Plantar pepinos para mudas em tabletes e potes de turfa

A ideia de usar um recipiente autodestrutivo de uso único para mudas de pepino e outras plantas de jardim com uma longa estação de crescimento está no ar há muito tempo, mas foi concretizada há 35-40 anos. As mudas se desenvolvem em vasos de turfa sob condições de maior aeração do sistema radicular. Os comprimidos de turfa apareceram no mercado mais tarde, mas não são menos conhecidos.

Benefícios do cultivo de mudas em vasos de turfa

O método de cultivo de pepinos com mudas para o jardineiro leva o tempo para a obtenção dos primeiros frutos em pelo menos 2 semanas. O transplante de plantas jovens é doloroso, então as mudas são cultivadas em vasos de turfa, e os tabletes de turfa são a única maneira possível de transferir uma planta com um pedaço de terra para um terreno aberto sem perturbar as raízes subdesenvolvidas.

Para a fabricação de potes de turfa, a turfa alta é reforçada com papelão reciclado moído na proporção de 70% do componente natural e 30% do auxiliar. Um aumento na proporção de papelão leva ao fortalecimento e produção mais barata, mas as mudas de pepino com raízes crescidas não conseguem romper as densas paredes de papelão.

Por que os jardineiros escolhem mudas de pepino para forçar?

  • Permeabilidade da turfa ao ar - o solo é arejado do lado das paredes;
  • A turfa é um fertilizante mineral natural;
  • Estabilidade de vasos cônicos;
  • Uma abundância de tamanhos padrão, a seleção de cassetes para uma mini-estufa é facilitada;
  • As plantas são plantadas em um vaso.

Preparação de sementes

As preocupações com a nova colheita do próximo ano começam no verão: os amantes de suas próprias sementes selecionam grandes frutos de pepino sem falhas visíveis para o cultivo de plantas com sementes nos cílios que estão à frente em crescimento e desenvolvimento. O preparo do seu próprio material de sementes se justifica: torna-se possível selecionar sementes grandes que darão mudas fortes e viáveis. Envolva-se no trabalho de criação, melhore a qualidade da variedade, o rendimento.

As variedades híbridas de pepinos com a letra F1 não são capazes de produzir sementes maduras com preservação total das propriedades da variedade. Todos os anos você terá que comprar mais sementes - a rejeição de sementes pequenas é justificada. Mudas que ficam para trás no desenvolvimento darão plantas fracas, incapazes de trazer uma colheita abundante.

Muito antes do início plantio de mudas de pepino o dimensionamento da semente é realizado. A solução saturada de sal é um indicador inconfundível para verificar a densidade das sementes. As sementes flutuantes são descartadas sem piedade. As sementes devem ser verificadas quanto à germinação. As sementes de cada variedade são selecionadas e germinadas. Com base nos resultados dos testes, é feita uma conclusão sobre a adequação do lote para o plantio. Sementes com taxa de germinação inferior a 90% não diferem em viabilidade, elas irão falhar.

Preparação do solo

Misturas de solo prontas não tentam o jardineiro sofisticado. O substrato à base de turfa não é compactado, respirável, capaz de alimentar mudas, mas pobre em minerais. Uma mistura de vários componentes com a adição obrigatória de húmus maduro de seu próprio local permitirá que você obtenha mudas fortes de pepinos.

As partes constituintes são misturadas e sujeitas a desinfecção. Microflora patogênica, larvas e ovipositores de insetos capazes de devorar raízes são destruídos jogando água fervente ou fritando no forno.O substrato, pronto para receber as sementes, é resfriado, umedecido e envasado nos potes de turfa.

As misturas de turfa são caracterizadas por um ambiente ácido e as mudas de pepino preferem uma reação de solo neutra ou ligeiramente alcalina. A adição de giz ou cal triturado corrigirá a situação. É possível regar com água dura: adicione uma pitada de giz à água a regar.

Solo para mudas de pepino:

Nós plantamos sementes para mudas

O momento da semeadura em vasos de turfa é determinado pela viabilidade da proteção das plantas no local com mudanças nas temperaturas diárias, ondas de frio. Uma estufa fixa ou confiável permite semear sementes para destilar mudas no início de abril, de modo que em um mês mudas de pepino endurecido cresçam em solo protegido.

A desinfecção de sementes de pepino é tradicionalmente realizada com potássio ácido de manganês. Dissolva 2 g de permanganato de potássio em 200 g de água morna. Cada lote de sementes é mantido em solução por 20-30 minutos. Após este procedimento, as sementes são enxaguadas em água corrente.

Brote as sementes de pepino em pires em um pano úmido ou guardanapos de papel. Um recipiente com água é colocado próximo a ele. Em cada pires é colocado um pavio alimentador, para que as sementes não sequem e não fiquem debaixo de uma camada de água. As sementes que não germinaram em 3 dias são removidas.

