Contente
Cuidar de plantas sempre requer algum conhecimento. Mesmo especialistas experientes podem estar enganados e não entender por que as folhas dos pepinos na estufa murcham.
O fato é que os pepinos são vegetais bastante caprichosos que requerem atenção especial. Pode haver muitos motivos para a morte de toda a safra:
- Falta de umidade no solo.
- Umidade do ar alta ou baixa.
- Violação do regime de temperatura, mudanças repentinas de temperatura.
- Rega excessiva.
- Falta de luz.
- Exposição direta ao sol, queima de folhas de plantas.
- Doenças fúngicas do sistema radicular.
- Pragas que estragam brotos e folhas.
- Falta de minerais no solo.
- Perto de outros vegetais.
A primeira coisa que vem à mente quando as folhas dos pepinos na estufa começam a secar e enrolar, as plantas carecem de umidade. Este vegetal precisa de rega regular, especialmente se cultivado em uma estufa, onde as temperaturas podem ser muito mais altas do que ao ar livre. Uma planta precisa de umidade junto com a luz para a fotossíntese, com a ajuda da qual ocorrem a nutrição, a divisão e o crescimento de novas células.
Se o sistema radicular carece de umidade, as folhas da planta se enrolam para reduzir a área de evaporação e reter o máximo de líquido necessário para o desenvolvimento. Isso pode acontecer com rega irregular. Você pode lidar com a situação simplesmente regando os pepinos com mais frequência.
Aumentar a rega às vezes não ajuda a corrigir a situação. Folhas de pepino lentas também podem indicar excesso de umidade, que é retido nas raízes em grandes quantidades, causando o apodrecimento. Você pode evitar esses problemas observando o modo de regar pepinos na estufa:
- Em climas quentes, as plantas são regadas uma vez ao dia, estritamente de manhã cedo ou à noite, após o pôr do sol. Consumo de água - não mais do que 9 litros por 1 sq. m.
- A água deve estar em temperatura ambiente. O líquido frio pode danificar o sistema radicular de um vegetal termofílico e causar o apodrecimento da raiz.
- Você precisa regar os pepinos com um regador, direcionando a pressão da água para a raiz. Se a umidade entrar nas folhas, principalmente em um dia quente, pode levar à morte gradual do pepino, pois ao sol as gotas de água agem como uma lupa. Você pode simplesmente queimar as folhas e os brotos dos vegetais.
Se a rega regular e correta não ajuda a encontrar a resposta para a questão de por que as folhas de pepino murcham, você precisa procurar outros motivos.
Excesso ou falta de fertilizante
Antes de plantar pepinos, o solo é tratado com substâncias para destruir as pragas. À medida que as plantas crescem, este tratamento também pode ser realizado com vários fertilizantes. Freqüentemente, os jardineiros usam fertilizantes químicos e fertilizantes, que são classificados como herbicidas.
Mas uma grande quantidade dessas substâncias permanecendo nas folhas pode fazer com que elas comecem a enrolar das bordas para o centro, sequem e caiam.
A solução do problema é muito simples. Você só precisa pulverizar generosamente os pés de pepino com bastante água. Isso ajudará a enxaguar os herbicidas das partes visíveis do vegetal e a canalizar o excesso para o solo. É necessário aplicar curativos, principalmente foliares, com cautela, seguindo rigorosamente as instruções. Apesar de essas substâncias ajudarem a acelerar o crescimento e a frutificação dos pepinos em estufa, seu excesso é prejudicial aos vegetais.
Folhas secas torcidas também podem indicar falta de minerais: nitrogênio, fósforo, enxofre, potássio.
O sistema radicular dos vegetais é fraco, está localizado na superfície, de modo que a planta nem sempre consegue obter uma quantidade suficiente de nutrientes do solo. Nesse caso, você pode comprar fertilizantes à base de compostos químicos industriais especiais ou fertilizar pepinos com esterco, composto e fezes de frango. Há muito se provou que esses remédios populares para cuidar de vegetais são eficazes.
Controle de pragas
Existe um grande número de pragas que podem aparecer na estufa se o solo não for bem tratado antes do plantio das mudas. O motivo mais comum que pode arruinar uma safra é estes são diferentes tipos de podridão... A podridão da raiz pode ser identificada por folhas lentas e caules castanho-escuros. Se a podridão já atingiu as raízes, simplesmente reduzir a irrigação não será suficiente. É necessário tratar a fábrica com meios especiais.
A droga "Trichodermin" combate bem esse problema.
Existem outras doenças que são prejudiciais às plantas. Na maioria das vezes, os pepinos em uma estufa infectam doenças fúngicas. O mais comum é podridão branca... Pode ser reconhecido por folhas secas cobertas por uma camada branca. Esta doença pode ser prevenida tratando o solo e as sementes antes do plantio. Você pode ajudar as plantas infectadas com medicamentos como Fitosporin, Gitrauxin, Kornevin.
A precaução mais simples ao cultivar pepinos é borrifar regularmente os vegetais com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Os diferentes tipos de podridão não são os únicos problemas que as pessoas enfrentam ao cultivar pepinos em uma estufa. Toda a colheita de vegetais pode ser destruída por pragas conhecidas: pulgões e ácaros.
Remédios para afídeos e carrapatos
Pulgões são muito fáceis de reconhecer. Esses pequenos insetos se alimentam das folhas de muitas plantas, os pepinos não são exceção. As células de uma folha danificada não podem participar da fotossíntese - a produção de nutrientes. As folhas ficam amarelas seco e cair, e todo o pepino morre gradualmente.
Um remédio simples para pulgões que não requer custos adicionais pode ser preparado rapidamente em casa. Esta é uma solução de sabão normal. Se o tratamento com água e sabão não for suficiente, você pode comprar o Iskra, que lida bem com pulgões sem prejudicar os pepinos. Você também pode lutar contra os carrapatos. O melhor remédio para essas pragas é uma infusão de cascas de cebola. É preparado de forma muito simples:
- Um punhado de cascas de cebola é colocado em 1,5 litro de água e fervido por 5 minutos.
- A solução é resfriada e filtrada.
- A tintura resultante é usada para processar brotos e folhas.
Conclusão
O local de plantio certo, rega cuidadosa, afrouxamento regular do solo, fertilização oportuna de pepinos e controle de pragas ajudam a evitar doenças vegetais e a obter uma rica colheita na estufa.