Como tratar árvores frutíferas de doenças

Todos os anos, os pomares são atacados por muitas pragas e doenças. Durante a estação quente, os jardineiros lutam contra esse problema com todos os meios disponíveis. O tratamento do jardim no início da primavera é especialmente importante, pois é durante este período que é possível cortar todos os infortúnios pela raiz, até que tenham tempo de acordar e se multiplicar. Para que o efeito seja duradouro e proporcione proteção de cem por cento, as árvores e arbustos terão de ser pulverizados mais de uma vez: apenas nos meses de primavera, o tratamento é repetido três a quatro vezes. Um padrão de pulverização aproximado ajudará o jardineiro a não se confundir e esquecer de nada.

Como e como processar árvores frutíferas na primavera será descrito neste artigo. Também oferecerá um calendário de tratamentos para o pomar por meses, considere preparações populares, remédios para pragas e doenças do jardim.

Preparação do jardim

O trabalho do jardineiro deve começar desde os primeiros dias da primavera. Quando a última neve ainda está nos galhos e os caminhos estão congelados, é hora de sair para o jardim para a primeira inspeção. É hora de sacudir as camadas de neve da coroa para que a neve pesada que derrete não parta os brotos que estão começando a crescer. Você pode levar um podador, aparar as copas, cortar ramos danificados ou secos.

O agricultor deve examinar cada árvore frutífera e cada arbusto para identificar áreas de casca de casca, cortar frutos mumificados e remover ninhos de insetos. Se houver cavidades no tronco, grandes fissuras, é preciso limpá-las, pois é nesses abrigos que as larvas dos insetos gostam de passar o inverno, onde as pragas põem ovos.

Conselho! Para remover pulgões de inverno dos brotos, você precisa caminhar ao longo da árvore com uma escova de metal duro. E os arbustos de bagas podem ser regados com água muito quente (70-80 graus), apenas isso deve ser feito antes que os botões inchem.

Quando esquentar um pouco, você precisa caiar os troncos das árvores. Também será útil recolher as folhas do ano passado, o lixo, os ramos cortados - tudo isto deve ser retirado da horta e queimado.

Via de regra, as árvores são branqueadas no outono e na primavera apenas retocam a camada de cal aplicada. A caiação é capaz de lidar com fungos, líquenes, ovos e larvas de insetos.

Você pode preparar uma mistura para caiar árvores na primavera como esta, misture:

  • 2 kg de cal ou pasta de cal;
  • 10 litros de água;
  • 1 kg de argila;
  • 300 gramas de sulfato de cobre.

A composição resultante é bem misturada e os troncos e os rebentos inferiores das árvores frutíferas ficam manchados com ela.

Importante! Hoje estão à venda misturas prontas para caiar os troncos das árvores frutíferas. Várias pastas e misturas acrílicas são mais eficazes porque, além da cal, contêm fungicidas especiais e outras substâncias ativas.

No início da primavera, a copa das árvores também pode ser processada. Para esses fins, um remédio antigo e comprovado é perfeito - o óleo diesel comum. Pulverizado Com o óleo diesel, os galhos são cobertos por uma fina película oleosa, sob a qual as larvas e os esporos simplesmente sufocam e morrem.

Estágios e tempo de pulverização

O tratamento de primavera do jardim com produtos químicos deve começar quando o calor estável for estabelecido na rua - a temperatura do ar durante o dia ficará em torno de +5 graus, e à noite não cairá abaixo de zero.

Não adie a pulverização - quando os botões começarem a florescer e o fluxo de seiva for ativado na árvore, você terá que reduzir a concentração dos medicamentos.O primeiro tratamento é mais eficaz - enquanto as árvores estão "dormindo" e as larvas de insetos e os agentes infecciosos ainda estão inativos.

Um calendário de pulverização aproximado para um jardim de frutas e bagas é assim:

  1. Tratamento de árvores e arbustos no início da primavera, até os botões das plantas incharem.
  2. Pulverização de árvores e arbustos floridos.
  3. Tratamento de plantas após a floração.
  4. Durante o período de formação dos ovários e crescimento dos frutos.
Atenção! Este é apenas um diagrama aproximado dos tratamentos de primavera das árvores frutíferas. A programação precisa ser ajustada dependendo das condições climáticas, picos de doenças, ataques de insetos, condição das árvores e outros fatores.

Em qualquer caso, a pulverização de árvores é recomendada em tempo seco e calmo, na ausência de forte atividade solar (em dia nublado, antes das 10 horas, após o pôr do sol).

Primeira pulverização do jardim

O primeiro processamento da primavera de árvores frutíferas e arbustos de bagas deve começar antes do início do botão. Esta etapa é considerada a mais importante, pois todo o esquema de pulverização posterior dependerá de sua eficácia.

Importante! Botões não abertos e brotos dormentes ainda não serão capazes de absorver produtos químicos prejudiciais, uma vez que o movimento da seiva na árvore ainda não começou. Por isso, no início da primavera, é permitido o uso de agentes mais fortes e tóxicos, que podem matar a maioria das pragas.

As doenças de jardim mais perigosas no início da primavera: câncer negro, coccomicose, sarna, antracnose, moniliose. Das pragas, neste momento, você pode encontrar insetos do solo, mariposa, pulgões, lagartas, carrapatos.

Para a primeira pulverização da primavera, recomenda-se o uso de um dos produtos mais antigos e comprovados, como uréia, sulfato de cobre, líquido Bordeaux ("spray azul"). Se essas drogas se revelarem ineficazes, você terá que comprar produtos químicos: Anabazina, Triclorol, Strobi, Teldor, que lidam perfeitamente com parasitas e fungos.

Os jardineiros modernos costumam se opor a remédios químicos de jardinagem, como soluções caseiras. Prepare-o assim:

  1. Despeje duas pilhas de folhas de tabaco amassadas em um frasco de três litros.
  2. Adicione um punhado de cebola e cascas de alho, agulhas de pinheiro e cascas de laranja picadas.
  3. Tudo isso deve ser despejado com água quente (cerca de 70 graus), coberto com uma tampa de náilon e colocado em local escuro por cerca de uma semana.
  4. Após uma semana, a solução é filtrada em várias camadas de gaze e diluída em dez litros de água.
  5. O produto resultante é misturado e despejado nele 100 gramas de sabão de alcatrão gasto em um ralador fino.

Árvores frutíferas e arbustos de bagas são pulverizados com a solução preparada, repetindo o tratamento após 10-12 dias até que o jardim floresça.

Pulverizar o jardim antes e durante a floração

Imediatamente antes da floração, os pomares são normalmente cultivados a partir de lagartas da mariposa, crosta e manchas. Nesta fase, o karbofos é muito eficaz. Para tratar árvores, tome um agente de 10 por cento, diluindo 70 gramas da substância em 10 litros de água.

Atenção! Durante o período de floração, árvores e arbustos não são pulverizados, pois isso pode prejudicar a polinização das flores e envenenar as abelhas.

Imediatamente após a floração, as árvores são tratadas novamente, desta vez para protegê-las de várias doenças. Junto com as flores desabrochando, os carrapatos rastejam para fora dos abrigos, dos quais o enxofre coloidal pode ser protegido. Para preparar a solução, você precisa pegar 80 gramas de enxofre 70 por cento e diluir em 10 litros de água com sabão. Se os carrapatos não forem mortos a tempo, eles podem causar danos irreparáveis ​​ao pomar.

Pulverização na fase de formação do fruto

O beneficiamento de árvores frutíferas e arbustos não para por aí. Quando os ovários são formados, a pulverização é realizada uma terceira vez - as plantas protegem dos insetos remanescentes e de várias infecções putrefativas.

Não vale a pena o terceiro tratamento do jardim para fins preventivos, pois os produtos químicos nesta fase podem prejudicar muito o respeito ao meio ambiente da cultura - as toxinas se acumulam muito bem nos frutos. Antes da pulverização, as árvores e arbustos são examinados cuidadosamente, tentando identificar vestígios de infecção ou a presença de insetos.

Para o processamento de árvores na fase de formação do ovário, é recomendado o uso de:

  • oxicloreto de cobre;
  • Líquido bordalês;
  • ureia;
  • produtos químicos combinados com um amplo espectro de ação;
  • produtos biológicos que não são prejudiciais ao jardim e não são tóxicos.
Atenção! Não borrife árvores e arbustos de jardim em clima muito úmido - isso levará inevitavelmente a queimaduras químicas de folhas e frutos.

Regras e diretrizes

O fato de o jardim necessitar de um tratamento preventivo após o inverno é compreensível. Agora o principal é borrifar corretamente para não agredir árvores e arbustos.

Recomenda-se seguir as seguintes regras para o processamento de jardins de primavera:

  • borrife a árvore completamente, "da cabeça aos pés". Para fazer isso, primeiro processe a copa, depois selecione galhos grandes e borrife-os alternadamente na direção da borda ao tronco. Por último, o tronco e o solo no círculo próximo ao tronco são irrigados.
  • Se chover dentro de 24 horas após o tratamento, você terá que repetir tudo novamente.
  • É necessário preparar a solução após certos cálculos: cerca de 5,5 litros de líquido serão necessários para uma árvore adulta, 1,5 litros serão suficientes para uma árvore jovem ou um grande arbusto de baga.
  • Para a pulverização, são usados ​​cilindros especiais, bombas e pulverizadores. Após o trabalho, devem ser lavados com água limpa e secos.
  • O jardineiro deve usar equipamento de proteção individual: máscara, óculos, luvas. Depois de tratar do jardim, lave bem o rosto e as mãos com sabonete.
Conselho! É melhor usar meios combinados para o tratamento de primavera de árvores que podem combater várias infecções e pragas ao mesmo tempo.

Conclusão

Toda primavera, absolutamente todos os jardineiros e residentes de verão enfrentam a questão de como tratar as árvores frutíferas de doenças e pragas. Até o momento, a escolha de meios especiais é bastante ampla: são produtos químicos, remédios populares e bioinseticidas modernos. É muito mais importante pulverizar em um momento adequado, antes que as infecções e pragas tenham tempo de se espalhar e causar danos irreparáveis.

Comentários (1)
  1. Boa tarde! Eu tenho uma cereja velha (cerca de 40 anos) Os galhos começaram a secar Cola aparece no tronco A casca se desprende Feridas verticais apareceram no fundo do tronco O que fazer

    18/03/2020 às 09:03
    Vladimir
    1. Bom Dia!
      A casca das cerejas freqüentemente estoura. Não existem tantas razões para o aparecimento de fissuras. Na maioria dos casos, os troncos racham devido a uma queda brusca de temperatura no período inverno-primavera, rachaduras de geada ou queimaduras de sol no inverno. Para obter mais informações sobre as causas das rachaduras, bem como métodos de tratamento, consulte o artigo. https://gardenlux-pt.decorexpro.com/sad-i-ogorod/derevya/pochemu-treskaetsya-chereshnya.html.
      O aparecimento de goma (substância pegajosa) é uma reação natural às lesões. Trate a árvore - a goma desaparecerá.

      19/03/2020 às 07:03
      Alena Valerievna
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção