Contente
Cogumelos pretos são cogumelos comestíveis, embora pouco conhecidos. O funil em forma de chifre é o segundo nome. São difíceis de encontrar na floresta devido à sua coloração escura. O aparecimento de chanterelles não favorece a coleta. Apenas os colhedores de cogumelos experientes sabem do seu valor e, quando recolhidos, são enviados para o cesto.
Onde crescem cogumelos chanterelle pretos
Os cogumelos de cor preta, semelhantes em aparência aos chanterelles, crescem em condições temperadas. Eles são encontrados nos continentes: América do Norte e Eurásia. Na Rússia, eles crescem em todos os lugares: nas montanhas e em terrenos planos.
Via de regra, eles são encontrados em florestas mistas ou decíduas. Acredita-se que o chanterelle preto forma micorriza com raízes de árvores decíduas. Alguns micologistas atribuem isso a saprófitas, ou seja, organismos que se alimentam de matéria orgânica morta. Portanto, o funil em forma de chifre pode ser encontrado na serapilheira decídua.
Eles se sentem bem em solo suficientemente úmido, rico em argila e cal. Eles crescem em locais onde a luz penetra, ao longo de caminhos, valas, bermas de estradas.
Aparecem no início de julho e estão disponíveis até outubro. Em condições de calor prolongado, no outono frutificam até novembro. O chanterelle preto cresce em grupos, às vezes em colônias inteiras.
Como são os chanterelles pretos?
Os chanterelles pretos mostrados na foto formam uma perna e um gorro, que formam um corpo frutífero. As partes do cogumelo não são separadas. O chapéu tem a forma de um funil profundo, cujas bordas são dobradas para fora. A borda é ondulada; nos cogumelos velhos, ela é dividida em lóbulos separados. No interior do funil é de cor preta acinzentada; em cantarelos jovens, apresenta uma tonalidade marrom. A cor da tampa pode ser diferente dependendo das condições meteorológicas. No tempo chuvoso, a tampa costuma ser preta; no tempo seco, é marrom.
Na parte inferior, a superfície do funil é branco-acinzentada, enrugada e irregular. Durante o período de maturação, a cor é cinza acinzentada. A parte inferior da tampa não possui placas. Aqui está a parte portadora de esporos - hymenium. Os esporos leves amadurecem na camada que contém os esporos. Eles são pequenos, ovóides, lisos. Após o amadurecimento, a parte inferior da tampa fica, como se polvilhada com uma flor clara ou amarelada.
A altura do cogumelo é de até 10-12 cm, o diâmetro do gorro pode ser de cerca de 5 cm. A depressão em forma de funil do gorro vai gradualmente para a cavidade da perna. É curto, fortemente estreitado no final, vazio por dentro. Sua altura é de apenas 0,8 cm.
A parte interna do funil em forma de chifre é cinza. A carne é muito tenra, transparente. Em cantarelos adultos, é quase preto. Não tem cheiro de cogumelo. No estado seco, o aroma e o sabor do cogumelo aparecem com bastante força.
Devido ao seu aspecto, possui um nome diferente. "Cornucópia" é o nome do cogumelo na Inglaterra, os habitantes da França o chamam de "o cachimbo da morte", os finlandeses o chamam de "chifre negro".
É possível comer cantarelos pretos
Os cogumelos da prima são considerados comestíveis. Eles são referidos à 4ª categoria em termos de gosto. Normalmente são cogumelos pouco conhecidos. Os conhecedores e conhecedores dos dons da natureza os consideram deliciosos. O cogumelo é popular na Inglaterra, França e Canadá. Em termos de sabor, é equiparado a trufas e cogumelos morel. Entre os chanterelles, é considerado o cogumelo mais delicioso.
Para fins culinários, um chapéu em forma de funil é usado. As pernas não eram usadas para cozinhar, pois são duras.
Nenhum processamento especial é necessário antes de comê-los. Os chanterelles pretos não são descascados, nem encharcados, raramente crescem vermes. Cantarelos são completamente limpos de detritos, lavados e usados:
- para secar;
- conservas;
- preparação de vários pratos;
- congelando;
- obtenção de tempero - cogumelo em pó.
Recomenda-se comer cogumelos jovens. Os antigos acumulam toxinas. Eles podem ser envenenados mesmo após o tratamento térmico.
Falsas duplas de chanterelles negros
Os chanterelles pretos têm gêmeos, mas eles não são chamados de falsos. Um funil fechado é o funil sinuoso. Distingue-se por uma cor mais clara e uma tampa bastante dissecada. O lado inferior possui pseudo-placas, em contraste com o chanterelle preto. A perna não tem vazios. Este cogumelo é considerado comestível condicionalmente.
Esta espécie apresenta características semelhantes a outro fungo - o cálice da Urnula. Este cogumelo parece denso e coriáceo, com uma forma de vidro. A borda da tampa é ligeiramente dobrada para dentro. A cor é igual ao preto do chanterelle. Cresce em árvores podres. Não é usado para alimentos por causa de sua dureza.
Saborear qualidades de chanterelles pretos
Acredita-se que o sabor dos chanterelles pretos seja igual ao dos ordinários. O sabor e o aroma são mais intensos após o tratamento térmico. Sem o uso de temperos, o funil em forma de chifre lembra o sabor de frutas secas sem açúcar. Devido à sua neutralidade, os cogumelos são temperados com quaisquer especiarias, temperos, molhos.
Quando cozido, é facilmente absorvido pelo organismo, não cria peso no estômago. Ao cozinhar, a água é de cor preta, recomenda-se escoá-la.
Há evidências de que o funil em forma de chifre pode ser comido cru, polvilhado com sal.
Apanhadores de cogumelos experientes consideram o sabor agradável, recomendam a colheita de chanterelle preto.
Os benefícios dos chanterelles pretos
Os cogumelos chanterelle, apresentados na foto das secções anteriores, de acordo com a descrição da sua composição, têm propriedades curativas. Devido a isso, eles são usados na medicina. Preparam-se tinturas de álcool em pó à base de funil em forma de chifre, bem como extratos de óleo. O uso generalizado de cogumelos é baseado em suas propriedades benéficas:
- anti-inflamatório;
- imunoestimulante;
- bactericida;
- anti-helmíntico;
- antineoplásico e alguns outros.
Cantarelos pretos acumulam muitos oligoelementos. Marcado: zinco, selênio, cobre. O cogumelo contém alguns aminoácidos, vitaminas dos grupos A, B, PP. Graças a este conjunto, eles contribuem para a restauração da visão. As substâncias em sua composição atuam positivamente na mucosa dos olhos, contribuindo para sua hidratação. Previne o aparecimento e o desenvolvimento de infecções oculares. Seu uso pode ser considerado como prevenção de doenças oculares.
Os preparados à base de cantarelos pretos ajudam a fortalecer o sistema nervoso, enriquecem o sangue com hemoglobina. É usado no tratamento de doenças do fígado, em particular a hepatite C.
A chinomanose, que contém cantarelos pretos, é usada no tratamento de amigdalite, furúnculos e abcessos, helmintíase. A substância também retarda o desenvolvimento da tuberculose por agir sobre o agente causador da doença.
Os cogumelos são benéficos para as pessoas com diabetes. As enzimas do chanterelle estimulam as células do pâncreas a se regenerarem.
No entanto, existem contra-indicações para o uso do funil em forma de chifre. Entre eles estão marcados:
- alergia;
- idade até 5 anos;
- período de gravidez;
- período de amamentação;
- processos inflamatórios do sistema digestivo;
- pancreatite.
Regras de coleta
Os cogumelos, chamados cogumelos em forma de chifre de funil, são colhidos conforme aparecem - de julho até o outono. Percebe-se que frutificam cada vez mais e melhor em agosto. Devem ser procurados em florestas mistas ou decíduas, em locais abertos. Eles também podem estar na sombra, sob folhas e musgo. Não encontrado em florestas puramente de coníferas.
Eles crescem em grupos, tendo notado um cogumelo, você precisa inspecionar toda a área circundante. Devido à sua coloração, são difíceis de ver.
Os cogumelos são cortados com uma faca afiada, tentando não prejudicar o micélio. Os funis em forma de chifre não devem ser conduzidos ao longo de rodovias, pois acumulam substâncias nocivas.
O funil em forma de chifre distingue-se pela sua cor preta, assim como uma tampa em forma de funil com uma extremidade elevada e um corpo frágil do fungo. O chanterelle preto não tem contrapartes venenosas.
Uso do funil em forma de chifre
O "chifre preto", como é chamado o cogumelo, é seco e obtém-se um pó ou farinha. É utilizado como tempero para vários pratos: carne, peixe. Molhos e molhos são preparados com base. Quando seco, o cogumelo retém todas as suas propriedades valiosas.
O funil em forma de chifre é usado para cultivo em condições artificiais. Para fazer isso, você deve cumprir algumas condições:
- Você pode cavar uma pequena árvore de folha caduca e transferi-la para o seu terreno junto com o solo da floresta. A ninhada deve conter micélio de chanterelle. Ele está localizado a uma distância de 20 cm da camada superior. A árvore deve ser regada, o micélio não. Ele obtém seu alimento da árvore. O cogumelo não cresce sob as árvores frutíferas.
- Você pode tentar aumentar o funil com chifres com esporos. Para fazer isso, leve os gorros de chanterelles maduros. Espalhados sob uma árvore, regados regularmente. Não deixe o solo secar, pois o micélio em formação adora umidade. Quando secar, morrerá.
- Você pode obter micélio pronto na loja a um preço razoável.
Você pode plantar um chanterelle preto de junho a outubro. Se criar raízes, a colheita já será no próximo verão.
Conclusão
Cogumelos pretos são cogumelos pouco conhecidos. Gourmets e conhecedores dos dons da natureza os usam para adicionar sabor requintado aos pratos. "Chifre preto" não pode ser confundido com outras contrapartes comestíveis condicionalmente. O funil em forma de chifre pode ser um ótimo complemento para qualquer mesa. Com a ajuda da farinha de cogumelos, é possível diversificar o cardápio no inverno. Além disso, possui muitas propriedades úteis.