Contente
Muitos cultivadores de flores, desejando decorar seu jardim de flores ou canteiro pessoal, na maioria das vezes plantam plantas perenes despretensiosas. Com um mínimo de esforço, você pode desfrutar de flores coloridas vibrantes todos os anos sem muito aborrecimento. Astilba também pertence a essas plantas exigentes. A sua folhagem delicada e delicada e as inflorescências arejadas e inimitáveis não vão deixar nenhum cultivador indiferente. Portanto, astilba, plantar e cuidar que em campo aberto é tão fácil que um iniciante pode fazer frente, está ganhando cada vez mais reconhecimento.
Descrição da planta
Astilba pertence ao gênero de plantas perenes e à família de Stonefragments. Essa flor recebeu esse nome porque tanto as folhas quanto as inflorescências não têm brilho. "Astilbe" traduzido do latim significa "a" - "sem" e "stilbe" - "brilhar". Esta característica foi observada e descrita pelo biólogo escocês Hamilton.
Na natureza, o astilbe cresce principalmente na América do Norte, Japão, Leste Asiático. No território da Rússia infinita, essas belas flores podem ser encontradas no Extremo Oriente.
Astilba é uma planta herbácea cuja parte aérea morre com o início do inverno. O caule, no qual, via de regra, uma inflorescência está localizada, é ereto. A altura das flores pode variar de 8 cm a 200 cm, dependendo da variedade e espécie.
As folhas de Astilbe, cujo plantio e manutenção foram feitos dentro do prazo e de acordo com as regras, são basais. Numerosas folhas são formadas em longos pecíolos, as folhas são geralmente pinadas, dissecadas, as bordas são recortadas. Os simples são extremamente raros. A cor das folhas é verde escuro, às vezes verde avermelhado ou bordô.
As flores de Astilba são pequenas, coletadas em inflorescências apicais volumosas. O comprimento das panículas de flores depende da variedade de flores. As astilbe florescem do início de junho ao final de julho. Algumas variedades podem decorar o jardim até meados de setembro. O período de floração depende da variedade de flores e das condições climáticas de crescimento.
Em geral, a planta não é exigente quanto à composição do solo. Após o plantio em campo aberto, o astilbe requer manutenção mínima. A única coisa que vale a pena considerar é que as flores gostam muito de umidade. Mesmo um curto período de seca se reflete na abundância e no brilho da floração.
Freqüentemente, o plantio e o cuidado da astilba em campo aberto (veja a foto) são realizados perto de reservatórios artificiais e naturais. Neste caso, nota-se uma floração muito exuberante, longa e brilhante. Astilba cobre a terra com um tapete colorido, rico e arejado que não deixará ninguém indiferente.
A gama de cores das cores astilba é apresentada em uma ampla variedade de tons - branco neve, rosa, roxo, lilás pálido, vermelho brilhante, carmesim e até violeta.
Com um mínimo de esforço para cultivar e cuidar da astilba, você poderá desfrutar de uma floração linda e exuberante de junho a agosto.É uma das poucas plantas que viceja e floresce lindamente em sombra parcial. Astilba tem muito poucos inimigos na horta e muito raramente é afetada por alguma doença.
Métodos de propagação de flores
Não existem tantas formas de criar astilba. Amadores e profissionais costumam usar dois métodos de propagação de flores: dividir o arbusto e as mudas. Essas são as atividades mais acessíveis e fáceis de realizar que um iniciante pode realizar.
A propagação de sementes de Astilbe é extremamente rara. Freqüentemente, as sementes simplesmente não têm tempo de amadurecer. Em algumas flores varietais e híbridas, o material da semente simplesmente não é capaz de manter e transmitir os sinais de pertencer a uma determinada variedade.
Na maioria das vezes, os criadores crescem a partir de sementes de astilbe ao criar novas variedades e híbridos.
Dividindo o mato
Dividir o arbusto de astilba é a maneira mais fácil de propagar flores. Isso pode ser feito na primavera e no outono. Para dividir o arbusto, você deve seguir estas etapas:
- com cuidado, com um forcado, desenterre o velho arbusto, tomando cuidado para não danificar o rizoma;
- remova as partes mortas do sistema radicular, folhas velhas e amareladas;
- Divida o arbusto de astilba de modo que cada parte tenha 4-5 botões de renovação e um bom sistema radicular. É desejável fazer isso com uma faca perfeitamente limpa e afiada.
- Certifique-se de tratar os cortes com carvão triturado.
O plantio de rizoma de astilba na primavera praticamente não difere das atividades de plantio de outras plantas. A única diferença é que você precisa regar as flores após o plantio diariamente e em abundância. Se conseguir plantar astilba na primavera, antes do início do período vegetativo, e não se atrasar com os prazos, dentro de alguns meses poderá desfrutar de flores encantadoras e inimitáveis.
Como separar a renovação do rim
Como o astilba também se reproduz com a ajuda de estacas de raízes, é importante separar corretamente os botões de renovação do arbusto principal.
