Contente
Pepinos são a cultura vegetal mais comum na horta e nas áreas suburbanas da Rússia. O pepino é despretensioso, fácil de cultivar e rende bons frutos com deliciosas frutas que podem ser consumidas frescas ou conservadas para o inverno. Mas mesmo um vegetal tão simples precisa de alimentação regular, porque os fertilizantes ajudam a melhorar a composição do solo, saturam as plantas com componentes minerais deficientes, aumentam a produtividade e prolongam a estação de crescimento.
Como fazer um diagrama top dressquais fertilizantes são necessários para pepinos em todos os estágios de desenvolvimento da cultura, bem como alimentação para pepinos de uma maneira popular - as respostas para todas essas perguntas podem ser encontradas neste artigo.
O que são fertilizantes para pepinos
Antes de alimentar vegetais, você precisa entender os fertilizantes em si e para que servem esses ou aqueles componentes.
Então, fertilizantes para pepinos são divididos em dois grandes grupos:
- Fertilizantes minerais.
- Fertilizantes orgânicos.
Fertilizantes minerais - estes são componentes químicos da tabela periódica, como nitrogênio, potássio, fósforo, cálcio e outros. Esses elementos são encontrados em qualquer solo, mas sua quantidade pode ser insuficiente, e em solos de composição diferente, vários microelementos estão contidos.
Por exemplo, em solos argilosos, há deficiência de ferro e manganês, enquanto os solos arenosos geralmente carecem dos componentes de potássio e nitrogênio do fertilizante. Exatamente fertilizantes minerais existir limitaçõessimplesmente regando o solo com uma solução com os aditivos necessários.
À venda existem como complexoe fertilizantes minerais simples para pepinos. Uma cobertura simples consiste em apenas um componente, pode ser apenas potássio ou apenas zinco. Mas em um fertilizante complexo deve haver pelo menos dois componentes, o uso de tais composições ajuda a saturar imediatamente o solo com todas as substâncias necessárias.
Os componentes minerais são chamados de inorgânicos, porque sua origem é artificial - síntese de elementos químicos. Mas as plantas, incluindo os pepinos, são capazes de processar independentemente essas substâncias e transformá-las em orgânicas e, então, assimilá-las.
Os alimentos orgânicos são chamados de fertilizantes e consistem em ingredientes naturais. Eles consistem, de fato, nos mesmos elementos químicos dos fertilizantes minerais. A diferença é que tais alimentos são naturais - podem ser dejetos animais ou compostos obtidos no processo de decomposição, fermentação ou decomposição de materiais orgânicos (verdura, restos de comida, serragem e muito mais).
Os fertilizantes orgânicos incluem:
- composto;
- esterco de vaca ou cavalo;
- excrementos de aves (galinhas ou codornizes);
- húmus;
- amadeirado cinzas;
- vários remédios populares;
- infusões de ervas.
Mas há momentos em que os vegetais precisam desses aditivos que não podem ser encontrados na matéria orgânica, ou o jardineiro não tem acesso a essas composições (esterco fresco ou fezes de aves não são encontrados em nenhuma fazenda de dacha). Então, é aconselhável usar fertilizantes minerais para pepinos.
Na maioria das vezes, os jardineiros usam um sistema de alimentação misto - o uso de fertilizantes minerais e orgânicos para pepinos, bem como sua alternância competente.
Como fertilizar pepinos
Existem também métodos de fertilização de hortaliças. Existem duas maneiras de fertilizar pepinos:
- raiz;
- foliar.
Alimentação de raiz de pepinos é considerado um procedimento padrão, consiste em introduzir o nutriente desejado diretamente sob a raiz do arbusto, ou seja, no solo.
Assim, ocorre a saturação mais rápida do sistema radicular dos pepinos com microelementos deficientes - todas as substâncias úteis são simplesmente absorvidas pelas raízes das plantas.
É necessário aplicar o curativo de raiz para pepinos à noite, quando o sol se põe e o calor diminui, um dia frio e nublado também é adequado para este procedimento. Antes de aplicar fertilizantes para pepinos, os arbustos devem ser regados abundantemente - o solo não deve em nenhum caso estar seco, isso pode causar queimaduras no sistema radicular dos pepinos com fertilizantes muito concentrados.
A alimentação foliar de pepinos é necessária nas seguintes condições:
- baixas temperaturas noturnas;
- verões frios e chuvosos;
- falta de luz solar (por exemplo, ao crescer pepinos em estufas ou em áreas sombreadas);
- algumas doenças de pepinos que danificam o sistema radicular;
- fraco desenvolvimento da raiz dos pepinos.
Cada um desses fatores leva ao fato de que as raízes dos pepinos não se desenvolvem adequadamente, tornam-se superficiais e fracas. Como resultado, as plantas não podem absorver fertilizantes aplicados da maneira padrão - na raiz.
Nesses casos, é necessária alimentação foliar, cujo uso permite fertilizar com fertilizantes até pés de pepino com sistema radicular fraco. A essência do método é irrigar os caules, folhas e flores do pepino com soluções especiais com os componentes minerais necessários.
É conveniente borrifar pepinos com um spray comum de jardim, e isso deve ser feito à noite ou em um dia nublado, para que o sol, combinado com fertilizantes, não provoque queimaduras na massa verde das plantas.
Esquema de alimentação de pepino
Obviamente, quaisquer fertilizantes devem ser aplicados em tempo hábil, porque em diferentes estágios de desenvolvimento, os pepinos, como qualquer plantação de jardim, precisam de microelementos e nutrientes completamente diferentes. Se você não levar em consideração as necessidades da cultura, todos os esforços e custos de fertilização serão em vão - uma alimentação inadequada pode prejudicar ainda mais os pepinos do que a falta de elementos orgânicos.
Cada jardineiro desenvolve seu próprio esquema de alimentação, porque depende muito da composição do solo no local - o solo fértil é capaz de saturar pepinos com todos os oligoelementos necessários, tais plantas terão que ser alimentadas apenas uma ou duas vezes por temporada ( e então, apenas para prolongar a frutificação dos pepinos).
Mas a maioria dos locais russos não pode se orgulhar de solos férteis, além disso, a terra está se esgotando gradualmente - quase todos os residentes de verão e jardineiros do país precisam restaurar a composição do solo.
Por exemplo, antes do plantio, não são necessários fertilizantes para pepinos - a primeira alimentação é realizada na fase de formação de um par de folhas verdadeiras. Os solos bons também não precisam desse fertilizante - em áreas com solo preto, você pode usar a fertilização do pepino apenas na fase de floração e no aparecimento dos ovários.
O esquema alimentar clássico consiste em quatro etapas, mas deve ser ajustado levando-se em consideração as características do solo e a forma de cultivo do pepino. (em uma estufa ou ao ar livre).
A primeira alimentação de pepinos
Você não precisa alimentar os pepinos antes que a primeira folha real apareça neles (não deve ser confundida com um par de folhas cotiledonares). Nesse estágio, nem todas as plantas precisam de fertilização, mas apenas aquelas que parecem fracas e crescem lentamente.
O componente mais importante nesta fase do desenvolvimento do pepino é o nitrogênio. Portanto, é necessário alimentar as plantas com fertilizantes com alto teor de nitrogênio. Pode ser como fertilizantes minerais, como ammophoska ou azofoskiou feeds orgânicos, como excrementos de frango, infusão de ervas, verbasco líquido.
O jardineiro pode preencher o déficit nitrogênio em pepinos de uma das seguintes maneiras:
- Alimente os pepinos com uma solução ureia e superfosfato. Para fazer isso, dissolva uma colher de sopa de uréia e 60 gramas de superfosfato em um balde de água (10 litros). O fertilizante é aplicado sob a raiz do pepino, junto com a rega.
- Em combinação com o afrouxamento do solo ao redor dos pepinos jovens, alimentação com amofos (5 gramas) ou diammofóbico (15 gramas). Essa quantidade de fertilizante é necessária para cada metro quadrado de terra. Os componentes minerais estão espalhados entre os canteiros com pepinos e um pouco embutidos no solo.
- Uma solução recém-preparada de fezes de aves também pode ser derramada sobre os pepinos. Para isso, uma parte das fezes de frango ou codorna é dissolvida em 15 partes de água. A solução preparada é derramada sobre pepinos.
- A lama é preparada na proporção de 1: 8 - parte do esterco de vaca é dissolvida em oito partes de água e as plantas são regadas.
- Uma infusão de ervas é preparada para pepinos na proporção de 1: 5, depois de embeber a grama com água e pressioná-la com uma prensa.
Para quem se dedica ao cultivo de mudas de pepino, o método de fertilização complexa de mudas jovens com uma mistura de esterco é perfeito, nitrato de amônio e superfosfato.
Segunda alimentação de pepinos
A segunda etapa da fertilização das plantas jovens ocorre quando as primeiras flores aparecem nos pés de pepino. Essa alimentação é projetada para tornar a floração mais abundante, aumentar o número de ovários e evitar que as flores caiam.
Você também pode realizar a segunda alimentação de pepinos de várias maneiras:
- Regue os pés de pepino com uma solução de fertilizante complexo. Para isso, prepare a composição: dissolva 40 gramas de superfosfato, 30 gramas de nitrato de amônio e 20 gramas de nitrato de potássio em 10 litros de água.
- Use um componente mais acessível - misture um copo de cinzas de madeira em um balde de água, despeje os pepinos com uma solução.
- Misture cinzas de madeira seca com superfosfato e polvilhe o solo entre os pés de pepino com esta mistura, incrustando levemente o fertilizante no solo.
- Pulverize os pepinos com uma solução de superfosfato (2 colheres de sopa para cada 10 litros de água).
- Uma solução de ácido bórico (1 colher de chá) e permanganato de potássio (10 cristais), aplicada nas folhas e caules, ajudará a ativar o florescimento dos pepinos.
- Você pode atrair insetos para a polinização de pepinos com uma solução de boro e açúcar: dissolva 100 gramas de açúcar granulado e meia colher de chá de ácido bórico em um litro de água quente. Quando a mistura esfriar, polvilhe as flores com ela.
A terceira alimentação de pepinos
Da próxima vez, você precisa fertilizar pepinos no estágio de frutificação abundante - quando as plantas começam a dar folhas verdes em grandes lotes. É nessa fase que os pepinos consomem a maior quantidade de nutrientes do solo - seu conteúdo deve ser restaurado com fertilizantes.
Tudo o que os pepinos precisam agora é potássio, nitrogênio e fósforo. É necessário suprir o déficit de fertilizantes em várias etapas, e isso pode ser feito das seguintes formas:
- Regue os arbustos com uma solução de nitrophoska - dissolva uma colher de sopa de fertilizante complexo em um balde de água. Este molho de cobertura é realizado quando as primeiras folhas verdes aparecem nos arbustos de pepinos.
- Uma semana depois, os pepinos são regados com esta composição: uma colher de chá de sulfato de potássio e 0,5 litros de água fresca são diluídos em um balde de água verbasco.
Na fase de frutificação ativa, recomenda-se a utilização apenas de fertilizantes orgânicos, a fim de evitar a saturação do pepino com nitratos e outros aditivos nocivos. Portanto, é melhor usar verbasco, excrementos de galinha, húmus, substituindo-os por complexos de fertilizantes minerais.
Nessa fase de desenvolvimento, o pepino já tem um sistema radicular forte, você não pode ter medo de danificar as raízes ou queimar as plantas com matéria orgânica, mas ainda é necessário preparar os fertilizantes corretamente.
A quarta alimentação de pepinos
A última alimentação dos arbustos é necessária para prolongar a frutificação, aumentando assim o rendimento dos vegetais. Os fertilizantes para pepinos nesta fase devem estimular a formação de novos ovários e saturar o solo com os componentes necessários para o amadurecimento de frutos grandes e uniformes.
Então, Existem várias maneiras de compensar o déficit de fertilizantes em pepinos:
- Despeje a solução de bicarbonato de sódio sobre os arbustos - coloque quatro colheres de chá de bicarbonato de sódio em um balde de água pura.
- Dissolva um copo de cinza de madeira em 10 litros de água e despeje sobre os pepinos com a composição.
- A alimentação foliar de pepinos pode ser feita com infusão de feno podre. Porções iguais de feno e água quente são misturadas e deixadas por alguns dias. A composição resultante é pulverizada nas folhas e caules dos pepinos.
Para obter um efeito maior, você precisa alternar a alimentação foliar e a raiz dos pepinos, usar compostos orgânicos e fertilizantes minerais comprados.
Não é necessário usar os quatro curativos - é necessário monitorar o estado dos pepinos em cada estágio de desenvolvimento.
O adubo de cobertura para pepinos de estufa e de jardim praticamente não difere um do outro, novamente, o principal fator na escolha de um componente de fertilizante é a condição das plantas.
Remédios populares para fertilizar pepinos
Aqueles que têm medo de fertilizantes complexos, mas não têm acesso a matéria orgânica fresca, podem ser aconselhados a usar remédios populares para alimentar pepinos.
Existem muitos desses métodos, mas os seguintes são considerados os mais populares:
- Fermento para pão... Você pode prepará-lo com migalhas de pão integral fresco ou com crostas de pão. Para fazer isso, dois terços de um balde comum ou outro recipiente são preenchidos com pão ralado, tudo isso é derramado com água e coberto com um prato ou tampa, cujo diâmetro é ligeiramente menor que o tamanho do próprio recipiente (este é necessário remover o ar). Um peso deve ser colocado no topo da tampa para criar pressão. O recipiente com o pão é colocado em um local aquecido e deixado lá por uma semana. Quando o fertilizante está pronto, é diluído em água fria e usado para regar os pepinos. Você pode alimentar com pão a cada 10 dias - isso pode substituir todos os outros fertilizantes.
- Fertilizante de fermento para pepinos. Em um balde de dez litros de água morna, um pacote de cem gramas de fermento de padeiro comum é dissolvido. Deixe a composição para fermentação por 2-3 dias. Cada pepino vai precisar de cerca de 0,5 litro desse fertilizante, que é aplicado na raiz. A cobertura de levedura não pode substituir um complexo completo, mas é boa como nutrição intermediária para as plantas.
- Infusão de casca de cebola... As cebolas ajudam quando a folhagem das plantas fica amarela, o que pode indicar falta de fertilizante e infecção de pepinos. Adicione um copo de cascas de cebola a um balde de água, coloque o recipiente no fogo e leve para ferver. Depois disso, a solução é deixada sob a tampa por várias horas para que o fertilizante seja infundido. A composição acabada é simplesmente vertida sobre os arbustos, previamente filtrada a infusão por uma peneira.
- Freixo de madeira... Excelente opção de fertilizante utilizando apenas ingredientes naturais, pois a cinza contém muitos microelementos úteis, além disso, solta o solo, proporcionando acesso de oxigênio às raízes. As cinzas finas de árvores decíduas queimadas devem ser dissolvidas em água na proporção de um copo para 10 litros. Esta solução é simplesmente regada no solo a cada 7 a 10 dias - os pepinos podem muito bem ter esse molho de cobertura em todos os estágios de desenvolvimento. Cinzas de copas queimadas, feno, serragem, folhas secas podem ser usadas para combater insetos e várias infecções - você só precisa espanar o solo de canteiros de pepino com essas cinzas.
- Fertilizantes verdes... Essas composições são preparadas com base na infusão de ervas daninhas, você pode usar a grama comum que sobrou após a remoção de ervas daninhas dos canteiros ou pegar urtigas, absinto. As verduras são despejadas com água e deixadas ao sol sob forte pressão - depois de alguns dias a infusão está pronta, pode ser diluída com água e regar os pepinos. Essa alimentação também ajudará a prevenir ataques de pragas de insetos e proteger os pepinos de doenças.
Vamos resumir
Todos os métodos de alimentação de pepinos têm o direito de existir - cada jardineiro acabará por determinar a opção mais adequada para si. A fertilização de pepinos é necessária para o crescimento normal, maiores rendimentos e prolongamento do período de frutificação. Já os pepinos de canteiros não fertilizados podem ser facilmente distinguidos por pequenos frutos retorcidos, um sabor amargo e uma cor de casca levemente saturada.