Verniz ametista (verniz lilás): descrição e foto

Nome:Verniz ametista (verniz lilás)
Nome latino:Laccaria ametistina
Um tipo: Comestível condicionalmente
Sinônimos:Laca lilás
Características:
  • Grupo: lamelar
  • Placas: fracamente descendente
  • Cor roxa
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Hydnangiaceae
  • Gênero: Laccaria (Lakovica)
  • Espécie: Laccaria amethystina

O verniz ametista chama a atenção pela cor incomum, que lhe deu o nome. A polpa também tem uma cor incrível, embora seja mais clara. Não é apenas a cor que ajuda a distinguir este cogumelo dos outros. Existem vários recursos externos que tornam possível não confundi-lo com duplos falsos. Somente estudando cuidadosamente as informações sobre o verniz, você pode entender se ele é comestível e como prepará-lo corretamente.

Qual a aparência dos vernizes de ametista (vernizes lilases)

O cogumelo tem uma pequena tampa (1 a 5 cm de diâmetro). Em espécimes jovens, é mais convexo, semelhante a uma bola, e torna-se plano com o tempo. A cor também muda com a idade, de tons profundos a mais claros de púrpura. As placas são muito finas e raras. Em espécimes mais velhos, eles adquirem uma cor esbranquiçada e farinhenta característica.

A perna em si tem 5-7 cm de altura em uma agradável cor lilás, estrias longitudinais são claramente visíveis nela, é resistente ao toque. A polpa é mais clara, mais próxima de um lilás claro. Possui um sabor adocicado delicado único e um aroma delicado agradável.

Onde crescem as lacas de ametista

Você só pode encontrá-los na floresta. Eles crescem ativamente no verão e no outono. Eles preferem solo úmido rico em nutrientes de fácil digestão.

Atenção! O cogumelo é mais freqüentemente encontrado em florestas decíduas perto de carvalhos ou faias, mas em coníferas eles são muito menos comuns.

O verniz de ametista é mais comum na Europa (em países com clima temperado) e é encontrado em algumas partes da América do Norte. Na Rússia, a maioria desses cogumelos são registrados anualmente nas regiões de Smolensk e Kaluga.

É possível comer vernizes de ametista

Eles são classificados em 4 categorias. Este grupo contém espécies que não são muito valiosas em termos de conteúdo nutricional, bem como de sabor. Os vernizes de ametista são uma espécie condicionalmente comestível e são consumidos em combinação com outros cogumelos comestíveis. No entanto, recomenda-se cautela aqui. Apenas chapéus são adequados para cozinhar.

Se não for possível identificar claramente o lilás lilás, é melhor não comê-lo. Vale lembrar também que o arsênio se acumula na polpa do cogumelo, que vem do solo. E é impossível determinar se o solo está limpo ou contaminado. Os vernizes de ametista são adicionados gradualmente a diferentes pratos, combinando com outros cogumelos.

Falsas duplas

A laca lilás, como muitas outras espécies, tem gêmeos. No entanto, alguns espécimes são venenosos. Para não se enganar, você deve conhecer todas as nuances de sua aparência.

Mycena limpa

Uma espécie venenosa que causa alucinações violentas. Difere na cor lilás com uma tonalidade marrom perceptível. Cheira a rabanete e tem placas acinzentadas ou esbranquiçadas.

Teia de aranha roxa

Este duplo é totalmente comestível.O próprio cogumelo é maior do que o verniz. Manchas laranja podem ser vistas no caule e sob a tampa há filmes fibrosos em forma de teias de aranha. Você também pode notar as transições de cores do lilás para o índigo.

Laca rosa

De cima, a tampa é pintada em tom de pêssego e, de trás, de terracota. É possível confundir essas duas espécies apenas em verões secos, quando o verniz ametista fica muito mais claro.

Regras de coleta

O micélio frutifica de julho a outubro inclusive. O mês mais fecundo é setembro. Quanto mais quente, mais pálido fica o cogumelo e perde todo o sabor. É inútil coletá-lo durante esse período.

Atenção! Você não pode coletar lilases lilases perto de estradas movimentadas, em prados repletos de vários detritos. Isso está repleto de intoxicações graves.

Antes de cozinhar, os cogumelos são separados novamente, limpos e bem lavados. Amostras duvidosas devem ser descartadas imediatamente.

Usar

O verniz de ametista tem um efeito benéfico no coração, no sistema circulatório, remove as toxinas do corpo, normaliza a digestão e fortalece a visão.

Na culinária, é utilizado cozido, salgado e frito (são fritos após o cozimento). Além disso, as matérias-primas são secas e congeladas. Graças à sua cor única, o cogumelo tornará qualquer prato mais brilhante e interessante.

Conclusão

O verniz ametista, quando devidamente coletado e preparado, trará novos tons e ricas notas de cogumelos aos seus pratos favoritos. Para mais autoconfiança, é melhor consultar catadores de cogumelos experientes. Então não haverá surpresas desagradáveis.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção