Contente
Pepinos Lyutoyar é uma variedade despretensiosa e produtiva que traz uma colheita precoce. A variedade foi criada por criadores turcos. Seus frutos são versáteis, adequados para inclusão na dieta diária e preservação doméstica.
Características de variedade
Descrição do pepino Lutoyar F1:
- variedade ultra precoce;
- alta produtividade;
- resistência a doenças;
- período de maturação 35 dias;
- capacidade de autopolinização;
- planta de ramos médios;
- folhas verdes escuras;
- 2-3 ovários são formados no seio da folha;
- cada pepino produz até 20 frutos;
- frutificação prolongada;
- adequado para plantio de outono e primavera.
Características dos frutos da variedade Lutoyar:
- tipo de maxixe;
- grande superfície irregular;
- cor verde escura;
- pepino comprimento 10-12 cm;
- peso 100 g;
- a presença de espinhos espinhosos brancos.
Os frutos toleram transporte e estão sujeitos a armazenamento por longo prazo. Os pepinos Lutoyar são indicados para consumo in natura, confecção de snacks, saladas e outros pratos. A variedade é utilizada para enlatados, inclusive com diversos vegetais.
Pepinos em crescimento
Pepinos Lutoyar são cultivados em mudas. Em casa, as sementes são plantadas e certas condições são fornecidas para os brotos emergentes. Antes de transferir as plantas para um local permanente, fertilize o solo e prepare covas de plantio. A variedade Lutoyar é adequada para o plantio em casa de vegetação ou em área aberta.
Sementes de plantio
Para mudas, o pepino Lutoyar é plantado em março-abril. As sementes permanecem viáveis por 10 anos, porém, para se obter uma boa colheita, recomenda-se a utilização de material de plantio com no máximo 3-4 anos.
As sementes da variedade Lyutoyar são colocadas em uma solução de permanganato de potássio ou Fitosporin por 2-3 horas. A desinfecção do material de plantio evitará doenças e garantirá a formação de mudas saudáveis de pepino.
Em seguida, as sementes das plantas são colocadas em um pano úmido e mantidas por 2 dias a uma temperatura de 20 ° C. O próximo passo é colocar as sementes na geladeira por 2 dias. Essa preparação, alterando o regime de temperatura, estimula germinação de sementes de pepino.
Importante! Mudas de pepino cultivado em solo fértil leve ou xícaras de turfa e húmus.
O substrato para mudas é obtido pela combinação de húmus, turfa, serragem na proporção de 2: 2: 1. A mistura de solo é colocada em caixas ou recipientes separados. Usando copos pequenos, a colheita de plantas pode ser evitada.
As sementes da variedade Lyutoyar são colocadas em solo umedecido com um degrau de 2 cm, sobrepondo-se uma camada de turfa. As plantações de pepinos são cobertas com papel e mantidas a uma temperatura de 22-28 ° C.
Condições de muda
Após o aparecimento dos brotos de pepino, os recipientes são transferidos para um local iluminado. O desenvolvimento das mudas ocorre quando certas condições são atendidas:
- temperatura diurna de 20 a 22 ° С;
- regime de temperatura noturno não inferior a 15 ° С;
- iluminação por 12-14 horas;
- entrada de ar fresco;
- umedecimento regular do solo.
Pepinos da variedade Lutoyar são fornecidos com iluminação contínua se as horas de luz do dia ainda não forem longas o suficiente. Phytolamps ou dispositivos de iluminação fluorescente são instalados acima das mudas. Eles são ligados pela manhã ou à noite para evitar esticar as plantas.
Quando a segunda folha de plantio aparece nos pepinos Lutoyar, eles são regados com uma solução de nitroammophoska. Para 1 litro de água, adicione 1 colher de sopa. eu. fertilizantes. Nitroammofoska contém nitrogênio, potássio e fósforo, que garantem o desenvolvimento das plantas.
As plantações são regadas com água morna quando o solo começa a secar. Conforme os pepinos crescem, você pode adicionar um pouco de solo ao recipiente. As mudas mergulham quando as plantas desenvolvem 2 a 3 folhas. Pepinos reagem negativamente ao transplante, por isso é melhor evitá-lo e usar recipientes separados para o plantio.
Uma semana antes do plantio, os pepinos Lutoyar são levados para uma loggia ou varanda, onde são mantidos por várias horas. O período de estar ao ar livre é gradualmente aumentado. Isso permitirá que as plantas se adaptem rapidamente às condições naturais.
Aterragem no solo
Os pepinos são transferidos para um local permanente após o estabelecimento do clima quente. As plantas devem ter 3-4 folhas. Normalmente, o transplante de pepinos ocorre em maio.
A cultura é cultivada em área bem iluminada ou à sombra parcial. No pouso em áreas abertas, um suporte é instalado na forma de arcos de metal, treliças ou malha.
Os pepinos preferem solos férteis e drenados com baixas concentrações de nitrogênio. O solo azedo deve ser calcário. A cultura cresce bem em solos de turfa com adição de serragem.
Os pepinos Lutoyar são colocados em canteiros com uma altura de 60 cm. Composto ou húmus é adicionado à cova de plantação, que é coberta com solo fértil. As plantas são abaixadas em buracos, suas raízes são cobertas de terra. A última etapa é a rega abundante das plantações.
Cuidado de pepino
De acordo com as análises, os pepinos Lutoyar F1 dão um alto rendimento com cuidado regular. A planta é regada e alimentada, e o solo é periodicamente solto e removido de ervas daninhas... Para combater doenças e pragas, são usados remédios populares ou preparações especiais.
Rega
A intensidade da rega dos pepinos Lutoyar depende do estágio de seu desenvolvimento. As plantas jovens precisam especialmente de umidade. Antes da floração, as plantações são regadas semanalmente com 4 litros de água por 1 m2. m. Durante o período de floração, adicione até 12 litros de água.
A água é protegida preliminarmente, apenas a umidade quente é usada para irrigação. Os pepinos são regados pela raiz, nenhuma gota deve permanecer nas folhas e caules. Para evitar que os jatos de água levem a sujeira, é melhor usar um bico pulverizador.
O solo sob os pepinos é coberto com turfa ou palha. A cobertura morta fornece preservação de longo prazo da umidade do solo. Sua deficiência leva ao aparecimento de sabor amargo nos vegetais. O excesso de umidade provoca o desenvolvimento de doenças fúngicas nas plantas, portanto, a rega deve ser normalizada.
Top curativo
Durante a temporada, os pepinos Lutoyar são alimentados de 5 a 6 vezes. Você pode usar minerais e fertilizantes orgânicos. O primeiro tratamento é realizado no início da floração, o subsequente - com um intervalo de 3 semanas.
Opções para alimentar pepinos:
- uma solução de esterco de galinha ou verbasco na proporção de 1:15;
- 1 Colher de Sopa. eu. superfosfato, ureia e sulfato de potássio por 10 litros de água;
- infusão de cinzas de madeira contendo 200 g por balde de água.
No início da estação de cultivo de pepinos, fertilizantes de nitrogênio são aplicados. Posteriormente, a concentração de fósforo e potássio é aumentada. É melhor alternar suplementos orgânicos e minerais.
A solução é aplicada estritamente sob a raiz das plantas. Em climas frios, a alimentação não é recomendada, pois os pepinos absorvem os nutrientes mais lentamente.
Doenças e pragas
De acordo com a descrição, os pepinos Lyutoyar são caracterizados pela resistência às principais doenças desta cultura. As doenças se desenvolvem com alta umidade, violação do regime de irrigação ou tecnologia agrícola. Para a prevenção de doenças, as plantas são tratadas com fungicidas, a umidade e os fertilizantes são introduzidos em tempo hábil.
Em condições de estufa, os pepinos Lutoyar raramente ficam doentes, mas são mais suscetíveis a ataques de pragas. As aterrissagens atraem pulgões, ácaros e formigas. Para combater insetos, são usados produtos químicos ou remédios populares.
Para fins preventivos, os pepinos são tratados com uma infusão de casca de cebola ou alho.As plantas também são polvilhadas com pó de tabaco ou cinza de madeira.
Críticas de jardineiros
Conclusão
Os pepinos Lutoyar são adequados para o cultivo em áreas abertas, sob um filme ou abrigo envidraçado. As plantas são cultivadas em mudas. O solo e as sementes são preparados preliminarmente para o plantio. Os pepinos são regados regularmente, com cobertura e solo solto e coberto com cobertura morta.