Um remédio tão versátil como cinzas para pepinos, na estufa vai se tornar um bom amigo e ajudante. Afinal, as cinzas das plantas não são apenas um excelente fertilizante natural, mas também um bom remédio para combater as doenças das hortaliças.
Por que cinzas são melhores
Pepinos com efeito de estufa precisam alimentando, especialmente eles amam compostos nitrogenados. A maneira mais rápida e fácil de fertilizar o solo em uma estufa é aplicar fertilizantes minerais de origem química. Mas esta opção não é inofensiva: os oligoelementos químicos acumulam-se no solo, a partir dos quais morrem microrganismos, que afofam o solo, proporcionando às plantas a necessária respiração radicular. O uso impensado de substâncias não naturais pode afetar adversamente o sabor dos vegetais. Além disso, essa química não pode ser usada durante a floração e a frutificação do pepino, caso contrário, os frutos serão envenenados.
É melhor usar fertilizantes naturais. A matéria orgânica não fará mal aos pepinos, terra ou humanos. Pode ser aplicado com segurança mesmo na época da floração e frutificação de um vegetal. Os ingredientes naturais curam completamente o solo em 3 anos. A alimentação natural atrai minhocas e vários microrganismos benéficos que processam os restos de matéria orgânica morta, tornando o solo mais fértil e friável.
A cinza ocupa um lugar especial entre os fertilizantes naturais - um produto da queima de resíduos vegetais. É uma fonte natural e inofensiva desses minerais:
- potássio;
- fósforo;
- magnésio;
- zinco;
- cálcio;
- cobre;
- enxofre.
Devido ao alto teor de potássio em sua composição, as cinzas das plantas são reconhecidas como um bom fertilizante natural à base de potássio. E o potássio tem um efeito benéfico no crescimento e na formação adequada do caule do pepino.
A cobertura é feita a partir de vários tipos de vegetação à disposição. O material de origem afetará a qualidade do fertilizante:
- Há muito fósforo nas cinzas de madeira.
- A cinza da turfa é rica em cálcio.
- O produto da combustão da grama é a fonte mais rica de potássio.
Mas, apesar de uma composição química tão rica, não há absolutamente nenhum nitrogênio nas cinzas, que os pepinos tanto amam. Portanto, ao fertilizar esses vegetais cinzas é melhor compactar os canteiros com leguminosas. Eles, graças aos nódulos únicos em suas raízes, são capazes de saturar a terra com nitrogênio.
Cinza como fertilizante
As cinzas das plantas são um fertilizante mineral natural bom e totalmente inofensivo. Ele não fará nenhum mal. A cinza pode ser usada como fertilizante em todas as fases da vida de um pepino: em uma solução de cinza, você pode embeber as sementes para o plantio; ela é alimentada mudas; tem um efeito benéfico na formação do caule de uma cultura em crescimento; é inofensivo na fase de floração e frutificação de um vegetal.
Para alimentar pepinos, as cinzas são usadas na forma de caixa de vibração. Para fazer isso, dilua 1 copo de cinza em 10 litros de água. O volume resultante é usado por 2 m² a área de plantio de pepinos. A tagarelice é derramada sob a raiz dos vegetais. Ele é usado no máximo uma vez por semana.
Como fertilizante, as cinzas podem ser aplicadas sob a raiz dos pepinos e na forma de peneiramento a seco. Mas, neste caso, deve ser regado de cima para que seja absorvido profundamente no solo, e não disperso na superfície. Você também precisa usar esta opção de alimentação não mais do que 1 vez por semana.
Mas, apesar de todas as suas propriedades positivas, as cinzas não podem ser misturadas com outros tipos de fertilizantes, caso contrário, podem entrar em uma reação química inesperada. Portanto, para uma alimentação completa de vegetais, os fertilizantes não devem ser misturados, mas alternados após um certo período de tempo.
Cinzas como remédio
Devido à sua composição química única, as cinzas são capazes de combater eficazmente a acidificação do solo.
Em um ambiente ácido, a microflora se desenvolve mal, o que acumula o acúmulo de nutrientes no solo. Portanto, o solo fica mais pobre e as plantas tornam-se lentas e fracas. O uso de cinzas ajudará no combate à formação de crostas duras de sais insolúveis no solo, que impedem a respiração das raízes das plantas.
Além disso, o produto da combustão das plantas destrói perfeitamente os fungos do bolor no solo, que muitas vezes surgem devido ao efeito de estufa. Esse fungo é especialmente prejudicial para mudas jovens e frágeis. O molde não tolera meios alcalinos. Portanto, para combatê-la, o solo é aspergido com cinzas ou coberto com uma mistura de cinza peneirada e carvão triturado.
O produto da queima de resíduos vegetais pode ser usado como um remédio seguro para plantas contra várias pragas: manchas, pulgões, besouros de pulgas. Para isso, as cinzas das plantas são misturadas com água, mas para maior eficiência é melhor usar uma decocção de ervas aromáticas ou amargas, de sabor e cheiro que os parasitas não gostam tanto. Você pode usar infusões e decocções de: erva de São João, cravo, canela, hortelã, endro, absinto, cereja de pássaro, folhas de tomate, salsa, alho, erva-doce, limão azedo.
O aerossol de cura é preparado com 1 copo de cinza e 10 litros de líquido quente (a temperatura não deve ser inferior a 20 ° C). A infusão é filtrada e pulverizada sobre as áreas afetadas ou plantas saudáveis para prevenir o aparecimento de doenças e parasitas. Você pode pulverizar de manhã e à noite.