Contente
Existem cerca de 150 variedades de cogumelos da família Volokonnitsev, das quais cerca de 100 espécies podem ser encontradas nas florestas do nosso país. Esse número inclui a fibra fraturada, também chamada de fibra cônica ou fibrosa.
Qual é a aparência de uma fibra fraturada?
Esta espécie é um pequeno cogumelo de plástico com as seguintes características:
- O chapéu muda de forma dependendo da idade do espécime. Por exemplo, em uma fíbula jovem, uma capa fissurada é cônica em ponta com bordas enroladas para dentro, então ela se torna praticamente prostrada com um tubérculo pontiagudo no centro. O cogumelo antigo apresenta bordas frágeis e severamente rachadas. O diâmetro da tampa varia de 3 a 7 cm, a superfície é agradável ao toque e lisa no tempo seco, podendo escorregar durante as chuvas fortes. A cor é amarelo-dourado ou marrom com uma mancha mais escura no centro.
- No lado interno da tampa, existem placas freqüentes aderidas à perna. Sua cor muda com a idade. Assim, em espécimes jovens, eles são branco-amarelados e, em adultos, são marrom-esverdeados.
- Os esporos são elípticos, de cor amarelada suja.
- A fibra fissurada tem um caule reto, fino e liso, cujo comprimento varia de 4 a 11 cm e a largura não ultrapassa 1 cm. Nos corpos frutíferos jovens é branco puro e com a idade adquire um tom amarelado. matiz.
- A polpa é branca, fina e frágil. Um odor desagradável emana dele.
Onde a fibra fissurada cresce
Esses representantes do gênero Fibra preferem florestas decíduas, mistas e de coníferas, formam micorrizas com espécies de árvores duras. Muitas vezes, o cogumelo é encontrado em parques, em clareiras, ao longo de caminhos na floresta e estradas. Amplamente distribuído na Rússia, Norte da África, América do Sul e América do Norte. O solo fertilizado é uma das principais condições para o seu desenvolvimento. A época ideal para a frutificação é o verão e o outono. Via de regra, crescem em pequenos grupos, raramente ocorrem isoladamente.
É possível comer fibra fissurada
A fibra fraturada pertence à categoria dos cogumelos venenosos. Ele contém um potente veneno muscarina, que é muito perigoso para a saúde e a vida humana.
Sintomas de envenenamento
É proibido comer este espécime, pois o cogumelo é venenoso e pode causar graves intoxicações estomacais. Se isso acontecer, a pessoa pode sentir os primeiros sintomas após 2 horas, a saber:
- aumento da sudorese;
- diarréia e vômito;
- deterioração da visão;
- enfraquecimento da freqüência cardíaca.
Na ausência de medidas de emergência, a pessoa enfrentará problemas respiratórios e edema pulmonar, que posteriormente levarão à morte.
Primeiros socorros para envenenamento
Após consumir a fibra fissurada, é necessário eliminar o veneno do corpo o mais rápido possível e reduzir sua concentração no sangue. Para isso, deve ser realizado um procedimento que consiste em tomar adsorventes e lavar o estômago. Quando os primeiros socorros são prestados, a vítima deve ser levada ao hospital sem demora, onde receberá um tratamento completo.
Conclusão
A fibra fraturada é um cogumelo venenoso, as consequências do uso podem ser terríveis. Portanto, ao coletar presentes na floresta, é importante que o catador de cogumelos monitore o que ele coloca em sua cesta. É importante lembrar que mesmo o contato com cogumelos comestíveis pode causar intoxicação em uma pessoa.