Contente
Quando a astilba não floresce, é importante que o jardineiro conheça os principais motivos dessa manifestação. A flor é valorizada por sua decoração exuberante, que agrada aos olhos ao longo da temporada. Após o final do período de floração, a eficácia dos arbustos de espalhamento não diminui em nada. Mas as perenes são cultivadas nas parcelas precisamente por causa do momento da floração. Para que astilba floresça durante o período prescrito, é necessário cumprir estritamente os requisitos da tecnologia agrícola.
Características da astilba em flor
Existem mais de 200 variedades e híbridos de plantas perenes. Eles diferem em tamanho, cor das inflorescências, esplendor da floração. Uma característica da planta é a duração da floração. Mas acima de tudo, os jardineiros amam astilba porque o efeito decorativo das flores é aprimorado quando o plantio é parcialmente sombreado. Poucas plantas podem se orgulhar dessa característica.
Como astilba floresce
As inflorescências de Astilba consistem em pequenas flores abertas. Eles podem ser de várias cores, desde vermelho escuro e lilás até branco delicado, rosa ou azul. O visual mais espetacular está nas inflorescências caídas. Se você olhar para eles de longe, eles se parecem com panículas fofas. Olhando mais de perto, pode-se ver que pétalas e estames finos criam essa ilusão.
Outras espécies têm pétalas delicadas.
Dependendo do tipo de astilba, as inflorescências podem ter diferentes formas - caídas, paniculadas, rômbicas, piramidais. As espécies podem ser distinguidas pelos seguintes parâmetros:
- Na forma rômbica, os brotos laterais estão localizados em um ângulo agudo com o ramo central.
- Na piramidal, eles estão localizados em ângulo reto com o ramo central e diminuem de tamanho em direção ao ápice.
- Quando os brotos laterais diminuem próximo ao ápice, mas retrocedem em um ângulo agudo, é assim que a forma paniculada se parece.
- Os ramos pendentes são flexíveis.
As inflorescências racemosas de Astilba são bastante grandes, até 20-30 cm de comprimento. Cores diferentes permitem selecionar várias espécies que florescem durante todo o verão. Algumas variedades podem florescer com botões de vários tons ao mesmo tempo.
Quando e quanto floresce astilba
A duração e o tempo de floração das cultivares são diferentes. Existem espécies que florescem por não mais de um mês. Outros encantam os jardineiros com sua floração durante o verão.
Dependendo do período de floração, astilbe começa a florescer em:
- Junho - variedades de floração precoce;
- Julho - floração média;
- Agosto ou setembro - floração tardia.
O momento em que uma variedade começa a florescer também afeta a duração do período e as condições de cultivo. Um lugar ensolarado ou sombreado é igualmente adequado para astilbes de junho e agosto. As variedades de julho exigem o plantio em áreas sombreadas devido à forte atividade solar neste mês.
O tempo de floração depende do método de plantio e transplante da planta. Se a planta perene for propagada no início da primavera pela divisão do arbusto, as primeiras inflorescências farão as delícias do jardineiro no outono.
A reprodução sexual por sementes fornece o período de espera mais longo.Depois de todas as medidas necessárias com mudas, astilba só florescerá no terceiro ano.
Outro método que os jardineiros usam é enraizar o botão de renovação. O futuro rebento é plantado na primavera, transferido para campo aberto no próximo ano, também na primavera. A perene vai florescer no verão no ano de plantio.
O que determina o florescimento da astilba
O estágio mais importante na vida de uma planta depende de várias condições - local, variedade, condição da planta, condições de crescimento. Destes, o calor e a umidade são os mais importantes.
Para uma planta perene, você precisa escolher corretamente um local onde ela crescerá. Astilba adora aquecer e regar bem. Mas, se a flor não se sente bem ao sol, então você terá que transplantá-la em sombra parcial. Então a floração será retomada. Muitos jardineiros plantam a planta em uma área onde o lençol freático é próximo e há sombra natural (árvores).
Lista das razões pelas quais astilba cresce mal e não floresce
Para que a planta não deixe de florescer magnificamente todos os anos, é preciso saber os motivos que a impedem. Entre os principais fatores pelos quais astilba floresce mal, estão:
- características da variedade;
- o estado do sistema raiz;
- doenças e pragas;
- violação das regras de desembarque e saída;
- idade da planta.
Cada nuance pode causar uma falta de floração. Se a causa for eliminada a tempo e corretamente, o arbusto florescerá novamente.
Características varietais
Uma nuance importante que os cultivadores de flores precisam saber é que nem todas as variedades florescem no primeiro ano de vida. Você deve descobrir as características da variedade para não entrar em pânico antecipadamente.
A segunda sutileza está relacionada às condições de cultivo da variedade. Muitos jardineiros acreditam que uma floração exuberante pode ser alcançada com um pouco de sombreamento do astilbe. No entanto, existem espécies que não se desenvolvem bem à sombra - Bergkrisstal, Gloria, Weiss Pearl.
A terceira característica diz respeito ao período de floração. É simplesmente impossível esperar por inflorescências em uma espécie de floração tardia em junho. Portanto, deve-se conhecer com antecedência todas as características varietais da planta, principalmente a época de floração da astilba.
Idade das flores
Astilba cresce em um lugar por até 10 anos. Jardineiros experientes aconselham não deixar a planta por muito tempo sem um transplante. Caso contrário, a floração exuberante cessa, o arbusto torna-se menos decorativo. Para manter a eficácia da planta perene, ela deve ser transplantada após 4 anos. Isso se deve ao rápido crescimento do sistema radicular, que fica com pouco espaço, e vem à tona. Nesse estado, a planta para de abrir seus botões.
Clima
A planta não tolera superaquecimento da parte superior do rizoma e perda de umidade. Portanto, em um período muito seco e quente do ano, o astilbe não floresce sem regar. Além disso, o sol escaldante pode causar a cessação do brotamento. Sem chuva e ao sol, o arbusto pode morrer. A salvação, neste caso, será uma cobertura morta de alta qualidade do solo com uma camada de pelo menos 5 cm.
Violação das regras de pouso
Ao plantar uma planta, é necessário cumprir os requisitos da variedade. Se você violar qualquer um dos pontos, astilba para de florescer. A principal atenção deve ser dada a:
- Grau de iluminação. A localização certa para a espécie proporcionará condições ideais para o desenvolvimento da perene.
- Composição do solo. O solo deve absorver a umidade e sempre ligeiramente úmido. Tendo plantado uma planta em solo seco ou pantanoso, será problemático esperar a floração.
- Nível de acidez. A planta prefere solo ligeiramente ácido. Se o local tiver um valor diferente, você precisará tomar as medidas necessárias para acidificação ou lixiviação.
- Distância entre arbustos. Astilbes adora engrossar um pouco. Ao plantar variedades de baixo crescimento, mais de 25 cm, e as altas - 50 cm.
- Preparação de rizoma. Se você negligenciar a imersão das raízes em uma solução fungicida, a planta poderá ser ainda mais atacada por pragas.
- A posição da base dos brotos do rizoma. Eles devem estar no nível do solo. A violação desta regra leva até mesmo à morte da planta.
Antes de plantar, é preciso lembrar todas as nuances para realizar o processo corretamente.
Violação das regras de cuidado
Perene não requer cuidados complexos. Mas alguns pontos devem ser seguidos à risca. A falta de floração pode ser devido a:
- Irregularidades no horário de rega. Para que as inflorescências cresçam longas e grandes, você precisa hidratar o arbusto abundantemente, especialmente no verão.
- Nutrição insuficiente. Para uma floração exuberante, Astilbe precisa de fertilizantes minerais complexos, bem como superfosfato + ureia + potássio.
- Negligenciando a cobertura morta. O sol ativo evapora a umidade na zona próxima ao caule e suprime a planta. A cobertura morta protege as raízes do superaquecimento e ressecamento, retendo a umidade. Palha, serragem, casca e seixos bastam.
- Má preparação para o inverno. Se o rizoma congelar no inverno, a planta não florescerá no verão.
- Transplante irregular de arbustos. O antigo sistema radicular não fornece àstilbe nutrientes suficientes para uma floração exuberante. É permitido renovar o rizoma sem transplantar - cavar e cortar raízes velhas. Em seguida, o arbusto é devolvido ao seu lugar original.
- Desatenção ao examinar a planta e a falta de tratamentos preventivos para pragas ou doenças.
- Exposição do rizoma. É necessário adicionar solo sob a planta anualmente para que o rizoma não congele, seque e dê novas raízes adventícias. Isso dará aos astilbe recursos para florescer. Caso contrário, astilba seca e não floresce.
Astilba resiste bem às lesões, mas os danos à raiz só podem levar a um aumento da massa verde. A perene não terá mais força para a floração. Você precisa saber que tipo de inimigos a flor tem para tomar as medidas adequadas.
Doenças e pragas
Astilba não floresce quando aparecem pragas ou doenças. Os principais problemas do mato podem ser ataques:
- Moedas babadas. A praga é portadora de doenças virais, infecta as folhas. Você pode lutar contra o centavo manualmente coletando a praga. Rogor, Konfidor, Karbofos também são usados contra o parasita. As secreções espumosas não permitem que as substâncias afetem totalmente a praga, portanto, a coleta manual é mais confiável.
- Nemátodo da galha. A praga ataca as raízes. Os medicamentos dificilmente ajudam, então você tem que remover o arbusto afetado. Astilba pode ser replantado no mesmo local, não antes de 5 anos.Importante! É necessário retirar o arbusto com uma parte do solo para que as raízes infectadas não fiquem no solo.
- Nemátodo da morango. Afeta folhas e botões. É capaz de matar um grande número de plantas em um curto espaço de tempo. Os arbustos devem ser desenterrados e queimados. Produtos químicos não funcionam.
Devido ao fato de que as plantas perenes são amantes da umidade, elas podem ser afetadas pela podridão da raiz.
Isso ocorre quando há deficiência de oxigênio no solo e excesso de umidade. O tratamento profilático com mistura bordalesa ou soluções anti-sépticas ajuda.
O que fazer se astilba não florescer e o motivo não for estabelecido
A regra principal do jardineiro deve ser um exame cuidadoso da planta. Algumas razões só são perceptíveis após um exame atento Se nenhuma razão aparente for encontrada, você deve cavar o arbusto e verificar a condição do sistema radicular. É uma planta de rizoma e sua vitalidade depende diretamente da saúde das raízes. A segunda solução é transplantar. Ao mesmo tempo, escolha um novo local com muito cuidado, levando em consideração todos os requisitos da variedade.
Aconselhamento profissional
Floristas experientes aconselham:
- Realize atempadamente tratamentos preventivos contra doenças e pragas. Você não deve esperar que os problemas apareçam.
- Compre apenas material de plantio de alta qualidade de um fornecedor confiável. Isso se aplica não apenas ao corte, mas também às sementes.
- É imperativo queimar todas as partes da planta na presença de pragas ou doenças para evitar a propagação.
- Inspecione o arbusto regularmente, especialmente durante o período de floração.
- Transplante astilba para um novo local em tempo hábil.
- Evite a vizinhança de plantações sujeitas a ataques de pragas e doenças.
- Não se esqueça de cortar os caules das flores após a floração.
O cumprimento de tais requisitos básicos evitará muitos problemas e permitirá que você aproveite a floração da astilba todos os anos.
Conclusão
Astilba não floresce no local apenas se certas regras de cultivo forem violadas. Concluir cada ponto tornará possível cultivar um arbusto com flores exuberantes, mesmo para um jardineiro novato.