Contente
A goma do Extremo Oriente é um cogumelo tubular comestível da família Boletovye, do gênero Rugiboletus. Difere em tamanho muito grande, fortemente enrugado, rachado, superfície variegada, ausência de vermes e excelentes características de sabor. O nome do boleto une cogumelos boletus e aspen.
Como é o seixo do Extremo Oriente?
A tampa é primeiro esférica, depois em forma de travesseiro, convexa. A cor é marrom, passando a amarelo-ocre no processo de crescimento. Na superfície existem rugas radiais, ao longo da borda - os restos da colcha. A pele é acastanhada, acidentada, enrugada e rachada no tempo seco. O tamanho da tampa é de até 25 cm de diâmetro.
A perna é de cor ocre, cilíndrica, sólida, áspera, coberta por pequenas escamas acastanhadas. Altura - cerca de 13 cm, diâmetro - 2-3,5 cm.
Os cogumelos jovens têm polpa densa, os velhos são soltos. A cor é esbranquiçada, rosada no corte.
A camada tubular é amarela em espécimes jovens e amarelo oliva em espécimes velhos. Os túbulos próximos à perna estão amassados. Os esporos são castanhos claros, fusiformes.
De acordo com os catadores de cogumelos, o membro do Extremo Oriente é muito saboroso
Onde o cogumelo do Extremo Oriente cresce
Distribuído no sul de Primorsky Krai. É encontrado em florestas de carvalho, cresce em grupos, raramente sozinho. Nos anos bons, dá frutos em abundância.
Período de crescimento do toco do Extremo Oriente
Período de frutificação - final do verão - início do outono (agosto a setembro). Cresce muito rapidamente - cerca de 4 cm por dia, aumenta significativamente durante este período de peso - cerca de 10 G. Após três dias, torna-se um cogumelo forte, após uma semana de idade, impróprio para alimento.
É possível comer membros do Extremo Oriente
Considerado comestível. É comestível, tem um gosto bom e um cheiro bom.
Gosto de cogumelo
Pertence à segunda categoria. Possui sabor e cheiro agradáveis.
Benefícios e danos ao corpo
Usado na medicina popular. Há muito que é dotado de propriedades curativas. Acredita-se que o prunus do Extremo Oriente normaliza os níveis de açúcar no sangue, ajuda nas doenças renais e neurológicas. É baixo em calorias e contém muitos nutrientes. Ele contém ácido ascórbico, vitaminas B e E, fósforo, ferro, potássio, sódio, magnésio, ácidos graxos. Bem adequado como refeição dietética.
Como todos os cogumelos, o caranguejo do Extremo Oriente é um alimento pesado para a digestão. Não é recomendado usá-lo para doenças gastrointestinais. Além disso, pode causar uma reação alérgica.
Falsas duplas
O obobok do Extremo Oriente é fácil de distinguir de seus parentes por uma característica tão específica como um chapéu variegado. Várias espécies semelhantes podem ser distinguidas.
Enegrecimento ou tabuleiro de xadrez... As principais diferenças são - ela cresce na Europa e no Cáucaso, forma micorriza com carvalho e faia, tem uma cor amarelada, torna-se rosa em uma pausa, então torna-se preta.O chapéu é maciço, com até 15 cm de diâmetro, a superfície é lisa, seca, muitas vezes com fissuras. A perna é grossa, carnuda, cilíndrica, às vezes engrossada no fundo, amarelada, marrom, com escamas alaranjadas. Altura - cerca de 12 cm, espessura - 3 cm Frutificação desde o início do verão até às primeiras geadas. A goma escurecedora é um cogumelo comestível pertencente à segunda categoria.
Membros pretos são reconhecidos por sua cor amarela
Boletus (obabok) de pernas pintadas... Possui uma tampa rosa e uma perna amarela com escamas avermelhadas. Além do Extremo Oriente, ela cresce na região da Sibéria. A tampa é em forma de travesseiro, com uma borda reta ou ondulada. A cor é irregular, com manchas amarelas, oliva e lilás. A camada tubular é primeiro rosa pálido, depois marrom ou castanha. A polpa é branca, com leve odor de cogumelo.
O cogumelo é de tamanho médio. O diâmetro da tampa é de 3 a 11 cm. A altura da perna é de 8 a 12 m. Os seixos com patas coloridas são considerados comestíveis e pertencem à segunda categoria de sabor. Raramente é consumido devido à falta de sabor pronunciado de cogumelo e à polpa que escurece durante o tratamento térmico.
O boleto de patas coloridas é caracterizado por uma cor rosada.
Boleto cinza (carpa)... As características distintivas importantes são a cor acinzentada e não a superfície rachada da tampa. O fungo é mais difundido, na Federação Russa é encontrado principalmente no Cáucaso. Cresce em florestas decíduas, onde existem carpas, menos frequentemente encontradas sob bétulas, avelãs, choupos. O chapéu é a princípio hemisférico, com as bordas dobradas para dentro, depois torna-se em forma de travesseiro. Diâmetro - de 7 a 14 cm A superfície é aveludada ao toque, enrugada. Geralmente seco e fosco, em tempo chuvoso - brilhante. A tampa é acinzentada-acastanhada ou acastanhada com uma tonalidade esverdeada. A perna é cilíndrica, às vezes engrossada na parte inferior. Altura - de 5 a 13 cm, diâmetro - cerca de 4 cm. A cor é cinza-esverdeado na parte superior, marrom na parte inferior. A polpa é branca, fibrosa, nos espécimes velhos é dura, lilás no corte, torna-se acinzentada com a idade, depois cinzenta escura.
A camada porosa é esbranquiçada ou acinzentada com tonalidade arenosa. Os túbulos são estreitos, moles, aquosos e os poros são muito pequenos. Pertence à espécie comestível, adequado para qualquer tipo de processamento, é armazenado pior do que outros cogumelos boletus devido à polpa menos densa.
O grabovik tem uma cor acinzentada
Usar
O obobok do Extremo Oriente é adequado para qualquer método de processamento. É fervido, frito, cozido, seco, feito em pó para caldos e temperos. Eles cozinham sopas com ele, assam tortas. Recomenda-se fervê-lo em duas águas por 45 minutos.
Ele tem uma propriedade: sua perna fica preta durante o tratamento térmico. Portanto, para cozinhar, recomenda-se usar apenas chapéus que não escurecem durante o cozimento, mas adquirem uma cor amarela brilhante com a marinada. As pernas podem ser fervidas separadamente e depois adicionadas a sopas ou molhos.
Conclusão
O obobok do Extremo Oriente é considerado um dos melhores cogumelos, apesar de ser habitual referi-lo à segunda categoria. Os especialistas dizem que é superior em qualidade ao branco. Esta é uma das espécies mais difundidas e coletadas no Extremo Oriente.