Contente
Cucumber Lilliput F1 é um híbrido de maturação precoce, criado por especialistas russos da empresa Gavrish em 2007. A variedade Lilliput F1 se distingue por seu alto sabor, versatilidade, alto rendimento e resistência a muitas doenças.
Descrição da variedade de pepinos Lilliput
Pepinos da variedade Liliput F1 são diferenciados por ramificação média e tendência a formar brotos determinantes laterais, o arbusto se forma independentemente. As folhas são de tamanho médio, variando em cor do verde ao verde escuro. As flores são femininas, os ovários são colocados nas axilas em feixes de 3-10 unidades. Na descrição do autor, os pepinos liliput são listados como partenocárpicos, ou seja, não requerem polinização por insetos. Isso resolve muitos problemas ao cultivar pepinos em estufas.
O crescimento dos frutos é lento, é geneticamente inerente. Se o pepino não for removido do chicote a tempo, ele retém seu comprimento entre 7 e 9 cm e começa a crescer lentamente em largura, não amarelece por muito tempo, mas o crescimento de novos ovários é bastante inibido.
Descrição das frutas
Uma breve descrição da variedade e uma foto dos pepinos Lilliput F1 podem ser encontradas na embalagem da semente. Zelentsy tem uma forma cilíndrica alongada, às vezes crescendo na forma de um cone truncado. A casca do pepino Lilliput F1 é fina mesmo em espécimes crescidos, tem uma cor verde suculenta ou verde escura, clareando gradualmente da base para o topo. Pequenas listras brancas podem ser vistas na superfície da casca. O pepino é par, com muitas espinhas, no meio das quais há pequenos espinhos esbranquiçados. Essas pequenas agulhas se quebram facilmente durante a coleta.
O tamanho dos pepinos Lilliput F1 é fácil de adivinhar pelo nome da variedade. A amostra média não excede 7 a 9 cm de comprimento, 3 cm de diâmetro e 80-90 g de peso. Pickles são coletados diariamente, pepininhos - dia sim, dia não. Zelentsy tolera perfeitamente o transporte e não perde sua apresentação e sabor por muito tempo.
Os pepinos Lilliput F1 são duros e crocantes, têm um sabor delicado excelente. São bons frescos, em saladas e outros aperitivos frios. A variedade Lilliput F1 não acumula amargor (a substância cucurbitacina não é produzida) durante mudanças repentinas de temperatura e condições climáticas instáveis. Pepinos Lilliput são ideais para a colheita de inverno (decapagem e decapagem).
Características principais
Os criadores Shamshina A.V., Shevkunov V.N., Portyankin A.N. estavam envolvidos na criação da variedade, foram eles que, junto com LLC Agrofirma Gavrish, foram atribuídos a autoria. Liliputian F1 está listado no Registro do Estado desde 2008.
A variedade é recomendada para cultivo em terreno protegido (estufas, viveiros) no âmbito de parcelas individuais subsidiárias, no entanto, também é cultivada com sucesso em terreno aberto. Liliput F1 é zoneado nas regiões Norte, Noroeste, Central, Central da Terra Negra, Médio Volga, Volga-Vyatka e Norte do Cáucaso.
Produção
Pepinos Lilliput F1 dão uma colheita estável durante chuvas prolongadas, seca curta e outras condições climáticas desfavoráveis.A estação de crescimento para Lilliput é curta: 38-42 dias se passam desde os primeiros brotos até o pepino maduro. Este híbrido tem um alto rendimento, 10-11 kg de pepinos podem ser removidos de 1 m² por temporada.
Os principais fatores que aumentam o rendimento de qualquer tipo de pepino:
- boa semente;
- solo fértil fertilizado;
- rega regular na raiz;
- alimentação oportuna;
- coleta frequente de frutas.
Resistência a pragas e doenças
Pepinos Lilliput F1 têm alta imunidade a doenças como:
- oídio;
- míldio (míldio);
- mancha de azeitona (cladosporium);
- podridão de raiz.
Em condições de estufa, os pepinos são freqüentemente afetados por moscas-brancas, ácaros-aranha e pulgões do melão. Se forem encontradas pragas, é necessário tratar imediatamente os arbustos com uma solução inseticida. Para fins de prevenção, é necessário remover prontamente as folhas e caules ressequidos, bem como os frutos podres, observar a rotação de culturas, desinfetar regularmente a estufa junto com os equipamentos e seguir todas as regras básicas da tecnologia agrícola.
Prós e contras da variedade
A vantagem indiscutível dos pepinos Lilliput sobre outras variedades são as seguintes características positivas:
- maturação precoce (em média 40 dias);
- alto rendimento (até 11 kg / m²);
- a possibilidade de crescer em campo aberto e em estufas;
- sabor excelente;
- falta de amargor mesmo em condições de cultivo desfavoráveis;
- versatilidade de uso;
- excelente manutenção de qualidade e transportabilidade;
- aparência apresentável;
- resistência às principais doenças;
- relutância em barril e amarelecimento com coleção irregular de zelents.
As desvantagens da variedade de pepino Liliput F1 são o custo relativamente alto das sementes e a incapacidade de coletar suas próprias sementes.
Regras de crescimento
Uma rica colheita de pepinos depende não apenas das características do híbrido, estabelecidas geneticamente, mas também das condições de cultivo da cultura. Avaliações positivas sobre os pepinos Lilliput F1, apoiadas por fotos da estufa, são o resultado de trabalho árduo e a abordagem correta de cultivo do residente de verão.
Tâmaras de semeadura
Pepinos da variedade Lilliput F1 podem ser semeados diretamente nos canteiros e pelo método de mudas. As sementes são semeadas para as mudas no final de abril - início de maio. Para isso, recipientes individuais rasos e solo nutritivo comprado para plantações de vegetais são adequados. Você mesmo pode fazer uma mistura de solo combinando solo de jardim com solo de armazenamento em uma proporção de 1: 1 e adicionando um pouco de areia e vermiculita.
Sementes de pepino sem pré-tratamento são colocadas no solo até a profundidade de 1-1,5 cm, os recipientes são cobertos com polietileno e colocados em local aquecido com temperatura de 20-22 ° C, quando aparecem os brotos, o abrigo é retirado. Em casa, as mudas de pepino não são cultivadas por mais de 3 semanas, um atraso adicional no transplante reduzirá significativamente o rendimento.
Ao semear pepinos Lilliput em uma estufa, você precisa se concentrar na temperatura dentro da estrutura. Deve estar pelo menos 15-18 ° C. Em campo aberto, os pepinos Lilliput são semeados no final de maio - início de junho.
Seleção do local e preparação das camas
Para o cultivo de pepinos da variedade Lilliput F1, uma área plana aberta ou uma pequena elevação é adequada. Nas terras baixas, os pepinos têm maior probabilidade de apodrecer. O local deve ser ensolarado, mesmo a menor sombra pode afetar negativamente o rendimento.
No solo para pepinos, adubo, húmus, serragem e folhas caídas são incorporados com antecedência. Isso aumentará a fertilidade e a estrutura do solo. Uma pequena quantidade de fertilizantes minerais complexos também é aplicada em futuros canteiros de pepino.A reação do solo deve ser neutra ou ligeiramente ácida, o solo com elevada acidez não é adequado para o cultivo da variedade Lilliput F1. Solos argilosos pesados, pouco permeáveis à umidade, também não proporcionam uma colheita decente de pepinos.
Como plantar corretamente
Ao plantar pepinos da variedade Liliput F1, você precisa aderir ao esquema de 50 * 50 cm. Agrônomos experientes aconselham não plantar arbustos com mais de 3-4 plantas por 1 m². A profundidade ideal para o plantio de sementes em terreno aberto é de 4 cm.
Com o método de mudas, pepinos jovens são pré-temperados levando-se recipientes com plantações para o ar fresco. 20-25 dias após a semeadura de pepinos para mudas, os arbustos são determinados a um lugar permanente. Os vasos de turfa podem ser colocados diretamente no solo, com o tempo a turfa vai amolecer e permitir que as raízes cresçam. Os recipientes de plástico são retirados com cuidado, inclinando ligeiramente e tomando cuidado para não danificar o sistema radicular. A camada superior de um coma de terra ao plantar em um jardim deve estar no nível do solo. Pepinos da variedade Lilliput F1 podem ser enterrados em folhas de cotilédone se as mudas forem muito alongadas.
O momento do transplante para a estufa difere dependendo do material do qual o abrigo é feito:
- do policarbonato - a partir de meados de abril;
- feito de polietileno ou vidro - no final de maio.
A técnica de plantio de pepinos da variedade Liliput F1 em casa de vegetação é semelhante ao procedimento em campo aberto.
Cuidados de acompanhamento para pepinos
A melhor opção para manter a umidade necessária do solo é a irrigação por gotejamento. Na forma tradicional, sob a raiz, os pepinos Lilliput F1 são regados à medida que o solo seca, com base nas condições meteorológicas. Para reduzir a evaporação da umidade, para reduzir a necessidade de afrouxamento regular e remoção de ervas daninhas, o solo pode ser coberto com serragem, agulhas, grama.
Até a época da floração, os pés de pepino são alimentados com fertilizantes com alto teor de nitrogênio e potássio. Isso permitirá que o pepino acumule sua massa verde e se prepare para o período de frutificação. Após a dissolução das primeiras flores, Lilliput F1 é suportado com fertilizantes de fósforo, bem como um complexo de oligoelementos.
Pepino variedade Lilliput F1 não requer formação por pinçamento, apenas com excesso de ramos laterais que criam uma trama densa e interferem na penetração da luz, são retirados. Conforme o chicote cresce, ele deve ser amarrado a uma treliça - isso aumentará a circulação de ar e facilitará a manutenção e a colheita da planta.
Conclusão
O pepino Lilliput F1 da Gavrish conquistou os corações de muitos jardineiros devido à sua simplicidade no cuidado, resistência a muitas doenças, excelente sabor e alto rendimento. Fotos de inveja e críticas positivas aos pepinos Lilliput apenas confirmam as características declaradas pelo fabricante.