Contente
A urtiga é uma erva daninha comum encontrada em quase todas as regiões da Rússia e países vizinhos. Difere em propriedades úteis (diurética, expectorante, colerética e muitas outras), é usada na medicina, culinária, cosmetologia, agricultura e até mágica.
Descrição botânica da urtiga
A urtiga é uma das plantas com flores mais comuns. É encontrada na zona climática temperada do hemisfério norte e sul. O nome da planta é lat. Urtica vem da palavra "uro" que significa "queimar".
Qual é a aparência da urtiga?
A cultura pertence a gramíneas médias ou altas: o comprimento do caule principal é de 60 a 200 cm, as folhas são de um verde rico, as bordas são serrilhadas, serrilhadas, podem ser dissecadas. Eles são maiores em largura do que em comprimento: 6–12 cm e 5–7 cm, respectivamente. Esses parâmetros dependem da espécie específica. As estípulas são emparelhadas, raramente acumuladas.
As folhas, os rebentos centrais e laterais são cobertos de pêlos que picam, através dos quais pica humanos e animais, mesmo ao mais leve contacto. As raízes da urtiga são rastejantes, ramificadas e muito longas. São bem desenvolvidos, podendo saturar a planta com água mesmo durante os períodos de seca.
A urtiga (na foto) é uma planta bastante alta com um caule central fino, de onde saem várias folhas grandes de pecíolo.
A que família pertence a urtiga?
Urtiga é um gênero pertencente à família de mesmo nome Urtiga (Urticaceae). Isso acontece tanto em um ano quanto em longo prazo. Refere-se a plantas selvagens (erva daninha). Porém, é bastante exigente na composição do solo, portanto não é encontrado em todos os lugares.
Quando e como as urtigas florescem
A flor da urtiga começa em meados de junho e vai até setembro ou início de outubro (dependendo do tipo de planta e das condições climáticas). A urtiga em flor não parece muito impressionante, pois suas flores são pequenas. A cor depende do tipo de planta - as inflorescências são brancas, rosa, lilás claro e azul.
As inflorescências são falsamente pontiagudas. A urtiga pode ser monóica e dióica. O ovário é formado por 1 óvulo, o tipo de fruto é uma noz achatada (acinzentada com tonalidades amarelas).
Urtiga é uma planta venenosa ou não
A mistura de ácido fórmico, histamina e colina contida na superfície da pilha tem um efeito de "queima". Além disso, as variedades europeias e russas não são venenosas. No entanto, a grama pode queimar muito se você cair nos arbustos de urtiga. Isso leva ao aparecimento de uma reação alérgica, acompanhada pelos seguintes sintomas:
- ardor, desconforto;
- inchaço da língua, laringe, rosto;
- coceira intensa;
- vermelhidão;
- bolhas;
- irritação na pele.
Nesse caso, a pessoa precisa receber um anti-histamínico (por exemplo, "Suprastin"), para garantir bebida abundante e descanso.Se a condição não melhorar, deve-se chamar atenção médica de emergência.
Existem tipos de urtigas que são verdadeiramente venenosas. Estes são Giant Laportea (cresce na Austrália) e Burning Laportea (Filipinas, Indonésia). Estas são plantas muito perigosas. No caso de uma grande queimadura, eles podem matar, então a vítima precisa de hospitalização imediata.
Onde crescem as urtigas
A urtiga prefere uma zona climática temperada. É mais freqüentemente encontrado em solos leves e férteis, em áreas sombreadas e bem úmidas. Cresce junto a hortas, perto de dachas, na cidade (perto de casas), em terrenos baldios e perto de estradas. Não forma matagais muito grandes (em área), mas a densidade de estocagem pode ser muito alta. São esses arbustos densos que representam o maior perigo.
Na Rússia, a urtiga é encontrada em todos os lugares (exceto nas regiões do Extremo Norte):
- na faixa do meio;
- no norte do Cáucaso;
- nos Urais;
- na Sibéria Ocidental.
O tipo mais comum é a urtiga. Não é encontrado na Sibéria Oriental e nas regiões do Extremo Oriente. No entanto, a urtiga de folhas estreitas pode ser encontrada aqui, uma espécie relacionada que é semelhante em muitas características botânicas.
Fora da Rússia, diferentes tipos desta planta podem ser encontrados em muitos países:
- Ásia Central;
- Mongólia;
- China;
- Mediterrâneo;
- Transcaucasia;
- Sul da Europa;
- Índia;
- América do Norte;
- Sudeste da Ásia;
- Austrália e Nova Zelândia.
Quando as urtigas crescem
Para fins culinários, as urtigas jovens são de particular interesse, cujas folhas ainda são macias e flexíveis. Eles começam a aparecer do final de março a meados de maio (dependendo da região). As folhas têm uma cor verde rica, são pequenas, suculentas e agradáveis ao paladar. Eles são usados frescos e cozidos.
Tipos de urtiga
Você pode encontrar descrições de mais de 50 espécies de urtigas - todas essas plantas pertencem a um gênero Urtica. Destes, 2 tipos são mais comuns na Rússia - dióica e picante, outras variedades são menos comuns, por exemplo, urtiga de folhas estreitas.
Queimando
A espécie Urtica Urens é encontrada em toda parte, exceto nas regiões do Extremo Norte, Leste da Sibéria e Extremo Oriente. A planta é anual, monóica, baixa (até 35 cm), por isso também é chamada de urtiga.
Dióico
A distribuição desta espécie (Urtica dioica) coincide completamente com os locais de distribuição da urtiga. Os caules são alongados e vazados por dentro, completamente cobertos por pêlos que picam. A urtiga (foto) floresce com pequenas inflorescências brancas, coletadas em espiguetas. Uma característica são as folhas lanceoladas com 8–16 cm de comprimento e 2 a 8 cm de largura.
De folhas estreitas
Urtica angustifolia é encontrada na Sibéria Oriental e no Extremo Oriente. Ela cresce em florestas mistas, próximo a rochas, em terrenos baldios, não muito longe de edifícios residenciais. Esta urtiga (na foto) parece um pouco diferente de dióica. A planta tem folhas oblongas, lanceoladas, de 1 a 5 cm de largura e 5 a 15 cm de comprimento, que deram origem ao nome.
De folhas planas
Urtica plathyphylla Wedd é uma planta de tamanho médio com uma altura de 50 a 150 cm com folhas estreitas (4–10 cm) e bastante longas (5–20 cm). Pertence às variedades do Leste Asiático - é encontrado no Extremo Oriente, incluindo Sakhalin e as Ilhas Curilas, bem como no Japão e na China.
Cânhamo
Esta variedade de Urtica cannabina cresce em toda a Rússia, exceto nas regiões do Extremo Norte. É freqüentemente encontrado na Mongólia, China e países da Ásia Central. A grama é alta - 150–240 cm.As folhas são fortemente dissecadas, serrilhadas, pecioladas, atingindo 15 cm de comprimento.
Kievskaya
A Urtica kioviensis é representada por gramíneas baixas (altura de 80 a 120 cm) com hastes de alojamento. Prefere solos úmidos e pantanosos, geralmente cresce nas margens de corpos d'água. Na Rússia, é encontrado nas regiões da Região da Terra Negra. Cresce em toda a parte da Ucrânia, graças à qual recebeu o seu nome, nos países da zona climática temperada da Europa Ocidental e Oriental.
Com folhas de guelra
Um tipo menos comum de Urtica geleopsifolia é uma erva de tamanho médio (40–100 cm) com haste arredondada e folhas lanceoladas grandes. Ele difere porque as partes superiores das placas são alongadas e as bordas têm uma forma serrilhada.
Feroz
Esta espécie (Urtica ferox) também é chamada de urtiga ou ongaonga. Em condições naturais, é encontrado apenas na Nova Zelândia (endêmico). Atinge uma altura de 4–5 m. A planta causa queimaduras muito dolorosas e é venenosa. Na literatura, existem dados sobre a morte de uma pessoa, assim como vários animais domésticos, incluindo cavalos e cães, sofreram queimaduras. Os povos indígenas da Nova Zelândia, os Maori, usavam partes do ongaong como alimento.
Características distintivas de diferentes tipos de urtigas
Diferentes tipos de urtigas diferem na altura, forma e tamanho das folhas, bem como na capacidade de causar queimaduras:
- A queima é a grama mais curta que cresce até 35 cm.
- Dióica - dependendo das condições climáticas, a altura pode ser de 60 a 100 e até 150 a 200 cm, as folhas são lanceoladas, estreitas.
- Folhas estreitas - as placas das folhas são muito alongadas, a largura pode ser de apenas 1–2 cm, com menos frequência de 4–5 cm e o comprimento é de até 15 cm.
- As folhas planas também se distinguem por folhas estreitas (largura média 5–7 cm, comprimento 10–20 cm).
- O cânhamo possui placas foliares fortemente dissecadas, o caule central é mais alto que o dióico: até 240 cm, pouco exigente para a composição do solo, é encontrado mesmo em terrenos baldios abandonados.
- Kievskaya se distingue por alojar caules e placas de folhas verdes claras.
- De folhas branquiais - outra variedade subdimensionada (40-70 cm, menos frequentemente até 100 cm). É diferente porque praticamente não dói.
- Ferocious é uma planta venenosa e mortal. Não é uma grama, mas uma árvore que atinge uma altura de 5 m. Não ocorre no território da Rússia.
Qual é a urtiga mais útil
Urtigas jovens (coletadas do final de março a meados de maio) dos tipos mais comuns são geralmente usadas para alimentação:
- dióico;
- queimando;
- folhas estreitas;
- Kiev.
A folhagem pode ser colhida posteriormente. É fervido em sopas (não mais adequado para saladas), seco e moído para temperar ou chá de urtiga (para fins medicinais).
A urtiga jovem (maio) também é considerada a mais útil. A composição química é aproximadamente a mesma:
- ácido ascórbico (vitamina C);
- vitaminas B e K;
- fitoncidas;
- caroteno;
- taninos;
- glicosídeos;
- Chiclete;
- colina;
- amido;
- proteínas;
- histamina;
- compostos fenólicos;
- ferro;
- manganês;
- titânio;
- níquel;
- boro;
- cobre.
A planta tem um efeito complexo no corpo:
- aumenta a coagulação do sangue;
- fortalece o sistema imunológico;
- melhora o apetite;
- rejuvenesce as células;
- alivia a dor nos músculos e articulações;
- limpa de toxinas acumuladas;
- normaliza o funcionamento do sistema nervoso;
- limpa os vasos sanguíneos;
- reduz os níveis de glicose no sangue.
Portanto, as folhas de urtiga (principalmente dióicas e picantes) são usadas na medicina popular e oficial. As raízes desta planta também são utilizadas para fins medicinais.
É contra-indicado na gravidez e lactação, problemas de coagulação do sangue, doença renal crônica e problemas cardíacos. Se sentir quaisquer sintomas estranhos, deve parar imediatamente de tomar e consultar o seu médico.
Que urtiga está listada no Livro Vermelho
Muitas espécies crescem como ervas daninhas. A urtiga de Kiev está incluída no Livro Vermelho regional das regiões de Voronezh e Lipetsk (status 3 - "raro"). As demais variedades são encontradas em número suficiente, portanto, não precisam de proteção.
Onde a urtiga é usada?
Na Rússia, 2 tipos são usados com mais frequência - ardente e dióico, uma vez que são os mais comuns. Eles são usados para diferentes fins:
- Cozinhar - para preparar primeiros pratos, saladas, tartes, molhos. Além disso, as folhas da planta são salgadas e em conserva. As matérias-primas secas são colocadas no chá.
- Medicina - como diurético, vitamínico, anti-séptico, homeopático, colerético, expectorante.
- Cosmetologia - para melhorar o cabelo (incluindo queda de cabelo) e rejuvenescer a pele do rosto.
- Agricultura - forragem para gado, pulverização de plantações para o controle de pragas (pulgões, oídio).
- Indústria têxtil: para obter tecidos cheviot naturais duráveis (com propriedades semelhantes ao lã).
As propriedades mágicas da planta
Diferentes povos têm lendas sobre as propriedades mágicas das urtigas. Foi usado em vários rituais, por exemplo:
- Carregado com eles por coragem.
- Eles o colocaram na pele da pessoa "enfeitiçada" para que as forças impuras não pudessem levá-la para o seu mundo.
- As vassouras eram feitas de caules e folhas, com as quais varriam o chão para proteger a casa dos espíritos malignos.
- Para os mesmos fins, tapetes foram tecidos a partir dos brotos e colocados na frente da entrada.
- A escória foi expulsa fumigando a casa.
- As meninas lavavam os cabelos com infusões das folhas para chamar a atenção do sexo forte.
Urtiga é usada como amuleto. As folhas arrancadas são colocadas em uma bolsa de tecido natural e carregadas com elas para proteção contra intrusos. Além disso, a planta é usada em feitiços de amor.
Fatos interessantes sobre urtigas
Na Rússia e em outros países, a urtiga é usada há muito tempo. E não só para fins médicos e culinários, mas também para outros fins. Portanto, vários ditados foram reunidos sobre a planta, por exemplo: "ser encontrado com outro - o que sentar na urtiga"; "Malvada urtiga - não faça cerveja com ela."
A urtiga era usada para costurar velas e sacos resistentes, que eram chamados de "carriças". Curiosamente, no Japão, até mesmo os escudos eram feitos de fortes caules de plantas, e uma corda de arco para arcos era feita de fibras vegetais.
Conclusão
A urtiga é valorizada por sua acessibilidade, bom gosto e propriedades benéficas. Esta planta é encontrada em todos os lugares. É melhor recolhê-lo em locais limpos, longe da estrada. Se isso não for possível, as matérias-primas desidratadas sempre podem ser adquiridas em uma farmácia por um preço acessível.