Contente
A alimentação regular é um procedimento obrigatório no cultivo de plantas cultivadas. O fertilizante Nutrisol é um produto complexo que contém uma grande quantidade de nutrientes. É usado para alimentar várias plantas frutíferas e ornamentais. Os jardineiros são aconselhados a ler as instruções originais antes de usar.
Descrição do medicamento Nutrisol
O produto é um fertilizante solúvel em água. A preparação destina-se à alimentação radicular e foliar. É usado para culturas cultivadas em terreno aberto e em solo protegido, incluindo fertilizantes de plantas de interior.
Composição Nutrisol
A preparação é enriquecida com substâncias valiosas, especialmente minerais e oligoelementos. A composição é balanceada e depende do tipo de fertilizante.
Componentes principais:
- azoto;
- fósforo;
- potássio;
- ferro;
- manganês;
- cobre;
- boro
Para fertilizar flores de interior, use "Nutrisol" sem nitrogênio. É mais adequado para solos ligeiramente ácidos.
Sobre os benefícios dos micronutrientes para diferentes culturas:
Tipos e formas de liberação
Existem várias variedades de Nutrisol. Eles diferem em propósito e concentração dos ingredientes ativos principais.
O tipo mais popular é o Nutrisol 20-20-20. O fertilizante contém 20% de nitrogênio, potássio e fósforo. Essa preparação é mais frequentemente usada para plantas ornamentais cultivadas em ambientes fechados ou ao ar livre.
Dependendo da concentração de nitrogênio, fósforo e potássio, os seguintes tipos de "Nutrisol" são diferenciados:
- para coníferas - 9-18-36;
- para morangos e morangos - 14-8-21;
- para tomates 14-8-21;
- para pepinos - 9-18-36;
- para arbustos ornamentais - 15-5-30.
O medicamento está disponível na forma de pó cristalino. O fertilizante está disponível em embalagens a partir de 100 G. As opções de embalagem mais comuns são de 500 ge 1 kg.
Impacto no solo e nas plantas
Devido à sua composição balanceada, o fármaco possui amplo espectro de ação. O produto dissolve-se completamente em água sem a formação de precipitado sólido. Todos os nutrientes são absorvidos pelo sistema radicular sem permanecer no solo.
As principais propriedades do "Nutrisol":
- Enriquecimento do solo com elementos raros.
- Reduzindo os efeitos negativos dos inseticidas e fungicidas.
- Aumentando a resistência das safras aos fatores desfavoráveis.
- Aumento do rendimento das fruteiras.
- Proteção contra a exposição ao cloro, sódio e outros elementos nocivos.
O uso regular do suplemento mineral ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças bacterianas e fúngicas.Os componentes incluídos na composição estimulam o crescimento, fortalecem o sistema radicular.
Segundo avaliações sobre o fertilizante Nutrisol para rosas, o medicamento ajuda a aumentar o período de floração. O aditivo mineral acelera o período de formação dos botões, aumenta a saturação da cor das plantas ornamentais.
Taxas de consumo
A quantidade de fertilizante necessária para diferentes culturas é diferente. Isso ocorre porque a necessidade de nutrientes não é a mesma.
As seguintes taxas de consumo se aplicam ao fertilizante Nutrisol:
- tomate, berinjela - 15-20 g por 10 litros de líquido;
- coníferas - 30-50 g por 10 litros de água;
- plantas de interior - 15-20 g por 10 litros de líquido;
- pepinos - 20-25 g por 10 l;
- rosas - 15-20 g por 10 litros de água;
- árvores frutíferas e arbustos de bagas - 15-20 g por 10 litros de água.
Não só o consumo de pó para a preparação do fluido de trabalho difere, mas também a frequência da alimentação. Plantas de interior, frutas e frutos silvestres e plantas ornamentais, incluindo rosas, são fertilizadas 3-4 vezes por estação. Um esquema semelhante se aplica a pepinos, tomates e berinjelas. Significa que Nutrisol Needles é suficiente para fazer 2 vezes por temporada.
Como aplicar corretamente
A droga é fácil de usar. Para preparar o fluido de trabalho, basta misturar o pó com água. Mas o procedimento deve ser realizado em estrita conformidade com as instruções. Caso contrário, mesmo um suplemento mineral seguro pode ser prejudicial.
Como procriar corretamente
Prepare o fluido de trabalho em um recipiente adequado. O uso de recipientes para alimentos é estritamente proibido.
Em primeiro lugar, você precisa determinar a quantidade necessária de fluido de trabalho. É calculado com base nas taxas de consumo de culturas específicas.
A quantidade necessária de pó deve ser medida com uma colher de medida. O medicamento é misturado com água, bem agitado até que esteja completamente dissolvido.
Para diluir o "Nutrisol", pode-se usar água de qualquer grau de dureza. No entanto, é mais fácil para o sistema radicular obter minerais de água mole. Para reduzir a dureza, você pode ferver e resfriar o líquido ou aguardar de 3 a 4 dias.
Instruções de uso
O fertilizante diluído é aplicado na raiz. O produto não é utilizado para pulverização, uma vez que este método exclui a assimilação das substâncias constituintes. O líquido deve ser aplicado pela raiz para que os microelementos entrem na planta com mais rapidez.
