Contente
O principal erro dos jardineiros novatos é tentar cultivar mudas em terras retiradas de seu próprio jardim. A ideia de "enfiar e esquecer, às vezes regar" é muito tentadora, mas no caso das plantas de jardim cultivadas terá de ser abandonada. A terra do jardim no outono está saturada de patógenos e pobre em nutrientes. Os nutrientes dele eram "sugados" pelas plantas que cresciam no verão. Organismos patogênicos que não são capazes de prejudicar uma planta madura podem matar mudas jovens e tenras.
Os microrganismos podem ser mortos pela desinfecção, mas os fertilizantes terão de ser aplicados no solo. Ou seja, você mesmo precisará fazer a terra para as mudas. Se você ainda tem que lidar com a mistura de ingredientes diferentes, então não vale a pena tirar a terra da horta.
Além disso, raramente o solo do jardim cumpre todos os requisitos aplicáveis à terra para mudas de pepino. Esse solo é encontrado apenas na zona da Terra Negra da Rússia. Em outros casos, o solo é muito arenoso ou argiloso.
É melhor comprar solo pronto ou preparar você mesmo os ingredientes para solo de alta qualidade.
Em qualquer caso, durante os primeiros anos, um jardineiro novato precisará comprar uma mistura pronta para mudas de pepino ou misturar os ingredientes comprados.
Nas lojas, você pode comprar dois tipos de solo adequados para o cultivo de mudas: mistura de solo e substrato para mudas.
Mistura de solo
Composição contendo componentes de origem orgânica: folhagem podre, composto, húmus, turfa - e ingredientes inorgânicos. Por exemplo, areia.
Substrato de muda
Qualquer material que possa substituir o solo: esfagno, serragem, fibras de coco, areia, lã mineral - embebido em nutrientes.
Quaisquer que sejam as composições de solo industrial para pepinos, elas devem ter as seguintes propriedades:
- frouxidão e respirabilidade;
- acidez de 6,4 a 7,0;
- um conjunto exaustivo de todos os micro e macro elementos necessários;
- boa absorção de água.
Você mesmo pode preparar o solo para as mudas de pepino. Existem muitas receitas de terra para mudas de pepino. Jardineiros experientes devem ter seus próprios segredos.
A versão universal clássica inclui apenas quatro componentes: duas partes de terreno ajardinado e uma parte de turfa baixa, húmus ou composto podre e areia ou serragem de árvores decíduas.
A acidez da turfa de várzea varia de 5,5 a 7,0. Se a acidez for muito alta, um pouco de lima ou cinza deve ser adicionado. Ao mesmo tempo, é bastante difícil determinar a quantidade exata de álcali adicionado em casa. Você pode não precisar adicionar nada se a acidez de sua turfa atender aos requisitos que os pepinos impõem ao solo.
A serragem também não é fácil. Quando superaquecidos, eles absorvem ativamente o nitrogênio do solo. Como resultado, as mudas são privadas desse importante componente. Ao preparar a terra, você precisa derramar serragem com uréia.
O fertilizante complexo é adicionado à terra resultante. Quarenta a oitenta gramas por balde.
Você pode usar uma mistura de barro especial para pepinos. Jardineiros experientes não gostam muito de substratos prontos para mudas de pepino, uma vez que esses substratos são feitos à base de turfa. Se o solo secar (eles se esqueceram de regá-lo), a turfa para de absorver água e as mudas secam.
Tal desastre pode ser evitado preparando um solo especial para mudas de pepino sem o uso de componentes ácidos. É verdade que a turfa ainda é indispensável.
Quatro receitas básicas de solo para mudas
Primeira opção
Duas partes de turfa e húmus, além de uma parte de serragem podre de árvores decíduas. Também há cinzas e fertilizantes do cálculo: um copo de cinzas por balde e uma colher de chá de sulfato de potássio, uréia e superfosfato.
Segunda opçao
Terra de grama e compostagem ou húmus igualmente. Em um balde de mistura, um copo de cinzas, sulfato de potássio dez gramas, superfosfato vinte gramas.
A terceira opção
Para seis partes de turfa, uma parte de areia, serragem, húmus e verbasco.
Quarta opção
Terra com grama, húmus, turfa, serragem velha. Todos os componentes são divididos igualmente.
Muitos desses componentes estão disponíveis para compra. Outros são relativamente fáceis de preparar. Você pode fazer independentemente todos os componentes da terra para mudas de pepino. Para poder preparar você mesmo o terreno para as mudas, tendo feito os componentes necessários para isso, você precisa descobrir do que são feitos todos esses componentes. E também vale a pena entender suas qualidades.
Componentes do solo
Verbasco
Isso é esterco fresco de vaca. Por outro lado, é um bom fertilizante para mudas de pepino. Por outro lado, é fonte de bactérias patogênicas e sementes de ervas daninhas. Além disso, o estrume fresco derrete com o calor. Se a temperatura do solo subir acima de 50 graus, as plantas podem morrer.
Serragem
A serragem fresca ou velha age como fermento no solo para as mudas. As bactérias que se decompõem a madeira consomem ativamente o nitrogênio do solo. Maduros demais são chamados de "terra lenhosa" e também são usados para preparar o solo. Para obter solo lenhoso, a serragem deve apodrecer por pelo menos um ano. O tempo de superaquecimento depende do tamanho da serragem. Levará pelo menos três anos para aquecer a serragem grande até o solo.
Sod Land
Às vezes referido simplesmente como relva, embora isso não seja verdade. Sod é a camada superior do solo mantida unida pelas raízes das gramíneas, bem como por fatias desse solo. Esta é uma preparação para a obtenção de terreno gramado.
A terra se distingue por uma pequena quantidade de nitrogênio, húmus e matéria orgânica. Eles começam a colher grama para ela na primavera ou no final do verão.
Para obter essas terras, é escolhida uma área gramada. A melhor opção seria um prado onde crescesse o trevo. Sod é cortado no tamanho de 25x30 cm e espessura ... assim que fica. A espessura da grama não depende da pessoa. Se possível, escolha uma área com espessura de grama de seis a doze centímetros. Se isso não for possível, você terá que aceitar.
Os gramados cortados são empilhados em pares de modo que os lados gramados de cada par estejam em contato. Para acelerar o processo de superaquecimento, cada par é coberto com verbasco ou esterco de cavalo. As pilhas devem ser dispostas em uma área sombreada.
Húmus
Estrume completamente podre. Muito rico em nutrientes. Leve, solto. Consiste em resíduos de plantas. É adicionado a quase todas as misturas. É o solo de húmus a principal fonte de nutrientes em todas as misturas. Às vezes, é substituído por composto.
Composto
O resultado do superaquecimento de várias substâncias orgânicas. Para obter composto, os jardineiros usam ervas daninhas ervas daninhas ou desperdício de comida. Possui alto valor nutricional. Intensivo de umidade, solto. Se o nome "solo de composto" for encontrado em algum lugar, é um outro nome para composto.
Atenção! O composto deve estar bem podre. Além da garantia contra o aparecimento de novas ervas daninhas, é um seguro contra a infecção por vermes se excrementos de cachorro, gato ou porco forem jogados na fossa de compostagem.
Areia
Atua como um agente de soltura para solo ou material de drenagem.
Turfa
É formado a partir da decomposição das plantas na ausência de oxigênio e com excesso de água. Em outras palavras, nos pântanos. Cor: de castanho escuro a castanho claro, - a estrutura, a disponibilidade de nutrientes, a acidez, a capacidade de humidade dependem das condições de formação e da idade de uma determinada amostra de turfa.
A turfa é adicionada ao solo para melhorar sua qualidade: para aumentar seu valor nutricional, capacidade de umidade e para torná-lo mais respirável. Mas recomenda-se aplicá-lo somente após misturar com esterco, plantas frescas, fertilizantes minerais e envelhecimento preliminar de toda essa massa para superaquecimento. É fácil ver que a preparação correta da turfa para uso é bastante trabalhosa para o residente médio do verão.
A turfa é baixa, transitória e de alto pântano.
Planície
Mais adequado como componente do solo para mudas de pepino. Versátil e adequado para muitas plantas. É formado no fundo do maciço de turfa e é alimentado por águas subterrâneas. Setenta por cento orgânico. Contém grande quantidade de nutrientes essenciais. Em contato com o ar, seca, perdendo matéria orgânica e minerais.
Desenterrar esta turfa com as próprias mãos, separando-a claramente da turfa de transição e não se afogar no pântano ao mesmo tempo, é uma tarefa nada trivial. Portanto, a única saída aqui é comprar turfa pronta em uma loja.
Transição
O nome fala. Ele ocupa uma posição intermediária entre as terras baixas e as terras altas. A acidez já é muito alta para pepinos. Aqui, a calagem seria necessária. Os resíduos orgânicos decompõem-se mais lentamente do que os das terras baixas.
Cavalo
O tipo de turfa mais acessível para um residente de verão. Outro nome é "sphagnum", visto que consiste principalmente em musgo sphagnum. Substrato muito ácido, pobre em minerais. Pode ser usado como filtro em uma estufa. Não é muito desejável como ingrediente de solo para mudas de pepino.
A agroperlita e a agrovermiculita podem ser uma alternativa à turfa e à areia. São substratos minerais que, após o processamento, podem não apenas desempenhar o papel de agentes soltos no solo, mas também manter a umidade estável nele. O uso desses minerais em “escala industrial” em vez de areia para melhorar o solo no local depende dos preços. Se a areia é mais cara, justifica-se o uso de agroperlita ou agrovermiculita.
Eles são freqüentemente usados na composição do solo para mudas de pepino.
Agroperlite
Agente de soltura inerte no solo. Melhora a umidade e a troca de ar. Para mudas, é usado em mistura com húmus. O agroperlito úmido é misturado ao húmus úmido na proporção de um para um. Recipientes de mudas são enchidos, sementes de pepino são semeadas e polvilhadas com terra de turfa por cima.
Agrovermiculite
Mica expandida, capaz de reter água e distribuí-la gradualmente. Se o solo contém grande quantidade de turfa, a agrovermiculita é insubstituível. Com a adição de 25-75 por cento de vermiculita, o solo retém a umidade mesmo em condições de seca, o que é especialmente importante para pepinos. Ao mesmo tempo, a vermiculita não permite o alagamento da terra, absorvendo a umidade. A vermiculita não permite “chocar” as mudas com grande quantidade de fertilizantes, pois absorve rapidamente os sais minerais e os devolve gradativamente, prolongando o efeito dos fertilizantes. Assim, o solo com vermiculita é quase ideal para pepinos.