Dê uma olhada no arbusto de astilba. Do lado em que há botões jovens bons e promissores, que com certeza virão brotos no próximo ano, é preciso mover com cuidado uma pequena camada de solo. Uma parte do arbusto é separada com uma faca limpa e desinfetada. Observe que, além de 2-3 botões completos e bem desenvolvidos, cada parte também tinha um pedaço do sistema radicular.
Plante as flores futuras em um canteiro separado antes de transplantá-las para um local permanente. É aconselhável criar condições de estufa para as flores - uma pequena estufa ou abrigo de filme será útil. O cuidado subsequente após o plantio de astilba em terreno aberto é reduzido apenas a rega e arejamento regulares.
Se você separou os botões na primavera, no outono um arbusto jovem e enraizado pode ser transplantado para um jardim de flores. Se o procedimento de divisão da astilba foi realizado no outono, as flores podem ser transplantadas apenas na primavera.
A única desvantagem deste método de reprodução da astilba por estacas é que as primeiras inflorescências só podem ser vistas depois de um ano.
Quando pode ser transplantado e sentado
Antes de propagar astilba, é importante decidir quando você pode plantar flores, em que época do ano e em que período de tempo é mais aceitável.
Na primavera, as flores de astilba despertam após a hibernação algumas semanas mais tarde do que outras plantas perenes. Para iniciar um processo de crescimento estável, o termômetro não deve cair abaixo de + 10˚С + 12˚С.
Em regiões com clima ameno e invernos relativamente quentes, as primeiras folhas verdes de astilba não aparecem até o final de abril ou início de maio. Em áreas com clima mais severo, os primeiros sinais de desenvolvimento floral aparecem apenas no final de maio ou mesmo no início de junho.
Portanto, não se deve ter pressa com o plantio de astilba e o posterior cuidado com as flores, pois as plantas podem congelar durante o período de geadas da primavera. No entanto, você também não deve atrasar esse evento, caso contrário, será mais difícil para as flores transferirem o processo de transplante no calor.
A época ideal para propagar astilba na primavera, dividindo o arbusto, será o início da estação de crescimento assim que aparecerem os primeiros brotos verdes.
No outono, o plantio de astilba em terreno aberto é necessário levando em consideração o fato de que as flores precisarão de pelo menos 1,5-2 meses para o enraizamento bem-sucedido e a preparação completa para o frio que se aproxima.
Escolhendo um lugar adequado
Antes de plantar astilba, é importante decidir quais lugares a planta prefere e o que ela precisa para uma floração exuberante e exuberante e um crescimento ativo.
Ao cultivar astilba ao ar livre, é importante cumprir uma série de requisitos:
- a planta prefere uma iluminação suave e difusa;
- astilba cresce lindamente e floresce violentamente à sombra de edifícios ou árvores;
- a flor é despretensiosa em relação à composição do solo, a condição principal é que seja leve e retenha bem a umidade;
- é crítica para a estagnação da umidade, que pode ameaçar o apodrecimento do sistema radicular.
Para que as flores não sofram com o ar seco, é aconselhável determinar um local próximo a pequenos cursos d'água para o plantio de astilba em campo aberto.
Preparando o site
A preparação de um local para o cultivo de astilba em campo aberto não requer esforços especiais. Regue abundantemente alguns dias antes do trabalho proposto e, em seguida, cave o solo do jardim de flores onde plantará astilba. Se necessário, aplique fertilizantes minerais complexos se o solo for pobre ou areia se o solo for pesado.
Deixe a área em paz por alguns dias. Após este tempo, você pode transplantar flores de Astilba com segurança para um terreno aberto.
Nós plantamos plantas no solo
No cultivo de astilba, a distância entre as covas de plantio deve ser de 15 a 30 cm, dependendo da variedade e altura da planta. Os furos são preparados de forma que o sistema radicular das flores se localize livremente no furo. O tamanho aproximado dos orifícios é de 30 cm x 30 cm.
Na parte inferior de cada buraco de pouso, você precisa adicionar:
- húmus ou composto - 2 punhados;
- farinha de osso ou cinza - 1 xícara.
Coloque o rizoma de astilba no buraco de forma que os botões de renovação "olhem" ligeiramente para fora da superfície da terra. Depois de plantadas, as flores são abundantemente regadas e cuidadas.
Quão exigentes as plantas são em termos de cuidado
Cuidar do incomparável astilba após o pouso é fácil. Tanto um florista ocupado quanto um novato serão capazes de lidar com eventos comuns:
- amontoado regular;
- rega abundante;
- alimentação oportuna;
- poda após a floração;
- remoção de ervas daninhas e cobertura morta.
Hilling
Uma característica do astilba é o crescimento superficial do sistema radicular. As raízes das flores durante o período de formação e crescimento ativo não se aprofundam, mas, por assim dizer, crescem no topo da camada do solo.
Por esta razão, uma ligeira elevação pode ser vista sob os arbustos de astilba após um ano. Depois de alguns anos, o montículo de raiz aumentará de tamanho. Portanto, o principal procedimento no cuidado da astilba após o plantio em campo aberto é o amontoamento regular da zona radicular.
Quanto maior melhor
A rega de Astilbe é necessária de acordo com o esquema "quanto mais, melhor". Não permita que o solo do jardim de flores seja coberto com uma crosta seca, mesmo por um curto período de tempo.A planta reage imediatamente à falta de umidade com letargia da folhagem, queda das flores, diminuição do esplendor da floração, escassez de cor das flores e grandes lacunas nas inflorescências.
Durante a seca e a floração, as plantas devem ser regadas pelo menos duas vezes ao dia. É melhor realizar este procedimento no início da manhã e após o pôr do sol, para não provocar queimaduras solares.
No entanto, jogar água em astilba também não vale a pena. A umidade estagnada não é menos prejudicial para as flores. Manter úmido o solo do jardim de flores será suficiente para as plantas.
Quando e como alimentar
O próximo passo para cuidar da astilba perene após o plantio (foto) é a alimentação regular. A primeira vez que você fertilizou uma planta foi durante o plantio. Posteriormente, você deve alimentar as flores de acordo com o seguinte esquema:
- na primavera, alimente as flores com fertilizantes de nitrogênio;
- após murchamento - fertilização com potássio e fósforo.
Isso ajudará a planta a recuperar a força após a floração e a se preparar totalmente para a geada do inverno. Astilba não exigirá mais de você.
Abrigo de plantas
Astilba é bastante resistente ao frio, então muitas vezes uma boa camada de cobertura morta é o suficiente para suportar as geadas de inverno de -35˚C a 37˚C. Moradores de regiões com clima adverso devem ter mais cuidado com o abrigo da astilbe perene.
Quando a temperatura cai na primavera, os brotos jovens e imaturos da planta podem congelar. Por isso, na primavera, cuide do abrigo das flores quando houver risco de geada e renove a camada de cobertura morta. Isso ajudará a proteger os rebentos fracos da geada e a simplificar o cuidado da astilba após o plantio em terreno aberto.
Quando cortar
A poda de inflorescências murchas após floração abundante deve ser realizada nos primeiros anos após a reprodução do astilbe por divisão ou por estacas. Essa operação permitirá que as flores direcionem todas as suas energias para a formação e crescimento do sistema radicular, bem como para a formação de novos botões de renovação, que florescerão abundantemente no próximo ano.
No entanto, alguns produtores não podam astilba, deixando ramos com inflorescências secas nos arbustos, o que confere ao jardim um aspecto especial e encantador. Antes do início do inverno, as flores ainda precisam ser cortadas a uma altura de 5 a 10 cm acima do solo.
Palha ou não
Para simplificar o cuidado da astilba após o plantio (ver foto), é aconselhável aplicar cobertura morta no jardim de flores. Este procedimento simples ajudará a reter a umidade e reduzir a taxa de crescimento e a quantidade. ervas daninhas no Jardim.
Os seguintes materiais podem ser usados como cobertura adequada para flores:
- pedaços de casca de árvore, lascas grandes;
- palha picada;
- turfa;
- seixos, argila expandida.
Ao cultivar e cuidar da astilba no jardim, você precisa atualizar regularmente a camada de cobertura morta. Ajudará as flores a suportar com calma as geadas de inverno.
Você precisa transplantar e plantar flores pelo menos uma vez a cada 4-5 anos. Caso contrário, o sistema radicular enfraquece, o período diminui e a abundância de floração de astilba diminui. A época ideal para dividir o arbusto velho em vários jovens é no início do outono ou no final da primavera.
Quem ou o que pode ameaçar as flores
A razão para a popularidade crescente do astilbe não reside apenas em sua decoração e despretensão. Esta planta é evitada pela doença e pela maioria das pragas de insetos.
É extremamente raro que o sistema de flor da raiz seja afetado pelo nematóide do verme da raiz. Esses parasitas praticamente não respondem ao tratamento das plantas nem mesmo com os medicamentos mais poderosos. Portanto, o controle de pragas é reduzido à remoção e destruição dos arbustos afetados. Ao mesmo tempo, é aconselhável retirar do local parte do solo em que as flores cresceram.
É impossível cultivar astilba no mesmo lugar por 4-5 anos.
A moeda que baba também é um perigo para as flores. A aparência de astilba e pequenos pedaços de espuma branca indicam que a planta se tornou um paraíso para a baba.
Em geral, as flores ficam letárgicas, astilbe cresce mal, o crescimento da massa verde fica mais lento. E nos caroços espumosos que aparecem nas folhas, desenvolvem-se larvas de insetos. O único método de lidar com a pennitsa é coletar manualmente os insetos e as larvas da folhagem da planta.
O autor do vídeo contará e mostrará como plantar Astilba corretamente em terreno aberto.
Conclusão
Plantar e cuidar da astilba em campo aberto, como você pode ver, não é particularmente difícil. Mas essas flores exigentes e amantes da sombra podem decorar qualquer canto do seu jardim. Imagine essas nuvens delicadas e leves de várias cores! Astilbes luxuosas e inimitáveis merecem ocupar seu lugar em qualquer trama pessoal. Durante o período de floração exuberante, florescem com cores vivas e proporcionam verdadeiro prazer.