Contente
O corpo frutífero do fungo nem sempre é um gorro e uma perna. Às vezes, alguns espécimes surpreendem com sua singularidade. Isso inclui uma variedade de cabelos de gelo, cujo nome latino é exidiopsis effusa. Além disso, este espécime é conhecido como "barba gelada", "lã de gelo", "gelo peludo" e muito mais. Micologistas o atribuíram à família Aurikulyariev.
Onde o cogumelo de cabelo gelado cresce
A barba congelada é um fenômeno bastante fugaz e raro que não se localiza na superfície da casca, mas apenas na madeira. A formação desse fungo ocorre exclusivamente entre 45 e 55 graus de latitude norte em noites frias e úmidas, quando a temperatura do ar oscila em torno de 0 graus. Você pode encontrar cabelos gelados em florestas decíduas em madeira úmida, podem ser galhos de árvores de vários tamanhos e espécies, troncos mortos, tocos, troncos. Esta espécie é mais comum no hemisfério norte. Cerca de 100 anos atrás, este espécime despertou interesse genuíno entre os cientistas. Em 1918, o meteorologista e geofísico alemão Alfred Wegener revelou que sempre há micélio de cogumelo nos locais onde os pelos de gelo são formados. Depois de vários estudos, essa teoria foi confirmada.
Segundo os cientistas, o aparecimento de cabelos de gelo é causado por três componentes: um substrato poroso (madeira apodrecida), água líquida e gelo já congelado. Esse milagre da natureza só começa a crescer se houver líquido dentro da árvore. A uma determinada temperatura, a água próxima à superfície do substrato congela em contato com o ar frio, devido ao qual camadas peculiares são obtidas onde a água envolve a madeira, e uma fina camada de gelo é colocada acima dela. Aos poucos, todo o líquido dos poros da madeira é absorvido pelo gelo e congelado. Este processo continua até que a umidade na árvore acabe. E como os poros da madeira estão localizados a uma certa distância uns dos outros, o gelo se congela na forma de pelos finos.
Durante o estudo, foi revelado que cerca de 10 tipos diferentes de fungos estão localizados na superfície da madeira, mas apenas esporos de cabelo de gelo estão presentes em todas as amostras. Além disso, os pesquisadores notaram que, na sua ausência, "fios de gelo" não aparecem.
Qual é a aparência de um cabelo de gelo em cogumelo?
O cogumelo em si é bastante imperceptível e imperceptível, na maior parte se assemelha a mofo. Na estação quente, corre-se o risco de não perceber, de passar. O efeito fascinante é produzido apenas por aqueles fios bizarros que aparecem em alta umidade e certa temperatura. Via de regra, o comprimento de um fio de cabelo cresce de 5 a 20 cm e a espessura tem 0,02 mm de diâmetro. O gelo pode se formar em "ondas" ou em "ondas".Os cabelos são macios e quebradiços ao toque. Sozinhos, eles são muito frágeis, mas, apesar disso, podem manter sua forma por várias horas ou mesmo dias.
Tudo bem comer cabelo gelado
Esta espécie não possui nenhum valor nutricional e, portanto, não pode ser usada para alimentação. A maioria dos livros de referência classifica o cabelo gelado como um cogumelo não comestível. Os fatos da utilização deste tipo não foram registrados.
Conclusão
O cabelo gelado é um cogumelo que cria "penteados" bastante incomuns nos galhos das árvores. É esta instância, bem como a alta umidade e uma certa temperatura, que cria essa obra-prima. Este fenômeno é bastante raro, na maioria das vezes pode ser observado no Hemisfério Norte da Terra. Os cabelos mantêm sua forma e estrutura, evitando que o gelo derreta por várias horas.