Contente
O boleto está ficando rosa, variegado ou oxidante, a bétula é o nome do mesmo cogumelo da família Boletovye. Esta espécie é parente próxima do boleto e é caracterizada pelo alto sabor, portanto é adequada para qualquer tipo de processamento sem preparação prévia. O nome oficial é Leccinum roseafractum.
Onde o cogumelo boleto rosa cresce
Este cogumelo prefere crescer na tundra e nas florestas úmidas das regiões do Norte. E também pode ser encontrado nas terras altas, em combinação com bétulas lenhosas e arbustivas. Nem sempre pode ser encontrado na base das árvores, muitas vezes está localizado mais longe do tronco, acima das raízes jovens.
O fungo cresce isolado em pequenos grupos de 2-3 pedaços em uma bétula ou floresta mista. Ele prefere se camuflar em matagais de grama alta e musgo. Muitas vezes pode ser encontrado nas margens de lagos florestais, pântanos e também perto de turfeiras.
O boleto rosa é comum na parte norte da Europa Ocidental. Mas você só pode encontrá-lo durante um período de alta umidade na floresta.
Qual é a aparência de um boleto rosa?
Esta espécie apresenta uma forma clássica da estrutura do corpo do fruto. Portanto, seu boné e sua perna são claramente pronunciados. A parte superior é caracterizada por um tamanho pequeno, sendo que seu diâmetro em espécimes adultos não ultrapassa 7 cm. A altura do corpo frutífero é de 12-15 cm, mas há algumas exceções que chegam a 20 cm.
No estágio inicial de crescimento, o gorro é hemisférico, liso, mas à medida que amadurece torna-se convexo em forma de travesseiro. A superfície é de cor amarelo-marrom, na qual pontos de luz espaçados aleatoriamente são claramente visíveis, o que dá a impressão de um padrão de mármore. Essa característica é uma característica distintiva da espécie.
Na parte de trás da tampa há uma camada tubular, que inicialmente tem uma tonalidade clara e, à medida que o pó do esporo amadurece, torna-se uma cor cinza suja. Quando você pressiona com o dedo, rapidamente fica rosa.
A polpa apresenta uma textura branca densa. Mas ao entrar em contato com o ar, o boleto inicialmente fica rosa no corte e depois escurece. Por causa desse recurso, o cogumelo ganhou esse nome. Em espécimes maduros, a polpa torna-se solta e aquosa.
A perna do boleto rosa é cilíndrica, ligeiramente engrossada na base. Pode ser plano ou ligeiramente curvado em direção aos raios do sol. Sua tonalidade principal é clara, e densas escamas de cinza escuro estão localizadas no topo. Na cor externa, a perna lembra um tronco de bétula. A polpa da parte inferior é inicialmente firme e, à medida que amadurece, torna-se fibrosa.
É possível comer boleto rosa
Esta espécie é considerada comestível. É adequado para consumo fresco e processado.
Apenas espécimes jovens precisam ser coletados e colhidos, pois quando maduros, a estrutura da polpa muda significativamente e se torna inadequada para alimentação.
Gosto de cogumelo
Em termos de sabor, esta espécie pertence à segunda categoria. Quando quebrada, a polpa exala um cheiro agradável de cogumelo. Fresco e cozido, tem um gosto ligeiramente doce.
Benefícios e danos ao corpo
O boleto rosa tem uma rica composição química. Ele contém os seguintes componentes:
- carboidratos, proteínas, gorduras, fibras;
- vitaminas do grupo B, C, PP;
- mono-, dissacarídeos;
- fibra alimentar;
- ácidos graxos insaturados;
- minerais (fósforo, cálcio, ferro, manganês, potássio, magnésio, sódio).
Graças a isso, o cogumelo tem muitas propriedades benéficas para o corpo humano. Seu uso regular ajuda:
- reduzir o teor de colesterol prejudicial no sangue;
- normalizar a pressão arterial;
- acelerar os processos de hematopoiese;
- melhorar o metabolismo;
- melhorar a imunidade;
- normalizar o trabalho do sistema digestivo.
O boleto rosa pode prejudicar o corpo apenas se você for intolerante ao produto. Portanto, em caso de sinais de alergia, é necessário excluir o cogumelo da dieta. Se houver complicações da situação, você deve chamar um médico imediatamente.
Falsas duplas
Na aparência, o boleto rosa é em muitos aspectos semelhante ao cogumelo biliar, que é considerado venenoso. Portanto, você deve conhecer os sinais distintivos de um falso duplo para evitar a intoxicação do corpo.
O fungo da galha pode ser reconhecido pela superfície áspera da tampa, que é palpável se você passar o dedo sobre ela. Também deve ser alarmante que os espécimes adultos não apresentem os menores sinais de vermes. Isso se deve ao fato de que os insetos não comem o falso duplo devido ao amargor.
Importante! O fungo da galha cresce em bosques de carvalho perto de tocos ou valas podres, o que é incomum para um boleto.
O chapéu duplo não tem um padrão característico de mármore, sua tonalidade pode ser verde-avermelhada ou marrom brilhante. A superfície da perna é coberta por uma malha bege que lembra vasos sanguíneos.
Regras de coleta
O período de frutificação do boleto rosa começa em junho e vai até o final de outubro. Esta espécie distingue-se pelo seu rápido crescimento e, em presença de condições favoráveis, cresce 4 cm por dia, e após seis dias amadurece totalmente.
Devem ser colhidos espécimes jovens, pois no processo de crescimento o sabor se deteriora e a polpa torna-se aquosa.
Na colheita, é necessário cortar o boleto na base com uma faca afiada para não danificar o micélio. Isso permitirá a coleta em um local anualmente.
Usar
O boleto rosa pode ser frito, em conserva, guisado, fervido. Além disso, pode ser seco e congelado. A única desvantagem da espécie é que a polpa fica preta durante o tratamento térmico.
A estrutura da perna do boleto é um pouco mais rígida, por isso necessita de um tratamento térmico mais demorado. A parte inferior é melhor utilizada para fazer sopas, molhos, pratos principais, combinando com vegetais e carnes. Os chapéus são mais usados para assar, fritar, secar, conservar e também podem ser usados frescos.
Conclusão
O boleto rosa é um cogumelo delicioso que goza de uma popularidade merecida entre os amantes da caça silenciosa. Você só pode encontrá-lo na floresta com muita umidade, pois durante os períodos de seca o desenvolvimento do micélio para. Mas, na hora de coletar, é preciso conhecer com clareza as diferenças características das espécies, para não confundi-la com um falso duplo.