"Nutrisol" pode ser usado para irrigação por gotejamento da raiz. Esta opção é ideal quando é necessário processar grandes áreas.
Para plantações de vegetais
O medicamento pode ser usado para qualquer planta frutífera cultivada em campo aberto. Na maioria das vezes, o Nutrisol é usado para pepinos. Essa cultura é exigente na composição do solo. Ao plantar em um solo pobre e desprovido de minerais, a formação dos frutos é prejudicada.
Os pepinos são regados com Nutrisol durante a estação de crescimento ativa. A cobertura é realizada 3-4 vezes. Para cada planta, são usados 10 litros de fluido de trabalho.
O fertilizante Nutrisol para tomates é usado de uma maneira diferente. Abaixo de cada bucha, são introduzidos 5 litros de fluido de trabalho. A alimentação de berinjelas, pimentões e abobrinhas é feita de maneira semelhante.
Para safras de frutas e bagas
O fertilizante Nutrisol para morangos e morangos é o mais procurado entre os jardineiros. Essas bagas são consideradas as mais exigentes na composição do solo e necessitam de grande quantidade de oligoelementos durante o período de formação dos frutos. O medicamento ajuda a aumentar a massa dos bagos, reabastece a necessidade dos principais componentes e previne o desenvolvimento de doenças.
Para 1 metro quadrado de plantio, é necessário cerca de 1 litro de fluido de trabalho.Para morangos e morangos, 15-20 g de pó são usados por 10 litros de água. A mesma quantidade é aplicada a outros arbustos de bagas. A fertilização de árvores frutíferas requer 10 litros de fluido de trabalho. Se forem detectados sinais de deficiência de micronutrientes, a concentração do pó na cobertura pode ser aumentada para 25-30 g por 10 litros.
Para flores de jardim e arbustos ornamentais
Numerosas análises de clientes do Nutrisol para rosas indicam que tal ferramenta ajuda a estender o período de floração e aumentar a saturação da cor. Portanto, este tipo de fertilizante é usado ativamente no cultivo de arbustos ornamentais em campo aberto.
A cobertura é realizada independentemente do estágio de crescimento. A maior necessidade de microelementos é experimentada por plantas jovens, assim como por flores recém-transplantadas. Para a irrigação, um fluido de trabalho é preparado a partir de 10 litros de água e 20 g de "Nutrisol". Recomenda-se que o curativo de cobertura seja realizado pelo menos 1 vez por mês.
Para plantas e flores de interior
As culturas ornamentais que são cultivadas dentro de casa também precisam de alimentação regular. Recomenda-se realizá-lo 3-4 vezes por temporada.
Para regar pequenas plantas de interior, 200-300 ml de fluido de trabalho são suficientes. Para flores grandes, é necessário 0,5-1 l de fertilizante diluído.
Recomenda-se aumentar a frequência de recarga mineral durante o período de formação dos botões. Após a floração, o fertilizante é aplicado 1-2 vezes para reabastecer o suprimento de oligoelementos.
Prós e contras de usar
Nutrisol tem uma série de vantagens sobre outros fertilizantes. Portanto, esse suplemento mineral é muito procurado entre os jardineiros.
Vantagens principais:
- Composição complexa e equilibrada.
- A ausência de substâncias nocivas causando o fenômeno da fitotoxicidade.
- Fácil de usar.
- Completamente solúvel em água em qualquer nível de dureza.
- Aumento do rendimento das fruteiras.
- Preço acessível.
- Segurança para o corpo humano.
Apesar de uma série de vantagens, o Nutrisol também apresenta desvantagens. Portanto, tal remédio não pode ser considerado universal para todas as espécies de plantas.
Os principais contras:
- Os minerais são assimilados apenas em solos com acidez abaixo de 6 pH.
- A ferramenta só pode ser aplicada de forma diluída, exclusivamente na raiz.
- O abuso pode danificar os microorganismos do solo.
- O nitrogênio e o fósforo, que não são assimilados pelas plantas, podem se acumular no solo.
- O fertilizante mineral é rapidamente removido do solo.
Danos potenciais "Nutrisola" enfatiza a necessidade de usar tal ferramenta em estrita conformidade com as instruções. Ao processar plantas, evite o contato do fluido de trabalho com as membranas mucosas, evite a ingestão pela boca ou trato respiratório.
Compatibilidade com outras drogas
"Nutrisol" combina bem com pesticidas, inseticidas, pois não é fitotóxico. O medicamento pode ser usado simultaneamente com suplementos minerais foliares. De acordo com as instruções de uso do fertilizante Nutrisol para coníferas, quando combinado com outros agentes, é necessário levar em consideração a concentração de sais de potássio, alumínio e cobre na composição, pois o excesso desses componentes pode prejudicar a planta.
Conclusão
Fertilizer Nutrisol é uma ferramenta popular para alimentar frutas e plantas ornamentais. A preparação contém nitrogênio, potássio e fósforo, bem como um conjunto de oligoelementos adicionais. Essas substâncias são necessárias para o pleno crescimento, aumentando a produtividade e protegendo a planta de fatores negativos. O medicamento é muito fácil de usar, pois basta dissolvê-lo em água e regá-lo.