Contente
Astilba é uma bela planta perene encontrada em várias regiões da Rússia. Devido à sua excelente robustez e resistência ao gelo, este arbusto é cada vez mais utilizado pelos jardineiros para a decoração de parcelas. Para que a planta agrade com sua bela floração, você deve seguir algumas regras de cuidado. É necessário cortar o astilbe para o inverno, a fim de prepará-lo adequadamente para o frio.
Preciso cortar astilba no outono
Dependendo da variedade, a floração dos arbustos ocorre em diferentes períodos, de junho a agosto. Após sua finalização, a planta deve ser podada. O procedimento de outono deve ser realizado anualmente por 3 razões principais:
- Os caules secos deixados antes da primavera podem arruinar a aparência do arbusto.
- A folhagem deixada para trás morrerá com a chegada da geada, o que criará condições para o desenvolvimento de doenças e o inverno de pragas de insetos.
- É mais fácil cobrir arbustos cuidadosamente aparados antes do início do tempo frio.
O procedimento não deve ser adiado. É necessário podar o astilbe no outono para o inverno antes que a planta comece a lançar as sementes. Neste caso, não desperdiçará energia extra e direcionará todos os nutrientes para fortalecer o sistema radicular.
Momento de poda de astilba
No outono, após a floração, as panículas secas dão ao jardim um aspecto colorido. Se você cortar os arbustos imediatamente, eles perderão a atratividade, embora possam deliciar os olhos com flores secas antes do início do frio.
Jardineiros experientes não podam astilba para o inverno no outono imediatamente, mas gradualmente, conforme a floração cessa e os pincéis secos aparecem. Os ramos são removidos assim que as inflorescências adquirem uma tonalidade marrom-amarelada e as pétalas começam a cair.
Dependendo das características da variedade astilba, essa etapa é realizada de julho a agosto. A folhagem e os rebentos são cortados em outubro-novembro depois de escurecerem devido à chegada das primeiras geadas noturnas.
Quando é melhor podar astilbe: na primavera ou no outono
Astilba é resistente à geada. Uma planta adulta não precisa de abrigo, portanto, o procedimento de retirada de brotos e galhos, se necessário, pode ser adiado para a primavera. Para arbustos de astilbe jovens, especialmente no primeiro ano de crescimento, a poda no outono para o inverno deve ser feita sem falta.
Caso contrário, o sistema raiz ficará subdesenvolvido. Os arbustos ornamentais podem não sobreviver às geadas do inverno e morrer.
Quando cortar astilba no outono para o inverno
A poda de Astilba é realizada em 2 etapas:
- Após o final da floração, os pincéis secos das inflorescências são seletivamente cortados.
- A parte aérea das plantas é completamente cortada após o início da primeira geada.
A parte superior do arbusto morre durante a estação fria. Para não deixar vegetação desnecessária no local, o astilbe deve ser cortado para o inverno.
Quando cortar astilbe para o inverno na região e regiões de Moscou
Em diferentes regiões do país, a época da poda de outono de astilbe difere dependendo das características climáticas. No sul, na região de Moscou e em áreas da Rússia central, caracterizadas por um clima ameno e quente, a poda de outono é realizada em novembro.
No território da Sibéria e dos Urais, caracterizado pela chegada antecipada do frio, o astilbe é cortado para o inverno em outubro.
Como cortar astilbe para o inverno
Depois que a floração está completa, os pincéis de astilba secos são removidos junto com os brotos nos quais cresceram. Ao podar e preparar as plantas para o frio do outono, não deixe caules muito altos. Esses arbustos parecem desleixados e são inconvenientes para serem cobertos no inverno. A altura da parte restante dos brotos não deve ultrapassar 1 cm.
Regras para poda de astilba no outono em campo aberto
Para podar astilbe de maneira adequada e segura no outono, use um podador de jardim ou uma tesoura. Antes do uso, os instrumentos devem ser desinfetados por 30 minutos em solução de manganês a 1%.
Esse tratamento protegerá os arbustos em flor da infecção por várias doenças infecciosas e virais. Para evitar a transferência de patógenos de plantas doentes para plantas saudáveis, o tratamento de desinfecção das lâminas das ferramentas deve ser realizado após cada arbusto.
A cada ano, botões-filhas são formados na parte superior do rizoma, o inferior vai morrendo gradualmente. O crescimento vertical da raiz é de 3 a 5 cm. Isso leva ao fato de que arbustos velhos começam a se projetar do solo, e raízes jovens localizadas na base dos botões estão localizadas no topo do solo e secam, faltando umidade.
Para evitar este fenômeno, todos os anos, quando o astilbe é cortado para o inverno, rebentos logo acima da raiz são retirados e brotos jovens são deixados, cuidando para que não fiquem expostos. Para isso, após a poda, o solo é afrouxado e um pequeno aterro é construído na base do arbusto com altura de 4-5 cm.
Os caules cortados e a folhagem seca devem ser coletados e removidos do local. As peças removidas não devem ser deixadas perto de arbustos. Eles impedirão o fornecimento de oxigênio ao sistema radicular e, como resultado da decomposição natural, criarão condições favoráveis para a propagação de doenças fúngicas.
Cuidado Astilba após a poda
Após a poda, as plantas são repicadas e cobertas com cobertura morta. Esse tratamento protegerá o sistema radicular dos arbustos do congelamento. Os seguintes componentes com boa permeabilidade ao ar podem ser usados como cobertura morta:
- composto;
- estrume podre;
- casca de madeira desfiada;
- serragem seca;
- turfa.
A cobertura morta dos troncos é realizada imediatamente após a poda das plantas. A espessura da camada protetora deve ser de 5 a 10 cm.
Nas regiões setentrionais, o solo congela a uma profundidade de 1,5 m, portanto, antes do início do frio, os arbustos não só cobrem a cobertura morta, mas também cobrem com material esticado em esquadrias de madeira.
Nas regiões do sul do país, de clima quente e com neve, invernos moderadamente gelados, o astilbe não precisa cobrir os troncos com camada de cobertura morta. Para uma preparação eficaz para o inverno, basta abraçá-los.
Conclusão
É necessário podar a astilba para o inverno no outono, a fim de criar condições favoráveis para que a planta com flores cresça e floresça na primavera. A poda, a alimentação e a cobertura morta no outono ajudam suas plantas a sobreviver ao inverno e fortalecem o sistema radicular.