Contente
Berinjelas são provavelmente as hortaliças mais termofílicas, porque sua terra natal é a quente Índia. Dez anos atrás, os jardineiros na maior parte da Rússia nem sequer sonhavam em cultivar berinjelas em seus próprios jardins e dachas. Graças à seleção, hoje existem muitas variedades e híbridos deste vegetal, adaptados às condições climáticas domésticas. Moradores da parte sul e central da Rússia agora têm acesso ao cultivo "azul" em campo aberto, mas é melhor para os nortistas não correrem riscos. Para obter rendimentos consistentemente altos, as berinjelas crescem melhor em estufas. E este artigo ajudará a determinar as melhores variedades de berinjela para estufas.
Quais estufas são melhores
Se a película de polietileno e o vidro anteriores eram usados como material para a construção de estufas e estufas, hoje apareceu um análogo mais digno - o policarbonato. Agora, a maioria das estufas e estufas são construídas com este material leve e barato.
As estufas de policarbonato têm uma série de vantagens:
- Eles são muito leves, podem ser construídos e reparados sem muita dificuldade, você pode até fazer isso sozinho.
- O policarbonato tem baixa condutividade térmica, por isso retém bem o ar quente no interior da estufa, ao mesmo tempo que não permite a passagem do frio.
- O material tem transparência suficiente para permitir a penetração e dispersão da luz solar.
- O policarbonato é mais durável do que o vidro e o filme, não pode ser ferido.
- Tem uma longa vida útil, a estufa não precisa ser desmontada para o inverno.
Tudo isso fala a favor das estufas de policarbonato, por isso são tão difundidas.
Quais variedades de berinjela são adequadas para o cultivo em estufas
Para que as flutuações de temperatura não prejudiquem as beringelas frágeis e caprichosas, é mais fiável plantar a semente em estufas de policarbonato ou outro material.
O plantio em terreno fechado contribui para o aumento da produtividade, já que as variedades de berinjela para estufa de policarbonato são as mais produtivas.
De fato, na maioria das vezes, são usados híbridos - eles não precisam de polinização, toleram melhor o transplante e são resistentes a doenças. É claro que essas plantas precisam de cuidados mais cuidadosos, requerem rega regular pelo menos uma vez por semana, fertilização (três vezes durante toda a estação de cultivo), beliscar, apertar, amarrar e muito mais.
Em princípio, qualquer tipo de berinjela é adequado para o cultivo em estufa. Jardineiros experientes argumentam que, para o solo interno, é melhor usar sementes de variedades no início e no meio da estação - assim, os vegetais aparecerão muito mais cedo e amadurecerão mais rápido.
"Quebra-nozes"
Uma das variedades intermediárias com um rendimento bastante alto - de um metro quadrado de terra você pode obter até 6 kg de berinjelas. Essa produtividade é proporcionada por um grande número de ovários, pois até no topo dos arbustos dessa variedade aparecem botões.
A planta é extensa, com arbustos bastante altos - até 90 cm. Os frutos maduros têm uma cor muito escura, sua forma é oval, o diâmetro é grande e o comprimento médio é de até 15 cm. Peso de uma variedade de berinjela "Quebra-nozes "muitas vezes chega a 0,5 kg. O sabor também está por cima - o vegetal tem uma polpa branca e macia. Os frutos toleram bem o transporte e distinguem-se pela "qualidade de conservação", sem perder a elasticidade e apresentação com o tempo.
Este híbrido é destinado ao cultivo por mudas, as plantas são transferidas para uma estufa de policarbonato no final da primavera ou início do verão. Os primeiros frutos podem ser obtidos já no 40º dia após o plantio das mudas.
O Quebra-nozes não requer cuidados complicados, tudo o que precisa é calor e umidade. Os fertilizantes minerais podem aumentar muito a produção dessa variedade de berinjela.
"Bagheera"
Outro híbrido intermediário com alto rendimento. Desde a semeadura até o aparecimento das primeiras berinjelas, costuma demorar cerca de 110 dias. A variedade Bagheera não é afetada por doenças perigosas, mas requer condições de conforto - temperatura e umidade constantes.
Com esse microclima na estufa, você pode obter até 14 kg de berinjela em cada metro quadrado de área.
O híbrido foi criado especificamente para pequenas estufas e estufas, os arbustos e o sistema radicular das plantas são compactos, o que permite que sejam cultivados em recipientes rasos com um substrato.
As berinjelas crescem pequenas, seu peso é de cerca de 240 gramas. Sua forma é oval, ligeiramente alongada, e a tonalidade é roxa escura. A polpa desta variedade é macia, de cor verde claro. As beringelas novas não têm qualquer amargor, mas a colheita tardia leva ao aparecimento deste sabor desagradável.
As frutas são utilizadas para cozinhar, conservar e conservar.
"Baikal"
Variedade de berinjela em estufa no meio da estação. No contexto de outras variedades, destaca-se pelo seu elevado crescimento - os arbustos atingem 1200 cm de altura. Para rendimento máximo (8 kg por metro), é necessário manter a umidade constante em uma estufa com esta berinjela. Caso contrário, é muito despretensioso, resistente a doenças.
Os frutos geralmente aparecem no 110º dia após a semeadura. A sua forma é em forma de pêra, com uma ligeira curvatura. A massa de uma variedade de berinjela "Baikal" chega a 400 gramas. A casca é de cor púrpura escura. A polpa apresenta coloração verde claro, não contém amargor. Os vegetais toleram bem o transporte e podem ser usados para enlatados.
"Palhaço"
O cultivo desta variedade ultraprecoce rende colheitas muito abundantes. O fato é que nos arbustos "Balagur", o ovário é formado em forma de escovas, cada uma delas contém 5-7 frutos. As primeiras hortaliças aparecem já no 85º dia após o plantio das sementes.
As berinjelas crescem pequenas (80-100 gramas) e se distinguem por uma interessante forma esférica e uma tonalidade roxa brilhante. Se as safras de outras variedades forem plantadas nas proximidades, a cor pode mudar para roxo escuro.
O sabor da beringela "Balagur" é característico, pronunciado, e a polpa é branca e macia, a casca é lisa e brilhante.
As plantas são bastante altas - até 1500 cm, por isso precisam ser amarradas. A amarração correta neste caso é necessária, caso contrário os arbustos podem quebrar. Afinal, cerca de 100 berinjelas amadurecem em cada um deles. A planta é resistente à maioria das doenças.
"Fabina"
O híbrido "Fabina" surge muito rápido e cedo, os primeiros vegetais podem ser colhidos 70 dias após a semeadura. O cultivo deste híbrido é possível tanto em estufas quanto em campo aberto. A planta é bastante despretensiosa, os arbustos são compactos, de pequena altura (45-50 cm).
O ovário aparece ao mesmo tempo, 7 a 9 berinjelas podem ser removidas de cada arbusto por vez. O rendimento total da variedade chega a 8 kg por metro quadrado.
A planta é resistente à maioria das doenças, incluindo as mais perigosas - ácaros e verticilose. Os vegetais podem ser armazenados por muito tempo e toleram bem o transporte.
Os frutos têm uma tonalidade muito escura, às vezes até preta. Sua casca é brilhante, de formato alongado. O peso médio das berinjelas é de até 220 gramas e o comprimento é de cerca de 20 cm.A polpa dos vegetais colhidos na hora é densa, sem sementes, apresenta uma tonalidade verde pálida. O sabor da berinjela Fabina é incomum, levemente cogumelo. Portanto, as frutas costumam ser usadas para preparar vários lanches e saladas, mas podem ser enlatadas e marinadas com sucesso.
"Preto lindo"
Outra variedade para cultivo em condições de estufa é a “Black Beauty” de meia temporada. A planta dá um dos rendimentos mais altos - até 13 kg por metro. Você também pode cultivar esta variedade em campo aberto, mas apenas nas regiões do sul, com temperatura estável.
As berinjelas são imunes a doenças perigosas e frutificam melhor em solo rico e fértil. Este vegetal não precisa de luz solar, ao contrário de outras variedades, "Black Beauty" fica bem em sombra parcial, e até na sombra. A principal coisa que uma planta precisa é de umidade.
Os arbustos são baixos - até 60 cm, diferem em folhas e caules cobertos de espinhos. Os frutos têm formato de pêra e são leves - até 250 gramas.
O tom da casca é roxo profundo. A polpa apresenta cor ligeiramente esverdeada (por vezes amarela) e sabor delicado sem amargor. Os vegetais da variedade Black Krasavets são excelentes para venda, pois mantêm sua apresentação e frescor por muito tempo.
"Alenka"
O híbrido é de maturação precoce e é destinado ao cultivo interno. Esta berinjela tem uma casca verde incomum. Os frutos aparecem no 104º dia após a semeadura. São cilíndricos e de tamanho grande, o peso de uma berinjela chega a 350 gramas.
Os arbustos não são altos, distinguem-se pela folhagem densa e pela ausência de espinhos nos caules e cálices. As frutas são ótimas para cozinhar e conservar, não possuem nenhum amargor. O rendimento do híbrido é bastante alto - até 7,5 kg de vegetais frescos são obtidos a partir de um metro de terra.
Cidade F1
O representante dos híbridos de meia temporada para cultivo em casa de vegetação é uma berinjela "Gorodovoy F1". Esta variedade é um verdadeiro gigante. A altura dos arbustos pode chegar a três metros, portanto o tamanho da estufa deve ser adequado. Espalhando arbustos, tem muitos frutos.
As próprias frutas também são bastante "potentes", seu peso chega a 0,5 kg e o comprimento é de 30 cm.O formato das berinjelas da variedade "Gorodovoy" é cilíndrico e de cor púrpura escuro. A polpa é saborosa com uma tonalidade esverdeada. As berinjelas são adequadas para enlatar e preparar acompanhamentos e saladas.
A planta é resistente ao vírus do mosaico do tabaco. O rendimento da variedade chega a 7,7 kg por metro quadrado.
Como preparar uma estufa para o plantio de berinjelas
A estufa de policarbonato não é desmontada para o período de inverno, então você pode começar a se preparar para a nova temporada no outono. A berinjela é muito exigente quanto à composição do solo, portanto, deve-se dar a devida atenção ao preparo. As seguintes etapas devem ser seguidas:
- remova uma camada de terra velha e substitua por uma nova;
- desinfetar o solo regando-o com uma solução de sulfato de cobre;
- desoxidar o solo usando um dos métodos (cinza de madeira, farinha de dolomita, cal ou giz triturado);
- fertilizar o solo abundantemente com esterco de vaca ou fertilizante composto.
No final do inverno ou início da primavera, quando os adereços são removidos da estufa, você pode cavar o solo e preparar os canteiros de berinjela.
Os furos são feitos a uma distância de cerca de meio metro um do outro, meio copo de cinza de madeira pode ser despejado em cada um deles.
Mudas ou sementes de berinjela podem ser plantadas no solo regado com solução de manganês. Esta planta não gosta de transplantar, então você precisa se certificar de que um torrão de terra seja mantido entre as raízes das mudas.
Mudas jovens de berinjela são muito frágeis, elas são cuidadosamente transferidas para o solo e aprofundadas alguns centímetros a mais do que cresciam antes. O cultivo de mudas só é possível com uma temperatura do ar constante de pelo menos 18-20 graus - o frio é destrutivo para as berinjelas.
As mudas estão prontas para o plantio na estufa quando há 5-7 folhas grandes no caule e a altura da muda é de pelo menos 20 cm.
O processo de cultivo de berinjelas é bastante complicado e demorado. Mesmo as primeiras variedades amadurecem por cerca de três meses, durante todo esse tempo a planta requer alguns cuidados, rega e manutenção do calor constante. Mas com uma abordagem competente, e mesmo tendo uma estufa de policarbonato, é perfeitamente possível cultivar vegetais cedo para venda.
Agricultores experientes aconselham o plantio de sementes de variedades de diferentes períodos de maturação, para que a colheita seja estável e os vegetais frescos possam deliciar o proprietário até a primeira geada.