Abacaxi Physalis: cultivo e cuidado, foto

As receitas para preparar a physalis de abacaxi para o inverno o ajudarão a obter preparações saborosas e saudáveis. A planta tem propriedades benéficas para o corpo. É plantado em terreno aberto ou cultivado em mudas. Preste atenção constante durante o período vegetativo.

Propriedades úteis do abacaxi physalis

Physalis é um membro da família da beladona, originária da América do Sul e Central. Os brotos são eretos, de 50 a 100 cm de altura, folhas delgadas, opostas, ovóides, com bordas recortadas. As flores são solitárias, creme ou brancas. Cálice em forma de sino, pétalas pontiagudas. Os frutos são redondos, amarelo-laranja, com peso de 5 a 10 g, polpa doce e aroma pronunciado.

As bagas de Physalis têm propriedades medicinais:

  • têm efeitos diuréticos e coleréticos;
  • parar o sangramento;
  • aliviar a dor;
  • destruir bactérias.

O abacaxi Physalis é útil para reumatismo, gota, resfriados, úlceras estomacais, gastrite, diabetes, hipertensão. A planta remove metais pesados, colesterol, toxinas e produtos de decomposição.

Importante! As frutas contêm um complexo de substâncias úteis: vitaminas A, grupo B, ácidos orgânicos, antioxidantes, pectina.

Bagas frescas restauram o funcionamento dos sistemas endócrino e digestivo, reduzem a pressão arterial e aliviam a inflamação. Devido ao baixo teor calórico (53 Kcal por 100 g), as frutas são incluídas na dieta alimentar.

Não é recomendável comer os frutos do abacaxi physalis com aumento da acidez do estômago. Outra contra-indicação é a intolerância individual a frutos silvestres.

Cultivando e cuidando do abacaxi physalis

Abaixo está o processo de cultivo e cuidados com a physalis do abacaxi com uma foto. Plantar e cuidar de uma planta tem características próprias.

Cultivo de physalis de abacaxi a partir de sementes

Em climas quentes, as sementes são plantadas diretamente em terreno aberto. A planta é despretensiosa e dá bons rebentos. As obras são realizadas no final de abril - início de maio. Para melhorar a germinação das sementes, elas são embebidas em uma solução de permanganato de potássio ou estimulante de crescimento. Basta plantar a planta uma vez, no futuro ela se multiplica por semeadura própria.

O abacaxi Physalis prefere solo neutro. Para ele, as camas são adequadas, onde pepino, repolho, cebola cresceram um ano antes. Não é recomendado plantar physalis depois de tomates, batatas, pimentões e outras solanáceas. As safras são propensas a doenças semelhantes.

As sementes de abacaxi Physalis permanecem viáveis ​​por 4 anos. Antes do plantio, eles são embebidos em uma solução de sal. As sementes que flutuam na superfície são descartadas. O restante do material de plantio é mantido em solução de permanganato de potássio por 30 minutos.

Antes do plantio do abacaxi physalis, o solo é desenterrado, fertilizado com cinzas e húmus. As sementes são plantadas em incrementos de 10 cm e as mudas são desbastadas à medida que germinam e se desenvolvem. Deixe 30 cm entre as plantas, as mudas desbastadas podem ser transplantadas, elas criarão raízes rapidamente em um novo lugar.

O abacaxi Physalis é plantado antes do inverno. No final de outubro, as sementes são enterradas no solo. As mudas aparecerão na primavera. Eles são desbastados e os espécimes mais fortes são selecionados.

Cultivo de mudas de abacaxi physalis

Na faixa do meio, o abacaxi physalis é cultivado em mudas.Em casa, é preparado um substrato: uma mistura de turfa, húmus, turfa e areia na proporção de 2: 1: 1: 0,5. Em meados de abril, as sementes são gravadas em uma solução do medicamento "Fitosporina", depois plantadas em vasilhames.

Mudas de abacaxi Physalis aparecem dentro de 7 a 10 dias. Quando 2-3 folhas aparecem, as mudas mergulham em recipientes separados. As mudas são mantidas em local aquecido e bem iluminado. 2 semanas antes do desembarque, é transferido para a varanda para endurecimento. No início, as mudas são cobertas com tampas de papel sob a luz direta do sol.

O abacaxi Physalis é transferido para os canteiros quando as geadas da primavera passam. Entre as plantas são mantidos 60-70 cm. Para o plantio de physalis, são preparados buracos. As mudas são aprofundadas no solo até a primeira folha. O solo é compactado e regado em abundância.

Recursos de cuidados

Os cuidados com o abacaxi Physalis incluem:

  • rega moderada;
  • curativo superior;
  • arbustos amontoados;
  • afrouxando o solo;
  • amarrar a um suporte;
  • capina ervas daninhas.

O abacaxi Physalis é regado regularmente à medida que o solo seca. Para evitar a estagnação da água, o solo é solto após chuva ou umidade. No início da primavera, a planta é alimentada com infusão de verbasco ou excremento de galinha. Durante a floração e a frutificação, 30 g de superfosfato e sal de potássio são incorporados ao solo. Os fertilizantes podem ser adicionados a 10 água e despejados sobre o solo com uma solução. A planta é alimentada no máximo uma vez a cada 2 semanas.

O abacaxi Physalis não requer poda e pinça. Os frutos são formados nos galhos. Quanto mais brotos crescem, maior é o rendimento final. Os arbustos são amarrados a um suporte para não encostarem no solo.

Doenças e pragas

O abacaxi Physalis raramente fica doente. Na maioria das vezes, as doenças aparecem na ausência de cuidados, bem como em climas frios e úmidos. A planta é afetada pelo mosaico, em consequência do qual aparecem manchas claras e escuras nas folhas. A doença é de natureza viral e não pode ser tratada. O arbusto afetado é desenterrado e destruído.

Physalis pode sofrer de requeima durante a colheita. Manchas escuras aparecem nos frutos, que crescem rapidamente. Essa colheita não é comestível. Para prevenir a doença, os arbustos são borrifados com o líquido bordalês.

Physalis é suscetível a ataques de vermes e ursos. Para proteger o mato, são preparadas armadilhas com isca vegetal. Pulverizar com uma solução do medicamento "Iskra" ou "Fundazol" também é eficaz. No outono, eles devem cavar um local, então as larvas dos insetos estarão na superfície e morrerão de frio.

Colheita

Os frutos do abacaxi physalis são colhidos desde o final de julho até o início do primeiro frio. Eles são removidos dos brotos junto com a casca. Um dia seco e nublado é escolhido para a limpeza. A colheita é armazenada por muito tempo em local fresco e seco.

O que cozinhar com abacaxi physalis para o inverno

Compotas, compotas e compotas são feitas de physalis de abacaxi. Se você secar as frutas, pode usá-las como sobremesa.

Geléia

Ingredientes da geléia:

  • frutas maduras - 600 g;
  • açúcar granulado - 800 g;
  • canela - 2 unid.

Receita para geléia de inverno de physalis de abacaxi:

  1. Os bagos são descascados, lavados e perfurados com agulha.
  2. A massa é colocada em uma panela, o açúcar é adicionado e deixado por meia hora.
  3. Em seguida, adicione um copo de água e coloque o recipiente em fogo baixo.
  4. A massa é mexida até que o açúcar esteja completamente dissolvido e sejam adicionados 4 paus de canela.
  5. A geléia é fervida por 5 minutos, depois o fogo é apagado e mantido no fogão por 2 horas.
  6. O produto acabado é depositado em bancos.
Conselho! Além de physalis, são adicionados à geléia abóbora, marmelo, maçã ou pera a gosto.

Geléia

Para fazer geléia, o seguinte conjunto de produtos é necessário:

  • frutos maduros - 1 kg;
  • açúcar - 1 kg;
  • água - 1 copo.

Uma receita simples de geléia:

  1. Os frutos são descascados, lavados e secos com toalha.
  2. Physalis é colocado em uma panela, água é adicionada e colocada no fogo.
  3. A massa é fervida por 20 minutos até que os bagos estejam completamente amolecidos.
  4. Quando a polpa for fervida, acrescente o açúcar.
  5. A geléia é mantida em fogo baixo por mais 25 minutos, até obter uma consistência homogênea.
  6. O engarrafamento pronto expõe-se em potes esterilizados do inverno.

Fruta cristalizada

Frutas cristalizadas são frutas cozidas em calda doce. Esta sobremesa pode ser obtida na Physalis. O processo é bastante simples, mas leva muito tempo.

Principais ingredientes:

  • bagas - 1 kg;
  • açúcar - 1,2 kg;
  • água - 0,3 l.

Receita de frutas cristalizadas:

  1. Os bagos são retirados das caixas, lavados e vertidos em água a ferver durante 2 minutos.
    Isso removerá a camada superior que contém a substância pegajosa e inodora.
  2. Os frutos são lavados com água fria e perfurados com agulha.
  3. Um xarope de água e açúcar é colocado no fogão para cozinhar. O líquido é fervido, depois o fogo é abafado e o açúcar granulado pode se dissolver.
  4. As bagas são mergulhadas em calda quente e fervidas durante 5 minutos. Em seguida, o fogão é desligado e a massa é deixada 8 horas em condições ambiente.
  5. O processo é repetido mais 5 vezes.
  6. Quando o último cozimento é concluído, as bagas são transferidas para uma peneira e aguardam a calda escorrer.
  7. Os frutos são dispostos em folhas de pergaminho e secos por 5 a 7 dias.
  8. As frutas cristalizadas são polvilhadas com açúcar de confeiteiro e armazenadas em local fresco e escuro.

Compota

Para conseguir uma bebida deliciosa, você precisará de:

  • frutos de abacaxi physalis - 800 g;
  • açúcar - 400 g

Algoritmo para preparar compota de physalis de abacaxi:

  1. Os frutos maduros são limpos e lavados em água corrente.
  2. A massa resultante é transferida para uma panela e escaldada com água fervente.
  3. As bagas são resfriadas em água fria.
  4. O recipiente é colocado no fogo e é adicionado açúcar.
  5. Os frutos são fervidos até ficarem macios.
  6. A compota pronta é colocada em potes esterilizados e cobertos com tampas para o inverno.

Passas de uva

Para preparar passas de physalis, pegue a quantidade necessária de frutas silvestres. Frutas secas são adicionadas a muesli, saladas e iogurtes. Podem ser usados ​​como tempero para sopas e pratos principais.

O procedimento para obter passas de abacaxi physalis:

  1. As bagas são descascadas e escaldadas com água a ferver. Em seguida, remova uma casca fina e transparente deles.
  2. As frutas são dispostas em uma assadeira em uma camada.
  3. Ligue o forno a 60 ° C e coloque os bagos para secar.
  4. As passas acabadas são armazenadas em local fresco e escuro.

Se as condições climáticas permitirem, as bagas do abacaxi physalis são deixadas do lado de fora, sob a luz direta do sol. Uma maneira conveniente de obter passas é usar secadores elétricos.

Conselho! O microondas não é adequado para secar. Os bagos amolecem e não atingem a consistência desejada.

Comentários sobre abacaxi physalis

Anna Subbotina, 26 anos, Kirov
Há muito tempo que cultivo physalis a partir de sementes no parapeito da janela. A planta não requer cuidados especiais, embora seja rica em vitaminas e outras substâncias úteis. O principal é protegê-lo das ervas daninhas e mantê-lo no lado ensolarado. O solo nutritivo e a rega irão garantir uma boa colheita. Frutos de cor laranja brilhante ou amarela, de agradável sabor azedo, amadurecem em cápsulas. Eu os uso frescos ou seco para o inverno. É conveniente adicioná-los a produtos de panificação.
Maykov Vladimir Petrovich, 48 anos, Kazan
Há muitos anos, venho plantando physalis no campo sob a janela. Uma planta muito modesta, ela cresce rapidamente e dá uma colheita todos os anos. É mais seguro cultivá-lo por meio de mudas, mas você pode plantá-lo diretamente em terreno aberto. Definitivamente precisa de apoio, caso contrário os brotos vão acabar no chão. Os frutos amadurecem em "bolsas" e lembram tomates-cereja em tamanho e forma. Eles fazem uma excelente geléia de inverno, especialmente se você adicionar um pouco de laranja. As frutas frescas são doces e muito aromáticas.

Conclusão

As receitas de preparação da physalis de abacaxi para o inverno permitem obter deliciosas sobremesas e drinks. Para ter uma colheita, eles seguem as regras de plantio e cuidados com a planta. A planta é despretensiosa e requer cuidados mínimos: regar, fertilizar, capinar.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção