Contente
O coral Clavulina (chifre com crista) está incluído nos livros de referência biológica sob o nome latino Clavulina coralloides. Os agaricomicetos pertencem à família Clavulinaceae.
Como são as clavulinas de coral?
Os chifres com crista distinguem-se pela sua aparência exótica. Esses representantes do reino dos cogumelos se assemelham à forma de corais, daí o nome da espécie. A cor do corpo do fruto é branco ou bege claro com fulvo e castanho escuro no topo.
Característica externa:
- O corpo frutífero não apresenta divisão nítida em caule e gorro, é fortemente ramificado na base, os troncos são planos, até 1 cm de largura, terminando em crista informe.
- Numerosos sulcos de várias espessuras e comprimentos com pontas pontiagudas que contrastam com a cor geral, têm uma cor escura bem definida.
- A estrutura do corpo frutífero é oca e quebradiça, os exemplares adultos no ponto mais alto podem atingir 10 cm.
- A perna do caule é curta e grossa e se eleva 5 cm acima da superfície do solo.
- A cor da base é mais escura do que perto do ramo, a estrutura é fibrosa, a parte interna é sólida.
- A superfície de todo o corpo da frutificação é lisa, com tonalidade brilhante.
- O pó do esporo é branco.
Onde as clavulinas de coral crescem
Os cogumelos desta espécie não estão vinculados a uma zona climática específica; a clavulina pode ser encontrada tanto em zonas quentes como temperadas. Cresce nos troncos de árvores caídas em grupos densos. Habita serapilheira decídua e conífera de florestas mistas, isoladas ou dispersas, forma poucas colônias na forma de "círculos de bruxas". Raramente se instala em clareiras abertas, localizadas nas profundezas dos bosques. O principal período de frutificação ocorre no final do verão e vai até setembro-outubro.
É possível comer clavulinas de coral
A carne desses representantes do reino dos cogumelos é frágil, inodora, o sabor pode ser neutro, mas o amargor está mais presente. O calau-de-crista é oficialmente classificado como cogumelo não comestível. Não há toxinas na composição química, portanto, algumas fontes indicam que o consumo é permitido. A qualidade nutricional da clavulina de coral é muito baixa. Além de sua aparência exótica, não tem nenhum valor e não é procurado entre os colhedores de cogumelos.
Como distinguir a clavulina de coral
O coral clavulina tem uma semelhança externa com vários cogumelos, um deles é a bela ramaria. Existem espécimes 2 vezes mais altos e com mais diâmetro, chifres com crista. Distingue-se por uma cor multicolor, a base é esbranquiçada, o meio é rosa, o topo é ocre. Quando pressionado, a área danificada escurece rapidamente.
Clavulina rugose é uma variedade comestível condicionalmente. A ramificação é fraca, os processos são espessos nas pontas e não formam cristas. A superfície é cinza claro ou branca com numerosas rugas grandes.
Clavulina cinza-cinza é freqüentemente encontrada no leste da Sibéria, frutifica desde o final do verão até a primeira geada. Forma numerosas famílias. O corpo frutífero é ramificado, com processos direcionados caoticamente, com pontas claras ou escuras, sem crista.
Conclusão
O coral Clavulina é caracterizado por uma extensa área de distribuição e frutificação abundante. Ela cresce sozinha - em um feixe ou forma colônias desde o início de agosto até o final de setembro. É um cogumelo não comestível com baixo valor nutritivo. Pode ser encontrada em áreas abertas entre grama baixa, em musgo e serapilheira caduca, e saprófita também forma grupos densos nos troncos das árvores caídas.