Contente
As teias de aranha são um gênero de basidiomicetos pertencentes à classe Agaric, popularmente chamada de. O ocre claro webcap é um cogumelo lamelar, representante deste gênero. Na literatura científica, seu nome latino é encontrado - Cortinarius claricolor.
Descrição do webcap claro ocre
É um cogumelo pequeno, denso e robusto. Na floresta, pode ser encontrada crescendo em famílias numerosas.
Descrição do chapéu
Nos cogumelos jovens, a capa é redonda, lisa, viscosa, as bordas são curvadas para baixo, seu diâmetro não ultrapassa 5 cm, a cor da superfície externa é marrom claro ou bege escuro. Os corpos frutíferos velhos e sobreamadurecidos têm uma capa espalhada, quase plana, seca e enrugada, podendo atingir 15 cm de diâmetro.
À medida que a tampa cresce e se abre, essa teia de aranha estoura; em espécimes maduros demais, seus restos são visíveis apenas nas bordas. Por causa dessa característica, os basidiomicetos foram chamados de teia de aranha.
Nos cogumelos jovens, os pratos são frequentes, estreitos, claros, principalmente brancos, com o tempo escurecem, tornam-se bege sujos.
Descrição da perna
A perna da teia de aranha ocre clara é longa, carnuda, quase plana e ligeiramente alargada em direção ao fundo. Comprimento não superior a 15 cm, diâmetro - 2,5 cm. Sua cor é esbranquiçada ou cinza claro.
Os restos da colcha estão espalhados por toda a sua superfície. O cheiro é agradável, a cogumelo, o sabor não é pronunciado, os locais dos cortes não escurecem. Buracos de minhoca são raros, pois os insetos não gostam de se banquetear com teias de aranha.
Onde e como cresce
A teia de aranha é clara no clima temperado da Europa, nas terras altas. Na Rússia, esta é a parte europeia (região de Leningrado), também Sibéria, Carélia, região de Murmansk, região de Krasnoyarsk, Buriácia.
Um representante da família Agaricaceae cresce em florestas secas de coníferas, em clareiras abertas. Mais frequentemente encontrado em matagais de musgo. A teia de aranha cresce em famílias grandes, com menos frequência você pode encontrar espécimes individuais. Os catadores de cogumelos testemunham que eles podem formar os chamados "círculos de bruxas" com 40 corpos frutíferos em cada um.
O cogumelo é comestível ou não
Na literatura científica, os basidiomicetos são classificados como cogumelos não comestíveis e fracamente venenosos. Alguns amantes da caça tranquila argumentam que, após um tratamento térmico prolongado, os corpos frutíferos da teia de aranha ocre claro são comestíveis. E ainda, eles não são recomendados para consumo de qualquer forma.
Duplas e suas diferenças
A teia de aranha jovem é clara e amarelada, semelhante ao cogumelo branco (boleto) - um basidiomiceto valioso comestível e de alto sabor. Praticamente não existem diferenças externas entre eles. Após um exame mais detalhado, verifica-se que o boleto himenóforo é tubular e, na teia de aranha, ele se forma em placas.
Outro duplo é o webcap tardio. O nome latino é Cortinarius turmalis. Ambas as espécies são representantes da família Webinnikov. A dupla tem um chapéu mais brilhante, sua cor é laranja escuro ou marrom. Este representante da espécie cresce em florestas decíduas e não é comestível.
Conclusão
O ocre claro é um cogumelo freqüentemente encontrado nas florestas de coníferas da Rússia, Europa e Cáucaso. Os espécimes jovens podem ser confundidos com boletos valiosos. É importante estudar bem suas diferenças. Em um período posterior de amadurecimento, o wolfberry assume uma forma inerente apenas a ele. O corpo de fruto do tipo descrito não tem valor nutritivo, de acordo com algumas fontes é venenoso. Não é recomendado coletar e comer este representante da família Pautinnikov. Isso pode ser perigoso para sua saúde.