Contente
A urtiga em terras cultivadas é classificada como uma erva daninha agressiva. Ela cresce rapidamente, ocupando grandes áreas. Plantas úteis que estão próximas sofrem com essa vizinhança, experimentando uma falta de umidade e nutrição. Os arbustos altos de urtigas sombreiam as plantações e são transmissores de infecções fúngicas. Livrar-se das urtigas não é uma tarefa fácil, mas bastante solucionável se o evento for realizado de maneira correta e em tempo hábil.
Recursos de controle de ervas daninhas
O sistema radicular de uma erva daninha mista. O caule central espesso tem 20-25 cm de profundidade. Produz numerosas estacas laterais de até 40 cm de comprimento. Na primavera, os brotos das raízes brotam de cada botão vegetativo. Até o final do verão, uma planta madura cresce a partir dos brotos, cuja raiz também cresce 30-40 cm desde a primavera.
Uma estufa coberta de urtigas (foto) pode ser difícil de limpar de ervas daninhas. As paredes da estufa não são um obstáculo para as raízes das plantas. Em casos frequentes, no outono, a urtiga ficava do lado de fora da estufa, e na primavera já aparecia dentro. Se você não lutar contra as ervas daninhas em tempo hábil, livrar-se delas no futuro será problemático.
A urtiga é comum em toda a Rússia, exceto no Extremo Norte. A planta é caracterizada por uma alta resistência à geada. Os primeiros brotos aparecem a uma temperatura de + 3–5 0C, eles não têm medo de um indicador negativo, eles crescem rapidamente.
A dificuldade do controle das ervas daninhas reside no rápido crescimento da parte subterrânea, enquanto a urtiga recupera sua população em 2 temporadas, mesmo que um pequeno fragmento da raiz permaneça no solo. O problema é agravado pela capacidade de se reproduzir de uma maneira generativa. As sementes amadurecem no final do verão e são carregadas por longas distâncias pelo vento. O material hiberna calmamente e germina na primavera.
A urtiga é classificada como planta medicinal. É uma boa base alimentar para animais, os caules e as folhas jovens são utilizados na cozinha. Deixar alguns arbustos para uso pessoal no jardim não funcionará; depois de alguns anos, haverá arbustos de urtigas no local. Você terá que fazer muito esforço para se livrar dele.
A erva daninha cresce em solos férteis e leves, dando preferência aos cultivados. Na casa de veraneio, é uma erva daninha agressiva que, se espalhando, vai deslocar as plantas cultivadas. Durante a floração, o pólen causa alergia em uma pessoa, se entrar em contato com a pele, pode se queimar.
Como se livrar das urtigas na área
A principal condição é impedir o seu crescimento. Você pode trazer urtigas para o local de várias maneiras:
- Plante plantas próximas que tenham um efeito depressivo sobre a erva daninha.
- Use produtos químicos.
- Elimine, desenterre junto com a raiz.
Existem várias receitas populares para o controle de ervas daninhas. A escolha depende do território ocupado e do grau de distribuição da população.
Como remover urtigas do jardim com produtos químicos
Além da aparência descuidada, a parte acima do solo não traz muitos danos ao canteiro. Para resolver o problema, não basta se livrar dos caules e das folhas. As principais atividades são direcionadas ao sistema raiz. Arrancar ou ceifar a planta-mãe é para melhorar o aspecto estético do território e nada mais, os rebentos das raízes vão dar novo crescimento. Para remover permanentemente a urtiga do jardim, você pode usar produtos químicos de contato. Não é recomendado o uso de produtos de solo no solo usado para o plantio de hortaliças. O tempo de decomposição de compostos tóxicos de herbicidas é de 1,5–2 anos.
Portanto, é recomendado tratar a parte aérea com preparações de contato. Eles são inofensivos para o solo e eficazes contra ervas daninhas perenes e dióicas, que incluem urtigas. O mecanismo de processamento é o seguinte:
- após a pulverização, a substância entra no sistema vascular da planta;
- junto com o suco, ele se espalha para todas as partes, bloqueando a fotossíntese da fenilalanina nas folhas;
- fundamentalmente inibe a produção de aminoácidos;
- o arbusto fica amarelo;
- diminui a pressão interna;
- a erva daninha morre.
Vários herbicidas contra urtiga são frequentemente usados em pequenas casas de verão e campos agrícolas:
- "Tornado";
- "Rodeio";
- Forsat;
- "Furacão".
Como remover urtigas da maneira tradicional
Os métodos tradicionais de controle de ervas daninhas são eficazes por um curto período de tempo; eles não serão capazes de se livrar permanentemente das urtigas do jardim com sua ajuda. Uma pequena mancha de raiz intacta retomará a vegetação e o problema voltará. Aqui estão algumas dicas sobre como se livrar da erva daninha:
- No início da primavera, o local de maior acúmulo de ervas daninhas é queimado com um maçarico.
- Prepare um remédio anti-urtiga a partir de 250 g de sal e 8 litros de água, despeje os sobrecamados no início da temporada e cubra com palha.
- Você pode derramar água fervente sobre a área com a planta daninha.
A população diminuirá significativamente, mas não será possível se livrar completamente da urtiga, a princípio aparecerão brotos únicos, depois o problema voltará por completo.
Quais plantas podem ser usadas para obstruir as urtigas
Nos campos agrícolas, a urtiga é um fenômeno raro, podendo ser encontrada apenas ao longo do perímetro do local, mas, neste caso, o prejuízo é pequeno. Para se livrar de ervas daninhas nos campos tratados, herbicidas são usados, a rotação de culturas é observada. Não haverá urtigas em um campo plantado com colza. Além disso, culturas melíferas são cultivadas, que obstruem as ervas daninhas.
A área do quintal destinada à horta é pequena, portanto essa medida é irrelevante. Você pode se livrar da urtiga em sua casa de verão plantando raiz-forte ou alcachofra de Jerusalém - eles são mais úteis na fazenda. Eles irão deslocar completamente as urtigas, mas você precisa estar preparado para que essas mudas criem o próximo problema. A questão será como se livrar da substituição crescente.
Como destruir urtigas no local usando métodos mecânicos
Métodos mecânicos ajudarão a se livrar da erva daninha, se feitos corretamente:
- Capinar ou cortar a parte aérea tem um efeito temporário: a urtiga vai retomar o seu crescimento. Se você realizar o procedimento constantemente no início da safra, com o tempo o número de plantas no local diminuirá significativamente.
- Recomenda-se a gradagem do solo arado quando parte das raízes cortadas for revolvida pelo arado junto com o solo para a superfície. Se não forem coletadas e removidas, as urtigas vão brotar não apenas em um lugar, mas em todo o jardim.
- A melhor maneira de se livrar da erva daninha é desenterrar a planta junto com a raiz. Meça 20 cm do centro e cave em um círculo de urtigas até uma profundidade de 20-25 cm. Solte o arbusto, force-o com uma pá e remova-o.
Erros comuns
O principal erro no combate aos arbustos herbáceos é observado durante o tratamento químico. Se o procedimento for realizado incorretamente, você pode se livrar não só das urtigas, mas também das plantas cultivadas. Não borrife ervas daninhas com o vento, pois isso espalhará o herbicida nas plantações próximas. É melhor usar uma pistola de pulverização com um atomizador ajustável como equipamento para o trabalho. Se isso não for possível, cubra as plantas próximas com papel alumínio.
Medidas de prevenção
Para se livrar da urtiga, após o surgimento dos brotos, a área é capinada várias vezes por temporada. A enxada é aprofundada até onde o solo permite, a planta é retirada com as mãos junto com a raiz. Após a remoção da parte aérea, este local pode ser coberto com filme preto, ardósia ou material de cobertura. Para o inverno, o local é despejado com soro fisiológico e coberto com uma camada de serragem crua.
Conclusão
Existem várias maneiras de se livrar das urtigas no local: cavando ervas daninhas, processando com herbicidas, remédios populares. Para evitar que a estação de crescimento recomeça, o trabalho deve ser direcionado para a remoção de todo o sistema radicular. A remoção de ervas daninhas ou roçada de superfície dará um resultado temporário, a erva daninha no próximo ano não só germinará no lugar antigo, mas também ocupará uma grande área.