Contente
A fibra afiada pertence à família Fibra, gênero Fibra. Este cogumelo é frequentemente confundido com uma fileira de agáricos de enxofre ou mel, também é chamado de fibra irregular ou rasgada. Comer este espécime para comida de forma aleatória pode causar muitos problemas para uma pessoa, pois é um cogumelo alucinógeno tóxico.
Qual é a aparência da fibra aguda?
Considerando que a variedade possui as seguintes características:
- A capa de um espécime jovem é em forma de sino; com o tempo, torna-se achatada e convexa com um tubérculo pontiagudo no centro. Seu tamanho varia de 2 a 8 cm de diâmetro. Via de regra, as arestas são rasgadas, de fato, é por isso que recebeu o segundo nome correspondente. Com a idade, racha completamente. A superfície é marrom-fibrosa e sedosa com um tubérculo escurecido no meio.
- As placas freqüentes, largas e livres das pernas estão localizadas sob a tampa. Em tenra idade, eles são cinza claro ou amarelado, então gradualmente adquirem uma tonalidade marrom escura mais saturada.
- A polpa da fibra é de cor amarela clara ou branca, quando cortada não muda de cor. Possui sabor e aroma desagradáveis.
- A perna é de forma cilíndrica com uma base ligeiramente alargada, com comprimento de 2 a 4 cm e espessura de 0,2 a 0,4 cm. A parte superior é clara com uma flor pulverulenta, e abaixo adquire uma tonalidade marrom-avermelhada . É ligeiramente alargado na base.
- Os esporos são lisos e de formato angular. O pó do esporo tem uma cor marrom-tabaco.
Onde o filamentoso cresce
A fibra afiada é comum na Sibéria Oriental e na Europa. É encontrada em florestas de coníferas e decíduas, entre musgos esfagno, em pântanos, e também pode se esconder na grama ao longo das estradas. A época ideal para o desenvolvimento é do final de junho a outubro.
É possível comer fibra picante
Este cogumelo é classificado como não comestível. Em alguns livros de referência, é listado como venenoso. Comer pode causar um estado alucinógeno semelhante à embriaguez. Em alguns casos, causa dependência, pois esse componente tem efeito narcótico no corpo. A fibra picante não tem valor culinário, por isso não é colhida. Deve-se notar também que o tratamento térmico não é capaz de destruir as substâncias tóxicas do cogumelo.
Espécies semelhantes
Via de regra, na floresta existe um grande número de cogumelos diversos, que, de acordo com certas características, são semelhantes à fíbula aguda. Os especialistas identificam as seguintes duplas:
Linha cinza - possui o topo cônico pontiagudo com fissuras na superfície, semelhante à espécie em questão. No entanto, a perna do primeiro é muito mais larga e também exala um agradável aroma de farinha. É comestível.
Cogumelos de mel - esses pequenos cogumelos são muito semelhantes em forma e cor à fibra picante. A principal diferença entre a primeira opção e a segunda é o anel na perna. Além disso, os cogumelos do mel sempre crescem em grandes grupos.Eles pertencem a cogumelos comestíveis.
Alho pernas eriçadas - um cogumelo não comestível. Externamente assemelha-se a uma fibra pontiaguda, porém, no primeiro, o corpo do fruto é bem menor em tamanho, a tampa não chega a mais de 1 cm de diâmetro.
Sintomas de envenenamento
Após os primeiros 30 minutos após consumir fibra de vidro, uma pessoa aguda pode sentir os seguintes primeiros sinais de envenenamento:
- dor abdominal intensa;
- diarréia;
- aumento da sudorese, salivação;
- vômito;
- palpitações cardíacas;
- distúrbio respiratório.
Ao atingir o nível máximo, todos os sinais começam a diminuir gradualmente e devem desaparecer completamente em um dia. Em caso de intoxicação grave com este componente, existe o risco de parada cardíaca, edema pulmonar, que pode posteriormente levar à morte.
Primeiros socorros para envenenamento
Sem dúvida, não se pode prescindir de assistência médica, mas as medidas pré-médicas devem ser realizadas de forma independente. O objetivo principal é remover o veneno do corpo e reduzir a concentração no sangue. Para isso, a vítima deve tomar adsorventes e enxaguar o estômago com grande volume de água.
Conclusão
A fibra afiada é um cogumelo perigoso, comer pode causar muitos problemas para uma pessoa. Em caso de ingestão, a vítima deve receber os primeiros socorros sem falta, sendo então hospitalizada com urgência para o tratamento necessário. Para evitar situações desagradáveis, o colhedor de cogumelos deve abordar cuidadosamente a escolha dos presentes da floresta, estudando mais profundamente as características de cada espécime.