Preparação de Horus para tratamento de plantas

A realidade é que não será possível obter uma colheita normal sem tratamentos preventivos e terapêuticos das plantas cultivadas. Quase todas as plantas, árvores e arbustos são necessários spray meios especiais para protegê-los de bactérias e microorganismos patogênicos. Hoje, um dos medicamentos de amplo espectro mais populares na Rússia é o Horus - aminopirimidina, que pode não apenas prevenir infecções, mas também tratá-las com sucesso em diferentes estágios. Esta ferramenta tem muitas vantagens, mas o jardineiro também deve conhecer as desvantagens de Horus para poder usá-la com sucesso em seu site.

A seguir falaremos sobre a composição do medicamento, as instruções para o uso de Horus para árvores frutíferas e arbustos são fornecidas. O artigo também fornece informações sobre a dosagem de Horus e compatibilidade de medicamentos com outros tratamentos.

Composição química e princípio de ação

Horus é um fungicida de amplo espectro. Este medicamento foi desenvolvido pela empresa suíça Syngenta e apresentado como um poderoso agente antifúngico. O ingrediente ativo aqui é o composto orgânico ciprodinil. A composição da preparação é a seguinte: um litro de Horus contém 0,75 litros do ingrediente ativo.

O princípio de ação do fungicida baseia-se na penetração da substância ativa nas células dos fungos e na inibição da síntese de aminoácidos. Como resultado da exposição, a atividade vital dos microrganismos prejudiciais é interrompida e o micélio é completamente destruído.

Atenção! O ciprodinil é capaz de penetrar nas células apenas através de membranas finas, portanto, Hórus é mais ativo no tratamento de brotos jovens e folhas com epiderme fina.

Os desenvolvedores da droga observam sua incrível capacidade de destruir fungos causadores de doenças de várias classes, quando eles estão em um estado dormente. Ou seja, o tratamento mais eficaz de plantas com Horus no início da primavera. O remédio é sistêmico, ou seja, é capaz não só de prevenir a doença, mas também de curá-la.

Hórus é produzido na forma de pequenos grânulos que podem se dissolver facilmente na água. À venda estão sacolas com fungicida de um, três e quinze gramas, há também uma embalagem de quilo para grandes fazendeiros e jardins industriais.

Espectro de ação

Na maioria das vezes, Horus é usado para o jardim e processamento de árvores frutíferas, arbustos de bagas, morangos, morangos silvestres. Ao contrário de outros fungicidas semelhantes, a droga suíça destrói fungos patogênicos com eficácia e rapidez.

Horus é eficaz nos casos em que uma doença de árvores frutíferas ou outras plantas é causada por esta série de infecções:

  • sarna;
  • oídio;
  • doença de clasterosporium;
  • moniliose de culturas de frutas de caroço;
  • podridão de frutas;
  • podridão cinzenta;
  • manchas brancas e marrons;
  • mofo;
  • ondulação das folhas;
  • alternaria;
  • oídio.
Importante! O fungicida Horus protege de forma confiável, em primeiro lugar, as folhas das plantas, ao mesmo tempo, sem exercer qualquer efeito tóxico sobre elas. A fitotoxicidade é uma das principais vantagens da droga.

Vantagens e desvantagens

O uso de Horus na horticultura evita vários problemas. A escolha do fungicida Horus para o tratamento de plantas no jardim deve ser por uma série de razões:

    • a substância ativa penetra na lâmina foliar muito rapidamente - em três horas;
    • você pode usar o fungicida mesmo em baixas temperaturas - de +3 graus, o que permite que você destrua micélios durante a fase de inverno;
    • adequação ao processamento tardio dos frutos, o que reduz em 50% o risco de contaminação da safra colhida com podridão;
    • falta de fitotoxicidade;
    • compatibilidade com outros agentes antifúngicos, pesticidas e inseticidas;
    • uso econômico de um produto caro;
    • má absorção no solo, não proliferação de Horus nas águas subterrâneas;
    • embalagem conveniente;
    • uma ampla gama de ações.

Infelizmente, ainda não existe um medicamento perfeito que não tenha desvantagens. Horus não é exceção, este fungicida tem suas desvantagens:

  • o produto não consegue penetrar na epiderme espessa, portanto, não é adequado para o tratamento de árvores e arbustos maduros - recomenda-se pulverizar as plantas jovens com Hórus logo no início da estação de crescimento;
  • a ação do fungicida é local, ou seja, a substância não penetra em todas as partes da planta;
  • a droga é mais eficaz em temperaturas médias do ar - de +3 a +25 graus. O calor intenso, como o tempo frio, reduz muito a eficácia de Hórus.

Conselho! Um fungicida diferente deve ser selecionado para o tratamento de árvores e arbustos maduros. Hórus também não é usado no calor do verão; você pode tentar pulverizar de manhã ou à noite, ou substituir a droga.

Preparação da solução

Como os grânulos de Horus são dispersíveis em água, eles são fáceis de dissolver em água e preparar uma solução na proporção certa. É necessário preparar uma solução fungicida imediatamente antes do processamento - você não pode armazenar o produto acabado.

A preparação é muito simples:

  1. O recipiente do spray é enxaguado com água limpa.
  2. Encha o recipiente com água um terço.
  3. De acordo com as instruções, calcule a dosagem de Horus e despeje a quantidade necessária de grânulos.
  4. Mexa bem a composição resultante.
  5. Depois é só adicionar o resto da água. Mexa novamente.
Atenção! Após o uso, os restos da solução fungicida devem ser despejados, uma vez que não podem ser armazenados.

A taxa de consumo de Hórus é de 1 metro cúbico por hectare de jardins. Estes são valores aproximados recomendados para escala industrial. Uma dosagem mais precisa deve ser calculada levando em consideração o tipo de planta, o tempo de processamento e o tamanho da copa.

Os sacos impressos não são armazenados por muito tempo, pois os grânulos do fungicida absorvem ativamente a umidade do ar. Um recipiente fechado com Horus é armazenado por até três anos em um local escuro, onde crianças e animais de estimação não podem alcançar, a uma temperatura de -10 a +35 graus.

Cálculo de dosagem

A taxa de consumo de Horus também depende do tipo de planta e da doença a que foi submetida. Na maioria das vezes, esse fungicida é usado para tratar plantações de pomóideas e frutas com caroço.

Queimaduras moloniais e folhas encaracoladas de árvores frutíferas de caroço deve ser tratado com uma solução com a seguinte concentração: 2 gramas de Horus por 10 litros de água. A primeira pulverização de árvores é realizada na fase de botões rosa, novamente - após duas semanas.

Clasterosporium, coccomicose, podridão de frutas eliminar com uma composição mais concentrada: 2 gramas de fungicida por 5 litros de água. O primeiro beneficiamento da fruta pode ser realizado na fase de “cone verde”, seguido de pulverizações em intervalos de 15 dias.

Atenção! O último processamento das árvores com Horus é realizado o mais tardar 15 dias antes da colheita.

As árvores frutíferas de pomóideas (maçã, pêra) são tratadas com Horus da podridão dos frutos, sarna, Alternaria. Para isso, 2 gramas do fungicida são dissolvidos em 10 litros de água e as árvores são pulverizadas duas vezes: durante o período de inchaço dos botões e após 15 dias.

Como aplicar o produto em várias plantas

As instruções de uso de Horus geralmente encontram-se na embalagem do fungicida. Como mostra a prática, para cada árvore frutífera de tenra idade, você terá que gastar de dois a quatro litros da solução acabada.Devido à dispersão em água do produto, seca rapidamente e cobre todas as partes da planta com uma película fina. Depois de algumas horas, você não pode mais ter medo da chuva, pois a substância ativa de Hórus penetrou em seu interior.

Importante! O efeito de Horus em uma planta pode durar de 7 a 10 dias. O reprocessamento não deve ser realizado antes de 10 dias após o anterior.

Para macieiras e peras

Recomenda-se que as culturas de pomóideas sejam tratadas com Horus para prevenir sarna, oídio, queimaduras moniliais e Alternaria. A pulverização é realizada duas vezes: na fase de brotação ("no cone verde") e, algures, no décimo dia após o fim da floração das árvores.

O consumo de fungicida, neste caso, é de 10 litros por 100 quadrados de jardim.

Conselho! Algumas semanas antes da próxima colheita, você pode processar frutas com caroço diretamente. Hórus protegerá a colheita da deterioração e deterioração prematura e permitirá que a fruta seja armazenada por mais tempo.

Para cerejas, pêssegos, damascos, cerejas doces, ameixas

Para o tratamento e prevenção da infecção de culturas de frutas com caroço (por exemplo, para um pêssego) com uma queima monilial, o tratamento Horus deve ser realizado antes da floração e a nova pulverização é realizada após uma semana.

A podridão das frutas pode ser tratada assim que surgirem os primeiros sintomas da doença. A pulverização da fruta com o fungicida é repetida em intervalos de duas semanas para que o último tratamento ocorra o mais tardar 15 dias antes da colheita.

A coccomicose e a clasternosporíase são tratadas com duplo tratamento: nas manifestações iniciais da doença e 10 dias após a primeira exposição ao medicamento.

Processamento de uva

Horus também é eficaz para uvas. Com a ajuda de um fungicida, essa cultura é tratada contra podridão cinzenta e míldio. As folhas e as vinhas devem ser processadas três vezes durante a estação de crescimento: na fase de borbulhamento, durante a formação dos cachos, durante o amadurecimento das uvas.

Atenção! Para o processamento da uva, utiliza-se uma solução de Horus mais concentrada: 6 gramas do medicamento por 5 litros de água.

Pulverizando morangos e morangos

Hórus também ajuda contra doenças de frutas silvestres, como morangos e morangos. O fungicida é eficaz no caso de infecção de plantas com manchas brancas e marrons, oídio, bolor cinza.

As lavouras de frutas silvestres são pulverizadas três vezes por temporada, enquanto a concentração do fungicida é diferente o tempo todo. Antes da floração e imediatamente após a colheita dos frutos, os morangos são tratados com uma solução de 6 gramas de Hórus e 10 litros de água. Durante o período de formação do ovário, a concentração deve ser reduzida à metade: 3 gramas de fungicida por 10 litros. Para um lote de morango de 100 mcerca de cinco litros de composição de trabalho são consumidos.

Conselho! Você pode aumentar a eficácia de Horus adicionando fundos como Velocidade e Topázio à composição. Árvores e arbustos podem ser tratados com a substância resultante no máximo duas horas após o preparo.

Comentários

Svetlana Igorevna
Anteriormente, eu usava o líquido Bordeaux para pulverizar minhas árvores e arbustos no início da primavera. Quando comecei a pulverizar com Horus, percebi a diferença: agora dois tratamentos preventivos são suficientes e as árvores não ficam doentes durante toda a temporada. Acima de tudo, gosto da resistência da droga à precipitação, provavelmente, muitos jardineiros estão cientes do problema da chuva após o processamento das plantas. Na primavera, o calor não chega por muito tempo, e Hórus já pode ser usado a três graus - fungos e infecções simplesmente não têm tempo para acordar.

Conclusão

Horus é um fungicida eficaz e popular. A droga conquistou o amor dos jardineiros pela possibilidade de uso precoce, amplo espectro de ação e consumo econômico.

Avaliações desse fungicida são apenas positivas, a única desvantagem identificada pelos jardineiros domésticos é o rápido desaparecimento do medicamento das prateleiras. É melhor comprar Horus com antecedência, sem esperar pela primavera!

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção