Contente
As diferenças entre o cogumelo satânico e o carvalho são bastante óbvias, mas existem semelhanças suficientes entre os dois tipos de cogumelos. Para não cometer um erro perigoso, você precisa estudar cuidadosamente as descrições e fotografias de ambos os cogumelos, e também se lembrar das diferenças.
Características distintivas de Dubovik
Dubovik é um representante comestível dos dons da floresta de bom gosto, que não é inferior em valor nutricional ao branco. Ela cresce principalmente em florestas mistas e caducifólias perto de carvalhos, tílias e outras árvores, sendo mais abundante de agosto a outubro.
O cogumelo é bastante grande - a sua capa pode atingir 20 cm de diâmetro, nos corpos de frutificação jovens é convexo e meio esférico, nos adultos endireita e assume a forma de almofada. A cor do gorro é mutável, marrom-amarelado, ocre ou cinza-acastanhado, e as tonalidades podem mudar de uma para outra, mesmo em um corpo de frutificação. A camada inferior é tubular, a cor dos túbulos é clara e amarelada em tenra idade e azeitona suja nos corpos de fruto velhos.
A perna do carvalho é densa, forte, até 15 cm de altura, chega a 3 cm de circunferência, e o espessamento é perceptível na parte inferior. Na cor, a perna é amarelada próximo ao gorro e mais escura abaixo, em sua superfície pode-se ver uma malha escura bem distinguível.
Características distintivas do cogumelo satânico
O cogumelo satânico não comestível geralmente cresce nos mesmos lugares que o carvalho comestível. Pode ser encontrada em solos calcários em florestas decíduas e mistas, muitas vezes está localizada ao lado de carvalhos, tílias, faias e outras árvores. O cogumelo satânico dá frutos ao mesmo tempo que o carvalho - o crescimento mais ativo ocorre no final de agosto e setembro.
O cogumelo satânico pertence à categoria dos grandes, sua capa pode atingir 20-25 cm de diâmetro. Na forma, é almofadada nos cogumelos adultos e convexa nos corpos de frutificação jovens, e na cor é branco-ocre, acinzentado, cinza-oliva, cinza-chumbo ou ligeiramente rosado. A superfície da capa é lisa, a face inferior é coberta por túbulos, em tenra idade são amarelos, mas nos corpos frutíferos velhos tornam-se vermelhos.
O caule do cogumelo satânico é maciço e muito denso, com até 6 cm de diâmetro e até 10 cm de altura. Na forma, é em forma de clube, com um espessamento mais próximo da superfície da terra, e na cor é amarelo com uma grande malha vermelha brilhante. Às vezes, a rede na perna pode ser de um tom mais claro - verde-oliva ou mesmo esbranquiçada.
O cogumelo satânico não é apenas comestível, mas também altamente venenoso. O consumo acidental de apenas cerca de 50 g de polpa pode levar a consequências graves - danos tóxicos ao fígado e ao sistema nervoso central.
Como distinguir um cogumelo satânico de um carvalho
Dubovik e cogumelo satânico venenoso têm uma forte semelhança, sob certas condições, é bastante difícil distingui-los. As espécies são semelhantes em tamanho e forma de chapéus e pernas, têm uma cor semelhante e ficam azuis igualmente com o contato com o ar.
Mas, uma vez que um erro na coleta e preparação pode levar a consequências fatais até a morte, é imperativo fazer a distinção entre os corpos frutíferos. Isso pode ser feito por várias diferenças entre o cogumelo porcini e o satânico.
Como distinguir poddubovik de cogumelo satânico pela reação ao dano
Tanto o cogumelo satânico quanto o delicioso carvalho comestível adquirem uma tonalidade azulada no corte, qualidade esta geralmente atribuída a características semelhantes. No entanto, também há uma diferença.
Se você pressionar um carvalho ou cortar sua capa, a polpa fica azul quase instantaneamente, razão pela qual a variedade é informalmente chamada de "hematoma". Mas o cogumelo satânico não fica azul imediatamente quando danificado - primeiro, sua polpa adquire uma cor avermelhada, e só então lentamente fica azul.
Como distinguir um carvalho de um cogumelo satânico pela cor da polpa
Outra diferença está na cor da polpa fresca, que ainda não teve tempo de ficar azulada. Na falha, o carvalho será amarelo pálido, cor de limão. Em corpos frutíferos venenosos, a polpa é clara, quase branca, pode parecer ainda mais atraente, mas não se deixe enganar por uma cor agradável.
