Contente
- 1 Descrição geral da astilba chinesa
- 2 As melhores variedades de astilba chinesa
- 3 O uso da astilba chinesa no design
- 4 Características de plantio e cuidado
- 5 Pragas e doenças
- 6 Conclusão
Astilba chinês é uma cultura comum freqüentemente encontrada entre jardineiros novatos. A planta é cultivada em jardins, chalés de verão e é usada em projetos paisagísticos. A cultura é despretensiosa, mas tem uma aparência muito eficaz.
Descrição geral da astilba chinesa
Astilba chinesa é uma planta perene, caracterizada pela floração tardia. A planta destina-se a terreno aberto, possui um forte sistema radicular.
A altura dos rebentos das várias variedades varia de 0,3 a 1,5 m. As placas foliares são caracterizadas por uma estrutura complexa e perfurada. O esquema de cores é diferente: há representantes de uma cor verde brilhante e há variedades cujas folhas são de tom esmeralda. Nas raízes, as placas das folhas são maiores em comparação com as do caule.
A astilba chinesa é caracterizada por inflorescências muito densas, cujo comprimento varia de 20 a 35 cm, de formato cíclico ou diamante, mas ligeiramente alongado.
Pela foto, você pode avaliar a gama de cores da astilba chinesa: as inflorescências perenes podem ser lilases, brancas ou rosa.
Perene cresce bem em áreas ensolaradas ou ligeiramente sombreadas. Muitas variedades são caracterizadas pela resistência à seca, apesar do amor pela umidade.
A astilba chinesa é conhecida entre os jardineiros e como planta de mel, por isso é preferível plantá-la perto de apiários. A planta é usada como tempero, remédio.
As melhores variedades de astilba chinesa
A planta herbácea possui vários híbridos que diferem entre si não apenas na duração da floração, mas também na cor da folhagem e das pétalas.
Distinguem-se as variedades de floração precoce, média e tardia. Os princípios de plantar e cuidar deles são semelhantes.
Chuva roxa
O perene é compacto, tem uma forma piramidal. Tem 60 cm de altura e as chapas são de estrutura complexa, de cor verde escuro, com superfície brilhante.
As inflorescências são poderosas, de cor lilás-púrpura. Os botões são formados em junho-julho. Comprimento da inflorescência 20 cm. A Astilba Pérola do Reno da China pode suportar baixas temperaturas até -35 ° C.
Dauria
A altura do arbusto atinge os 100 cm Placas foliares de estrutura complexa: tripartida, de superfície brilhante.
As flores são pequenas, coletadas em densas inflorescências, atingindo 35 cm de comprimento. A cor é variada: é possível formar botões lilases ou rosados, menos frequentemente botões brancos. Eles aparecem em junho-julho.
A variedade cresce bem em solos argilosos, é capaz de manter a atividade vital por até 15 anos, sem necessidade de transplante. E embora se adapte bem a condições adversas, é menos tolerante à seca do que outras variedades de cultura.
Superba
O arbusto da variedade é extenso, atinge diâmetro e altura de 1 m, as folhas são verdes, com superfície lustrosa. As flores são pequenas, lilases, reunidas em inflorescências de uma panícula alongada. Os botões se formam em agosto e murcham em meados de setembro.
O astilba Superba chinês prospera ao sol, mas precisa de abrigo no calor do meio-dia. A planta adora umidade, tolera geadas bem abaixo de -34 ° C.
Pumila
Uma planta perene é uma planta de cobertura do solo, atingindo uma altura de 30-35 cm. A variedade forma muitos estolões, cujo comprimento varia de 15 a 20 cm.
As placas foliares formam rosetas, com 10-15 cm de altura, do centro das quais sobem os caules das flores em forma de panículas, com 15-18 cm de comprimento. Os botões do astilbe chinês Pumila são rosa pálido, com ligeira pubescência, lilás matiz. As flores cheiram bem, aparecem em agosto e murcham apenas em novembro.
Purpurkerze
A variedade de astilba chinesa é uma variedade de floração tardia: os botões formam-se de julho a setembro. Inflorescências em forma de panículas, densas e fofas, de tonalidade púrpura-violeta. Os botões são muito perfumados.
As placas das folhas são rígidas, com bordas recortadas, de cor verde com tonalidade bronze. A altura da astilba do Purpurkertse chinês é de 45 cm, e durante a floração aumenta para 130 cm, por isso a variedade é considerada uma das mais altas.
Leite e mel
Perene atinge 40 cm de altura, apresenta grandes folhas verdes coriáceas com tonalidade bronze. Eles escurecem com o tempo.
As flores são pequenas, distinguem-se por uma agradável cor branco-esverdeada com tonalidade rosa, reunida em grandes e fofas panículas. Os botões de Astilba Chinese Milk e Hani se formam de julho a agosto.
Vision Series
Essas variedades de astilba são conhecidas por suas inflorescências de cores muito bonitas e incomuns. As plantas perenes da série Vision crescem bem em lugares ensolarados, adoram umidade e são resistentes às geadas do inverno. As plantas são preferidas para serem usadas para decorar bordas e canteiros de flores.
Visões em Vermelho
A variedade é subdimensionada, a sua altura não ultrapassa os 50 cm: cerca de 30 cm são ocupados pela parte verde da planta e os pedúnculos sobem nos restantes 10-20 cm. Os rebentos são retos e densos, na estrutura, as placas foliares são pinadas, de forma oval com bordos serrilhados.
Os botões são amarrados de julho a agosto, coletados em inflorescências, de formato semelhante ao de um diamante. A cor das pétalas é púrpura avermelhada profunda. Botões totalmente abertos em cores mais claras.
Visão em Branco
O híbrido perene atinge 40-70 cm de altura. Astilba Chinese White é compacta: o seu diâmetro não ultrapassa os 30 cm, as placas das folhas são densamente dissecadas, a superfície é brilhante. A cor das folhas é rica, verde escuro, com bronze nas bordas.
As inflorescências são densas, paniculadas, brancas. Os botões se formam em julho e murcham em agosto. Astilba Chinese Vision in White adora umidade e sombra parcial, mas é capaz de sobreviver em períodos de seca. A planta pode resistir a geadas de até -34 ° C.
Visões em rosa
A variedade foi obtida na Holanda. A planta é baixa: o comprimento dos rebentos não ultrapassa os 35 cm e juntamente com os pedúnculos 50 cm As placas foliares são de textura grosseira, com uma superfície lustrosa, uma tonalidade esverdeada invulgar com pubescência.
Pedúnculos são densos, altamente ramificados, de cor rosa claro. A floração dura 1 mês, começa em julho.
Visions Inferno
Arbusto com copa expansiva, cresce até 0,5-0,6 m de altura. A folhagem é decorativa, de um verde suculento, com bordas dentadas.
As flores são pequenas, pintadas em um tom de branco claro com um tom rosa, reunidas em panículas. Os botões têm um aroma agradável. Você pode assistir a floração de julho a agosto.
Cappuccino
A variedade entre outros tipos de astilba chinesa foi obtida recentemente, caracterizada por bela folhagem perfurada, verde escuro, quase marrom em alguns exemplares. Os caules são de cor chocolate. Arbusto compacto: até 40-50 cm de altura.
Inflorescências de tonalidade branca pálida aparecem em junho e murcham em julho. As panículas exalam um agradável aroma de mel que atrai insetos.
Hip hop
Esta variedade de astilba chinesa é popular entre os jardineiros durante a floração: os botões se formam no início de julho e murcham em agosto. As inflorescências têm forma de diamante, cada uma com 25 cm de comprimento Flores de tonalidade invulgar: rosa com estames vermelhos.
O arbusto atinge até 65 cm de comprimento, é compacto, tem formato piramidal. As placas das folhas são abertas, ligeiramente avermelhadas na primavera, mas gradualmente tornam-se amarelo-esverdeadas.
Coração e alma
A variedade é de tamanho médio: a altura do arbusto chega a 60 cm, os caules são fortes, as placas das folhas são verdes escuras, com a superfície brilhante. Botões rosa de lavanda formam panículas densas e fofas. Bloom de junho a julho.
Veronica Klose
A altura do astilbe chinês é de 45-60 cm. As placas das folhas são verdes. As inflorescências são paniculadas, de cor rosa com um tom lilás. Os botões aparecem em julho e murcham em agosto.
O arbusto é exigente quanto à iluminação: cresce parcialmente à sombra ou à sombra no calor do meio-dia. O astilbe chinês cresce bem perto de corpos d'água.
Cereja De Chocolate Poderosa
O astilbe chinês é alto: a folhagem tem 70 cm de comprimento e os pedúnculos têm 120 cm. O arbusto mede 1-1,2 m de diâmetro. As placas das folhas são verdes escuras com castanho avermelhado, pinadas, com bordas recortadas.
Panículas incomuns de cor cereja aparecem em agosto e murcham em setembro. A resistência à geada da astilba chinesa é alta: até - 34 ° С.
Pérolas Negras
Coberta de solo perene, sua altura não ultrapassa 60 cm. Em comparação com outras variedades de astilbe chinesa, Black Pearls tem as placas de folhas verdes mais escuras.
As inflorescências em forma de panículas conferem ao arbusto decoratividade: os botões apresentam uma rica cor púrpura. A floração dura agosto e setembro.
Flash de cor
A planta herbácea atinge 60 cm de comprimento e 40 cm de diâmetro.O caule da astilbe chinesa é redondo, muito forte e não precisa de suportes. Chapas perimetrais recortadas com acabamento brilhante.
Uma característica da variedade é a capacidade de mudar de cor durante a estação: na primavera as folhas são verdes, mas gradualmente tornam-se roxas e nos meses de outono são vermelhas com um tom marrom. As inflorescências são ligeiramente caídas, coletadas de pequenos botões rosados ou brancos. Bloom dura de julho a agosto.
Brilho e glamour
A perene cresce até 80 cm, distingue-se por placas folhosas verde-escuras e rebentos fortes. Inflorescências na forma de panículas fofas, rosa claro, com estames vermelhos. Os botões se formam em agosto e murcham em setembro.
A cultura é higrófila, resiste a geadas de até -23 ° C. A planta prefere sombra parcial.
O uso da astilba chinesa no design
A cultura é utilizada pelos paisagistas como forma de decorar um jardim ou terreno. Não só as flores são decorativas, mas também as folhas.
Recomenda-se plantar hosta, prímula ou íris como vizinhos próximos. É indesejável cultivar árvores grandes perto desses representantes da saxifrage.
Para criar jardins de primavera, recomenda-se colocar tulipas e lírios do vale, erva daninha cabra da montanha ao lado de arbustos. Nas primeiras filas, deve-se dar lugar às variedades subdimensionadas de astilba chinesa.
Características de plantio e cuidado
Astilbe chinesas são despretensiosas de cuidar. Se o plantio for feito de maneira correta, só será necessário regar, afrouxar a planta e tomar medidas preventivas contra doenças e pragas.
O local ideal para o arbusto é sombra parcial. O solo deve ser fértil, bem permeável.
O algoritmo de plantio é simples: cave um buraco para que o sistema radicular fique livre, coloque uma camada de drenagem de entulho e areia, coloque a muda no buraco e polvilhe com terra. Recomenda-se compactar o solo ao redor do tronco e regá-lo abundantemente. Se o solo for infértil, é recomendável adicionar fertilizantes de flores complexos à cova de plantio.
Para que a astilbe chinesa cresça rapidamente e tenha uma forte imunidade, é necessário manter a umidade do solo. Recomenda-se o uso de fertilizantes orgânicos complexos. Para fazer isso, no segundo ano após o plantio, o solo com composto de turfa deve ser distribuído ao longo do círculo próximo ao tronco.
Pragas e doenças
A cultura possui um forte sistema imunológico, por isso raramente é exposta a doenças e ao ataque de insetos nocivos. Se as regras de cuidado forem violadas, a imunidade diminui e as bactérias são ativadas, prejudicando a planta.
Doenças e pragas da astilba chinesa:
- penny babando;
- nematóides;
- podridão de raiz;
- mancha bacteriana.
Como remédio para a podridão da moeda e da raiz, o arbusto deve ser irrigado com Aktara ou Rotor. Quando aparecem nematóides ou outras infecções virais, o tratamento é impossível; a astilba chinesa deve ser destruída. A solução de cobre ajuda com manchas bacterianas.
Conclusão
A Astilba chinesa é uma planta perene bonita e despretensiosa. A variedade de variedades permite que você escolha o híbrido ideal para o local. O arbusto é resistente à geada, adora sombra parcial e umidade e, quando as condições ideais são criadas, agrada com floração abundante.