Linha manchada: descrição e foto

Nome:Linha manchada
Nome latino:Tricholoma pessundatum
Um tipo: Não comestível, venenoso
Sinônimos:Row manchado, Row arruinado, Row ondulado-perna, Gyrophila pessundata
Características:
  • Grupo: lamelar
  • Placas: aderente com um dente
Sistemática:

 

  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Tricholomataceae (Tricholomaceae ou comum)
  • Gênero: Tricholoma (Tricholoma ou Ryadovka)
  • Espécie: Tricholoma pessundatum (linha manchada)

 

Cogumelo fracamente venenoso do gênero Tricholomovs (Ryadkovs) - ryadovka manchado. O nome latino é Tricholoma pessundatum. Na literatura, você pode encontrar outros nomes para o cogumelo: linha manchada, arruinado, perna ondulada. Na Polônia e na Alemanha, a espécie está incluída no Livro Vermelho como rara e ameaçada de extinção.

Onde as fileiras manchadas crescem

Na Rússia, o ryadovka arruinado está espalhado por toda parte. O fungo seleciona solo ácido em meio a florestas de coníferas ou mistas, formando uma raiz de fungo com abeto, abetos ou pinheiros. Ocorre com bastante frequência. A frutificação começa com a chegada do outono e dura até o início das primeiras geadas. Nas regiões do sul do país, o representante manchado da família Tricholomov pode ser encontrado em dezembro. A espécie está distribuída pela Europa e América do Norte.

Como são as linhas pontilhadas?

É um cogumelo bastante grande, o diâmetro da sua capa pode chegar a 15 cm, é carnudo, convexo, com o tempo pode prostrar-se, com uma pequena depressão no centro. A cor da tampa é castanho claro, com tonalidade avermelhada ou amarela, observando-se pequenas manchas enferrujadas em toda a superfície. Sua borda dobrada irregular é sempre menos colorida do que o meio. Após as chuvas, a superfície manchada torna-se brilhante, coberta de muco.

A parte de trás da tampa dos cogumelos jovens é coberta com freqüentes pratos brancos. Em corpos frutíferos mais velhos e maduros, eles se tornam manchados, avermelhados ou marrons.

A perna é curta, até 5 cm de altura, grossa, alargada para baixo, cilíndrica, oca por dentro, fibrosa, o diâmetro varia de 1,5 a 3 cm. Sua cor é clara, bege ou branca, na parte superior é praticamente descolorido. Quando pressionada, a superfície da perna fica marrom.

A polpa esbranquiçada tem um odor leve, farináceo e desagradável. O sabor é vago, ligeiramente amargo.

Os esporos são incolores, ovais, lisos. Seu pó é branco.

É possível comer fileiras malhadas

Apesar do baixo teor de toxinas na polpa, o ryadovka manchado é classificado como uma espécie venenosa não comestível. Se entrar no trato alimentar, o fungo causa intoxicação aguda.

Como distinguir linhas pontilhadas

Todos os representantes do gênero, de uma forma ou de outra, são semelhantes entre si. A linha pontilhada se distingue de suas contrapartes da espécie por pontos característicos na tampa.

Cogumelo comestível - ryadovka choupo, semelhante ao manchado. A primeira espécie não é encontrada em florestas de coníferas, ao contrário do gêmeo venenoso, mas cresce sob choupos e álamos. O choupo tem uma tampa lisa, brilhante e carnuda com uma borda lisa. Sua cor é escura, com vermelho, quase bordô. A perna é grossa, cor de café forte.

A fileira do choupo frutifica mais cedo do que a manchada - de agosto ao início de outubro. O cogumelo comestível cresce em grandes famílias em clareiras espaçosas e bem iluminadas em florestas decíduas.

A fileira é marrom-esbranquiçada - um representante condicionalmente comestível da espécie, que se distingue por uma tampa carnuda convexa, sem marcas características. A cor da tampa é escura ou castanha clara, a superfície é mate.

A perna e a densa polpa do cogumelo são de um branco puro, sob a pele é avermelhada, quando pressionada escurece instantaneamente. Não há cheiro e sabor característicos de cogumelo.

O cogumelo também cresce em florestas de coníferas, com menos frequência em florestas mistas. A principal característica: o gêmeo, crescendo em grandes grupos, forma fileiras ordenadas ao longo das clareiras da floresta.

O ryadovka marrom-avermelhado é um cogumelo comestível condicionalmente, que difere do venenoso apenas em esporos mais largos. A forma e o local de crescimento são idênticos. O ryadovka marrom-avermelhado tem uma tampa mais arredondada, que é tingida de marrom escuro.

Sintomas de envenenamento

O cogumelo não contém toxinas em alta concentração, mas quando ingerido causa náuseas e vômitos. Uma hora depois de comer o ryadovka manchado, começa a inflamação do estômago ou intestinos. O processo é acompanhado por fortes dores na região epigástrica, diarreia, boca seca, aumento da sudação.

O cogumelo é especialmente perigoso para pessoas que sofrem de doenças do trato gastrointestinal, crianças e idosos.

Primeiros socorros para envenenamento

Se você suspeitar de intoxicação, eles chamam urgentemente um médico em casa. Em seguida, eles bebem qualquer sorvente disponível, por exemplo, carvão ativado, observe repouso na cama. Antes da chegada do médico, é necessário beber o máximo de líquido possível para eliminar as toxinas do corpo naturalmente. O atendimento médico qualificado e atempado garante a melhoria do estado em um dia.

Conclusão

O ryadovka manchado é um cogumelo forte e bonito que não deve ser colocado em uma caixa durante o outono na floresta. Apesar da aparência tentadora, este representante manchado do gênero Ryadkov é venenoso, causa distúrbios gastrointestinais, envenenamento. O cogumelo tem várias contrapartes comestíveis que são difíceis de distinguir de suas contrapartes tóxicas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção