo. Freqüentemente, eles usam terra pronta, que é vendida em qualquer loja de jardinagem. Você mesmo pode preparar a mistura de solo combinando turfa com matéria orgânica e areia grossa.O substrato deve ser nutritivo, solto, permeável à umidade e ao oxigênio.
Regras de pouso
Não é difícil obter mudas de tulipas por meio de sementes.
Todo o processo inclui várias etapas:
- Recipientes (caixas oblongas ou potes) são preparados com antecedência e pequenos orifícios são feitos no fundo.
- A drenagem é colocada na parte inferior e a mistura de solo acabada é derramada em cima. É nivelado e são feitas depressões de cerca de 3 cm, depois as sementes são densamente semeadas (cada grão em sua cela) e borrifadas com areia.
- Durante o primeiro mês, os recipientes são cobertos com filme plástico comum com orifícios para ventilação. A temperatura da sala é mantida a pelo menos + 15 ° C. Assim que os primeiros rebentos eclodem, os recipientes são transferidos para uma sala quente com uma temperatura ambiente confortável. Não é recomendado colocar tulipas perto de aquecedores e radiadores. Assim, a umidade vital evaporará rapidamente.
Regar e alimentar
As tulipas não gostam da seca. O plantio deve ser regularmente umedecido com irrigação por gotejamento. É conveniente fazer isso em casa usando um regador pequeno, um pequeno borrifador ou uma seringa comum. Este procedimento é feito uma vez a cada 6-7 dias. É melhor usar água morna estabilizada.
Fertilizantes orgânicos e minerais podem ser usados como cobertura. Para estes fins, são adequados húmus ou composto, excrementos de galinha esterilizados em grânulos, cinzas de madeira, bem como preparações minerais complexas. É muito importante que as tulipas recebam os macro e microelementos necessários (cobre, magnésio, potássio, fósforo, nitrogênio, boro, molibdênio, ferro, zinco, magnésio).
Preparação para o plantio em terreno aberto
No terceiro ano, começa a divisão vegetativa ativa e aparecem pequenas cebolas bebê. No início de agosto, eles são divididos e transferidos para campo aberto. Em uma área previamente preparada, são feitos furos (a profundidade de cada um é de 10 a 12 cm). Para lâmpadas pequenas, uma distância de cerca de 9 cm é mantida entre os orifícios.
Areia de rio limpa é despejada nas depressões e despejada com água e sal (1 copo por 10 litros). Antes de plantar, é útil segurar os bulbos em uma solução fraca de permanganato de potássio para desinfecção. Em regiões com invernos frios, os bulbos terão de ser isolados adicionalmente com uma camada de húmus com cerca de 5-6 cm de espessura. Se os bulbos bebês forem plantados na primavera, eles não florescerão, mas no outono terão tempo de ficar mais fortes e crescer.
Além disso, as plantas recebem os cuidados habituais: são regularmente regadas, fertilizadas, cuidadosamente soltadas do solo e examinadas periodicamente em busca de doenças e pragas.
Como armazenar sementes de tulipa no inverno
Sacos de papel respiráveis que podem ser dobrados em recipientes de plástico são os melhores para isso. Para as sementes de tulipas, eles fornecem as mesmas condições que para qualquer outra flor: em um ambiente fresco e escuro com níveis normais de umidade. Se houver umidade, bolor se formará nas sementes. O papel alumínio não pode ser usado como embalagem, pois faz com que as sementes percam a germinação.
As lâmpadas são armazenadas em um recipiente de papelão em temperatura ambiente, ao abrigo da luz solar direta. Para o material de plantio, que deve permanecer até a primavera, a temperatura ideal é considerada em + 15 ° C.
Dicas úteis
O cultivo de tulipas a partir de sementes é um processo bastante complicado. Nem todo florista decide isso. Aqueles que praticaram este tipo de cultivo conhecem muitos segredos do cultivo de tulipas a partir de sementes.
Algumas recomendações:
- O regime de temperatura correto e a rega regular permitirão que você obtenha brotos fortes e saudáveis.
- Não plante bulbos de tulipas perto de batatas ou repolho.
- Os bulbos afetados por doenças ou pragas devem ser desenterrados e queimados em tempo hábil.
- É permitido plantar tulipas até o muito frio, mas na primavera elas florescerão muito mais tarde do que a data do vencimento.
- As plantas jovens precisam ser protegidas da luz solar. Caso contrário, a massa verde crescerá em detrimento da formação dos botões.
- Anualmente, as tulipas são aconselhadas a serem plantadas em um novo local. Isso os protegerá de doenças.
- Após a floração, os bulbos devem ser desenterrados e cuidadosamente separados. Todos os espécimes duvidosos são eliminados imediatamente.
- Em casa, você pode regular a floração das tulipas. Para admirar as belas flores no inverno, é preciso regá-las e alimentá-las duas vezes por semana. Após a germinação, os vasos são reorganizados o mais longe possível das baterias.
- As tulipas também podem ser cultivadas em hidrogel ou água.
Conclusão
Cultivar tulipas a partir de sementes em casa é a escolha dos jardineiros mais pacientes. Este método permite criar novas variedades, ajustar o tamanho da flor e sua cor. Cuidado complexo não é necessário, mas tulipas incrivelmente belas, cultivadas com suas próprias mãos a partir de um pequeno grão, recompensarão a paciência e o trabalho e se tornarão indicadores de habilidade.