Contente
Phylloporus rosa-dourado pertence a uma espécie rara de cogumelos comestíveis da família Boletovye e tem o nome oficial de Phylloporus pelletieri. Protegido como espécie rara e pouco estudada. Foi descoberto pela primeira vez por um botânico francês na segunda metade do século XIX. Outros nomes para esta espécie: Phylloporus paradoxus, Agaricus pelletieri, Boletus paradoxus.
Como é o filoporo rosa-dourado?
Phylloporus rosa-dourado é uma espécie de forma de transição entre cogumelos lamelares e tubulares, de particular interesse para os especialistas. Aparência: uma perna forte e espessa, sobre a qual uma capa maciça está localizada. Cresce em pequenos grupos.
Descrição do chapéu
Inicialmente, a forma da tampa em espécimes jovens é convexa com uma borda dobrada. Mas, à medida que amadurece, torna-se achatado, ligeiramente deprimido. Nesse caso, a borda começa a pendurar. A superfície aveludada tem uma cor marrom-avermelhada, mas nos cogumelos maduros torna-se lisa e ligeiramente rachada.
No verso, espessas placas amarelo-douradas, interligadas por pontes descendentes ramificadas. Quando tocado, um revestimento ceroso é sentido.
Descrição da perna
O caule do phylloorus é rosa-dourado de densidade média, de cor amarelada. Seu comprimento é de 3-7 cm, a espessura é de 8-15 mm. A forma é cilíndrica, curva, com nervuras longitudinais. A polpa tem cheiro e sabor suaves de cogumelo.
O cogumelo é comestível ou não
Esta espécie é classificada como cogumelos comestíveis. Mas não representa um valor nutricional especial devido ao seu baixo teor carnoso e raridade.
Onde e como cresce
Cresce em florestas decíduas, mistas e de coníferas. Na maioria das vezes encontrado sob carvalho, carpa, faia, menos frequentemente - sob coníferas. O período de crescimento ativo é de julho a outubro.
Na Rússia, pode ser encontrado em regiões de clima quente.
Duplas e suas diferenças
Na aparência, o filoporo rosa-dourado é em muitos aspectos semelhante ao porco esguio e fracamente venenoso. A principal diferença entre as últimas são as placas corretas na parte de trás da tampa. Além disso, quando o corpo do fruto é danificado, ele muda sua cor para marrom enferrujado.
Conclusão
Phylloporus rosa-dourado para colhedores comuns de cogumelos não tem um valor especial. Portanto, não é recomendável coletá-lo devido à baixa prevalência e raridade da espécie.