Contente
Albatrellus confluent é um cogumelo anual com boas qualidades comestíveis. Para reconhecê-lo corretamente na floresta, você deve estudar as fotografias e descrições do cogumelo e também entender com que espécie ele pode se parecer.
Onde o albatrellus se aglutina e cresce
Você pode encontrar o cogumelo principalmente na Sibéria e nos Urais, no território da Rússia. Albatrellus cresce principalmente em solos ácidos, ocorre tanto em florestas de coníferas entre musgo, quanto em plantações mistas. Você pode encontrá-lo um por um, mas com mais frequência o cogumelo cresce em grandes grupos de vários espécimes.
A frutificação máxima ocorre em agosto e início de setembro e, em geral, o albatrelo confluente cresce do início de julho ao início de novembro.
Qual é a aparência de um confluente de albatrelo?
O albatrelo fundido também é chamado de albatrelo fundido, assim como o fungo tinder. O nome se deve ao fato de que na maioria das vezes vários corpos frutíferos crescem próximos uns dos outros, como se crescessem junto com as pernas ou bordas do gorro, por isso se transformam em uma massa informe de até 40 cm de diâmetro.
O chapéu albatrellus pode ter diferentes formas - redondo, desigual, alongado em uma direção. O diâmetro de um gorro individual geralmente não ultrapassa 15 cm, sua superfície é lisa na juventude e rugosa no adulto, com pequenas escamas na parte central. Cogumelos velhos podem rachar. A cor do fungo tinder que se funde é geralmente creme ou rosa-amarelado, às vezes ligeiramente avermelhado, com a idade - vermelho ou rosa-marrom.
A parte inferior da tampa do cogumelo é tubular, branca ou creme, e após a secagem torna-se rosada ou avermelhada. Os poros na parte inferior têm formas diferentes - angulares e redondos, pequenos.
No caule, o fungo do pavio que se funde geralmente se eleva de 5 a 7 cm acima do solo. A sua perna é carnuda mas quebradiça, com até 3 cm de diâmetro, cremosa ou ligeiramente rosada. A carne do albatrelo é branca e firme na quebra, tornando-se avermelhada quando seca.
É possível comer o confluente de albatrellus
O fungo do pavio que se funde é completamente comestível. Você pode até comê-lo cru, mas na maioria das vezes o cogumelo é fervido ou frito, o que permite retirar da polpa as possíveis toxinas acumuladas durante o crescimento do solo.
Gosto de cogumelo
De acordo com os conhecedores, o fungo do pavio que se funde tem um sabor bastante agradável. Ele é usado não apenas em cogumelos variados, mas também em uma forma separada - em pratos quentes e frios, em decapagem e decapagem. A vantagem de fundir o albatrellus é que, após o processamento, sua polpa permanece agradavelmente elástica.
O albatrelo cru tem um odor neutro e um sabor ligeiramente ácido ou amargo. Quando processados, esses sabores desaparecem.
Benefícios e danos ao corpo
Comer o fungo que se mistura com os alimentos é bom para a saúde - o cogumelo tem uma variedade de composição química e propriedades valiosas. Em particular, quando consumido, ele:
- fortalece o sistema imunológico e torna o corpo mais resistente a vírus e resfriados;
- tem efeito antitumoral e serve como prevenção de neoplasias oncológicas;
- tem um efeito analgésico leve e ajuda a aliviar a inflamação;
- melhora o funcionamento do sistema de câmbio;
- previne o desenvolvimento de anemia e ajuda a construir uma massa muscular saudável.
Albatrellus fused contém uma grande quantidade de proteínas em sua composição, portanto, é útil utilizá-lo na recuperação de doenças graves e com falta de peso corporal. Com base na polpa de cogumelo, tinturas úteis são preparadas em água e álcool, que são usadas tanto para uso interno quanto para compressas e fricção.
Quanto às contra-indicações de uso, em primeiro lugar, vale abandonar o albatrelo acreto em caso de alergia. Também não é recomendado comê-lo durante a gravidez e lactação - o envenenamento acidental com polpa de cogumelo pode levar a consequências fatais. É melhor excluir a fusão do albatrellus da dieta para doenças crônicas do estômago, fígado e com tendência a constipação frequente - o fungo protéico é um produto bastante difícil de assimilar.
Falsas duplas
O albatrellus fusing é bastante diferente das outras espécies e não tem irmãos venenosos. Mas, na ausência de experiência, pode ser confundido com algumas espécies comestíveis ou não comestíveis, por exemplo, com fungos inflamáveis relacionados.
Fungo isca de ovelha
Acima de tudo, o fungo tinder ovino é semelhante ao fungo tinder fundido - uma espécie aparentada, semelhante ao albatrellus em aparência e tamanho. Ele também cresce de forma ampla e em grupos, mas ao contrário de um fungo de pavio cultivado junto, geralmente não se funde em uma massa irregular de vários corpos de fruto.
Outra diferença é a cor dos corpos frutíferos. O fungo tinder de ovelha é geralmente amarelado nos lados superior e inferior da tampa; quando pressionado na superfície tubular, adquire uma tonalidade esverdeada.
Albatrellus corando
Outra espécie intimamente relacionada é o fungo tinder vermelho, que tem uma tampa e estrutura de perna semelhantes. É também caracterizado por formas muito desiguais, mas o albatrelo corado raramente cresce junto com as tampas dos corpos de fruto, mais frequentemente os cogumelos estão simplesmente localizados muito próximos uns dos outros.
Você também pode distinguir as espécies pela cor. Como o próprio nome indica, o fungo tinder ruborizado tem uma cor laranja-avermelhada, mais escura no centro e mais clara nas bordas. O albatrelo fundido geralmente tem uma cor mais clara.
O aspecto corado geralmente não é comido. Não pertence a cogumelos venenosos, mas tem um gosto muito amargo e, portanto, não é adequado para processamento.
Albatrellus com crista
Este cogumelo tem a mesma estrutura e forma de todos os outros albatrelos aparentados. Ele também é encontrado na Sibéria, o que aumenta o risco de confusão com o fungo pavioeiro.
Mas, ao contrário do albatrelo fundido, a espécie de favo tem uma cor mais brilhante. Seu chapéu é marrom oliva, avermelhado enferrujado, ligeiramente esverdeado nas pontas. O fungo do pavio não é comido, porque sua polpa é muito dura e o sabor é desagradável, embora não seja venenoso.
Regras de coleta
É melhor ir coletar fungos fuliginosos que se fundem mais perto do outono - os cogumelos começam a dar frutos mais ativamente de agosto ao final de setembro. É melhor procurá-los no território da Sibéria, nos Urais e na região de Murmansk; noutras regiões, o cogumelo é encontrado muito raramente e a probabilidade de o encontrar é pequena.
É necessário coletar os pólipos que se fundem em locais ecologicamente limpos, distantes de grandes estradas, fábricas, lixões e outras áreas contaminadas. Durante seu crescimento, o cogumelo acumula bem as toxinas contidas no ar, no solo e na precipitação na polpa - o albatrelo de áreas desfavoráveis pode causar danos à saúde quando consumido.
Você precisa cortar o cogumelo com cuidado, tentando não danificar sua parte subterrânea. Se você destruir o micélio, subsequentemente o fungo tinder não será mais capaz de germinar no mesmo lugar.
Usar
O fungo tinder fundido é adequado para consumo mesmo cru, mas na prática, a polpa fresca raramente é consumida, ela pode conter toxinas do solo. Normalmente o cogumelo é fervido antes do uso, para isso é necessário sacudir os restos aderentes, retirar a casca da tampa com uma faca e ferver a polpa com sal por cerca de 15-20 minutos.
Após a fervura, o fungo do pavio pode ser processado de qualquer maneira. O cogumelo comestível é frito e guisado, adicionado a sopas e consumido como um delicioso prato independente.
Além disso, o fungo tinder é adequado para a colheita no inverno. Pode ser decapado e salgado, bem como seco. Neste último caso, o cogumelo não é lavado antes da secagem para que a polpa não absorva o excesso de água.
Conclusão
Albatrellus confluent é um cogumelo comestível de aparência incomum, mas bastante saboroso, que cresce principalmente nos Urais e na Sibéria. Ele tem muitas contrapartes semelhantes, mas não comestíveis, portanto, antes de coletar, você deve estudar as características dos diferentes tipos de fungo inflamável e aprender a distingui-los.