Como distinguir um cogumelo satânico de um boleto pela cor da tampa
Em termos de cor da pele na superfície do gorro, as duas variedades podem ser muito semelhantes. No entanto, ainda há uma diferença de cor. No carvalho, a tonalidade da tampa é bastante oliva, com notas de laranja, e no cogumelo satânico predomina sempre a cor cinzenta característica.
Primeiros socorros para envenenamento com cogumelo satânico
Apesar de todos os esforços, às vezes o carvalho ainda se confunde com o cogumelo satânico e a polpa venenosa é comida. Isso é muito perigoso para a saúde humana - as substâncias tóxicas no maldito cogumelo podem afetar fortemente os órgãos internos e o sistema nervoso. Se muita polpa venenosa for consumida, até o resultado letal é possível, se a pessoa envenenada decidir não consultar um médico.
Os primeiros sintomas de envenenamento geralmente ocorrem 3-5 horas após o consumo de um produto tóxico. O tempo depende fortemente do estado de saúde e das características do organismo, às vezes sinais alarmantes podem aparecer após 1,5 horas, às vezes a intoxicação ocorre após 8 horas ou mais.
Os sintomas de envenenamento por cogumelo satânico são:
- dor no estômago e intestinos;
- nausea e vomito;
- aumento da produção de gás e diarreia;
- fraqueza e tontura perceptíveis;
- dor de cabeça e febre;
- suor e calafrios;
- sensação de falta de ar e taquicardia.
Uma vez que os sintomas aumentam com o tempo, é importante consultar um médico imediatamente quando aparecerem os primeiros sinais de intoxicação. Antes de sua chegada, é necessário tomar uma série de medidas que podem retardar o desenvolvimento de envenenamento:
- Em primeiro lugar, você precisa induzir o vômito - isso permitirá que você remova do corpo algumas das toxinas que ainda não tiveram tempo de ser absorvidas pelas membranas mucosas. É necessário beber pelo menos 5 copos de água seguidos, ou cerca de 2 litros, e depois esvaziar o estômago à força. É aconselhável repetir o procedimento 2 a 3 vezes até que os restos dos cogumelos saiam inteiramente do corpo.
- Se a polpa do cogumelo venenoso foi comido por muito tempo, você deve beber um laxante forte de ação rápida ou até mesmo aplicar um enema de limpeza. Isso removerá algumas das toxinas dos intestinos.
- Enquanto espera a chegada do médico, é preciso beber muita água, em pequenas porções, mas com frequência. Devido à diarreia e ao vômito constante, o corpo perde fluidos intensamente, e a desidratação em consequência de envenenamento representa um perigo especial para a saúde.
- É melhor esperar pelo médico sentado ou deitado, sem fazer movimentos bruscos. É estritamente proibido sair e ainda mais ir trabalhar, apesar de não se sentir bem.
Dicas de catadores de cogumelos experientes
Ao coletar carvalhos comestíveis, os colhedores de cogumelos são aconselhados a lembrar algumas regras:
- Se a espécie do achado levanta dúvidas, é melhor contorná-la e não arriscar. As consequências do envenenamento satânico por cogumelo são muito sérias para confiar na sorte ao comer polpa de cogumelo.
- Ao tentar distinguir entre a madeira de carvalho e o venenoso cogumelo satânico, é melhor confiar na descoloração da polpa quando cortada. Outras diferenças podem ser menos perceptíveis e menos diretas.
- Nem todos os cogumelos satânicos emitem um cheiro desagradável de cebola podre. Os corpos frutíferos jovens podem cheirar muito bem, então o cheiro também não pode ser considerado uma diferença confiável o suficiente.
Nas fotografias, o carvalho e o cogumelo satânico podem parecer completamente diferentes um do outro. Não se deixe enganar por isso, já que as diferenças na aparência dependem muito das condições de cultivo e até mesmo da iluminação. Na floresta, a diferença costuma ser menos óbvia e a semelhança é muito forte.
Conclusão
As diferenças entre o cogumelo satânico e o carvalho são fáceis de lembrar, mas é importante aplicar corretamente os conhecimentos na prática. Em primeiro lugar, é preciso olhar a velocidade da polpa azul no corte, e se o achado da floresta ainda estiver em dúvida, é melhor deixá-la na floresta e não colocá-la na cesta.