Contente
Membros brancos da família Boletov são conhecidos como boletos do pântano e na literatura científica - Boletus holopus ou Leccinum chioeum. Em alguns dialetos locais, eles são chamados de "chalupas" por causa de sua aguada. As borboletas brancas pertencem às espécies tubulares comestíveis, espalhadas por toda a faixa do meio.
Onde o boleto branco cresce (boleto do pântano)
Os boletos do pântano crescem sob bétulas, nas raízes das quais se instala a espécie mycorrhiza, são comuns em toda a zona intermediária da Europa e da Ásia, mas são raros. Apesar do nome "pântano", não crescem nos pântanos, mas gostam de aparecer isoladamente ou não em grupos densos em locais húmidos e pantanosos, em solos ácidos. Os habitats esperados e mais prováveis dos membros do pântano:
- bosques de bétulas cruas;
- na fronteira de florestas esparsas de bétulas e pântanos;
- turfeiras secas;
- na floresta entre musgos, principalmente esfagno, porque a espécie adora a umidade e se alimenta da umidade que o musgo retém.
Às vezes, os catadores de cogumelos relatam descobertas incomuns: uma família de boletos do pântano em um tronco ainda em pé de uma bétula podre.
O período de aparecimento de caroços brancos vai do final de maio às primeiras geadas, que começam em várias áreas no final de outubro ou novembro.
Qual é a aparência das guarnições brancas?
O boleto do pântano, como visto na foto, é um cogumelo bastante grande com uma tampa com um diâmetro de 7 a 12-15 cm. Os catadores de cogumelos indicam que existem espécimes com uma largura de tampa de mais de 20 cm.
- almofada ou formato hemisférico;
- aberto mesmo em espécimes jovens de boletos de pântano, e às vezes, na seca, as bordas da tampa são ligeiramente dobradas para cima;
- na aparência, a estrutura do corpo de frutificação é rígida, coriácea;
- a pele fica seca ao toque, exceto no período das chuvas;
- a cor é o castanho claro em vários tons, alguns apanhadores de cogumelos determinam a cor do topo do toco branco, quase branco com uma tonalidade castanho esverdeada com o envelhecimento.
Há uma camada tubular sob a tampa, que é percebida como grandes poros angulares. Os cogumelos jovens distinguem-se por uma cor clara na parte inferior da tampa, enquanto os velhos são intensamente castanhos. A massa de esporos parece ocre escuro, quase marrom.
Sob a pele do gorro existe uma polpa branco-esverdeada, macia e aquosa. Em cogumelos mais velhos, torna-se mais escuro - para um tom marrom-esbranquiçado ou marrom-esverdeado. O cheiro do toco do pântano é fraco, assim como o sabor após o cozimento.
Os linces brancos são percebidos como cogumelos desproporcionalmente desenvolvidos, uma vez que o caule, em relação à capa grande e grossa, parece muito alto e fino. Características da perna do pântano:
- alongado, de 5 a 20 ou mesmo 30 cm;
- a forma é cilíndrica, reta ou curva, pois muitas vezes o cogumelo rompe o musgo denso;
- a superfície é pronunciada fibrosa, coberta por escamas desfasadas - esbranquiçada nos cogumelos jovens, marrom nos velhos;
- à distância, a cor da perna do boleto do pântano é percebida como branco-cinza.
As pernas dos tocos brancos são duras, não têm nenhum aroma ou sabor atraente, por isso raramente são comidas.
É possível comer boleto branco
Alcatra branca comestível. Chapéus jovens são comidos. As pernas não são retiradas devido à sua estrutura rígida. O boleto de marsh pertence à terceira categoria de cogumelos em termos de valor nutricional. Tem um gosto muito bom após o cozimento, especialmente com outras espécies aromáticas, mas existem relativamente poucos nutrientes valiosos. Os tocos são levados apenas para a missa.
Saborear qualidades de cogumelos
O boleto de Marsh difere do boleto comum por sua polpa friável, que é muito fervida, pinta o caldo de uma cor escura e torna-se não apenas feio na aparência, mas também completamente insípido. Além disso, é aconselhável levar apenas caroços brancos jovens como alimento. Aconselha-se cortar apenas as tampas secas ao toque. O boleto do pântano não é colhido para a colheita, porque quando salgado e em conserva, a polpa se infiltra no líquido e se torna completamente desagradável. Os tocos soltos têm poucos compostos aromáticos característicos e, portanto, os espécimes jovens são simplesmente colocados junto com outros mais valiosos para aumentar a massa do prato.
