Contente
O ryadovka vermelho pertence ao gênero Ryadovka (Tricholoma) e à maior família dos Ryadovkovs (Tricholomovs), que contém muitas espécies de outros gêneros: locutores, lepistas, calocibos e outros. Existem controvérsias entre os colhedores de cogumelos sobre o sabor desses cogumelos, mas não há dúvidas sobre a utilidade das fileiras comestíveis - isso foi comprovado por cientistas.
Onde as ruivas crescem
Ryadovka ruiva (Tricholoma fulvum) tem vários nomes:
- amarelo marrom;
- Castanho;
- amarelo marrom;
- castanho-avermelhado;
- Tricholoma flavobrunneum.
Ela cresce em florestas caducas e de coníferas. Dependendo do terreno, pode formar micorrizas com bétulas, abetos, pinheiros e abetos. Raramente ocorre individualmente, na maioria das vezes em grupos, formando um "círculo de bruxas" ou uma fileira. Frutifica anualmente, mas não se espalha tão ativamente como outros tipos de remadores.
Além de florestas, pode crescer em bordas de florestas, clareiras, ao longo de estradas, prados e bosques.
O fungo amarelo-marrom é comum na zona norte e temperada da Rússia, em particular na Sibéria, nos Urais, no Extremo Oriente, bem como nas latitudes temperadas da Europa Ocidental e Oriental. Frutificando desde o início de agosto até a primeira geada de outubro. As fotos e descrições apresentadas a seguir ajudarão a determinar corretamente os cogumelos vermelhos.
Como são as linhas vermelhas
O chapéu da fileira amarelo-marrom é inicialmente cônico, as bordas são viradas para baixo. À medida que cresce, torna-se convexo, depois largo e alongado com um tubérculo no centro e bordas onduladas. Alcança 15 cm de diâmetro. A cor corresponde ao nome, no centro - mais marrom, nas bordas - amarelado. Em tempo nublado, a capa é lisa e brilhante; em tempo seco, é pegajosa, escamosa ou fibrosa.
A polpa não é friável, nem amarela nem branca, o aroma dos cogumelos é pouco expresso, lembra mais a farinha ou azedo pútrido. A cor não muda quando cortada.
As placas são largas, em espécimes jovens de uma rica tonalidade amarelada, com a idade tornam-se vermelho-acastanhadas ou vermelhas.
A perna é reta, engrossada para a base, cilíndrica, da mesma tonalidade do gorro. Atinge 13-15 cm de altura e 3 cm de espessura, fibroso, denso, pegajoso em tempo chuvoso.
É possível comer fileiras de pinheiro vermelho
O pinheiro vermelho ryadovka pertence aos cogumelos comestíveis condicionalmente da quarta categoria. Para alguns apanhadores de cogumelos, é saboroso; para outros, não é comestível devido ao seu forte amargor. Sujeito às regras de coleta e preparo, você pode obter um complemento saboroso e saudável aos pratos.
Use linhas marrom-amareladas para o primeiro e segundo pratos, lanches, saladas e recheios. Eles são cozidos, fritos, estufados, em conserva e salgados. Durante o tratamento térmico, as fileiras tornam-se cinzentas e adquirem um aroma e sabor ricos. Acompanha bem vegetais e carnes, principalmente cebolas ou batatas fritas.Em saladas e recheios, são usados em combinação com arroz, ovos, alho, pimentão.
Este tipo de cogumelo é adequado para alimentação vegetariana e dietética - a composição química é próxima à da carne, mas com baixo teor calórico. O sabor do cogumelo não é subjugado pelas especiarias.
Qualidades de sabor do cogumelo ryadovka tinto
Quando cozinhados corretamente, os cogumelos de gengibre têm um gosto bom. Eles não são consumidos crus.
Benefícios e danos ao corpo
A linha vermelha, como todos os irmãos comestíveis, é considerada um cogumelo valioso:
- os antibacterianos contra a tuberculose são produzidos a partir de suas enzimas;
- contém muitos microelementos e vitaminas C, B, A e PP;
- ajuda com estresse e excesso de trabalho;
- baixo em calorias, adequado para cardápios dietéticos;
- possui propriedades antibacterianas, imunomoduladoras, antioxidantes, antiinflamatórias e antivirais;
- limpa o corpo das toxinas, normaliza o tônus dos intestinos e do estômago, promove a restauração das células do fígado;
- útil para pessoas que sofrem de reumatismo, diabetes mellitus, distúrbios nervosos, oncologia, osteoporose, doenças dos sistemas cardiovascular e geniturinário.
O amarelo-marrom reage a toda poluição ambiental, portanto, espécimes antigos não devem ser coletados, especialmente se crescerem perto de uma fábrica ou rodovia. Esses cogumelos não trarão benefícios.
Falsas duplas
A fileira vermelha pode ser confundida com o choupo, que cresce em grupos perto de choupos ou choupos. Este tipo de gêmeo é condicionalmente comestível.
E também o cogumelo se parece com um ryadovka marrom-esbranquiçado crescendo em florestas de pinheiros ao lado de árvores coníferas. É difícil encontrá-lo devido ao fato de que o fungo se esconde em folhas caídas ou agulhas. O gêmeo marrom-branco é condicionalmente comestível, crescendo em grupos.
Regras de coleta
Nos jovens amarelos-acastanhados, o sabor amargo está ausente, nos exemplares maduros é pronunciado. Quanto mais jovem o cogumelo, menos amargor ele contém. A coleta deve ocorrer na floresta, longe de áreas de grande movimento e áreas industriais.
Como cozinhar linhas vermelhas
Antes de cozinhar, a ruiva é limpa da sujeira, a pele é retirada da touca, depois são lavadas e fervidas em água com a adição de 2 colheres de sopa. eu. sal e uma colher de vinagre 9% (ou 1 cebola) por pelo menos 30 minutos, o caldo é escorrido. Isso removerá o amargor dos cogumelos.
Alguns colhedores de cogumelos deixam a colheita de molho por 4-5 horas antes do primeiro cozimento para eliminar o amargor e a sujeira. Para se livrar do líquido, frite as fileiras por 10 minutos, mexendo regularmente.
Conclusão
A linha vermelha não prejudica pessoas saudáveis, mas não deve ser usada por pessoas que tenham problemas no trato gastrointestinal ou no fígado, se a vesícula biliar for cortada ou se for diagnosticada colecistite.
Se vômitos, náuseas, diarréia, dor abdominal e outros sintomas de envenenamento aparecerem em 1 a 2 horas após os remos ingeridos, chame uma ambulância.