Contente
Clavulina rugose é um cogumelo raro e pouco conhecido da família Clavulinaceae. Seu segundo nome - coral esbranquiçado - deve-se à sua semelhança com um pólipo marinho. É importante saber se esse tipo de cogumelo pode ser comido, como diferenciá-lo de seus congêneres.
Como são as clavulinas enrugadas
Externamente, a clavulina parece coral branco. Na forma, lembra um arbusto ou chifres de veado fracamente ramificados a partir da base.
O caule do cogumelo não é pronunciado. O corpo do fruto atinge de 5 a 8 cm de altura, raramente atinge 15. É constituído por vários ramos enrugados ou lisos com 0,4 cm de espessura, podendo ser em forma de chifre ou sinuosos, ligeiramente achatados, raramente ocos no interior. Nos espécimes jovens, as pontas dos ramos são pontiagudas, depois tornam-se arredondadas, clavadas, obtusas, por vezes recortadas. A cor do corpo do fruto é branca ou creme, menos frequentemente apresenta uma tonalidade amarelada, acastanhada na base. Quando o cogumelo seca, ele escurece, tornando-se amarelo ocre. A polpa da clavulina é leve, quebradiça, praticamente inodora.
Os esporos são brancos ou cremosos, elipsoidais e de tamanho médio.
Onde as clavulinas enrugadas crescem
O coral esbranquiçado é comum na Rússia, no norte do Cáucaso, no Cazaquistão e nos países da Europa Ocidental. Cresce em florestas de coníferas, em musgos. Ocorre em espécimes individuais ou em pequenos grupos - 2-3 peças cada.
Frutificação da segunda quinzena de agosto a meados de outubro. Em épocas de seca, os corpos frutíferos não são formados.
É possível comer clavulinas enrugadas
É considerada uma espécie comestível condicionalmente, pertence à quarta categoria de sabores. O valor gastronômico do coral esbranquiçado é baixo, portanto, raramente é colhido.
Como saber a diferença entre clavulina enrugada
O coral esbranquiçado não tem contrapartes venenosas.
Pode ser confundido com várias espécies relacionadas.
Clavulina cinza cinza
Os corpos frutíferos atingem uma altura de 11 cm, são eretos, ramificando-se fortemente desde a base. A cor dos cogumelos jovens é branca, na maturidade muda para cinza acinzentado. Os ramos podem ser enrugados ou lisos, às vezes com sulcos longitudinais, nas pontas, primeiro pontiagudos, depois rombos. A polpa é frágil, fibrosa, esbranquiçada. Cresce em florestas caducifólias úmidas, principalmente sob carvalhos. Ocorre individualmente ou em pequenos grupos. Frutificação no final do verão, início do outono. Pertence à espécie comestível.
Coral clavulina
Outro nome é chifre com crista. Ele difere de seu parente em menor altura e maior espessura. Cresce até 2 a 6 cm, a largura na base chega a 1 cm, possui muitos ramos, que se dividem nas extremidades em dentículos curtos e finos que lembram um favo. O pó do esporo é branco. A cor do corpo do fruto é clara, amarelada, acinzentada nas pontas, por vezes com tonalidade lilás e até enegrecida.Os poros são lisos, amplamente elípticos. A polpa é quebradiça, macia, quase sem sabor e cheiro.
Cresce em grandes grupos em diferentes florestas, muitas vezes formando anéis. O coral Clavulina é um cogumelo mundial, mas pouco conhecido. Em várias fontes, é classificado como comestível condicionalmente com sabor fraco. Não é aceito recolhê-lo para consumo. De acordo com outras fontes, este cogumelo não é comestível, tem um sabor amargo.
Conclusão
A Clavulina rugosa tem um aspecto exótico devido à sua semelhança com o coral. Ele difere de outros cogumelos semelhantes por ter menos arbustos e geralmente é semelhante aos chifres dos animais. Em alguns países, por exemplo, na China, é usado na medicina tradicional. Várias empresas de cosméticos incluem a clavulina em produtos anti-envelhecimento.