Jardim de espinafre: propriedades úteis, cultivo

O espinafre é uma salada verde popular que se presta ao processamento culinário. Não é difícil cultivar uma cultura de vitaminas, mas existem certas sutilezas no cuidado de uma planta que afetam a qualidade do produto. Coma as melhores folhas jovens de espinafre.

Descrição do espinafre vegetal

Uma planta herbácea de jardim com um ciclo de desenvolvimento de um ano pertence à família do amaranto. O sistema radicular do espinafre consiste em uma raiz principal, com 10-20 cm de comprimento e pequenos brotos. Uma roseta de 7 a 13 folhas ovais escuras ou verdes claras se forma acima da superfície. A forma da lâmina da folha também pode ser em forma de lança. A altura de uma planta jovem comestível é de 18-25 cm. As lâminas carnudas das folhas são lisas ou enrugadas, ligeiramente ásperas, diferem na forma e na intensidade da cor nas diferentes variedades. A parte superior da folha é lustrosa, com nervuras bem visíveis. As folhas estão presas à base com fortes pecíolos, às vezes vermelho-vinho.

O espinafre é uma cultura dióica, existem plantas masculinas e femininas. A partir de meados do verão, um pedúnculo com pequenos botões amarelos cresce na saída. Nas plantas masculinas, tem a forma de uma panícula alta, nas plantas femininas, com folhas. As flores se formam nas axilas das folhas. Em seguida, pequenas frutas e nozes amadurecem. As sementes podem ser usadas para semear no próximo ano, se uma cultivar estiver crescendo no jardim.

Atenção! A formação de sementes de espinafre é devida à polinização por vento cruzado. Portanto, plantas de alta qualidade para o próximo ano serão obtidas se as variedades não forem misturadas durante a polinização.

Variedades de espinafre

A cultura é cultivada há muito tempo em muitos países, existem várias variedades que se dividem pelo período de maturação:

  • maturação precoce;
  • médio;
  • atrasado.

Muitas variedades de espinafre de jardim também são recomendadas para as condições russas. Entre os primeiros, os seguintes são populares:

  • Virofle - com folhas grandes, que se semeia muito cedo, porque é rapidamente flechado;
  • Gigantesco - uma variedade cujas folhas são cortadas 16-20 dias após a germinação;
  • Estóico, adequado para o cultivo em climas temperados, resistente ao frio, o mais produtivo - até 2-3 kg por 1 m².

No grupo das primeiras verduras de jardim, outras variedades são conhecidas - Godry, Marquês, Morango, assim como a azeda de espinafre, também chamada de espinafre Uteusha.

Importante! As variedades de espinafre de maturação precoce são classificadas como plantas de dia curto. Com o início do calor do final da primavera, as folhas perdem a suculência.

As folhas do espinafre de jardim no meio da temporada são cortadas após 1-1,5 meses:

  • Matador, Variedade checa, atraente por não formar flecha;
  • De folhas gordas - seleção doméstica, de alto rendimento, amadurece em 35-45 dias;
  • Robusto - resistente às geadas primaveris e aos disparos, uma cultura para regiões de clima rigoroso.

Além dessas variedades, Mariska, Blumsdelsky, Victoria são comuns no grupo de espinafre de colheita média. Isso também inclui outras plantas de jardim comumente chamadas de espinafre, que pertencem a diferentes famílias:

  • Espinafre da Nova Zelândia, até 80-100 cm de altura, que em botânica é definida como tetragônia;
  • Indiano, conhecido como Basella como uma planta trepadeira indoor.

As folhas suculentas e crocantes de variedades tardias de uma verdura de jardim crescem por 2 meses:

  • Spokane f1, Seleção holandesa, espécie de alto rendimento, resistente, amante da luz, que tem baixa suscetibilidade a doenças fúngicas;
  • Korenta f1 - uma variedade que ama a umidade, destinada a solo de jardim aberto, agrada com uma grande roseta de folhas carnudas;
  • Varangiano, que é distribuído pela empresa americana Johnsons, que produz sementes, distingue-se pela presença de um agradável azedume no paladar.
Aviso! Após o aparecimento de setas e inflorescências, o ácido oxálico acumula-se nas folhas do espinafre.

Propriedades úteis do espinafre vegetal

Variedades generalizadas de espinafre não têm sabor pronunciado, mas são valorizadas por seus efeitos benéficos no corpo:

  • tônica;
  • anti-inflamatório;
  • antioxidante;
  • diurético;
  • laxante suave.

Acredita-se que o uso regular de espinafre fortalece o sistema cardiovascular, tem um efeito positivo na visão e nos órgãos do sistema musculoesquelético. Recomenda-se o uso de uma horta no início da primavera como um componente alimentar que contém poucas calorias e um tônico geral para residentes em áreas com alta radiação.

Plantando e cuidando do espinafre de jardim

O cultivo deste jardim verde tem especificidades próprias, que devem ser levadas em consideração na colheita das folhas. No sul, as plantações verdes são semeadas em campo aberto antes do inverno e no início de abril ou mesmo março. Nas áreas da faixa do meio, na primavera, eles são cultivados sob uma película e também semeados no outono. Muitas variedades são resistentes ao frio, as sementes germinam a temperaturas acima de + 3 cerca deC. A cultura da horta cresce bem em estufas, onde é usada como selante em áreas com tomates, berinjelas e pimentões.

Preparação do local de pouso

O solo para o espinafre deve ser nutritivo e constantemente úmido, pois as raízes da planta são curtas, localizadas próximas à superfície. Para a semeadura de verduras de jardim no início da primavera, as seguintes áreas são excluídas:

  • seco;
  • com solo arenoso;
  • azedo;
  • localizado em um projeto.

As camas estão dispostas em um local ensolarado protegido do vento norte. A cultura tolera sombra parcial clara que cai no local na hora do almoço. No jardim, fertilizado no outono com matéria orgânica, na primavera eles adicionam 1 sq. m as seguintes preparações minerais:

  • 10-15 g de ureia;
  • 15 g de sulfato de potássio;
  • 30 g de superfosfato.

Use também 30-50 g de preparações complexas com uma porcentagem aproximada.

Preparação de sementes

As sementes não tratadas são embebidas em água à temperatura ambiente durante 20-30 horas. Se desejar, você pode tratar com estimulantes de crescimento de acordo com as instruções. Seque as sementes antes de semear.

Regras de pouso

O espinafre é semeado em linhas com distância de 30 cm ou em tiras, nas quais são colocadas 2-3 linhas. Observa-se um intervalo de 20 cm entre as linhas e até 50 cm entre as faixas largas A profundidade de semeadura é diferente para os tipos de solo:

  • em denso - 2,5 cm;
  • em margas e margas arenosas - 4 cm.

Após a semeadura, o solo é ligeiramente compactado. Os primeiros brotos aparecem em 6-8 dias.

Regar e alimentar

O espinafre é uma cultura de jardim que adora umidade. As folhas são firmes e carnudas se a cama for suficientemente hidratada. Caso contrário, a planta começa a disparar rapidamente. Eles têm um cuidado especial com a rega oportuna no sul. Se chover e o tempo estiver frio, não é preciso regar, porque com o excesso de umidade se desenvolvem doenças fúngicas. Após o aparecimento de 2-3 folhas, as culturas de hortaliças são alimentadas com soluções de matéria orgânica e cinzas de madeira. A fertilização é repetida após 9-12 dias.

Atenção! Ao se alimentar, leve em consideração que o espinafre vegetal acumula nitratos. Portanto, as substâncias nitrogenadas não devem prevalecer. Bem como um excesso de potássio, após o qual a cultura do jardim criará rapidamente flechas de sementes.

Remoção de ervas daninhas e soltura

Durante a primeira sacha, as lavouras são desbastadas a um intervalo entre plantas de 10 cm. O afrouxamento retém a umidade do solo e remove as ervas daninhas. O pé é aprofundado de 6 a 7 cm, tomando cuidado para não danificar as raízes do espinafre. A cobertura morta de espaçamentos de fileiras também é usada.

Doenças e pragas

Em plantações espessas que não foram desbastadas, doenças fúngicas e virais podem se desenvolver em climas frios, chuvas constantes ou irrigação excessiva:

  • Podridão da raiz de Fusarium, especialmente comum nas regiões noroeste;
  • míldio;
  • vários pontos;
  • mosaicos e cachos, que reduzem muito o rendimento.

Os arbustos afetados são removidos. Se uma doença for detectada no local, a mesma cultura é semeada somente após 3-4 anos.

Muitas pragas da vegetação - moscas-mineiras, lagartas, pulgões - são criadas pela primeira vez em ervas daninhas de jardim. Principalmente em vários tipos de quinua, plantas da família do amaranto, às quais pertencem o espinafre, a beterraba e a acelga. Portanto, o canteiro com plantações no início da primavera é cuidadosamente removido. Eles se livram de um grande número de insetos usando infusões de tabaco, talos de tomate, bem como Fitoferms, Bitoxibacilina.

Colheita

As folhas de espinafre estão prontas para a colheita quando houver mais de 5 delas na saída. É melhor fazer a colheita de manhã, quebrando uma folha de cada vez ou cortando toda a saída. Eles também praticam arrancar um arbusto com raízes, especialmente quando plantam densamente. Na geladeira, as folhas não lavadas embrulhadas em um saco são armazenadas por 3 dias. Valiosas verduras de jardim também são congeladas, secas ou moídas com sal, armazenadas em potes. Após o aparecimento do pedúnculo, a coleta de espinafre é interrompida.

Conselho! Existe a opinião de que as folhas devem ser colhidas antes do almoço, pois nesse período o espinafre tem o maior teor de vitamina C.

Reprodução

Dependendo da variedade, as folhas são colhidas no 25-60º dia de desenvolvimento da planta. Em seguida, pedúnculos são criados. As sementes amadurecem em 3-3,5 meses. A semeadura no sul às vezes é realizada em agosto, cobrindo as plantas emergentes para o inverno. As primeiras variedades de espinafre são semeadas na primavera no jardim e na estufa.

Conclusão

O espinafre é frequentemente espalhado pontualmente por todo o jardim, compactando o plantio de alface, aipo e couve-rábano. Ao cultivar verduras, deve-se lembrar que as folhas são úteis apenas antes da formação dos pedúnculos. Em uma estufa, a planta pode disparar rapidamente em altas temperaturas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção