Contente
Astilba Ametista é uma cultura herbácea perene da família Kamnelomkovy. A planta com folhas perfuradas é muito popular entre os jardineiros. O brilho ametista da astilba e as inflorescências de extraordinária beleza podem decorar qualquer canteiro de jardim ou estufa.
Descrição da Astilba Ametista
Astilba Arends Ametista é um arbusto perene com folhas trifolioladas complexas verde-amareladas.
Astilba Ametista prefere áreas com sombra parcial, pois o excesso de luz solar pode afetar negativamente as taxas de crescimento. A cultura não tolera umidade estagnada e água subterrânea. A abundância de fluido leva ao amortecimento do sistema radicular.
Características de floração
Astilba Ametista é proprietária de inflorescências violeta-rosa paniculadas ou lilases, cujo tamanho varia entre 18-31 cm, podendo observar-se nas inflorescências sépalas claras uma bela moldura rosa. Astilba Ametista distingue-se pela sua longa floração, que se inicia em julho e vai até o final de agosto. Os frutos são vagens de óleo com pequenas sementes dentro. Em condições naturais, amadurecem no final do verão ou na primeira quinzena de setembro. O pedúnculo se desenvolve apenas no segundo ano após o plantio da muda no solo.
Aplicação em design
Astilba Ametista é uma planta ornamental comum encontrada em jardins, parques e estufas.
mixborders
Astilba Ametista fica bem perto de badan, hospedeiro e outros arbustos perenes
mixborders
Astilba Ametista fica bem perto de badan, hospedeiro e outros arbustos perenes
Bairro com jacinto, açafrão, floco de neve, tulipa, narciso e outros representantes de culturas bulbosas é considerado favorável.
Métodos de reprodução
O melhor método de criação para a ametista astilba é a divisão do mato. O procedimento é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- As raízes são cuidadosamente removidas do solo e divididas em várias partes.
- A área cortada é tratada com carvão amassado ou graxa de jardim.
- Para a melhor adaptação do sistema radicular, Astilba precisa de: solo umedecido, soltura regular do solo e rega.
Estimulantes e outros aditivos são usados para acelerar o crescimento. O período preferido para dividir os rizomas de Astilba Ametista é o início da primavera. O método de divisão renal fornece boa taxa de sobrevivência. Começa com o aparecimento dos primeiros botões. As estacas de Astilba são cortadas e plantadas em local quente (em uma estufa ou estufa) em solo abundantemente saturado de água. Uma mistura de solo com adição de cascalho e areia é considerada ideal. Um botão com rizoma deve ser coberto com filme plástico. A reprodução da ametista astilba por sementes exige muito esforço e é duradoura e ineficaz, por isso esse método praticamente não é usado por jardineiros.
Algoritmo de aterrissagem
O principal fator pelo qual a taxa de sobrevivência de uma cultura é determinada é o material de plantio de alta qualidade. Não é recomendado comprar mudas de Astilba Ametista de vendedores não verificados. É necessário examinar cuidadosamente cada rizoma, em que áreas secas e podres devem estar completamente ausentes. Durante o armazenamento, o sistema radicular é umedecido periodicamente. A secagem é igualmente prejudicial para a planta, assim como a umidade excessiva. O algoritmo de plantio para Astilba Ametista é o seguinte:
- O primeiro passo é preparar a cova de plantio para o tamanho do rizoma.
- As raízes devem estar livremente localizadas na cova, não sendo necessário um grande aprofundamento do astilbe.
- Pouco antes do plantio, é necessário fertilizar o solo na forma de fertilizantes minerais e cinzas.
- A maneira mais fácil de manter o teor de umidade desejado é com um hidrogel. Antes do plantio, o solo é regado.
- Mudas de Astilba de ametista precisam de cobertura morta.
Graças aos materiais de cobertura morta, é possível manter o nível de umidade desejado e evitar que as raízes sequem.
O final da estação de plantio de outono cai em meados de setembro. O período preferido é de meados de maio ao início de junho. Guarde as mudas em local fresco para evitar a germinação prematura dos botões. Se uma muda tem brotos claros, finos e longos, tem todas as chances de criar raízes, mas apenas se seu sistema radicular não tiver apodrecido e secado.
Astilba Ametista transfere facilmente a manutenção em casa no período entre a aquisição das mudas e seu plantio no solo. Um porão é perfeito para armazenamento, onde a temperatura é próxima de zero. As mudas de Astilba são colocadas em recipientes de plástico com orifícios de ventilação suficientes. Substrato umedecido, serragem, fibra de coco, solo leve e musgo são adicionados ao recipiente. No caso de desembarque de um grupo constituído por perenes astilba Ametistas, é necessário manter uma distância de cerca de 50 cm entre elas.
Rizomas com botões e brotos despertados podem ser transplantados para vasos de flores e colocados no parapeito da janela. Mudas requerem rega periódica. O alagamento é prejudicial para a planta. Solos argilosos com acidez na faixa de 5,5-6 pH são excelentes para o plantio de ametista astilba. A alta umidade do ar e a proximidade com as águas subterrâneas têm um efeito positivo no desenvolvimento.
Cuidados de acompanhamento
Astilba Ametista é uma cultura que não requer atenção e cuidados especiais.
Uma almofada de drenagem feita de argila expandida, cascalho fino e turfa evita o alagamento.
Conforme as mudas se desenvolvem, a cobertura morta precisa ser feita. Graças à rega oportuna e ao cuidado do solo, você pode alcançar altas taxas de crescimento, floração abundante e longa, bem como prevenir doenças e livrar a cultura de pragas. Conforme você cresce, você precisa podar folhas mortas e inflorescências velhas.
Astilba Ametista é uma cultura perene que requer alimentação periódica. No início da primavera, ela precisa de fertilizantes com predominância de nitrogênio. Eles nutrem o solo e aumentam os indicadores da força e da força da cultura. Com a ajuda de aditivos, o processo de recuperação da planta após o período de inverno é facilitado e a taxa de ganho de massa verde é aumentada. A cobertura com fertilizantes de potássio e fósforo torna as inflorescências de Astilba Ametista mais brilhantes e exuberantes. Para fortalecer o caule e aumentar a resistência da planta ao estresse, são utilizados húmus e preparações especiais.
No período de seca, a planta necessita de rega, que é realizada em dias alternados.Os primeiros fertilizantes na forma de curativos minerais são aplicados ao solo na primavera, depois que a neve começa a derreter. Quando o processo de floração está completo e os caules das flores estão secos, podem ser deixados no local, pois mesmo quando secos, ficam com um aspecto deslumbrante.
Preparando-se para o inverno
A criação de uma camada protetora de entulho e turfa permite manter o nível necessário de umidade e evitar o congelamento do sistema radicular no inverno. Durante 12 meses, a cultura cresce até 5,5 cm de altura, por isso é necessário aumentar a camada de cama em 2,5-3 cm por ano. Antes do início do frio, a parte aérea da planta precisa de poda e a criação de um abrigo de um filme plástico. Proteção adicional pode ser feita de ramos de abeto coníferos ou copas de vegetais.
A preparação para o inverno de um jovem arbusto de Astilba Ametista começa no verão. Eles se livram do pedúnculo imediatamente após seu isolamento. Até o início do tempo frio, a área ao redor do arbusto deve ser removida e eliminada periodicamente. Ao afrouxar a camada superficial do solo, deve-se tomar cuidado para não danificar o sistema radicular jovem da Astilba Ametista.
Doenças e pragas
Astilba Arends Ametista é uma planta altamente resistente a doenças e pragas. O perigo para o arbusto é a cigarrinha (baba comum), que o ataca desde o início do verão até meados de setembro. É quase impossível livrar-se dele com a ajuda de meios e preparações especiais. Você tem que lidar com a praga manualmente. Outro parasita que representa um perigo para a cultura é a lombriga - nemátodo da larva da raiz. É impossível lidar com a praga, portanto, a destruição completa do arbusto é necessária.
Conclusão
Astilba Ametista não requer poda da coroa, que é formada por conta própria. As mudas precisam ser transplantadas para outro local após 5-6 anos. É necessário eliminar com o tempo as folhas secas e as flechas das flores, pois inibem o processo de desenvolvimento dos arbustos.