Benefícios e danos ao corpo
O boleto Marsh é um produto de baixa caloria: 100 g contém até 30 kcal. As propriedades úteis das espécies baseiam-se no fato de que a composição contém substâncias biologicamente ativas suficientes:
- limpar o corpo, sendo antioxidantes naturais;
- promover a eliminação do colesterol;
- tem um efeito de fortalecimento geral, incluindo - aumentar a imunidade;
- melhorar a função hematopoiética do corpo;
- a fibra dietética ajuda a normalizar a função intestinal;
- a presença de ácido fosfórico estimula o funcionamento do sistema musculoesquelético.
Embora a espécie pertença à terceira categoria em termos de valor nutricional, existem minerais e vitaminas suficientes no corpo frutífero do caroço branco para um bom efeito no corpo. Mas apenas com uso moderado. Os cogumelos são recomendados para diabéticos como um produto para baixar o açúcar no sangue. Acredita-se que seu consumo regular tenha efeitos antivirais, antioxidantes e antiinflamatórios.
Dadas as propriedades benéficas, deve-se lembrar que o boleto é uma espécie de crescimento selvagem e deve ser consumido com moderação. Pacientes com úlceras, pessoas com problemas intestinais devem ser tratados com atenção aos pratos de carne branca. A contra-indicação é a intolerância individual ao produto. O boleto de marsh, como qualquer outro cogumelo, não é recomendado para comida de bebê.
Falsas duplas
O boleto branco é semelhante a outros tipos de boleto do gênero Obabok (Leccinum), que são todos comestíveis e, se cortados por engano, não são perigosos:
- comum;
- sólido;
- ficando rosa;
- cinza cinza;
- Branco.
Todos os boletos de boletos, exceto pântano, pertencem à segunda categoria. Portanto, essas duplas podem ser coletadas. Uma característica comum em todos os tipos de cogumelos boletus: a polpa é densa apenas nos cogumelos jovens e nos cogumelos velhos é ligeiramente aquosa.
O boleto se distingue pela reação da polpa após o corte:
- em alguns boletos, a carne pode ficar ligeiramente rosada;
- a cor branca não muda.
O falso doppelganger do pântano é um cogumelo venenoso perigoso, ou amargura. Cogumelos jovens de uma espécie tóxica em forma e cor podem ser confundidos com cogumelos boletus, embora cresçam em florestas mistas, em uma camada de coníferas na sombra.
Existem diferenças:
- após o corte, a polpa do fungo da galha torna-se rosa;
- a camada tubular sob a capa também é rosa, enquanto os cotos são branco-acinzentados ou creme;
- o amargor tem um padrão de malha na perna.
Regras de coleta
Coletando os brancos, lembre-se de que:
- de acordo com a foto e descrição, o boleto branco cresce em pequenos prados onde os raios do sol incidem, sob bétulas, em áreas úmidas;
- cogumelos jovens são cortados;
- não retire espécimes com manchas escuras, vermiformes e flácidas;
- nunca experimente cogumelos crus;
- em tempo chuvoso, os tocos deterioram-se rapidamente.
Usar
Os tocos do pântano tornam-se rapidamente uma massa viscosa, imprópria para o consumo, por isso são separados e cozinhados imediatamente. Chapéus frescos ou secos são assados e fritos, sopas, molhos são fervidos, usados como ingrediente em guisados de vegetais, mas não salgados ou em conserva. Cozinhe por pelo menos 25-30 minutos. A massa de cogumelos acabada afunda. Boletos de pântano são fritos em óleo de girassol. A desvantagem de todos os grumos é que o líquido escurece durante o cozimento.
Conclusão
Os caroços brancos são coletados junto com outros membros do gênero. Pobremente semelhante a eles amargor tóxico. Eles partem para uma caçada "silenciosa", tendo aprendido cuidadosamente as espécies coletadas na área e as formas de distingui-las.