Contente
Provavelmente, não existe outra operação tão trabalhosa no jardim e no jardim, como a remoção de ervas daninhas. Ficar de pé por muitas horas em uma posição dobrada ou de joelhos cansa qualquer jardineiro. Mas o que você pode fazer? Sem deletar ervas daninhas você não cultivará vegetais, frutas vermelhas ou frutas. Mas era assim antes. Progresso nos negócios controle de ervas daninhas facilitou muito o trabalho do jardineiro. Existem muitos medicamentos que podem destruir as ervas daninhas com o mínimo envolvimento do agricultor. É necessário lutar contra eles? Talvez não haja nada de errado com o fato de coexistirem no mesmo canteiro com plantas cultivadas? Vamos examinar isso mais de perto.
O que é erva daninha? A palavra serapilheira, da qual vem o nome erva daninha, tem como sinônimo - lixo, ou seja, o que não é necessário e geralmente é jogado fora. Portanto, ervas daninhas são plantas que têm todo o direito de crescer em qualquer lugar, mas não nos canteiros. Qual é o seu mal?
Danos de erva daninha
- As ervas daninhas tiram o alimento das plantações da horta.
- As ervas daninhas os retiram da umidade.
- Ao sombrear as plantas cultivadas, as ervas daninhas inibem seu processo de fotossíntese, retardando o desenvolvimento das plantas de jardim e reduzindo seu rendimento.
- Com uma grande reprodução, as ervas daninhas deslocam as culturas da horta dos canteiros.
Endurecidas para lutar por água, alimento e luz solar, as ervas daninhas têm grande potencial de vida. As plantas cultivadas, mimadas pelos cuidados de uma pessoa, obviamente perdem para as ervas daninhas em sua capacidade de se adaptar a qualquer circunstância. A tarefa do jardineiro é criar para eles condições sob as quais todas as forças das plantas do jardim sejam lançadas na formação da colheita, e não na luta pela sobrevivência. Portanto, é necessário remover as ervas daninhas dos canteiros. Mas aqui também existem algumas sutilezas. Para enfrentar com sucesso as ervas daninhas e economizar seu tempo, você precisa conhecer o inimigo de vista.
Características das ervas daninhas
Todas as ervas daninhas diferem nas seguintes características:
- a duração da estação de crescimento;
- métodos de melhoramento;
- hábitos de dieta.
As ervas daninhas são anuais, bienais e perenes. Cada uma dessas categorias requer técnicas diferentes ao erradicar ervas daninhas.
Métodos de controle
Existem diferentes métodos para controlar ervas daninhas.
- Remoção de ervas daninhas... Método bastante eficaz, mas demorado, que também deve ser repetido várias vezes durante a temporada. As ervas daninhas perenes voltam a crescer após a remoção. As ervas daninhas removidas do jardim podem melhorar a fertilidade. Não os jogue em qualquer lugar. Construa uma caixa de compostagem sem fundo e buracos nas laterais para ervas daninhas. Depois de um ano, o composto resultante pode ser usado para fertilizar as plantações do jardim.
- Método mecânico... Além das tradicionais enxadas, apareciam no arsenal do jardineiro cortadores e cortadores de ervas daninhas. Para grandes áreas, também podem ser usados tratores com vários acessórios.
- Mulching... Com sua ajuda, são criadas condições sob as quais as ervas daninhas não podem se desenvolver. Há muitos materiais de cobertura morta: feno, grama cortada sem sementes, serragem, material de capa preta e um filme da mesma cor, uma camada de jornal ou papelão. Se forragem fresca for usada para cobertura morta, certifique-se de umedecê-la com uma solução de fertilizante de nitrogênio, como uréia. Quando a serragem se decompõe, o nitrogênio pode ser absorvido do solo, esgotando-o.
Remédios populares
Refrigerante - uma solução de soda forte ajudará a lidar com a grama pequena, especialmente se ela crescer entre as lajes dos caminhos onde a remoção de ervas daninhas é difícil.
Sal - se você borrifar uma pequena quantidade de sal próximo à safra plantada, as ervas daninhas não só morrerão, mas também não crescerão neste local por algum tempo.
Vinagre 9% - método eficaz. Eles são pulverizados com ervas daninhas.
Uma mistura de vinagre e sal com a adição de roupa ralada ou sabão líquido, todos em quantidades iguais, é ótima para lidar com ervas daninhas. O produto precisa ser pulverizado.
O vinagre também é usado em outra mistura para o controle de ervas daninhas. Sua composição: tomar 2 xícaras de água e vinagre 9%, adicionar 1 sachê de ácido cítrico, 2 colheres de chá de sabonete líquido e 30 g de álcool. Os cuidados são os mesmos da receita anterior.
Para evitar a germinação das sementes de ervas daninhas, são usados grãos de ração. Milho ou aveia em pó são pulverizados nas camas. O glúten, que é encontrado em grãos para ração, inibe o crescimento de sementes de ervas daninhas.
Se você fizer isso antes, as plantações podem simplesmente não germinar.
Um álcool diluído 1:10 também ajudará a combater as ervas daninhas. Se você pegar um litro de álcool e diluir, essa quantidade será suficiente para cerca de 2 hectares de terra. É necessário realizar o processamento um mês antes da semeadura ou plantio.
Todos os produtos listados são adequados para pulverização. Para tratar as ervas daninhas com certeza, sem prejudicar as plantações do jardim, você também pode usar um pequeno pincel.
Se, por algum motivo, todos esses métodos de controle de ervas daninhas não forem adequados, você terá que recorrer a produtos químicos. A gama moderna de produtos químicos para lidar com a vegetação desnecessária é grande o suficiente. Eles são chamados de herbicidas e são os seguintes em sua ação.
Características dos herbicidas
- Herbicidas seletivos. Seu aplicativo às vezes é chamado capina química... Tais substâncias atuam seletivamente em um tipo de planta ou apenas em alguma família de ervas daninhas, por exemplo, em ervas daninhas dicotiledôneas.
- Herbicidas contínuos... Esses herbicidas destroem completamente todos os tipos de vegetação. Essas substâncias são usadas antes do aparecimento das colheitas nos canteiros na primavera ou depois de serem colhidas no outono. A maioria desses medicamentos é baseada em glifosato.
Chistogryad - o herbicida de última geração
Recentemente, foi criado um novo medicamento para ervas daninhas - o Chistograd, cujas revisões são encorajadoras. Não é apenas um herbicida contínuo, mas também um dessecante, ou seja, uma substância que desidrata as plantas.
O Herbicida Chistogryad está disponível em bisnagas de 50 e 100 ml ou em frascos com volume de 0,5 litros. O ingrediente ativo do Chistogryad é o sal de isopropilamina do glifosato. O mecanismo de ação desse herbicida sobre as ervas daninhas não é totalmente compreendido. Alguns estudos sugerem que o Chistogryad interrompe o processo do metabolismo celular nas plantas ao inibir o processo enzimático pelo qual os aminoácidos aromáticos são sintetizados - um elemento importante do metabolismo celular. Pegando ervas daninhas, Chistogryad é parcialmente absorvido por elas e, movendo-se através dos vasos, penetra nas raízes. O efeito do herbicida será perceptível após 10 dias, e a morte completa das ervas daninhas ocorrerá após 3 semanas. O Chistogryad não pode ser absorvido pelas raízes das plantas.
Há evidências de que os herbicidas à base de glifosato reduzem a resistência das plantas a doenças. Uma vez no solo, eles inibem o desenvolvimento de bactérias fixadoras de nitrogênio.
Area de aplicação
Chistogryad luta contra todos tipos de ervas daninhas, incluindo os mais maliciosos. É projetado para tratar áreas 2 semanas antes da semeadura de plantas cultivadas e grama de gramado... Chistogryad pode ser usado para controle de ervas daninhas em vinhas e plantações de citros, desde que a cultura principal seja cuidadosamente protegida. Chistogryad também pode ser usado após a colheita para remover ervas daninhas perenes e anuais de inverno.
Como aplicar
A instrução recomenda diluir este herbicida com água limpa na proporção de 100 ml do medicamento para 6 ou 4 litros de água. Uma solução Chistogryad mais concentrada é usada onde existem muitas ervas daninhas prejudiciais, por exemplo, grama de trigo. Essa quantidade de solução pode ser usada para tratar 200 e 130 metros quadrados, respectivamente.
Para diluir o herbicida, pegue pratos de plástico ou esmaltados, recipientes de metal não são adequados. Dilua em etapas, primeiro, toda a quantidade de Chistogryad é bem agitada em 1 litro de água e, em seguida, o restante da água é adicionado ao volume necessário.
O local é tratado com uma solução herbicida uma vez. A droga é absorvida pelas folhas das ervas daninhas, de modo que não podem ser cortadas ou eliminadas antes do processamento. O processo de absorção dura até 6 horas.
Se não houver tempo para ser absorvido pelas folhas, pode ser lavado pela chuva, e a eficiência do processamento diminuirá.
Perigo à saúde
O principal produto de degradação do glifosato é o ácido aminometilfosfânico. O período de degradação do glifosato pela metade é de uma semana a 140 dias. O glifosato se liga facilmente ao solo e também é facilmente liberado dele.
A concentração excessiva da droga representa um perigo para a saúde. Os sintomas de envenenamento por Chistogryad são os seguintes.
- Dor e ardor nos olhos, visão turva.
- Queimação e coceira na pele, erupções cutâneas, bolhas, eczema.
- Inchaço da face e articulações.
- Arritmias cardíacas, dor no peito.
- Dor de cabeça e aumento da pressão.
- Tosse.
Se Chistogryad entrar acidentalmente na pele ou nos olhos, lave-os com bastante água.
As ervas daninhas não têm lugar no jardim. Use qualquer meio de lidar com eles para fornecer as condições ideais para o desenvolvimento de culturas de jardim.