Contente
A berinjela é uma cultura extremamente termofílica. Recomenda-se crescer na Rússia apenas por meio do método de mudas. A berinjela não tolera ondas de frio e ainda mais geadas e morre imediatamente. Por isso o cultivo da cultura é um processo complexo, requer paciência e certo conhecimento do residente de verão. Vamos descobrir qual é a temperatura para mudas de berinjela considerado o mais aceitável.
Preparação de sementes e semeadura
Além da temperatura, as berinjelas são exigentes com o tipo de solo e fertilizantes. Acredita-se que se os moradores de verão conseguem cultivar essa cultura, isso significa que eles alcançaram um verdadeiro sucesso nas camas. Ao comprar sementes, preste atenção aos seguintes parâmetros:
- período de maturação;
- qualidades de sabor;
- resistência a doenças;
- método de cultivo;
- produzem.
O jardineiro deve satisfazer todos os parâmetros. Se o cultivo em estufa for recomendado, a variedade não será capaz de dar frutos com força total ao ar livre.
Aqui estão alguns exemplos dos tempos de amadurecimento das variedades de berinjela mais populares na Rússia:
- grau "Almaz" - até 150 dias;
- variedade "Preto bonito" - de 110 a 115 dias;
- grau "Helios" - até 120 dias;
- híbrido "Bibo" - até 110 dias.
O cultivo de mudas começa com o preparo das sementes.
É melhor comprar sementes de uma loja em que você confia. Se as sementes forem compradas das mãos, elas podem ser mantidas por 2-3 horas em uma solução de permanganato de potássio.
O solo de semeadura pode ser o seguinte:
- dez partes de solo comprado de qualidade;
- uma parte de areia (precisa ser bem aquecida no forno);
- uma ou duas partes de composto (você pode se especializar).
Tudo se mistura e as xícaras se enchem dessa terra. Alguns jardineiros preferem cultivar mudas de berinjela usando pastilhas de turfa. Esse é um bom caminho, mas é preciso escolhê-los de forma que o diâmetro corresponda ao das mudas. O pH também é importante. Para berinjela, tanto o solo quanto a turfa devem apresentar uma reação levemente ácida ou neutra, ou seja, aproximadamente 6,0-6,7. Além disso, preste muita atenção ao teor de umidade das pastilhas de turfa, ela evapora muito rapidamente e as mudas de berinjela não toleram a seca.
A semeadura é realizada com sementes secas até a profundidade indicada na embalagem. Normalmente é 1,5-2 centímetros. Em seguida, as sementes são regadas, cobertas com papel alumínio ou vidro. Eles precisam ser cultivados em uma determinada temperatura. Determine com antecedência o local mais quente em seu apartamento ou casa. Idealmente, se for + 23-25 graus Celsius. Pode ser um pouco menor, mas isso definitivamente afetará a taxa de germinação. O próprio solo aquece bem com antecedência (até uma temperatura de + 26-28 graus).
Cuidado de mudas
Agora você pode falar diretamente sobre o cultivo de mudas. Esse período é especial, pois o rendimento das variedades e dos híbridos, assim como a fitossanidade e a durabilidade, dependem de como serão as mudas.
Mudas de berinjela devem ser saudáveis. Para isso, uma série de condições são atendidas:
- a temperatura das mudas de berinjela deve estar acima de 20 graus, de preferência + 23-25;
- a rega deve ser realizada regularmente, a secagem do solo é inaceitável;
- se houver pouca luz em sua área, as mudas são iluminadas com lâmpada, porém o horário de verão não deve ultrapassar 12 horas.
Sujeito a todas as condições, você pode contar com uma rica colheita. A temperatura, as condições de luz e a irrigação dependem do fato de a berinjela ser uma cultura nativa do sul. Ele veio até nós da distante Índia graças às rotas comerciais ativamente desenvolvidas com a Europa. O vegetal chegou tarde à Rússia, mas o amor dos nossos cidadãos pelo caviar de berinjela hoje, talvez, já se transmita ao nível da genética.
Não é difícil imaginar o clima na Índia: calor, umidade e muito sol. Lá, esse vegetal é encontrado na natureza. Nossos jardineiros, por outro lado, muitas vezes enfrentaram o fato de que o cultivo de mudas traz mais problemas do que resultados reais. Uma grande porcentagem dos residentes de verão prefere comprar mudas prontas de suas mãos no final de maio, em vez de suportar o tormento associado ao processo de cultivo.
Usando bandejas de mudas, semeie uma variedade para cada. Nesse caso, será muito mais conveniente monitorar as mudas. Se tudo for bastante simples com iluminação adicional, então o problema Esmalte e as condições de temperatura precisam ser discutidas em detalhes.
Rega
A melhor água para regar a berinjela é a da chuva, mas quem a comprará para as mudas? É por isso que a água da torneira é coletada com antecedência e defendida em 24 horas. Não deve estar frio, a opção mais ideal é a temperatura ambiente.
Ao cultivar mudas, a berinjela é mais usada para regar com spray. Vai hidratar solosem danificar o sistema radicular e sem tirar as sementes do solo.
Regime de temperatura
Não basta seguir as recomendações que a própria natureza nos dá. A Rússia é um país de agricultura arriscada. No verão, as temperaturas durante o dia podem ser muito diferentes das noturnas. Isso é importante porque as mudas logo terão que se encontrar nas duras condições de um terreno aberto ou de uma estufa.
Para que as mudas de berinjela se adaptem a diferentes temperaturas, elas seguem o seguinte regime:
- quando aparecem os primeiros rebentos, retira-se película ou vidro das plantas, durante o dia, para manter o regime térmico por volta de + 23-28 graus Celsius (as condições são diferentes em todo o lado);
- à noite, é recomendável baixar a temperatura ambiente para + 17-19 graus.
O que isso vai dar? O sistema radicular da berinjela ficará mais desenvolvido, além disso, as plantas vão se acostumar com o fato de que a temperatura durante o dia e à noite é bem diferente. É perigoso se a temperatura cair abaixo de +10 graus, especialmente para plantas jovens e imaturas. Ao cultivar berinjelas ao ar livre, você precisa fazer de tudo para mantê-las aquecidas e confortáveis.
Um bom vídeo sobre as características do cultivo de mudas de berinjela é apresentado a seguir:
Transplante de mudas de berinjela para o solo
Vamos direto ao momento de transplantar as mudas prontas para o solo. Para um iniciante, será interessante saber exatamente quando fazer o transplante e o que precisa ser feito para isso. Responderemos a ambas as perguntas. Inicialmente, notamos que os predecessores da berinjela podem ser:
- cenoura;
- leguminosas;
- melões e cabaças;
- verdes.
Você não pode cultivar esta safra depois de tomates, pimentões, physalis e batatas. O risco de morbidade é muito alto.
Dependendo da estação de crescimento da variedade ou híbrido de berinjela selecionado, as mudas são consideradas prontas para o plantio após 50-70 dias. Deve ser forte, com pelo menos 6 folhas verdes verdadeiras.
O solo para berinjela é preparado com antecedência, desde o outono. Não só os antecessores são importantes, mas também a qualidade do próprio solo. As berinjelas adoram solos férteis e leves. Use as seguintes dicas:
- se o solo for pesado, turfa e húmus são introduzidos no outono, pode-se adicionar serragem;
- se o solo tiver excesso de turfa, deve-se adicionar húmus no outono;
- para solo arenoso, argila, serragem e turfa são usados como aditivos.
Na primavera não é possível colocar estrume fresco no solo, deve apodrecer para não danificar a planta.Além disso, os fertilizantes são aplicados no outono:
- ureia;
- sulfato de potássio;
- superfosfato.
Na primavera, eles cavam o solo, verificam a acidez, removem ervas daninhas. Todas as atividades são realizadas pelo menos um mês antes do esperado plantio das mudas de berinjela no solo. Em seguida, as camas são formadas com uma altura de cerca de 30 centímetros.
Se as condições climáticas na região não são estáveis e uma onda de frio é possível mesmo no verão, eles usam os seguintes segredos:
- ao crescer em terreno aberto, um buraco é cavado mais fundo durante o transplante e algumas colheres de sopa de matéria orgânica são colocadas nele e então cobertas com terra;
- quando cultivados em estufas e estufas sem aquecimento, os barris de estrume são equipados para criar fontes de calor adicionais.
A matéria orgânica se decompõe e fornece calor adicional para o fraco sistema radicular da berinjela.
O esquema de plantio da safra no solo está indicado na embalagem, mas o esquema 40x50 pode ser usado como padrão. As beringelas adoram alimentar-se, especialmente durante o período de floração. Qualquer fertilizante com alto teor de fósforo é adequado para isso. A fertilização é combinada com a irrigação. Observe que após o plantio de mudas de berinjela no solo ou na estufa, a temperatura e a qualidade da água de irrigação não devem mudar. A água deve ser estabilizada durante o dia e suficientemente quente, pelo menos igual à temperatura do ar. Se a água estiver fria, a berinjela pode adoecer.
O cuidado da berinjela é o seguinte:
- a terra é suavemente solta (para não danificar as raízes, o solo deve estar constantemente solto);
- rega regular (você não pode encher as plantas);
- a alimentação pode ser feita três vezes por temporada, isso é suficiente;
- o controle de ervas daninhas é uma obrigação.
A colheita da berinjela é cortada com uma faca afiada ou podador para não danificar os brotos densos. O sabor da berinjela irá deliciar todo jardineiro que possa cuidar de seu cultivo de forma independente. O mais importante é observar o regime de temperatura. O amor desta cultura pelo calor e muito sol fará com que o jardineiro trabalhe duro. Esperamos que nosso conselho ajude muitas pessoas a cultivar uma rica safra de berinjela.