Contente
Verduras rendadas com brilhantes panículas de flores são encontradas em todas as zonas climáticas da Rússia. Sua durabilidade e facilidade de manutenção atraem floristas. Para conseguir sua floração exuberante, você precisa saber como transplantar adequadamente astilbe para um novo lugar.
Por que você precisa transplantar astilba
O arbusto Astilba cresce e floresce sem transplante por décadas. Por um longo período de crescimento, o rizoma se eleva acima do solo. Existe a ameaça de queimar no verão, apodrecer devido ao aumento da umidade e congelamento sem cobertura de neve.
Com o tempo, a estrutura do solo se esgota e muda - as raízes sofrem de oxigênio e fome de minerais. Sem o transplante, as inflorescências ficam menores, seu número diminui. Os verdes estão perdendo seu volume e atratividade.
O sistema radicular do arbusto aumenta em média 4-5 cm por ano, o que torna difícil para a astilba crescer em plantações de grupos densos. Recomenda-se que a flor seja transplantada após 3-4 anos.
Quando Astilba pode ser transplantado
A planta perene é transferida ao redor do local durante toda a estação de crescimento. Isso nem sempre acontece sem perdas. Os termos favoráveis dependem das condições climáticas da região. Você pode transplantar astilba para outro lugar:
- no início da primavera, quando os botões de crescimento estão inchados;
- no verão, no entanto, jardineiros experientes aconselham esperar até que a flor libere pelo menos 6 botões, observando a regra do transplante - não quebrar o caroço de terra;
- no outono - após o astilbe ter desaparecido completamente.
Uma planta transplantada durante esses períodos se adapta mais rápido.
Quando é melhor transplantar astilba: na primavera ou no outono
O tempo depende do propósito do processo. É melhor fazer um transplante de astilba para rejuvenescimento na primavera. Os rins de despertar são pronunciados, é mais fácil destacar segmentos saudáveis.
No outono, você pode criar composições a partir de variedades de floração precoce. Eles são transplantados para desfrutar de sua exuberante floração no início do próximo verão.
Quando você pode transplantar astilba na primavera
As geadas diminuem, os botões de crescimento despertam - a planta está pronta para ser transferida para um local preparado com antecedência no outono. Benefícios de um transplante de mola:
- sobrevivência bem-sucedida;
- rápido crescimento do sistema radicular;
- brotamento já nesta estação de floração média e espécie tardia;
- prevenção de doenças (forte imunidade é desenvolvida).
Este período é adequado apenas para um transplante de calcanhar.
Quando transplantar astilba no outono
A época ideal é o final de agosto ou início de setembro. O número de transplantes depende do término da floração e das condições climáticas, a planta perturbada deve ter tempo para criar raízes (pelo menos 1,5 meses).
Para que novos arbustos de espécies primitivas floresçam no início da próxima temporada, eles também são transplantados no outono.
Um período dormente para a cultura também é apropriado. Astilba pode ser transplantado no outono, mesmo em outubro.
Quando transplantar astilbe nos subúrbios
Devido à sua origem biológica, a cultura se adapta facilmente ao clima caprichoso da região de Moscou, é bem aceita em solos férteis. Você pode transplantar uma planta adulta de astilba na região de Moscou da primavera ao outono.
Se o tempo estiver quente e a neve derreter cedo, o arbusto está pronto para o transplante no final de abril. Na habitual primavera, o astilbe começa a ser realocado a partir dos primeiros dias de maio, o principal é que a sua nova localização corresponda à variedade.
Você também pode transplantar astilba para outro local no outono em momentos diferentes. É escavado no final de agosto ou início de setembro. Se a terra ainda não congelou e a temperatura do ar não caiu abaixo de + 5ºC, outubro também é uma boa época.
Ao fazer o transplante, os jardineiros experientes observam o calendário lunar. Para um melhor enraizamento, é necessário plantar uma cultura no solo na lua crescente e em um signo fértil do zodíaco.
O transplante de astilba em outubro deve ocorrer em fase de declínio para que as raízes não comecem a crescer.
Quando astilba pode ser transplantada para um novo local nas regiões
Para a seleção das variedades cultivadas, são utilizadas espécies selvagens que habitam as florestas da América do Norte e das Ilhas do Pacífico. Graças a isso, os híbridos decoram com sucesso os jardins e parques das regiões do norte, da zona média e do sul da Rússia.
O momento do transplante de astilba no outono na Sibéria e nos Urais depende totalmente do clima. Dado o início precoce das geadas, o período ideal é o final de agosto e a primeira semana de setembro. Só então a flor transplantada criará raízes completas.
O plantio de primavera nas regiões do norte é possível quando o ar aquece até +10cerca deC, geralmente no final de maio. Com uma primavera prolongada, o transplante pode ser adiado até o início de junho. Esta circunstância irá atrasar a floração ou mesmo adiá-la para a próxima época. Se não houver necessidade urgente, é melhor mudar a localização do astilbe no outono.
No clima ameno do sul, uma planta adulta de astilba é transplantada mais frequentemente em abril, de modo que o período de adaptação termina antes do início do calor. Com um transplante de outono, outubro é a época ideal.
Como transplantar astilba para um novo lugar
Astilba é uma flor despretensiosa. Ele vai crescer em qualquer lugar do jardim. Mas para ver a plenitude das cores e aproveitá-las por mais tempo, é preciso transplantar o astilbe corretamente.
Seleção do local e preparação do solo
A localização no local depende da espécie e variedade, todas elas gostam de sombra e umidade. A luz difusa de árvores grandes é o abrigo ideal dos raios escaldantes, mas, ao mesmo tempo, espécies de sombras mais claras preferem áreas mais iluminadas.
Os melhores vizinhos da astilbe transplantada serão as árvores ornamentais e os arbustos, já que as árvores frutíferas absorvem muita umidade.
A planta se sente muito bem nas margens de reservatórios e pântanos, nas proximidades de cercas e edifícios.
O solo é preferencialmente argiloso, fertilizado com húmus, ligeiramente ácido. O álcali no solo é neutralizado com farinha de dolomita e cinzas. Somente na próxima temporada a astilba pode ser transplantada para este novo local. Solos pesados são diluídos com areia, turfa ou composto a uma taxa de 10 kg / m2.
Com a ocorrência próxima de água subterrânea, a drenagem é colocada nas covas de plantio, protegendo o rizoma da decomposição. Se a umidade não persistir e o solo secar rapidamente, é aconselhável colocar um hidrogel no fundo, ele retém a água e dá para a planta na hora certa.
Os furos não são profundos, cerca de 20 cm. Assim, o astilbe transplantado terá um local para fazer crescer as raízes. O diâmetro depende do tamanho do sistema radicular, o buraco deve ser 5 cm mais largo.
A camada superior do solo escavado do buraco é misturada com estrume podre, um copo de cinzas e 20 g de fertilizante mineral. A muda é então despejada com esta mistura.
Como cavar e preparar arbustos de Astilba
A planta deve ser movida em casos diferentes, então os métodos de transplante também são diferentes.
Métodos e sua implementação:
- Transbordo - usado para transplante de emergência.
Cave com cuidado cerca de um arbusto a uma distância de 15-20 cm dos caules, remova um pedaço de terra e transfira-o para um local previamente preparado. Coloque-o com cuidado no orifício para que a terra não se esfarele, caso contrário as raízes de aspiração ficarão danificadas. - Substituição completa do solo - é utilizado durante o transplante de uma planta adulta de astilba para outro local, rejuvenescimento do mato com divisão do rizoma em segmentos separados.
Desenterre uma flor, sacuda o solo, enxágue as raízes com água. Use uma faca esterilizada afiada para cortá-los em divisões com 5-6 botões. Processe as seções com carvão triturado ou mergulhe em uma solução de permanganato de potássio. - Transplante parcial. No início da primavera, sem cavar o arbusto completamente, vários botões de renovação com raízes são separados. Este segmento também é denominado "calcanhar". Ambos os cortes são tratados com cinzas. A raiz materna está enterrada. Cortado - plantado em outro lugar.
Se o astilba foi comprado em uma rede de varejo e armazenado em solo de turfa:
- as raízes são cuidadosamente limpas antes do plantio;
- colocado por um dia em qualquer estimulante de crescimento, por exemplo, Kornevin;
- lavado em uma solução rosa de permanganato de potássio.
E só então os delenki são transplantados para o solo.
Algoritmo de transplante
O processo de transplante em si não é complicado e é realizado em várias etapas.
Estágios | Ações necessárias |
Seleção de assento | Sombreado, hidratado |
Preparação do solo | Cavando, limpando ervas daninhas, fertilizando |
Trabalho de cova de plantio | Coloque drenagem ou hidrogel (se necessário) no fundo do buraco, encha com terra até o meio, derrame com água |
Plantando rizomas | Coloque em um buraco de forma que os botões de crescimento fiquem 5 cm abaixo do nível do solo, endireite as raízes, cubra com terra, preenchendo todas as cavidades, compacto |
Trabalho final | Despeje completamente, cobertura morta com uma camada de 5 cm |
A cobertura morta impedirá que o solo seque e a disseminação rápida de ervas daninhas. Ao transplantar vários arbustos, deve-se observar um intervalo de 30 a 40 cm.
Cuidados com Astilba após o transplante
A versatilidade da flor não requer muita atenção além da rega regular, especialmente no primeiro ano após o transplante. A alimentação anual com fertilizantes organo-minerais manterá o equilíbrio de nutrientes no solo. A remoção oportuna de ervas daninhas e a cobertura do solo evitam que as raízes sequem. Um abrigo para o inverno em um clima rigoroso protegerá astilba do congelamento.
Conclusão
O transplante de astilbe não é difícil se você ouvir os conselhos de pessoas experientes. Ela é exigente e cria raízes facilmente. Um transplante competente prolongará sua vida e seu florescimento por muito tempo.