Contente
Para propagar o astilba corretamente, basta usar um método adequado. Esta planta ornamental perene é popular entre os jardineiros devido à sua variedade e variedade de cores. A razão é que astilbe é freqüentemente usado em paisagismo tanto como uma planta independente quanto em um grupo com outras flores. O principal é propagar o arbusto, plantar as raízes separadas corretamente e cuidar bem da flor.
Métodos de melhoramento Astilba
Antes de cultivar uma flor em seu próprio site, você precisa saber exatamente como ela pode ser propagada.
Métodos de criação:
- Divisão de raízes. O método mais antigo, realizado pela escavação do rizoma de um arbusto de flor e dividindo-o em elementos de 3-4 botões vivos. É aplicado apenas em uma planta adulta, na maioria das vezes a divisão da astilba é realizada no outono.
- Estacas. Método problemático disponível no início da estação de cultivo. Para a reprodução, são utilizadas rosetas jovens com algumas folhas.
- Renovação renal. Aplicar em arbustos jovens durante seu crescimento ativo na primavera. Para isso, os brotos são separados do arbusto principal junto com uma parte do rizoma (calcanhar).
- Sementes. Esta reprodução de astilbe é utilizada exclusivamente por criadores devido à sua laboriosidade e duração - são necessários 3 anos desde o início do trabalho até o aparecimento de um arbusto florido.
Momento de reprodução de astilba
A divisão das flores pode ser realizada do início da primavera ao final do outono. É importante apenas decidir sobre um método de criação adequado.
Na primavera, costuma-se separar astilba por raízes, sementes ou estacas. Ao mesmo tempo, mas apenas em meados de maio, é recomendável realizar a separação da renovação do rim.
No verão, se o início da estação de crescimento for atrasado, pode ser propagado por estacas e botões. A hora específica é a primeira década de junho.
Mais frequentemente, é no outono que astilba é reproduzida pela divisão do arbusto. É melhor planejar o trabalho no final de setembro, para que os elementos separados e recém-plantados tenham tempo de criar raízes antes da geada.
É possível propagar astilbe por estacas
Este método é realmente aplicável a uma flor, só que não há estacas na planta. Eles significam rosetas jovens com várias folhas. Esses elementos geralmente são encontrados próximos ao rizoma.
A reprodução de astilbe por estacas ocorre de acordo com o seguinte esquema:
- Separe os rebentos jovens da raiz principal juntamente com os "calcanhares".
- Polvilhe a área cortada com carvão moído, você pode ativá-lo.
- Prepare solo especial misturando 25% de areia com 75% de turfa. Plante os espaços em branco na mistura resultante.
- Cubra as estacas com papel alumínio ou tampa de vidro.
- Regue periodicamente.
Como propagar astilba dividindo um arbusto
Este método de dividir uma flor é usado para rejuvenescê-la. Ao propagar a "velha" astilba por este método, será possível obter 3-4 mudas novas e mais compactas.Se o procedimento não for realizado por mais de 7 anos, a planta perde seu efeito decorativo, o número de pedúnculos diminui a cada ano, o sistema radicular vai morrendo gradativamente.
A reprodução de astilba dividindo o arbusto é assim:
- Pedúnculos e caules são cortados a uma altura de 7 cm do rizoma.
- A base é desenterrada, dividida em várias partes com botões vivos.
- Os elementos resultantes são assentados em novos orifícios a uma distância de 30-40 cm.
Para que astilba se enraíze melhor, adiciona-se à cova ração mineral, cinzas e um pouco de hidrogel. Este último manterá uma quantidade suficiente de umidade perto das raízes pelo maior tempo possível. Resta apenas regar as mudas, esperar até que a água seja absorvida e, em seguida, aplicar cobertura morta na camada superficial.
Seleção do local e preparação do solo
Visto que astilbe cresce melhor longe do sol, o local de plantio ideal é próximo a grandes árvores de jardim. Os raios do sol sobre a flor são permitidos apenas nas primeiras horas da manhã ou à noite. Neste caso, florescerá por muito mais tempo. É bom se um local adequado estiver localizado próximo a um reservatório. Caso contrário, a planta terá que ser constantemente regada.
Para preparar o solo, basta desenterrá-lo, retirar os restos de plantações anteriores, adicionar vários baldes de húmus ou composto orgânico.
Como cavar e dividir Astilba
Uma vez a cada poucos anos, a flor precisa de um transplante obrigatório. Para fazer isso, a planta deve ser desenterrada e propagada. Para não danificar o rizoma, deve ser vertido com vários baldes de água na véspera do procedimento. Assim, o solo ficará mais macio e será muito mais fácil tirar o arbusto dele. Se a raiz for jovem (2-3 anos), pode ser propagada à mão, caso contrário, é necessária uma pá.
Se você propagar astilba no outono após a floração, em cada novo elemento do rizoma deve haver 5 a 6 botões, caso contrário, será mais difícil para a flor sobreviver no inverno.
Regras de pouso
Você pode plantar espaços em branco em terreno aberto, não antes de meados de maio. O termo específico depende da região da obra.
Degraus:
- Cave um buraco de até 30 cm de profundidade.
- Coloque cinzas, húmus e componentes minerais no fundo. Mexa o molho, regue com água.
- Coloque a raiz com estacas no buraco, sem aprofundar até o fim.
- Cubra com terra fresca, aperte levemente, regue novamente e cubra com serragem ou turfa.
Como propagar astilba por botões de renovação
A seguinte técnica de divisão é completamente diferente da propagação de astilbe por estacas. Nesse caso, o rizoma não é dividido em partes iguais, mas seletivamente. Apenas os rebentos jovens (botões de renovação) têm um valor particular. Eles precisam ser cortados com uma parte da raiz, e o local do impacto deve ser tratado com cinzas. Coloque as mudas resultantes em um vaso com um substrato de quantidades iguais de areia e turfa. O Astilbe pode ser transferido para campo aberto apenas na primavera do próximo ano, para que os rebentos tenham tempo de ficar mais fortes.
Cuidado de plantio
Antes de dividir o astilba no outono e prepará-lo para a próxima temporada, você precisa entender os passos básicos para cuidar bem dele.
Estágios:
- Rega. A flor não tolera a seca, por isso nos dias quentes de verão terá que ser umedecida duas vezes. Para reter a umidade no solo, basta cobrir sua camada superior.
- Top dress. Para que uma planta perene agrade aos jardineiros com floração abundante mesmo após a reprodução, basta estimular seu rizoma com potássio e fósforo. Primeira alimentação
- produzido antes da abertura do botão, e o segundo - no outono.
- Remoção de ervas daninhas.
- As ervas daninhas podem transmitir uma variedade de doenças. A sua remoção oportuna protegerá o canteiro de muitos problemas.
Conclusão
Não é tão difícil propagar até ficar sozinho se você souber exatamente como e em que época do ano esse procedimento é permitido. Esta é uma flor totalmente despretensiosa com uma grande variedade varietal, por isso, com certeza será capaz de satisfazer as necessidades até dos jardineiros mais seletivos.