Forçando mudas de pepino em uma mini estufa

Surge um dilema: a muda de pepino é dolorosamente tolerante ao transplante, por isso é aconselhável plantar as sementes germinadas em um local permanente em vasos de turfa com um volume de 0,7-0,9 litros, onde desenvolverão raízes ramificadas em um mês de crescimento em condições irrestritas.

A prática tem mostrado que uma mini-estufa com vasos de turfa retangulares cria condições aceitáveis ​​para o desenvolvimento de mudas de pepino, economizando espaço significativamente. Através da cobertura de plástico vítreo, é conveniente controlar o crescimento e a umidade das plantações.

O transplante final em vasos adequados para o desenvolvimento das raízes é indolor devido à preservação da integridade do torrão de terra nas raízes.

No fundo do contêiner da miniestufa é colocada a drenagem da areia lavada do rio ou da argila expandida, evitando o encharcamento do substrato, de 1 cm de altura, e o fundo dos potes de turfa é perfurado. Os vasos são cheios de terra até 2/3 do volume. As sementes germinadas são colocadas em buracos de 1,5 cm de profundidade, o substrato é ligeiramente compactado. Nenhuma iluminação é necessária antes da germinação. A temperatura ambiente recomendada é de 20-25 graus.

O aparecimento dos primeiros tiros sinaliza que é hora de alocar espaço no parapeito da janela. Com tempo nublado e nas janelas do norte, é necessária iluminação adicional para que as mudas de pepino não se estiquem. As mudas cultivadas em mini-estufas em vasos de turfa são giradas 180 graus diariamente.

A irrigação por gotejamento é desejável, o afrouxamento das mudas de pepino é realizado com cuidado a cada 2-3 dias. Conforme as plantas crescem, precipitação e compactação do solo, o substrato é despejado até que o vaso esteja cheio. Após o desdobramento das folhas, a cobertura da miniestufa é removida, as plantas são endurecidas em temperatura ambiente.

Transplante para potes de maior volume

O transplante de mudas de pepino para vasos espaçosos não é tecnicamente difícil, mas a fraqueza das raízes e o conteúdo do papelão nas paredes dos vasos de turfa exigem as seguintes manipulações:

  • O fundo do pote menor é cortado;
  • As paredes laterais são cortadas em altura de ponta a ponta.

Devido à estrutura respirável da turfa, a evaporação não ocorre apenas na superfície do substrato. E a umidade evapora das paredes dos vasos, o que leva ao ressecamento do solo. A rega excessiva das plantas causa o efeito oposto - as paredes do vaso ficam mofadas. Jardineiros experientes preenchem os vazios ao redor dos tanques de turfa com um substrato neutro que não consome umidade. Serragem de madeira e resíduos de solo são materiais adequados que serão úteis para melhorar o solo em uma crista de pepino.

O transplante final de mudas de pepino para uma estufa ou terreno aberto segue o mesmo esquema com dissecção das paredes e remoção do fundo. É impossível determinar a proporção da composição de uma mistura de turfa e papelão a olho nu, e arriscar o desenvolvimento e o crescimento das raízes das plantas é arrogância excessiva.

Mudas de pepinos, plantando em estufa:

Comprimidos de turfa

Os tabletes de turfa são usados ​​para cultivar a maioria dos tipos de vegetais por meio de mudas. Um disco feito de turfa prensada com espessura de 8–10 mm e diâmetro de 27–70 mm com uma depressão para sementes aumenta de volume em 5–7 vezes, inchando quando molhado. O crescimento do volume vai verticalmente, na direção horizontal é mantido pela malha.

Os comprimidos de turfa são adaptados para forçar mudas de várias safras. O jardineiro escolhe a acidez do substrato de ácido a ligeiramente alcalino. Conclusão: o substrato é adequado para o cultivo de mudas de pepino. A impregnação de pastilhas de turfa com uma composição balanceada de fertilizantes complexos aumenta o valor do substrato.

Em mini-estufas, mudas de pepino são cultivadas em pequenos tabletes de turfa com o subsequente transplante para um vaso espaçoso com solo preparado. Na estrutura homogênea permeável ao ar do comprimido, as raízes da planta crescem livremente.

O transplante de mudas de pepino para o solo não é traumático para as raízes: a malha segura com segurança o caroço do substrato. Vale a pena considerar a compra de tabletes de turfa. Tais condições confortáveis ​​para o desenvolvimento de raízes em outro solo não podem ser alcançadas.

Plantamos pepinos em pastilhas de turfa:

Conclusão

Os potes e recipientes de plástico são fortes e duráveis. Mas materiais ecológicos baseados em turfa de alto pântano para o cultivo de mudas de pepino estão em constante demanda entre os jardineiros. O motivo é conhecido.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção