Contente
A berinjela Clorinda é um híbrido de alto rendimento criado por criadores holandeses. A variedade está incluída no Registro do Estado e é recomendada para cultivo na Rússia. O híbrido é resistente a ondas de frio, distingue-se pela frutificação de longo prazo e não é suscetível a doenças virais.
Características de variedade
Descrição da berinjela Clorinda F1:
- maturação precoce;
- resistência a condições climáticas adversas;
- formação de ovário mesmo em climas frios;
- frutificação prolongada;
- o período da emergência à colheita da berinjela - 67 dias;
- arbusto altura até 1 m;
- planta ereta e poderosa;
- tipo aberto de arbusto com pequenos entrenós.
Características do fruto da variedade Clorinda:
- forma oval;
- tamanho 11x22 cm;
- peso médio 350 g;
- rica cor violeta-negra;
- carne branca densa;
- bom gosto sem amargor;
- uma pequena quantidade de sementes.
O rendimento médio da variedade é de 5,8 kg por 1 sq. m. A maturação da fruta é evidenciada pela polpa elástica e pele escura. Os legumes são cortados com um podador junto com o talo. A variedade Clorinda é utilizada para fazer lanches, acompanhamentos e conservas caseiras.
Berinjela em crescimento
As berinjelas Clorinda são cultivadas em mudas. As mudas não toleram mudanças bruscas de temperatura, portanto, plantar sementes diretamente no solo só é possível em regiões de clima quente. Em casa, as sementes são plantadas e as plantas recebem as condições necessárias. As mudas cultivadas são transferidas para uma área aberta, para uma estufa ou estufa.
Sementes de plantio
O trabalho de plantio começa no final de fevereiro ou março. Um substrato consistindo de turfa, composto, grama e areia na proporção de 6: 2: 1: 0,5 é preparado para mudas de berinjela. Você pode usar solo pronto vendido em lojas de jardinagem.
Antes do plantio da variedade Clorinda, o solo é vaporizado em banho-maria para desinfecção e eliminação de possíveis patógenos. O solo pode ser deixado para o inverno em temperaturas abaixo de zero, então o processamento adicional não é necessário.
É melhor escolher pequenos copos ou cassetes para o plantio. Então você pode evitar colher plantas.
As sementes são plantadas em solo úmido a uma profundidade de 1 cm. Uma camada de solo fértil ou turfa é colocada no topo. Os recipientes são cobertos com papel alumínio e deixados a uma temperatura de 25 ° C. A germinação das sementes de berinjela leva de 10 a 15 dias.
Condições de muda
Após o surgimento dos brotos, a película é retirada e as plantações mantidas no parapeito de uma janela ou outro local iluminado.
Condições para o desenvolvimento de mudas de berinjela clorinda:
- temperatura diurna 20-25 ° С, à noite - 16-18 ° С;
- entrada de ar fresco;
- proteção contra correntes de ar;
- rega moderada;
- iluminação por 12-14 horas.
Mudas de berinjela Clorinda são regadas com água morna. A umidade é aplicada após a secagem do solo. As plantas reagem negativamente ao alagamento.
Se o dia de luz não for longo o suficiente, uma iluminação adicional é ativada sobre as plantas. A uma distância de 30 cm das mudas, são instaladas lâmpadas fluorescentes ou fitolampos. Eles são ligados pela manhã ou à noite para fornecer iluminação adequada.
Quando 1-2 folhas aparecem nas mudas, uma colheita é realizada. O método de transplante mais suave é transferir as plantas para recipientes maiores. As berinjelas são regadas e cuidadosamente transferidas para um novo prato junto com o torrão de terra.
O tempero ajudará a melhorar a taxa de sobrevivência das berinjelas em um local permanente.As plantas são mantidas na varanda por várias horas, gradualmente este período é aumentado. Assim, as mudas se acostumarão a temperaturas extremas e luz solar direta.
Aterragem no solo
As beringelas Clorinda são transferidas para um local permanente com 2 a 2,5 meses de idade. Essas plantas têm até 10 folhas e atingem uma altura de 25 cm.O trabalho é realizado no final de maio - início de junho.
Para o plantio de berinjela, escolha um local ensolarado e protegido do vento. Os melhores predecessores para a cultura são: repolho, pepino, alho, cebola, cenoura, feijão, ervilha, abobrinha.
As plantas preferem solo argiloso ou argiloso. Solo pesado é fertilizado com turfa, húmus e areia grossa. No outono, eles cavam o solo e, na primavera, soltam sua superfície com um ancinho e trazem as cinzas de madeira.
Para a variedade Clorinda são preparadas covas de plantio, que ficam a uma distância de 30 cm uma da outra. Elas são regadas em abundância, após o que as berinjelas são plantadas sem quebrar o torrão de terra. As raízes são cobertas por terra, que se encontra bem compactada.
Depois de plantar as berinjelas, eles monitoram o teor de umidade do solo. Para mantê-lo, é realizada cobertura morta com turfa.
Cuidado de berinjela
As berinjelas clorinda requerem manutenção regular, incluindo água e alimentação. As plantas respondem bem à introdução de substâncias minerais e orgânicas.
De acordo com a descrição, as berinjelas de Clorinda F1 atingem 1 m de altura. Conforme as plantas se desenvolvem, elas são amarradas a uma treliça. O broto mais forte é escolhido no arbusto, o resto é removido. Para proteção contra doenças e pragas, é realizada a pulverização preventiva das plantações.
Rega
A berinjela é uma cultura que adora umidade, portanto, para obter um alto rendimento, é necessário regar regularmente as plantações. Após a transferência para um local de plantio permanente, não regue por 5-7 dias. Nesse período, as plantas se adaptam às novas condições.
Antes da frutificação, a umidade é aplicada com moderação todas as semanas. A intensidade da rega é aumentada durante a formação dos frutos. No calor, a umidade é introduzida a cada 3-4 dias. Para irrigação, levam água decantada com temperatura de 25-30 ° C.
Após a rega, a estufa é ventilada para eliminar o excesso de umidade. Certifique-se de afrouxar o solo para evitar que a crosta apareça na superfície. Mata periodicamente ervas daninhas.
Top curativo
De acordo com as avaliações, a berinjela Clorinda F1 responde positivamente ao tempero superior. Os tratamentos são realizados a cada 2-3 semanas.
Opções de alimentação de berinjela:
- uma solução de sulfato de potássio (5 g), ureia e superfosfato (10 g por 10 l de água);
- ammophoska ou nitrophoska (20 g por 10 l);
- pasta 1:15;
- pulverizar plantas com uma solução fraca de ácido bórico;
- infusão de cinzas de madeira (250 g por balde de água).
No início da estação de crescimento, as berinjelas são alimentadas com chorume ou fertilizantes minerais contendo nitrogênio. No futuro, é necessário aumentar a concentração de potássio e fósforo na solução. Esses componentes são necessários para a formação do sistema radicular das plantas e para melhorar o sabor dos frutos.
Os tratamentos minerais são alternados com a introdução de remédios naturais. No tempo frio, as plantas são pulverizadas sobre a folha. Para o processamento foliar, a concentração de substâncias é reduzida em 5 vezes.
Doenças e pragas
As berinjelas são suscetíveis a doenças fúngicas e virais. A variedade Clorinda é imune a doenças virais. Lesões fúngicas são mais comuns em alta umidade.
Desinfetar as sementes antes do plantio, as ferramentas de jardinagem e o solo ajuda a prevenir doenças. Quando aparecem sinais de danos, as plantas são pulverizadas com preparações de Fitosporina ou Zircão.
Pulgões, ácaros, lesmas podem aparecer nas plantas. Após a floração, recomenda-se tratar as beringelas com preparados de Karbofos ou Keltan. Dos remédios populares, o pó de tabaco e as cinzas de madeira são eficazes.Eles são pulverizados sobre as plantas para evitar pragas.
Críticas de jardineiros
Conclusão
As beringelas Clorinda são versáteis e saborosas. A cultura é cultivada por mudas em novilhas ou em áreas abertas. As plantas são regadas e alimentadas regularmente. Remédios populares e preparações especiais ajudam a proteger as plantações de pragas.