Contente
O verão é uma ótima época para saturar o corpo com vitaminas, microelementos e fibras contidas em vegetais frescos. No entanto, o verão é curto e os vegetais devem estar na nossa mesa em qualquer época do ano. Somente com nutrição adequada você pode preservar a juventude e a saúde por muitos anos. É aqui que surge a questão: como e onde guardar os vegetais para prolongar a época dos vegetais. Um dos produtos alimentícios importantes são todos os tipos de repolho: repolho branco, repolho roxo, repolho Pequim, couve-flor, brócolis e muitos outros. Alguns tipos de repolho são armazenados na adega até a primavera.
Nos mercados e nas lojas, o repolho é vendido o ano todo, mas sua aparência nem sempre inspira confiança, o preço nem sempre corresponde à qualidade e na primavera o custo dos vegetais sobe às alturas. Não é segredo que, na produção industrial, o repolho é tratado com produtos químicos para que cresça melhor e fique armazenado por mais tempo. A conclusão se sugere por si mesma: se uma pessoa não é indiferente ao que comer, então você precisa cultivar você mesmo e descobrir com antecedência como armazenar os vegetais adequadamente para o inverno, como guardar o repolho até a próxima temporada de vegetais.
Seleção de variedade
Apenas as variedades de repolho de maturação tardia são adequadas para armazenamento no inverno, uma vez que têm uma densidade mais alta em comparação com os espelhos das variedades de maturação precoce e são menos propensas a apodrecer. Para a escolha da variedade de repolho, consulte a tabela.
|
|
Se você não tem um lote pessoal ou não tem a oportunidade de plantar repolho sozinho, você o compra em uma loja ou no mercado e não sabe qual variedade está à sua frente, então determine visualmente se é possível guardar esse repolho na adega no inverno. Escolha garfos médios que sejam redondos, ligeiramente achatados na parte superior e firmes. Cabeças de repolho alongadas e soltas não são adequadas para armazenamento de longo prazo.
Preparando repolho para armazenamento
A couve cultivada em horta própria e destinada ao armazenamento de inverno deve ser colhida de acordo com a época de cultivo, não sendo necessário expor demais na horta. Escolha um dia seco e quente para a colheita.Desenterre o repolho com cuidado, retire o toco do chão, mas não o remova. Classifique o repolho colhido. Deixe o repolho pequeno e danificado para a colheita. Deixe 2-3 folhas de invólucro, dobre o repolho sob a copa para ventilação. Mantenha-o longe de chuva ou luz solar direta. Deixe as raízes ou corte-as, dependendo do método de armazenamento escolhido.
Métodos de armazenamento de longo prazo
O mais comum é armazenar o repolho em uma adega. Cabeças de repolho podem ser penduradas, embrulhadas em papel ou filme plástico, pode-se cobrir o repolho com areia, ou mesmo mergulhá-lo em um purê de argila. A faixa de temperatura para armazenamento do repolho é pequena, de 1 a 3 graus C0... Vamos considerar cada um desses métodos em detalhes e mostrar como preparar a adega em si.
Em papel
Enrole cada cabeça de repolho em várias camadas de papel. Este método isola as cabeças de repolho umas das outras, evitando que se toquem e infectem umas às outras. O papel cria isolamento térmico adicional, protege contra umidade e luz. Coloque as cabeças de repolho embrulhadas em papel ordenadamente nas prateleiras ou coloque-as em gavetas. Mantenha o papel seco. Uma vez molhado, o papel causará deterioração acelerada do repolho.
No filme
Você pode guardar o repolho na adega usando polietileno. Pegue o filme plástico em rolos. Enrole cada garfo firmemente com várias camadas de plástico. O polietileno elástico e bem ajustado mantém o repolho até a primavera, garantindo a resistência à umidade. Coloque o repolho embalado nas prateleiras ou em caixas.
Na pirâmide
Construa um deck de madeira cerca de 10 cm acima do chão, deixando pequenos espaços entre as tábuas do assoalho. Na linha inferior, em um retângulo, coloque os garfos de repolho maiores e mais densos. Coloque cabeças menores de repolho na segunda camada em um padrão quadriculado. Continue arrumando a pirâmide, colocando no topo as cabeças de repolho que serão usadas primeiro. O ar circula entre o repolho, evitando a decomposição. A desvantagem desse método é que se o repolho se deteriorar na linha inferior, todo o procedimento terá que ser repetido, retirando-se a cabeça podre do repolho.
Em caixas
A maneira mais fácil, embora não seja a mais eficiente. Após cortar os caules, retirando o excesso de folhas, coloque as cabeças da couve em caixas de madeira ventiladas. Coloque as caixas não no fundo da adega, mas em paletes, isso vai retardar a deterioração das cabeças. Você não precisa cobrir com tampa, deixe o ar circular livremente dentro da caixa com o repolho.
Na areia
Método problemático, sujo, mas bastante bem-sucedido. Coloque o repolho em caixas grandes, polvilhe com areia seca em camadas. Você pode simplesmente despejar areia no fundo da adega e colocar as cabeças de repolho na colina arenosa.
Suspenso
Um método eficiente e ecologicamente correto, mas que ocupa muito espaço. Para esta opção de armazenamento, as raízes não são cortadas. Fixe uma tábua sob o teto, mantendo a distância das paredes do porão de pelo menos 30 cm, cravar pregos na lateral da tábua em distâncias iguais de modo que a maior cabeça de repolho passe livremente entre eles. Prenda uma das pontas da corda ao toco e a outra ao prego. Uma cabeça de repolho deve estar pendurada em um prego. A cultura é ventilada, claramente visível, você pode notar danos imediatamente. Para uma pequena colheita, esta é uma opção de armazenamento ideal.
Em uma concha de argila
O método é original e hoje exótico. Cubra cada cabeça de repolho com argila em todos os lados (dilua a argila com água até que o creme de leite fique espesso). Seque para secar completamente. O repolho protegido deve ser colocado nas prateleiras ou em caixas.
Qualquer um desses métodos de armazenamento de repolho será eficaz se a adega estiver devidamente preparada para o inverno.
Preparando a adega para o inverno
Se o seu local tiver um porão ou porão independente sob a casa que possa ser usado para o armazenamento de vegetais no inverno, inspecione este cômodo com antecedência e elimine as deficiências para que, quando a colheita do repolho for coletada e armazenada, o porão esteja seco e desinfetado. Se a adega foi usada anteriormente para armazenar colheitas, remova os resíduos de plantas e detritos de lá. A adega deve ser bem impermeabilizada para evitar infiltração das águas subterrâneas. Os sinais de alta umidade são gotas de água nas paredes e no teto do porão e ar viciado e bolorento. Ventile e seque bem a adega abrindo portas e escotilhas. Uma boa solução para normalizar a umidade é a ventilação de alimentação e exaustão, caso não seja fornecida, então caixas com sal ou carvão podem ser colocadas nos cantos, o que também permitirá, pelo menos em parte, diminuir a umidade. Cerca de um mês antes de colocar as hortaliças, caia as paredes e o teto com cal virgem: ela seca o ar e desinfeta a superfície.
Se a adega estiver gravemente infectada com mofo e fungos, descontamine-a:
- Remova os moldes visíveis mecanicamente;
- Sele a sala cobrindo as aberturas de ventilação;
- Coloque a cal virgem em um barril a uma taxa de 2-3 kg por 10 m3 adega, encha-a de água e saia rapidamente da adega, fechando bem as portas atrás de si. Após dois dias, a adega deve ser aberta e bem ventilada;
- Em caso de infecção grave, repetir o procedimento após uma semana, ou usar verificador sulfúrico, agindo estritamente de acordo com as instruções de uso;
- Proceder à prevenção do aparecimento de roedores: fechar todas as fissuras, instalar a rede nas condutas de ventilação;
-
Espalhe substâncias que repelem roedores, ou alimentação venenosa, arranje ratoeiras.
Armazenando repolho em uma trincheira
Na ausência de adega, pode-se armazenar a colheita de repolho em uma trincheira, para isso em uma colina é necessário cavar uma trincheira de 60 cm de largura e 50 cm de profundidade. Uma camada de palha é colocada no fundo, e cabeças de repolho são colocados nele em duas linhas. Além disso, há uma camada de palha novamente, no topo deste aterro você precisa colocar um escudo de madeira e polvilhar no topo com uma camada de terra, com 20 cm de espessura. Quando o tempo frio chega, a trincheira precisa de isolamento adicional com Palha.
Assista a um vídeo que o ajudará visualmente a aprender como armazenar repolho em uma adega: