Contente
Muitos jardineiros enfrentam o problema da formação de numerosos rebentos de raízes nas cerejas. Freqüentemente, mesmo depois de arrancar uma árvore, os brotos novos teimosamente continuam a irromper para a luz, enchendo o espaço do jardim. Livrar-se do crescimento excessivo de cerejas no local é bastante difícil, levará tempo e esforço.
Por que a cereja cresce
A origem da formação dos rebentos das raízes das cerejas são as raízes horizontais localizadas perto da superfície da terra. Quanto mais deles uma árvore tem, mais intensamente novos brotos se formam neles.
Pode haver várias razões para a formação de um grande número de brotos de raiz. Aqui estão os principais.
- Características da variedade.
- Qualidades individuais de porta-enxerto e copa.
- Ajuste incorreto. Se as raízes da muda não foram enterradas adequadamente durante o plantio, elas podem começar a se espalhar quase pelo topo.
- Poda forte. O encurtamento incorreto ou excessivo dos brotos pode impulsionar o crescimento dos brotos das raízes.
- Danos ao sistema radicular, caules ou ramos esqueléticos de cerejas.
- Rega inadequada.
- Fraca compatibilidade entre copa e porta-enxerto.
Bagas caídas podem ser outra razão para o crescimento excessivo dos processos basais. As sementes de cereja germinam bem e podem se tornar uma fonte de um grande número de crescimentos.
Como lidar com o crescimento excessivo de cereja
O crescimento da raiz é um grande problema para os jardineiros. Por causa disso, a cereja literalmente "rasteja" pelo local, dificultando a escavação nas imediações da árvore. Além disso, os brotos em crescimento retiram uma quantidade significativa de força e nutrientes da planta-mãe, o que afeta negativamente sua produtividade.
Os brotos de raízes podem ser travados de várias maneiras, mas essa luta está longe de ser bem-sucedida. Freqüentemente, após um curto período de tempo após a remoção, o número de brotos jovens não apenas não diminui, mas também aumenta muitas vezes. A razão para isso será a remoção incorreta do crescimento excessivo. Uma característica da cereja é a sua vitalidade, a árvore percebe qualquer impacto mecânico como uma ameaça à sua vida e toma medidas de retaliação, liberando muitos brotos jovens. Isso deve ser levado em consideração e, ao remover os brotos das raízes, procure não ferir as raízes nem a parte aérea da planta.
Como remover o crescimento excessivo de cerejas na área com produtos químicos
Para remover os brotos das raízes das cerejas do local, podem ser usados herbicidas - as mesmas substâncias e composições usadas para a destruição de ervas daninhas. Entre esses medicamentos, os mais difundidos são as formulações à base de glifosato. Isso inclui Roundup, Tornado, Hurricane.
Essas drogas não atuam seletivamente na vegetação. Se você pulverizar a zona da raiz com herbicidas, tanto as ervas daninhas quanto o crescimento das cerejas jovens morrerão.
Muitos jardineiros têm uma atitude negativa em relação ao uso de herbicidas no jardim, acreditando acertadamente que a entrada de uma substância ativa no tecido de uma árvore pode ter consequências negativas para ela. Nesse caso, só há uma maneira de remover os brotos de raiz de cereja - mecânica.
Como arrancar cerejas em um terreno com suas próprias mãos
Se as cerejas estiverem velhas, secas ou afetadas por uma doença, você precisa se livrar delas. Não será difícil cortar a parte do solo da árvore, o que pode ser feito facilmente com uma serra ou motosserra. A limpeza do local do toco é muito mais problemática para o jardineiro. Se não for completamente arrancado, o crescimento da raiz continuará a incomodar o cultivador mesmo depois que a árvore for removida. O sistema radicular ramificado continuará absorvendo intensamente os nutrientes do solo, porém, devido à ausência da parte do solo, a planta é obrigada a gastá-los na formação de novos brotos. O cânhamo deve ser arrancado, se possível, enquanto se retira todas as raízes de cereja restantes do solo.
A maneira mais fácil de arrancar um toco de cerejeira em uma área é mecânica. Nesse caso, ele é simplesmente arrancado do solo com a ajuda de equipamentos potentes, por exemplo, uma escavadeira. Se o acesso ao local de veículos pesados não for possível, você terá que trabalhar com uma ferramenta manual. O toco é cavado de todos os lados, expondo as raízes da superfície horizontal o máximo possível. Eles são completamente arrancados do solo, todos os outros, indo fundo nas profundezas, são cortados com um machado. Depois disso, a cova é coberta com terra.
Um grande coto, se o tempo permitir, também pode ser removido quimicamente. No corte, é necessário fazer o maior número possível de orifícios profundos com um diâmetro de 8-12 mm, os quais são preenchidos com sal de cozinha ou nitrato de amônio e a seguir fechados com cera ou parafina. Em 1-1,5 anos, os sais irão destruir completamente a estrutura da árvore, o toco vai secar. Depois disso, você pode arrancar essas cerejas sem muito esforço. Ao usar nitrato de amônio, o toco seco é incendiado. A madeira impregnada com nitrato de amônio arde perfeitamente e em pouco tempo o toco se queima completamente junto com as raízes e os brotos.
Um vídeo sobre como destruir um toco de uma cereja ou qualquer outra árvore sem arrancá-lo ou cortá-lo pode ser visto no link:
Como remover os brotos de cereja com remédios populares
Os únicos remédios populares eficazes contra o crescimento excessivo de cerejas são uma pá e uma enxada. Se a árvore regularmente forma numerosos brotos de raiz, então é melhor remover essa cereja do jardim para sempre e substituir a variedade por outra. Uma boa opção para limitar a propagação das raízes horizontais é cavar folhas de ardósia ao redor do tronco da cereja a uma distância de 0,7-0,75 m. Nesse caso, os brotos crescerão apenas dentro desse círculo próximo ao caule. A poda regular a uma altura de 0,25-0,3 m reduz gradualmente o número de brotos, no entanto, pode levar anos para "desmamar" completamente as cerejas de lançar novos brotos de raiz.
Foi constatado que qualquer dano às raízes da cereja provoca um rápido crescimento do crescimento radicular. Portanto, como medida preventiva, recomenda-se não escavar na zona da raiz da árvore. Durante o calor do verão, é aconselhável cobrir o círculo do tronco com ramos de abeto ou palha. Isso evitará rachaduras no solo, o que pode causar danos ao sistema radicular. Percebe-se que a rega frequente também provoca o crescimento da parte aérea das raízes. Portanto, as cerejas devem ser regadas raramente, mas em abundância.
Acredita-se que a melhor maneira de remover o crescimento da cereja é escavá-la até a raiz e apará-la com cuidado, depois cobrir o corte com var.No entanto, este procedimento é extremamente trabalhoso. Portanto, muitos jardineiros, em um esforço para se livrar dos arbustos de cerejeira, simplesmente cortam o crescimento jovem ao nível do solo com um aparador ou cortador de grama. Não se deve adiar este trabalho para o final da safra, todos os brotos devem ser retirados com verdes, até que estejam lignificados. Será mais difícil fazer isso mais tarde.
Ao usar o aparador ao cortar a zona da raiz, devem ser tomadas precauções. Pequenos detritos, pedaços de terra voando, pedras e pedaços de madeira podem ferir gravemente o tronco de uma árvore, danificar a casca dele. Para evitar que isso aconteça, você precisa colocar em um fuste uma garrafa de plástico cortada no comprimento com o gargalo e o fundo cortados. Se o dano ocorreu, todo o ferimento deve ser coberto com verniz de jardim.
Qual cereja não brota
Nem todos os tipos de cerejas são propensos ao crescimento de raízes. Variedades como Crimson, Vladimirskaya, Lyubskaya, Minx quase não dão brotos de raiz, enquanto Robin, Juventude, Ratazana, Generoso ou Rastorguevka formá-los muito intensamente.
Se a cereja for enxertada, sua capacidade de brotar é determinada não pela variedade, mas pelas características do tronco. Os estoques de sementes de brotos de raiz quase não se formam, bem como alguns clonais (Izmailovsky, AVCH-2) Mas as espécies auto-enraizadas são mais propensas à formação de brotos de raízes, uma vez que esta é sua forma natural de reprodução. Além disso, os rebentos começam a aparecer mesmo nas plantas jovens.
Cuidar de uma árvore depois de remover o crescimento excessivo
Após a remoção dos brotos das raízes, nenhuma medida especial é normalmente realizada. Este procedimento não causa danos às cerejeiras, mas apenas se as raízes não tiverem sido danificadas. Se os brotos foram cortados diretamente na raiz, então neste lugar de rasgos é imperativo cobrir com verniz de jardim. Caso contrário, infecções ou esporos de fungos podem entrar na ferida.
Se o tronco da árvore foi removido do crescimento jovem, então também é aconselhável processar todos os cortes com verniz de jardim.
Prevenção do aparecimento de crescimento excessivo no local
É improvável que seja possível remover permanentemente o crescimento das raízes das cerejas no local, mas é perfeitamente possível reduzir a sua quantidade ao mínimo. Veja o que jardineiros experientes recomendam fazer para isso.
- Não plante variedades com tendência ao crescimento de raízes. Escolha mudas enxertadas em estoques de sementes.
- Evite qualquer trabalho no solo na zona da raiz da cerejeira. Você não deve plantar nada diretamente no círculo do tronco.
- Não permita que o solo seque na zona das raízes. Regar é raro, mas abundante, e então aplique cobertura morta no círculo do tronco.
- Corte os rebentos emergentes imediatamente, antes que se tornem lenhosos.
- Evite danos mecânicos ao tronco da cerejeira e suas raízes.
- A poda, especialmente cardinal, não deve ser feita de uma só vez, mas ao longo de vários anos.
- Limite a propagação das raízes horizontais cavando folhas de ardósia ou outro material denso (metal, plástico) ao redor da cereja a uma profundidade de pelo menos 0,5 m.
- A zona da raiz pode ser coberta com uma camada de material de cobertura ou outro material denso, por exemplo, linóleo antigo. Nada crescerá sob ele, incluindo brotos de raízes.
- Remova as frutas caídas.
- Tomar medidas para prevenir o aparecimento de doenças e pragas.
A rigor, quaisquer medidas destinadas a manter a saúde das cerejas evitarão o aparecimento de rebentos de raiz.Alimentação e irrigação oportunas, cuidados com o círculo próximo ao caule, tratamento de doenças e pragas, poda competente e oportuna e branqueamento dos troncos - tudo isso contribui para o bom estado das árvores e não as leva ao crescimento de novos brotos de raiz. É por isso que você precisa cuidar da saúde das cerejas, na hora e na íntegra para realizar todo o trabalho de cuidar das plantações.
Conclusão
Provavelmente todo jardineiro sonha em se livrar completamente do crescimento excessivo de cerejas no local, mas nem todos conseguem. O principal auxiliar nesta questão é, sem dúvida, a paciência. Mesmo um pomar de cerejas mal negligenciado pode ser trazido de volta à vida, mas isso vai levar tempo e muito trabalho. E para evitar tal situação, é necessário escolher as variedades certas e cuidar regularmente da cereja, desde o momento do plantio da muda.